Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




renda portuguesa

A renda portuguesa pertence a família Polipodiáceas e é uma samambaia nativa das ilhas Fiji, de origem da Austrália. Essa planta já conquistou por ser ornamental e poder ser cultivada nos mais diferentes ambientes. Ela pode ser cultivada ao ar livre em regiões de clima quente.

A renda portuguesa também é conhecida como samambaia-pé-de-coelho devido à aparência dos seus rizomas.

É uma planta herbácea rizomatosa, de aparência delicada, que se desenvolvem por longos rizomas pilosos na cor marrom escuro, de onde partem as folhas compostas.

É umas das espécies mais utilizadas em decorações são: renda-portuguesa, samambaia americana, de metro e a paulistinha. Elas se adaptam melhor em ambientes internos.

As samambaias podem ser usadas em diversas maneiras de decoração, ou seja:
* Em cima de estantes.
* Penduradas no teto de salas ou varandas.
* Em jardins verticais dentro e fora de casa.
Sempre em lugares com iluminação indireta e com correntes de ar fracas.

Como cultivar a Renda portuguesa
Qual o melhor vaso?
Plante a samambaia renda portuguesa em vasos suspensos, porque seus rizomas ficam pendurados pelos lados do vaso e podem chegar a 60 cm de comprimento.

Os vasos podem ser largos, mas não precisam ser altos, pois os rizomas ficam meio a descobertos no substrato.

O vaso ideal deve ser o de plástico ou o de barro, por volta de 15 a 25 cm de diâmetro. Desde que não retire a umidade ideal da planta e sempre com uma boa drenagem.

renda portuguesa

Como regar a Renda portuguesa?
As regas é um dos fatores mais importante para o desenvolvimento da planta, regue sempre com moderação.

A rega deve ser frequente, em dias alternados (dia sim, dia não) ou quando o solo estiver seco. Para saber se o solo estiver seco, põem o dedo no solo e pressiona um pouco se o dedo mudar de cor não precisa regar, caso contrário regue-a.

Regar em excesso faz com que as folhas fiquem amareladas e não deixa o solo encharcado por que pode causar o apodrecimento das raízes. Em tempos muito quentes  borrifem os rizomas (suas folhas) regularmente, regue-as a cada dois ou três dias.

Umidade e ventilação
A samambaia renda portuguesa adora altos níveis de umidade. Algumas maneiras para aumentar o nível de umidade para a planta:
* Colocar sua samambaia perto de uma janela do banheiro, a umidade costuma ser mais alta.
* Umidificador, se for usar coloque próximo à samambaia para obter o melhor crescimento possível.
* Coloque o vaso da samambaia sobre uma bandeja de pedregulhos molhados para aumentar a umidade em torno da planta.
* Colocar um vaso com água debaixo da planta.

Sobre a ventilação, deixá-la em lugares que não receba correntes de ar fortes, somente correntes de ar mais fracas.

Davallia fejeensis

Temperatura e iluminação
Mantenha a temperatura do ambiente entre 15 e 25°C, a samambaia renda portuguesa se desenvolverá bem dentro de casa com a temperatura certa. Se a temperatura ficar abaixo de 15°C, só regue a planta quando o solo estiver seco ao toque.

Quanto a iluminação coloque a renda portuguesa em um local com luz indireta, essa planta não tolera sol direto. Você deve deixá-la em meia sombra, como debaixo de árvores. Ela precisa de iluminação, porém não direta.

Solo e substrato
O solo de cultivo deverá ser rico em matéria orgânica. O substrato deve conter duas partes de turfa, uma parte de argila e uma parte de areia ou perlita.

Dicas de como fazer o substrato para esta planta:
* 1 medida
* 1 de Areia (de construção)
* 1 medida Terra
* 1 medida de Húmus de minhoca
* 7 medidas de Casca de pino ou fibra de coco
* 1 medida de carvão triturado
* Ou substrato para orquídeas

davallia-fejeensis

Adubação
Todas as plantas quando recebem nutrientes apresentam grandes resultados, não é mesmo? Adubos orgânicos são os melhores para as samambaias.

Fertilize sua planta mensalmente (todo mês), você pode utilizar:
* torta de mamona
* farinha de osso
* casca de ovo moído

Uma dica, não fertilize mudas recém-plantadas por pelo menos seis meses ou até a planta dar sinais de crescimento ativo.

Controle de pragas
É muito comum aparecerem pragas como Lagartas, Pulgões e Ácaros em sua samambaia.

Essas pragas gostam de solo úmido, portanto não regue excessivamente as suas plantas para evitar que elas apareçam.

Para eliminar as lagartas, recomendo retira-las manualmente, e para eliminar pulgões e ácaros pulverize com calda de fumo para eliminar.

Propagação da Renda portuguesa
* Divida os rizomas para criar mais plantas. Corta cuidadosamente os rizomas com uma faca afiada, mantendo as raízes e os caules conectados.

* Retire uma folha de sua planta com esporos escuros e coloque-a em um saco de papel. Quando a folha secar, os esporos se soltarão.

* Plante os esporos em um substrato com turfa. Regue-os, cubra com plástico e mantenha a uma temperatura entre 15 e 20 °C. Quando as folhas tiverem cerca de 3 cm de altura, remova o plástico e transfira-as para recipientes menores.

* Regue as novas plantas com cuidado.

Renda-portuguesa-Davallia-fejeensis

Algumas dicas
A renda portuguesa geralmente perde um pouco da sua folhagem no inverno e recupera essa folhagem perdida na primavera.

Para reduzir a perda de folhagem, regue menos durante os meses de inverno e aumente a umidade no ambiente em que a planta está localizada um umidificador pode ajudar.

Como os rizomas da planta estão próximos da superfície do solo, as mudas raramente precisam ser replantadas. Se você decidir replantar a sua samambaia, escolha um recipiente no máximo 5 cm maior do que o recipiente atual.

Rendas portuguesas podem ser sensíveis ao sal. Se a sua planta não estiver se desenvolvendo bem, regue-a com água para reduzir a absorção de sais.

flor-chuva