Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Adenium 6_

A fertilização é sem dúvida alguma um dos pontos de maior destaque em qualquer tipo de cultivo e sendo assim, saber escolher o substrato para rosa do deserto é essencial, concorda?

O substrato é o responsável por dar o suporte para a planta fixar suas raízes, retendo o líquido proveniente da rega e disponibilizando os nutrientes necessários.

Assim, o processo de adubação é favorecido, garantindo o bom desenvolvimento de sua planta, bem como ajudando em uma floração exuberante.

Porém, no mundo real, nem tudo é perfeito, visto que muitos problemas podem surgir tanto pelo excesso quanto pela falta de nutrientes em seu cultivo de rosas do deserto.

No caso das plantações de rosa do deserto, os nutrientes essenciais são: nitrogênio (N), potássio (K), fósforo (P), magnésio (Mg) e cálcio (Ca), ferro (Fe), manganês (Mn), boro (B), cobre (Cu), molibdênio (Mo) e zinco (Zn).

Entretanto, como esse tipo de cultivo apresente grande drenagem de água, muitos desses nutrientes podem acabar se perdendo por lixiviação.

Assim, como há uma grande perca nutricional, as adubações complementares são super bem vindas e devem ser uma das suas maiores preocupações no cultivo.

Por isso, abaixo um passo a passo simples com 3 dicas de como cuidar bem da nutrição de suas plantinhas, escolhendo o melhor substrato para rosas do deserto! Vamos lá?

Adenium 6

1 – Escolha um substrato para Rosas do deserto com boa drenagem
Por ser um tipo de suculenta, as rosas do deserto precisam de um substrato específico, ou seja, com boa fertilidade e drenagem.

Nesse sentido, muitos cultivadores adotam em seus plantios o uso de areia grossa e embora funcione, esse substrato para semear rosa do deserto não é muito indicado, visto que deixa o vaso pesado.

Uma boa dica então para escolher corretamente seu substrato é pensar em uma opção a base de carvão.

Isso mesmo, o carvão além de ser rico em nutrientes essenciais às rosas do deserto, ainda possuem boa capacidade de drenagem da água, é leve e aumenta a oxigenação nas raízes, evitando a podridão.

Além de tudo isso, trata-se de um substrato natural e que pode ser encontrado até mesmo de graça, visto que é um rejeito de fogões a lenha, lareira e outros equipamentos de queima.

O único tipo de substrato a base de carvão que deve ser evitado deve ser o proveniente das churrasqueira, pois é rico em sódio (sal do churrasco), o que pode prejudicar a absorção de nutrientes do solo para as raízes das plantas.

Adenium_obesum_(5)

2 – Escolha um substrato para Rosas do deserto rico em matéria orgânica
A segunda dica de ouro para suas plantas é escolher um substrato para rosa do deserto caseiro, isto é, feito de compostos orgânicos provenientes do seu próprio consumo.

Assim, os substratos orgânicos são indispensáveis no cultivo de rosas do deserto, visto que são alternativas muito férteis, naturais e baratas.

No húmus, substrato feito de matéria orgânica, encontram-se praticamente todos os nutrientes essenciais ao bom desenvolvimento desse tipo de cultivo, bem como ajudam e muito na retenção da umidade.

Além do mais, a fertilização orgânica é muito importante para atingir um bom diâmetro do caudex e é essencial para um floração de rosas do deserto impecável.

Alguns exemplos nesse sentido são substratos a base de cascas de árvores, cascas de frutas, legumes e vegetais, cascas de ovos, borra de café, casca de arroz carbonizada, esterco, entre outras opções.

Adenium_15

3 – Escolha um substrato para Rosa do deserto em níveis adequados de nitrogênio
Saber como cultivar rosas do deserto está intimamente ligado à forma como a adubação é feita e por isso, deve-se ficar atento aos substratos ricos em nitrogênio.

Substratos com excesso de nitrogênio tendem a aumentar o crescimento vegetativo da planta. O que isso acarreta em suas rosas? Basicamente, quando a planta recebe mais nitrogênio do que necessita, todo o seu metabolismo fica comprometido.

Além disso, a rosa do deserto tenderá a investir sua energia no desenvolvimento das folhas e não das flores, ou seja, prejudicando a floração.

