Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




pilea

A Pilea (Pilea peperomioides) é uma planta que chegou para povoar as casinhas brasileiras. Pouco a pouco, esta planta conhecida por suas folhas espessas e arredondadas, tem tomado conta da decoração de interiores dos apaixonados por plantas. Afinal, quanto mais espécies variadas em casa, melhor, não é?

Por um tempo, as Pileas eram consideradas raras em terras tupiniquins e bem difíceis de encontrar. Assim, restava babar e apreciar essa verdinha à distância mesmo. Porém, atualmente, ela costuma ser encontrada em quase todas as floriculturas e lojas especializadas em plantas e, o melhor, se multiplica praticamente sozinha em casa, dando dezenas de novos brotos.

Hoje a Pilea é uma das espécies que está na lista de desejo dos pais de plantas. E vale a pena investir nela, pois é uma verdinha que não vai dar trabalho, nem decepcionar.

De fácil cuidado, as plantinhas não são nada exigentes em relação à rega e podem se adaptar tranquilamente a áreas com pouca luminosidade. É uma planta de crescimento rápido e de baixa manutenção, ou seja, uma excelente opção para os iniciantes no mundo verde.

Além de lindas, elas ainda são amigas dos bebês e dos pets, pois a Pilea está na lista das plantas não tóxicas para humanos e animais de estimação.

A história da origem e popularização da Pilea é curiosa. Originária da província de Yunnan, no sudoeste da China, a espécie ficou conhecida como planta-chinesa-do-dinheiro, por ter folhas redondas em formato de moeda. Acreditava-se que ela trazia fortuna e abundância para quem a tivesse e esse fato aumentou e muito sua popularidade.

pilea

Como fazer mudas
Novas plantinhas devem aparecer na base do vaso – são os brotos, que podem ser transplantados para novos recipientes ao atingirem de 3 a 5 cm. Basta puxar as raízes com cuidado e plantar nas mesmas condições de solo.

Também é possível reproduzi-la retirando uma folha da base e plantando direto na terra úmida.

Mas como garantir que a Pilea esteja saudável e gere os tais novos brotinhos que são uma das suas sensações?

Algumas dicas de cultivo vão ajudar você a manter as suas sempre lindas e com as folhas brilhantes.

Como preparar o solo
A Pilea precisa de um solo bem drenado para que não haja água acumulada no fundo do vaso. Para quem vai começar o cultivo, é recomendado misturar a terra vegetal com pinus quebrado em pedaços bem pequenos. Depois de um tempo de cultivo, vale também adicionar húmus de minhoca como adubo.
pilea
Luz natural
A Pilea adora claridade e precisa de um local com bastante luz indireta para crescer e se desenvolver. Mesmo sendo da família das suculentas, não coloque sua Pilea no sol direto, pois ela vai se queimar toda.

Para evitar que cresça desequilibrada se entortando à procura de claridade, gire a planta pelo menos duas vezes por semana.

A Pilea é uma ótima planta para se ter em ambientes com pouca luminosidade. Ela é capaz de se adaptar a locais com menos luz. Mas, nessas condições, as folhas vão ficar com um verde mais escuro, mais espaçadas e o seu desenvolvimento será mais lento.

Ao notar algumas folhas nascendo fora do padrão arredondado, é preciso atenção, pois ela pode estar realmente precisando de mais luz.

Água e umidade
É necessário deixar que o solo seque entre uma rega e outra, pois a Pilea não gosta de solo encharcado. Uma boa dica é observar as folhas: quando elas começarem a parecer um pouco caídas, é hora de regar a sua planta. Em climas mais quentes, elas precisam ser regadas com mais frequência.

Nas folhas, a planta gosta de umidade. Por isso, a dica é borrifar água com frequência, principalmente em períodos mais secos.

Temperatura
O ideal é sempre preferir lugares arejados para deixar a planta, para que ela não se sinta abafada. É melhor evitar deixá-la passando muito calor, pois pode acontecer de ela se estressar e perder algumas folhas.

O frio em excesso também vai prejudicá-la. Mantenha sua planta longe das baixas temperaturas e principalmente do ar-condicionado.

pilea

Adubação e cuidados adicionais
Para obter melhores resultados com as Pileas, o ideal é usar adubo líquido. Uma opção equilibrada e completa é o Bokashi. Mas o indicado é usar apenas a metade da dosagem recomendada, de preferência durante a primavera e o verão.

Manchas brancas nas folhas indicam que sais e produtos químicos na água podem ser os vilões. Regue com água filtrada ou deixe a água da torneira em um recipiente aberto durante a noite antes de regar. Isso ajuda a remover parte do cloro e do flúor.

Amarelou?
Se sua Pilea está sofrendo, é provável que ela vá demonstrar os sinais através do amarelamento das folhas. É um dos casos mais frequentes e é levemente complexo, pois as folhas da Pilea amarelam por vários motivos.

