Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




colar-de-bebe

Os amantes de plantas suculentas provavelmente estão familiarizados com a família das plantas de Crassula. Muitas delas são notáveis ​​por suas formas estranhas e folhas empilhadas incomuns.

A planta colar-de-bebe exemplifica a estrutura fantástica de um colar vivo, com folhas empilhadas perfeitamente colocadas uma em cima da outra.

Esta suculenta é conhecida por outros nomes, entre eles:  jade chinês, colar-de-jade -videira. Sorte, para os cultivadores de clima mais frio, esta planta é resistente e pode até suportar um leve congelamento.

O gênero Crassula pode exceder 200 espécies. Crassula marnieriana é uma das únicas, com folhas grossas empilhadas na vertical, adornadas nas bordas com rosa rosado.

Aqui estão algumas dicas sobre como cultivar um colar de jade e experimentar a beleza arquitetônica desta planta.

As hastes raramente alcançam mais de 20 cm, mas as seções mais longas tendem a se inclinar e a pendurar ou até simplesmente arrastar-se pelo chão.

colar de-bebe

A colar-de-bebe é nativa da África do Sul, Lesoto e Suazilândia. As folhas são verdes, com bordas rosa, roliças e bem empilhadas no caule, como contas em um barbante.

A Crassula marnieriana é uma pequena suculenta de crescimento lento, que atinge 15 a 20 cm de comprimento. Destaca-se pela sua forma peculiar, a perfeita simetria e disposição das folhas, que estão empilhadas em hastes verticais lembrando as contas de um colar.

As folhas são carnudas, arredondadas, bordas avermelhadas e com revestimento pó fino esbranquiçado, que lhe conferem uma tonalidade azul. Com o tempo a base da planta torna-se lenhosa e torna-se pendente.

Condições ambientais
Aprecia ambientes de muita claridade, suporta viver em interiores desde que receba pelo menos 4 a 6 horas de sol.

Quando a Crassula Marnieriana se encontra em ambientes com menos luminosidade ela apresentas folhagem verde, quando recebe alguma sol pleno, ela fica com a margem das folhas avermelhadas.

Suporta climas secos e altas temperaturas, é igualmente resistente ao frio desde que mantida em ambiente seco.

colar-de-bebe
Rega da Crassula Marnieriana
Deixe secar o substrato entre as regas e nunca permita água acumulada no prato. Tal como a maioria das suculentas ela não tolera o encharcamento e facilmente apodrece com o excesso de umidade, principalmente em ambientes frios.

Como multiplicar a Crassula Marnieriana
A propagação faz-se facilmente por meio das pequenas mudas que rebentam no solo à volta da planta mãe ou  por meio do corte de estacas da planta principal.

Corte uma pequena estaca e deixe-a secar por uns 3 dias à sombra, deste modo há menos probabilidades do corte apodrecer quando colocada na terra.

O substrato usado deve apresentar boa drenagem, sendo a mistura de cactos e suculentas a ideal.

Floração da Crassula Marnieriana
A planta floresce no fim do Verão principio de Outono. As flores assemelham-se a uma estrela de tonalidade rosada. Surgem em grupo na ponta das hastes.

colar-de-bebe
Usos da Crassula Marnieriana
Esta suculenta predispõe-se com sucesso em sestas pendentes, resulta num visual muito interessante que faz lembrar belas cascatas.

É igualmente muito atrativa em arranjos com outras suculentas, onde o conjunto das plantas é favorecido pelo contraste da tonalidade e textura da planta.

janela lúdica

 Euphorbia myrsinites

A planta é nativa do sudeste da Europa e da Ásia Menor. É uma planta perene suculenta atraente de baixo crescimento. Possui hastes extensas de até 40 cm de comprimento. As folhas são dispostas em espiral, carnudas, verde-azuladas glaucosas pálidas, com até 2,5 cm de comprimento.

As flores e suas brácteas subsequentes, são inicialmente amarelo-esverdeados, mas no verão se tornam mais vermelhos.

As eufhorbias são muito fáceis de cuidar. Eles exigem um pouco de mimos para se estabelecer, mas, uma vez que são, são auto-suficientes. De fato, mas morrem por excesso de cuidado e irrigação do que por negligência.

