Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




azaleia

As azaleias (ou azálea) são arbustos do gênero rhododendron e de origem oriental que apresentam flores de diferentes colorações e por isso é muito utilizada de forma decorativa ou compondo cercas vivas floridas.

Outra características interessante da azaleia é o fato de serem muito resistentes e florescerem no inverno, época difícil de se encontrar plantas floridas, logo são bem úteis para manter um jardim que tenha ao menos um pouco de flores florindo em todas as épocas do ano.

Como cuidar
Pelo fato de ser uma planta de exterior bem resistente não há a necessidade de proteger a azaléia do sol e ela não morrerá facilmente mesmo em condições adversas, porém para garantirmos que ela crescerá saudável é aconselhável seguir algumas dicas:
- Plantá-la em solo de jardim misturado a adubo orgânico. Também é aconselhável utilizar um pouco de areia para auxiliar a drenagem d’água e adubo químico fósforo (Phosphorus) para estimular a melhor floração.

- Não adicione cal ao solo pois a azaléia tem preferência por terreno ácido, caso o solo já possua cal, adicione algum fertilizante de baixo pH para corrigi-lo.

- Irrigue frequentemente, porém sempre tenha cuidado para não encharcar a planta, o que causa a proliferação de fungos.

azaleia
- No caso de ramos mortos ou que apresentem doenças (como fungos) faça a poda de limpeza. Uma boa época para se podar a azaleia é após a floração, que costuma ocorrer no inverno.

- Lembre-se que esta é uma planta de exterior altamente resistente ao sol, se pretende criá-la dentro de casa, certifique-se de deixá-la em um local no qual receba bastante luminosidade.

janela-flor