Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




petúnias

As petúnias são plantas perfeitas para elevar o astral de corredores externos, bem como os  halls de entrada, varandas, terraços, fachadas, jardins, como também valorizar locais internos com boa iluminação.

O nome dessa espécie  vem do Tupi Guarani e constitui flor vermelha, contudo, embora seu significado se refira somente a tonalidade, as petúnias contam com uma variada opção de tons que abrangem desde o branco até um tom profundo de roxo, algumas com diferentes tons laranja, amarelo, rosa, lilás e até mesmo mescladas.

Originária da América do Sul, a petúnia é muito indicada para ser cultivada em vasos, jardins, porém são consideradas floreiras ornamentais, jardineiras e vasos que elas se revelam encantadores e tem singela boniteza, sendo que essa espécie tende a crescer suspensa , permitindo que suas belas flores fiquem soltas no ar, oferecendo um lindo espetáculo onde quer que esteja.

Presentemente contamos com 4 tipos principais de petúnias que são cultivadas em residências. A primeira dessas , chamamos de Petúnia Grandiflora, que possui folhas de tamanho grande medindo cerca de  10 cm de diâmetro.

petúnia grandiflora

A segunda espécie desse tipo é a Hedgiflora, essa espécie de petúnia que é de estatura mais baixa, porém tem a capacidade de revestir lateralmente uma grande superfície.

hegliflora

O terceiro tipo é a Petúnia Multiflora com flores que chegam cerca de 5 cm, essas são mais indicadas para se ter em vasos e jardineiras suspensas. Finalmente, a Petúnia Milliflora, que apresenta menores flores e que tem o tamanho de 3 cm de diâmetro.

petunia

Como plantar e cuidar das petúnias
A petúnia é uma flor com ciclo de vida anual, que significa que essa espécie nasce, cresce, floresce e morre pelo tempo de 12 meses. Entretanto, embora tenha um curto tempo de vida é uma planta perfeita para cultivar.

As petúnias, para florescer com perfeição, necessitam de solo fértil e bem adubado. Para isso, basta  plantá-las em um vaso com boa drenagem e uma mistura de substrato e húmus de minhoca. Para cultivar a petúnia temos duas maneiras:  comprando as mudas que tenham uma dimensão apropriada para o transplante ou plantar em casa.

petunia-1

Acontece que é super dificultoso plantar as mudas de petúnia por estaquia, sendo que seus galhos são delicados e frágeis não aguentariam o tempo necessário para  a manifestação da raiz.

As petúnias precisam ficar em ambientes bem iluminados e isso abrange algumas horas de sol diariamente, porém não se trata de sol muito forte, e, sim, um sol ameno que sirva para aquecer essa espécie.

As regas servem para somente manter o solo úmido, mas nunca encharcado, o mais indicado é que seja na frequência de três vezes por semana. Já a adubação deve acontecer três meses depois do plantio, de preferência pela parte da manhã.

Suas flores, em regra acontecem durante os tempos de verão, porém dependendo do clima ela pode florir em outras épocas e surpreender.

chuvas-2

-

A planta-zebra é uma suculenta de baixo crescimento que atinge uma altura entre 4-8 polegadas. Esta planta fortemente sugadora forma rosetas proliferantes que surgem da base.

A Haworthia fasciata é geralmente uma suculenta de crescimento lento que pode durar uma vida inteira. Esta delicada suculenta é formadora de moitas e, portanto, pode se encaixar bem com outras suculentas no mesmo recipiente.

Esta suculenta sul-africana destaca-se pelas suas folhas eretas e multifacetadas, com estrias de tubérculos brancos na superfície exterior, o que lhe confere o efeito Zebra.

Quando estressado (principalmente devido a longas horas no sol quente), a ponta das folhas pode ficar vermelha. Haworthia fasciata tem um caule frondoso em miniatura que parece ser quase invisível.

Devido à sua natureza de crescimento lento, a Zebra Haworthia raramente floresce especialmente quando plantada em ambientes fechados.