Por essa razão, cuide como você está adubando sua rosa do deserto, pois caso coloque com frequência um substrato rico em matéria orgânica, deve ficar atento aos níveis de nitrogênio, visto que provavelmente haverá um excesso desse nutriente.

Sabendo de tudo isso, será muito mais fácil escolher o melhor substrato para rosa do deserto.

A intenção é que você escolha uma opção que cai bem ao seu tipo de cultivo, ou seja, analisando as necessidades das suas rosas do deserto.

O que isso significa? É simples! Um substrato perfeito para um cultivador no estado de Santa Catarina, pode ser péssimo para um do Ceará, já que são climas distintos, fluxo de chuva diferente, enfim.

A dica é que você opte por um substrato com características e proporções próprias ao seu cultivo, avaliando a periodicidade de rega, oferta de chuva local, temperatura da região e nível de exposição ao sol.

Tudo isso afetará na sua escolha e consequentemente no desempenho das suas rosas do deserto.

Nesse sentido, alguns produtores recomendam o uso de substrato composto por 2 partes de areia para cada uma de matéria orgânica e 5% de carvão.

Outra receita de substrato bem eficiente e aplicada é uma composição de 50% de matéria orgânica com 50% de carvão moído.

Adenium_obesum-14

Ah, e por fim, lembre-se de que para fazer a adubação em suas plantas, seu substrato precisa estar totalmente seco, pois caso contrário, poderá queimar as raízes e provocará a queda das folhas de sua planta!

Entre muitas dicas você irá aprender como manter sua flor florida por mais tempo. Aprenderá também cuidado em relações a possíveis doenças que a planta venha a ter, para manter sua planta mais saudável.

Comece agora mesmo a cultivar uma das plantas mais exóticas e esculturais e que faz tanto sucesso entre os apreciadores de flores exóticas. E receba muitos elogios por suas flores majestosas!

alameda chuvosa

Adenium_obesum

Se tem um dano incomodo e que maltrata muitas rosas do deserto é a podridão nas raízes, visto que afeta todo o desenvolvimento da planta.

Nesse sentido, muitos cultivadores se perguntam> como cultivar rosas do deserto? O motivo dessa questão? Basicamente por que estamos falando de um tipo de plantio fácil, porém complicado ao mesmo tempo.

Embora seja uma espécie de suculenta, ou seja, é normal o acúmulo de água em sua anatomia para sobreviver em climas mais quentes, também está suscetível à podridão, justamente pelo excesso de água.

Por isso, é necessário alguns cuidados básicos, especialmente quanto ao apodrecimento das raízes ou do caudex, visto que é a principal via de nutrição da planta.

Então, se as suas rosas do deserto estão decaídas, não se desespere, pois nesse guia mostrarei o passo a passo para tratar a podridão em seu cultivo. Confira!

Adenium_obesum

Por que é importante evitar a podridão nas rosas do deserto?
Como já mencionamos, as raízes são as principais fontes de troca de nutrientes do solo/substrato para o interior da planta e por isso, é crucial que estejam saudáveis, certo?

Porém, o que muitos cultivadores ainda não sabem é como cultivar rosa do deserto em vaso ou até mesmo a como plantar rosa do deserto de maneira adequada.

Esse pequeno detalhe pode fazer toda a diferença no desenvolvimento e floração das suas plantas, pois se apodrecerem, seu cultivo não receberá o aporte de nutrientes necessário.

Assim, é de suma importância estar sempre atento na podridão em suas rosas do deserto, a fim de não comprometer todo o seu cultivo, visto que dependendo do grau de apodrecimento, pode ser fatal para a planta.

Então, antes mesmo de se preocupar com a questão estética da sua rosa do deserto, tenha em mente que cuidar da saúde das raízes e caudex é fundamental, sendo uma necessidade fisiológica para seu plantio.

podridão do caudex

O que leva seu cultivo à podridão do caudex de suas rosas do deserto?
Por mais cuidadoso que você seja, é preciso deixar claro que rosas do deserto com raízes podres é mais comum do que imaginamos.

Qual o motivo para isso? Basicamente esse problema pode surgir pelos seguintes fatores:
1 – Excesso de rega no plantio;
2 – Uso de um substrato de pouca drenagem;
3 – Sobreaquecimento das raízes.