As eufhorbias precisam de solo bem drenado e muita luz solar. Eles não são específicos sobre o pH do solo, mas não podem tolerar o solo úmido.

Ao contrário da maioria das suculentas, euphorbia não lida bem com longos períodos de seca. Pode precisar de rega semanal durante o verão. Regue sempre que o solo estiver seco várias polegadas abaixo da superfície.

Molhe profundamente, mas não deixe que se assentem em solo úmido, o que pode causar podridão nas raízes. Adicione um pouco de matéria orgânica ou fertilizante ao buraco da plantação.

eufhorbia

Toxicidade
A seiva leitosa da planta pode causar irritação significativa na pele e nos olhos em humanos. Óculos, luvas e equipamentos de proteção são frequentemente usados ​​ao remover plantas.

As crianças são mais suscetíveis do que os adultos aos sintomas da erupção da murta, sugerindo áreas de lazer não próximas à espécie.

Animais de estimação podem ter reações semelhantes à exposição da seiva da esponja de murta.

outono-3

Monanthes

A Monanthes é uma planta suculenta pertencente à família Crassulaceae. A planta é nativa das Ilhas Canárias, e cresce nas ilhas de Gran Canaria, Tenerife e possivelmente em La Palma, em altitudes de 100-1500 m acima do nível do mar, mas geralmente encontrado em altitudes relativamente altas.

Na natureza, cresce muito localizada em fendas em penhascos sombreados e rochas úmidas.

As espécies de Monanthes diferem consideravelmente na forma de vida e crescimento. A maioria das espécies produz rosetas de caule curto, de folhas minúsculas e fortemente suculentas não atingindo mais de 1 cm de diâmetro.

Trata-se de é uma suculenta tufada de até 12 cm de altura, com pequenas rosetas de muitas folhas, formando maciços, brilhantes e densos aglomerados que em junho numerosas pequenas flores arroxeadas como guarda-sóis.

É uma planta suculenta perene ricamente ramificada caracterizada por seu hábito distintamente rastejante que forma densas almofadas de muitas rosetas quase igualmente grandes, em hastes delgadas e rastejantes.

monanthes1

Suas hastes são rijas, com 1 a 2 mm de diâmetro. As rosetas minúsculas, são muito densas, hemisféricas, com 6-14 mm de diâmetro, na maioria cinza-rosada. No cultivo, a Monanthes polyphylla frequentemente perde este tom característico, e permanece verde ou arroxeado.

Monanthes polyphylla é uma das espécies mais comuns no cultivo, que ocupa muito pouco espaço na coleção e está pedindo muito pouca atenção. A única demanda é um substrato muito pobre, pouca água e um lugar de meia sombra.

As únicas coisas que podem matar esta planta são o sol muito quente e o excesso de água. As flores são parecidas com pedras preciosas, mas não são vistas com frequência, especialmente quando a planta é cultivada na sombra, onde parece fazer melhor.

No entanto, é apropriado fornecer condições de crescimento adequadas para obter plantas compactas com muitas flores.

Monanthes são facilmente cultivados em vasos muito pequenos, em qualquer solo rochoso rico, bem drenado e em um local ensolarado. Mantenha as plantas mais secas no inverno em pleno sol. Eles ocupam muito pouco lugar na coleção e estão pedindo muito pouca atenção.

Solo: Use um composto mineral de drenagem com pouca matéria orgânica (turfa, húmus) que permita, portanto, que as raízes respirem. Ao ar livre, um solo rochoso ou arenoso bem drenado é ideal.

monanthes3

Fertilizante: Alimente com um fertilizante com alto teor de potássio no verão, durante a estação de crescimento, diluído em um quarto de potência e misture no regador para aplicação.

Propagação: É fácil propagar através de estacas de roseta ou sementes.

Deve ser mantida seca durante os meses de inverno. Desde o início da primavera, a planta começará a crescer e a rega deve aumentar gradualmente até o final da primavera, quando a planta deve estar em pleno crescimento.

Regue regularmente durante o período de crescimento, desde que o vaso seja drenado e não fique em uma bandeja de água.

golfinhos