Quando isso acontece, as flores aparecem no verão, caracterizadas por pequenas flores tubulares rosa ou brancas em uma inflorescência (um caule fino e alto).

Haworthia fasciata2

Botanicamente referida como Haworthia Fasciata, esta suculenta fascinante vem da família Asphodeloideae e Haworthia como o gênero.

Com cerca de 80 espécies, Haworthia é um gênero que oferece uma grande variedade de suculentas para explorar.

O gênero Haworthia é nomeado em homenagem a Adrian Hardy Haworth, que foi um entomologista e um botânico. (Como é legal ter uma planta com o seu nome!)

Haworthia fasciata é comumente conhecido como o cacto Zebra embora não seja um cacto, mas uma suculenta. Outros nomes incluem a Zebra Haworthia e a planta Zebra.

É como se o nome da Zebra fosse dado a qualquer coisa que tivesse listras brancas e, assim, o nome da planta da Zebra pudesse ser bastante enganador

Duas outras plantas (que não são suculentas) também são chamadas de plantas Zebra. Estes incluem Aphelandra squarrosa e Calathea zebrine.

afelandra

Calathea zebrine.

No entanto, nada pode chegar perto do glamour exalado por nossa “Zebra Haworthia”.

Origem da planta da zebra
Haworthia Fasciata ou a planta Zebra, é nativa do Cabo Oriental da África do Sul. Eles sempre conseguem os bons!

Foi introduzido na Europa em 1600 por um grupo de colecionadores aventureiros e agora é uma beleza popular em todo o mundo.

Espécies Relacionadas
Haworthia attenuata se assemelha ao cacto Zebra. De fato, ambas as suculentas compartilham o nome “Planta Zebra”. A única característica distintiva entre os dois são os tubérculos nas folhas.

Haworthia_attenuata

Enquanto Haworthia attenuata tem ambas as suas superfícies foliares cobertas por tubérculos brancos, as folhas de Haworthia fasciata têm uma superfície interna lisa, desprovida de quaisquer marcas brancas.

Outra coisa a notar é que Haworthia fasciata é considerada uma espécie das suculentas raras.

Muitos dos iniciantes suculentos tendem a pensar que a planta Zebra é uma versão despojada do Aloe. Não é!

Claro, eles são da mesma sub-família e são ambos nativos da África do Sul, mas há diferenças marcantes que distinguem os dois.

Como cuidar
A planta Zebra está no topo da lista no pacote inicial de suculentas para iniciantes. É uma planta de cuidado fácil que crescerá brilhantemente mesmo quando mais negligenciada.

No entanto, dando-lhe condições ideais de crescimento, quando os seus jovens vão garantir que se trata de uma planta saudável.

Continue lendo para um guia detalhado sobre como cultivar e cuidar de sua Zebra Haworthia.

Temperatura ideal
Este xerófito tem sido adaptado por muito tempo às condições do deserto e, portanto, vai prosperar mesmo em altos níveis de calor.

Como uma planta de interior, vai fazer muito bem com a temperatura ambiente entre a primavera e o outono. Durante o inverno, prefere temperaturas baixas.

No entanto, Haworthia fasciata não tolera congelamento nem nada abaixo de 4 ° C. Como acontece com muitas suculentas, a planta Zebra não requer umidade.

Embora a planta Zebra seja um fanático do sol total, ela também pode se dar bem em tons parciais. Se crescer ao ar livre, encontre um local onde seu Haworthia receba pelo menos quatro horas de luz solar direta e indireta.

As plantas de interior da Zebra receberão iluminação adequada quando colocadas perto de uma enorme janela virada para o sul.

Evite expor sua Haworthia fasciata à luz direta do sol por longas horas, especialmente durante o verão. Isso leva a queimaduras solares, dando às folhas uma cor roxa, vermelha ou marrom indesejável.

Da mesma forma, colocar sua planta Zebra em uma sombra por longos períodos resultará em uma planta fraca e esguia. Evite os dois extremos para um crescimento robusto.