Isso acarreta em um acúmulo de água nos vasos da planta ou à falta de oxigênio para a planta, fazendo com que a podridão radicular apareça com facilidade.

Quando isso acontece, as folhas da planta começam a amarelar, além de caírem, assim como o caudex tende a ficar murcho e com pouca rigidez. É justamente aí que mora o perigo…

Muitos cultivadores, na tentativa de salvar seu plantio, acabam regando ainda mais suas rosas do deserto, o que é um erro fatal, deixando a planta ainda mais úmida, ou seja, aumentando o processo de podridão.

podridão

O que fazer para evitar o apodrecimento de suas rosas do deserto?
Bom, se você não conseguiu evitar que as raízes do seu cultivo apodrecessem, é sinal de que em algum ponto você está errando, não é mesmo?

Mas, como cultivar rosa do deserto para florir em vez de morrer? Bom, algumas dicas podem ser muito úteis, confira:
* Use um vaso de plantio com furos e uma certa quantidade de brita, garantindo a drenagem da água;
* Nunca plante na terra diretamente e sempre utilize o substrato nas proporções indicadas;
* Tenha moderação na rega, onde o recomendado é no máximo 3 vezes por semana, o que pode variar de acordo com a sua região e a estação do ano;
* Não deixe suas rosas do deserto expostas à ambientes com bastante fluxo de água, como no caso de ficarem na chuva;
* Tenha bom senso para detectar se o substrato de plantio precisa de rega ou não, avaliando o grau de umidade;
* Deixe suas rosas do deserto ao menos 6 horas por dia em exposição aos raios solares.

Cuidando esses detalhes, com certeza você evitará praticamente qualquer problema relacionado à podridão em suas rosas do deserto, tendo raízes, caudex e florações exuberantes e saudáveis.

Mas, então, como tratar esse problema quando já aconteceu? Veja a seguir todos os detalhes sobre esse assunto!

Por mais que você seja habilidoso em seu cultivo e que saiba tudo sobre o cultivo de rosas do deserto, inevitavelmente, correrá o risco de sofrer com o apodrecimento das raízes.

Por essa razão, não se chateie e nem se desespere, pois estamos falando de uma espécie que está fora de seu habitat natural, ou seja, está mais suscetível à podridão pelo excesso de água em seus vasos.

Sendo assim, é hora de aprender como tratar esse dano em seu cultivo, evitando que as raízes saudáveis sejam afetadas.

Mas, então, como eliminar os fungos presentes em suas raízes? O primeiro passo é retirar sua rosa do deserto do solo.

Nessa etapa, você deve analisar a situação das raízes, onde se estiverem em processo de apodrecimento, estão com aspecto escuro (raízes mais pretas) e será visível a umidade na região.

Se você confirmar o problema, saiba que é preciso começar o tratamento o quanto antes, pois quanto mais rápido agir, maiores as chances de sucesso de salvar sua rosa do deserto.

Então, o próximo passo será lavar as raízes da planta em água corrente, mas com muito cuidado, afinal, os vasos estão muito sensíveis e você pode acabar prejudicando as raízes saudáveis.

Assim, logo em seguida, deve-se remover toda a parte escura das raízes podres, até enxergar a parte branca. Tome cuidado e utilize uma lâmina esterilizada (limpe com álcool antes de usar), afim de evitar mais contaminações.

Adenium

Caso o estado de podridão esteja muito avançado, será necessário retirar uma boa parte do sistema radicular da planta, bem como é indicado a remoção de 1/3 das folhas da rosa afetada.

Essa remoção ajudará sua rosa do deserto a se recuperar mais rapidamente, uma vez que aumentará as chances de regenerar as raízes, já que não necessitará suportar tantas folhas em sua estrutura.

Após utilize cimento em pó, canela em pó ou cola instantânea para selar o corte e também por cima das raízes restantes, pois isso ajudará a criar uma camada protetora, evitando a contaminação por fungos, assim como aumentará a cicatrização.

Por fim, deixe sua rosa pendurada por aproximadamente 5 dias e somente após esse período replante-a, com substrato novo, cuidando para não regar em demasia e não aquecer quando a parte superior do solo estiver seca.

Uma dica final que deixo para você é que não adube a rosa do deserto enquanto essa está em fase de regeneração das raízes, visto que a fertilização pode sobrecarregar a planta.

agua xzO