Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




filodendro-chocolate

Nativo do Brasil e da América Central, o filodendro é uma planta tropical com mais de 160 espécies e grande número de variedades, incluindo muitos exemplares híbridos.

Tolerante a intempéries e com boa adaptação a ambientes diferentes, o filodendro Philodendron speciosum tem efeito decorativo plantado tanto em jardins externos quanto em interiores.

As folhas lustrosas e resistentes são o destaque do filodendro-chocolate. Elas têm o formato de coração (cordiforme), são pontiagudas como lança (lanceolada) e ainda há as contam com muitas nervuras (palminérveas).

As margens se apresentam tanto na versão recortada. Em comprimento, a espécie tem  folhas que chegam a 1 m de comprimento.

Uma das mais elegantes de uma família de folhagem que está em alta, o Filodendro-chocolate. As folhas, grandes, envernizadas, são de um marrom brilhante e homogêneo quando jovens, depois passam para um verde clarinho até se tornarem verde musgo.

Em geral, os filodendros precisam de poucos cuidados para se desenvolver com vigor. Necessitam apenas de condução dos primeiros ramos e de adubação semestral.

O uso de fertilizantes foliares a cada 15 dias contribui para o viço extra da planta ornamental e acelera seu crescimento, que já é rápido. O filodendro-chocolate atinge altura que varia na faixa de 1,2 m a 2,4 m.

Como é perene, a planta se mantém facilmente por quatro a cinco anos bonitas e vistosas, duas credenciais que agradam os compradores e estimulam as vendas.

O Filodendro-chocolate plantado em vasos é muito procurado para embelezar salas, escritórios, entre outros cômodos de residências e estabelecimentos comerciais. Em áreas externas, pode fazer parte de projetos paisagísticos e até ser usado como cerca-viva.

filodendro-chocolate

Filodendro-chocolate é belo e perigoso
Como pode uma trepadeira tropical ser tão bela, tão fácil de cuidar e tão difícil de achar? Os cabinhos que ligam a folha ao rizoma, o caule subterrâneo, podem ser marrons, verdes ou alaranjados, emprestando ainda mais raridade ao conjunto.

Essa planta pertence à família Araceae, aliás, como toda a família, essa espécie é tóxica se ingerida: algumas tribos indígenas do Brasil usavam folhas esmagadas de filodendros pra anestesiar os peixes e conseguir pegá-los boiando na água, de tão venenosa é a seiva desse gênero.

Por isso, já sabe: essa planta deve ser mantida bem longe de crianças e bichos de estimação.

Propagação
Deve-se fazer durante os meses de verão, aplicando o método de estaquia com plantio diretamente no local definitivo. O enraizamento das estacas, em geral, ocorre entre quatro e seis semanas.

Uma opção é usar a estaquia de nó, com ou sem folha, embora tenha um desenvolvimento mais lento. Também é possível obter plantas compactas e vigorosas por meio de micro propagação em laboratório. Apesar de germinação vagarosa e baixa, ainda pode-se propagar por meio de sementes.

filodendro-chocolate-c

Ambiente
Com temperatura e umidade elevadas é ideal para o desenvolvimento do filodendro, cuja origem é tropical e pode suportar até 40ºC, quando a umidade relativa do ar estiver próxima de 90%.

De outro lado, a folhagem não suporta exposição prolongada sob temperaturas inferiores a 13ºC.

Plantio
Pode ser em qualquer tipo de solo, desde que seja bem aerado e não acumule água em excesso. Como os filodendros gostam de umidade, regue as plantas com regularidade duas vezes por semana durante o período de crescimento e uma vez a cada sete dias, pelo menos, após o completo pegamento da planta.

No caso de plantio em vasos, a cada 60 dias recomenda-se adicionar fertilizante à água da rega. Acrescente também quelato de cálcio uma vez por mês. Em ambos os casos, a dosagem varia de acordo com o tamanho e a finalidade da planta.

ilhota

Iresine_herbstii

Também conhecida como Coração magoado, a Iresine pertence à família Amaranthaceae e se origina na América do Sul.

É uma planta resistente ao sol e ótima para enfeitar a borda de um muro ou uma grade. Ela chama a atenção pelas folhas ricamente avermelhadas, em formato de coração.

Uma planta com caules e folhas vermelhas
Tudo na Iresine é avermelhado, (até existe uma variedade verde desse arbusto, a Iresine “Aureo-reticulata”) do caule às folhas com nervuras marcadas e um acabamento encerado que as faz brilhar bastante ao sol.

Plantinha fácil de cuidar, é rústica e sem frescura. Vai bem no sol forte o dia todo e também com menos horas de insolação, desde que não seja plantada em local só com claridade. Sem sol nenhum, a Iresine desbota, fica fraca, perde folhas e logo atrai pragas e doenças.

Iresine-herbstii

Como plantar Iresine
Ao plantar, capriche na matéria orgânica do vaso ou canteiro, acrescentando para cada parte de substrato uma parte de húmus de minhoca, esterco curtido ou composto orgânico.

Faça regas frequentes pra nunca deixar a terra secar — o ideal é que a superfície se mantenha sempre ligeiramente úmida. Dá pra tirar mudas de ponteiras de galhos, deixando as estacas enraizarem no substrato úmido, nunca na água.

Depois de algumas semanas, surgirão as primeiras folhas, sinalizando que sua muda vingou!

Faça podas de manutenção pelo menos uma vez por ano, nas últimas semanas do inverno. Elas evitam que o arbusto fique ralo e com folhas só nas pontas. Cortar os caules que estão pelados também estimula novas brotações e mantém o efeito compacto que a gente tanto valoriza.

iresine-herbstii-6

Lá pelo final do verão, é bem provável que sua iresine floresça, se enfeitando delicadamente com buquês de flores brancas.

Em alguns livros de botânica descrevem sua floração como “sem importância ornamental”, mas apure o olhar e se aproxime da planta, você vai comprovar como a beleza mora nos detalhes.

entardecer