Haworthia-fasciata

Luz
Embora a planta Zebra seja um fanático do sol total, ela também pode se dar bem em tons parciais. Se crescer ao ar livre, encontre um local onde seu Haworthia receba pelo menos quatro horas de luz solar direta e indireta.

As plantas de interior da Zebra receberão iluminação adequada quando colocadas perto de uma enorme janela virada para o sul.

Evite expor sua Haworthia fasciata à luz direta do sol por longas horas, especialmente durante o verão. Isso leva a queimaduras solares, dando às folhas uma cor roxa, vermelha ou marrom indesejável.

Da mesma forma, colocar sua planta Zebra em uma sombra por longos períodos resultará em uma planta fraca e esguia. Evite os dois extremos para um crescimento robusto.

Solo e fertilização
O solo ideal para Haworthia fasciata é granuloso e bem drenante para garantir que a planta não fique no solo úmido por muito tempo.

A melhor aposta é um mix de cactos comerciais que você pode facilmente comprar online.

Alternativamente, você pode usar o solo de jardinagem comum misturando-o com porções iguais de pedra-pomes e perlita.

Isso proporciona uma boa drenagem, garantindo que as raízes não apodreçam devido ao excesso de umidade.

Dê à sua planta Zebra uma solução fraca de fertilizante ocasionalmente. Duas ou três vezes por ano é provavelmente demais. NÃO o alimente durante o inverno.

planta zebra

Regas
O cacto Zebra pode passar longos períodos sem água. Por conta disso, eles podem lidar com a rega, mas facilmente sucumbem à podridão da raiz devido ao excesso de água.

Em climas quentes, regar uma vez por semana é recomendado. Regue a planta Zebra uma vez por quinzena em áreas mais frias.

Use o método “mergulhe e seque” para regar suas plantas. Isso está dando uma suculência às suas suculentas e esperando que o solo seque antes de regar novamente.

Minimize a rega durante o inverno, uma vez que estas plantas perdem a inatividade.

Pragas
Felizmente, a Haworthia fasciata não sofre muitas invasões de pragas. Os ácaros da aranha e os insetos são os insetos mais comuns que ocasionalmente a assolam. Nada muito incomum!

Outros cuidados
Folhas que ficam vermelhas: isto é devido ao excesso de luz solar. Mova sua planta de zebra em uma área sombreada e a indesejável coloração vermelha começará a desbotar de volta ao normal.

(Tenha em mente que se a sua suculenta é queimada pelo sol, ela não pode ser revertida).

As pontas das folhas são castanhas e mortas: isso é normal dependendo do grau de cor nas pontas. Esse detalhe é tipicamente apenas confinado às pontas das folhas, não se preocupe.

Colapso da planta: Isto é normalmente causado por excesso de água e exposição a temperaturas muito frias. Aqueça esse bebê e deixe-o beber todos os nutrientes primeiro.

5 razões para ter uma Haworthia Fasciata
É uma das suculentas mais visualmente atraentes. Requer manutenção mínima, super fácil de cuidar.

A planta da zebra não é venenosa, sendo segura para seres humanos e animais de estimação.

Eles ocupam muito pouco espaço. Tanto é assim que pequenos sapatos de bebê e xícaras são usados ​​como plantadores. Tem uma longa vida útil, perfeita para presentear gerações.

haworthia

Propagação
Assim como Aloe, propagando Haworthia fasciata é um processo indolor e direto com uma alta taxa de sucesso.

Deslocamentos ou folhas podem ser usados ​​como propagações. Ao se propagar usando folhas, pegue uma folha saudável da planta mãe.

Deixe a ferida cicatrizar por alguns dias. Cole as folhas calejadas em uma mistura de envasamento bem drenada. Regue apenas uma vez e aguarde que os sinais de crescimento voltem a regar.

Propagando usando offsets é muito mais fácil e pensado para ter uma maior taxa de sucesso. Qualquer planta saudável da Zebra geralmente produzirá compensações.