Além dos cuidados já citados acima, fique atento a outras dicas:
Atenção para o crescimento
Por ter um crescimento vertical, a espécie vai ficando pesada e tende a cair (ela atinge cerca de 30 cm de altura se plantada em vaso).

Para evitar, coloque na terra uma estaca de apoio, de metal ou madeira, amarrando ao caule com delicadeza por meio de um barbante ou presilha.

Outra dica: vá girando o vaso de tempos em tempos, pois geralmente a luz solar entra por um mesmo lugar da casa e a planta segue essa direção ao crescer. Seguindo esses conselhos, ela ficará mais reta.

pilea1

Pragas
Uma Pilea enfraquecida ou estressada é mais suscetível a infestações de insetos. Insetos sugadores de seiva, como os ácaros, cochonilhas e pulgões podem sugar a umidade da planta.

Esse ataque acaba provocando também o amarelamento das folhas. Se não forem combatidas logo no início, as pragas se multiplicam muito rapidamente e podem acabar matando sua planta. Fique de olho.

Um pouco de amarelamento é natural
Se a Pilea está se desenvolvendo bem, com vários brotinhos novos, é normal que as folhas mais velhas amarelem e cheguem até a cair. Ao perder as folhas velhas, ela libera mais energia para novas folhas em crescimento.

folhas caindo_1

SamambaiaAmazonica

A samambaia já é uma das queridinhas para quem decora a casa com plantas. No entanto, a versão clássica, a samambaia americana não é a única: é hora de conhecer a “versão” amazônica.

Uma das principais diferenças dessa espécie, em comparação a mais clássica, é o formato das folhas, que são maiores e têm um menor espaçamento entre si. Suas folhas arqueadas e pendentes podem atingir até 1 m de comprimento, dependendo dos cuidados.

Com origem na Austrália e praticamente toda a América, a planta tem cuidados fáceis, sendo o maior deles a sua disposição em lugares em que não vente e pegue luz diretamente.

Os cuidados são simples e podem funcionar até melhor para quem ainda não sabe como cuidar de uma samambaia, que pode acabar sendo meio chatinha para manter volumosa, cheia de vida e com as folhas verdinhas.

SamambaiaAmaxonas2

Adotando uma samambaia amazonas: luz, água e cultivo
Luz
Esqueça os lugares em frente à janela, em sua maioria. Isso porque a luz direta vai acabar prejudicando a sua planta e fazer com que as suas folhas se queimem rapidamente.

Ela é um pouco parecida com nós, humanos. A luz do período das 10 horas até as 16h não é recomendada para a exposição.

O melhor esconderijo para ela é o ambiente com meia-luz. Ou seja, a mesma parede da sua janela pode ser uma opção.

Outro ponto importante para afastá-las dessa direção é o vento. A corrente de ar muito forte acaba prejudicando seu crescimento, que costuma acontecer em lugares mais quentes e úmidos.

Substrato
Coloque no fundo do vaso algo que drene a água, como argila expandida.  Em seguida coloque a manta de drenagem para evitar que o substrato saia pelo dreno.

Coloque o substrato no vaso e fixe a samambaia, certifique-se que a planta não está solta ou balançando, pois ela precisa estar bem fixada ao substrato. Complete com o substrato e coloque até a borda superior do vaso. Após troca de vaso, regue bem sua samambaia

Regar
Diferentemente da jibóia, que pode acabar gostando de um tempo com a terra seca, a samambaia amazonas precisa estar com o solo sempre úmido.

Ela gosta que o seu solo seja mantido sempre úmido O adequado é regar 3 vezes na semana, quando os dias forem mais quentes, e 2 vezes quando estiver mais frio.

O recomendado ainda é manter um pratinho embaixo do vaso. Isso porque, dessa forma, a planta consegue sugar a quantidade de água necessária para a sua própria manutenção.

Essa tática não substitui o cuidado com a planta do seu dono, mas pode ajudar em dias mais ocupados.

Samambaia Amazonas

Cultivo
Um dos principais pontos na hora de cultivar sua samambaia amazonas é estar atento com as suas raízes. Ela precisa ser transferida de vaso sempre que sua extensão tiver ocupado todo o espaço.

E a melhor parte disso é que, dessa forma, é possível criar novas mudas para a planta – quem sabe até para presentear alguém.

Já a poda não precisa ser adicionada ao seu calendário de cuidados, somente retirar as folhas que estiverem secas, já que elas acabam absorvendo a energia que poderia ir para as folhas saudáveis.

Dica
Para que ela fique bem volumosa e verde, uma dica é usar fibra de coco. Basta misturar no solo de plantio. É uma boa maneira de reduzir o risco de desidratação e conservar mais água no solo.

fadinha-1