Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Patinha-de-Urso

A pata-de-urso é uma espécie do gênero cotilédone, nativo da África, tem folhas verdes difusas ovadas, com “dentes” proeminentes nas bordas das folhas que dão a impressão de patas com garras de urso.

Forma grandes flores em forma de sino laranja na primavera. No habitat na África, os cotilédones geralmente crescem em campos de quartzo rochoso onde eles têm excelente drenagem fornecida por solo muito poroso.

Eles prosperam com luz brilhante e amplo fluxo de ar. Molhe bem quando o solo está seco. Molhe com cautela no inverno, pois a planta pode perder suas raízes se o solo ficar frio e úmido por períodos prolongados.

Só no Brasil contamos com mais de 100 tipos de suculentas, plantas cuja característica mais marcante é o fato de armazenarem boa quantidade de água nas raízes, no talo ou nas folhas, o que varia de acordo com a espécie.

Essa adaptação lhes permite manter reservas por períodos prolongados e mesmo viver em locais áridos, secos e de temperatura elevada, como onde surgiram: principalmente em regiões da África e da América.

Embora cactos e agaves sejam considerados suculentas, essa designação costuma ser feita apenas para as variedades de folhas miúdas, gordinhas e cerosas.

pata de urso

É ótima opção para quem tem vontade de cultivar plantas ornamentais, mas não dispõe de tempo e dedicação para cuidados minuciosos.

Ficam muito bem em pequenos vasos tanto em ambientes internos (vasos ou diretamente no solo em jardins de inverno), quanto externos como beirais de janelas, jardineiras, sacadas, pequenos jardins, vasos largos etc.

Algumas espécies conforme crescem tendem a ficar pendentes ou preencher completamente o vaso onde estão, criando belos efeitos!

patinha de urso

Como são extremamente ornamentais, podem ser arranjadas de inúmeras maneiras, seja compondo um ambiente com várias espécies, seja sozinha num singelo vasinho.

Não exigem cuidados específicos, apreciam pouca água, ficam bem tanto ao sol quanto à sombra, estão sempre bonitas e possuem ciclo de vida perene!

água-energia