Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jibóia 2

A jibóia é uma folhagem multiuso: se cultivada em ambiente externo, transforma-se em uma excelente cerca viva, com folhas de mais de um metro de largura e galhos que cobrem até 18 m de distância.

Dentro de casa, em vasos no chão ou pendentes, ela fica comportada e nem parece a mesma planta, já que sua folhagem não passa dos 15 cm. Essa capacidade de se adaptar ao meio a torna uma das espécies preferidas para cultivo em ambientes internos, mesmo sob o ar condicionado.

É uma ótima escolha para quem está começando a cuidar de plantas dentro de casa. Ela é considerada protetora e sagrada, mas também é muito famosa por suas folhas em formato de coração, variando entre a coloração verde e amarela.

Embora seja de fácil cultivo, é sempre bom considerar como cuidar de planta jibóia para mantê-la saudável. Por isso, veja abaixo tudo que você precisa saber para cultivar os tipos de jibóia planta na sala de estar, cozinha ou até mesmo no seu quarto.

jibóia 4

Como cuidar de planta jibóia
Trepadeira tropical de fácil manutenção. A irrigação depende da época do ano. Em estações mais quentes e secas, regue suas plantas duas a três vezes por semana. Quando estiver mais frio, como no inverno, regue apenas uma ou duas vezes.

Na dúvida, verifique se o solo está úmido antes de regar. O importante é não deixar encharcado.

O solo deve ser rico em matéria orgânica: adicione composto ou húmus de minhoca a cada três meses, revolvendo bem a terra para misturar.

Por ser uma espécie resistente, a jibóia é usada para forração de vasos e canteiros públicos, suportando com dignidade períodos de falta de água ou da “rega” inadequada de cães e gatos.

jiboia

A vantagem de investir na planta jibóia é que ela é adaptável. Você pode decorar vasos, prateleiras, suportes pendentes. O cantinho que quiser dentro de casa.

Mas se você quiser usar a planta jibóia na área externa, como o jardim vertical,  saiba que ela desenvolve ainda melhor, formando uma cerca viva que cobre mais de 15 metros de distância. Interessante, não é?

Confira abaixo algumas dicas imprescindíveis de como cuidar de planta jibóia na sua casa.

Iluminação
Os tipos de jibóia planta não exigem muita manutenção no dia a dia, além disso, como já adiantamos, são adaptáveis. Isso significa que a folhagem gosta de sombra e da luz indireta. A temperatura baixa é a única forma de prejudicar a planta jibóia.

Dica: Se quiser que sua planta cresça rápido, coloque-a em ambientes iluminados pela luz indireta, como próximo a janela da sala de jantar.

jibóia

Poda e adubação
Mantenha o solo rico em matéria orgânica. É bem fácil: adicione húmus de minhoca a cada três meses e misture a terra, para deixá-la leve e fofa.

Por conta de todos os cuidados que citamos aqui, os tipos de jiboia planta acabam espalhando com facilidade pela casa. Por isso, outro ponta importante é aparar os ramos durante a primavera para retirar as folhas secas e amareladas da planta com ajuda da tesoura de poda.

Como plantar jibóia
Assim que perceber que a planta jibóia está desenvolvendo muito rápido, você pode seguir nossas dicas de como plantar jibóia para ter novos vasos de plantas saudáveis na decoração de casa ou até mesmo dar de presente para alguém que queira ter a planta.

Uma das grandes vantagens da folhagem é sua facilidade de propagação, sendo a estaquia o método mais prático.

Veja o passo a passo e saiba como plantar jiboia na água e em vasos:
* Para fazer uma muda, corte (em diagonal) a ponta de um ramo, com 4 ou 6 folhas.
* Coloque o ramo em um recipiente com água e espere as raízes aparecerem. Deixe a planta em um local iluminado, mas sem sol direto.
* Quando as raízes estiverem aparentes, com 5 cm, em média, transplante a muda para um vaso com substrato úmido úmido e rico em matéria orgânica. Ele deve conter uma camada de drenagem, que pode ser feita com argila expandida, britas ou cascalhos, abaixo de uma manta bidim.
* Pronto! Se preferir, coloque um tronco, bambu ou estaca de fibra de coco no meio do vaso para que o cultivo se entrelace. Caso queira mantê-la apenas na água, não esqueça de trocar o líquido a cada três dias.

jiboia

Melhores lugares para usar a planta jibóia na decoração
Uma das melhores características da planta jibóia é a variedade de coloração que ela apresenta. Algumas delas, inclusive, possuem um tom tão brilhante e claro, que são chamadas de planta jibóia amarela.

No entanto, vale lembrar que a planta jibóia amarela e verde (independente da coloração) é uma planta tóxica, então você precisa deixá-la longe de crianças e animais no dia a dia.

Caso você tenha animais e crianças em casa e queira investir na famosa planta jibóia verde, vale a pena comprar suportes para vasos ou colocar as plantas em prateleiras para ter uma linda planta jibóia pendente.

outono-3