Use uma faca afiada para removê-los, cortando o mais próximo possível da planta-mãe. Isso é para garantir que o deslocamento receba algumas raízes.

Em alguns casos, uma faca pode ser completamente desnecessária, pois o deslocamento pode ser frouxamente preso à planta e sair facilmente com um puxão suave.

Espere alguns dias para a ferida cicatrizar. Isso é para reduzir os riscos de podridão na nova ferida. Configure o offset seco em uma mistura de cactos, regue levemente e coloque em uma área quente e bem iluminada.

A melhor época para propagar Haworthia fasciata é durante o verão ou no final da primavera. Isso é porque é quente e há muita luz solar – excelentes condições para um ótimo crescimento.

Dicas de plantio
As plantas de zebra são geralmente pequenas e de crescimento lento. Portanto, pode demorar um pouco para a planta superar seu pote.

Replantio é feito de vez em quando e somente quando o pote está cheio de compensações.

Em alguns casos, as raízes podem ultrapassar o pote e, portanto, um registro pode ser necessário. Use uma mistura de envasamento semelhante quando replantada.

O tempo recomendado para o replantio é durante o verão ou no final da primavera. Mudar o solo a cada dois anos para se livrar de fungos, pragas e para renovar a nutrição do solo.

florlago

ESTIOLADA

Estiolamento ocorre quando uma planta cresce na ausência total ou parcial de luz. A planta é sustentada pelos nutrientes de reserva da semente.

O estiolamento ocorre pela síntese de hormônios que faz com que o caule cresça excessivamente.

Os caules ficam longos enquanto as folhas ficam pequenas. É o mecanismo adaptativo que faz com que as sementes enterradas profundamente alonguem-se em direção à superfície. Como consequência a planta atinge alturas favoráveis à obtenção de luz.

A planta estiolada apresenta uma cor branca-amarelada pois não possui clorofila (clorose).A planta não assimila clorofila, pois os pigmentos não são estimulados na ausência de luz solar.

Possui pequenas folhas e ápice culinar em forma de gancho que protege os primórdios e o meristema apical contra o atrito com o solo. As células do caule se tornam vacuoladas.

Ao atingir a luz a planta passa a ter desenvolvimento normal.

Algumas plantas aceitam crescer com menos horas de insolação do que outras — na natureza, são as que surgirem embaixo de grandes árvores, perto de rochedos, em locais protegidos do sol intenso algumas horas no dia.

Uma orquídea acostumada a crescer junto ao tronco de uma árvore certamente aceita algum sol que penetre pela copa, mas, se a árvore escolhida perder as folhas completamente, a orquídea queimará. Não é que ela seja incapaz de se adaptar ao sol, é que a mudança foi brusca demais.

Isso acontece muito com as plantas suculentas. Mas isso também pode ocorrer por excesso de nitrogênio no solo, já que esse componente é responsável pelo crescimento de plantas. Se for usado em excesso na adubação, por exemplo, pode ser prejudicial.

ESTIOLADA

Caso tenha acontecido isso com a sua suculenta, o ideal é mudar ela para um lugar que tenha mais luz solar e durante mais tempo do dia. Isso é essencial para a recuperação da planta. Em seguida, é preciso fazer uma poda. Não precisa ficar com dó pois a planta crescerá novamente mais linda e saudável.

Depois disso, espere em torno de dois dias o caule cicatrizar para poder plantá-los novamente. Isso evita que apareçam fungos. Aí sim você pode replantar o caule da suculenta deixando 1 cm de baixo da terra.

As folhas que sobraram, é só posicionar em cima da terra e regar moderadamente que sairão raízes e brotos.

Para evitar que a suculenta fique estiolada, deve-se ficar atento ao tipo de substrato ou adubo usado no vaso, além de se certificar que há uma boa drenagem para não acumular água. Mas, o mais importante, é deixá-la em um lugar mais iluminado do que estava antes.

flores (2)