Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tulipa

Uma das flores mais lindas, as tulipas são de origem asiática e símbolo da Holanda Não à toa, pois elas são realmente, muito especiais e compõem qualquer decoração, deixando-as sofisticadas e modernas.

No entanto, são flores que precisam de um cuidado especial, e um manuseio adequado. Portanto, saiba como cuidar de tulipas vermelhas e deixar sua casa, ou seu jardim bem bonitos.

Como fazer para cultivar tulipas da forma correta?
Pertencente à família de plantas chamada Liliaceae, as tulipas são flores que apresentam uma variedade imensa de cores.

A tulipa vermelha, por sua vez, pode representar o amor; e por isso, ela é comumente usada na decoração de casas e diversos interiores. Além disso, ela também deixa qualquer ambiente muito sofisticado e alegre.

No entanto, a tulipa requer cuidados específicos, pois o clima e o solo do Brasil não são os mais apropriados para o cultivo, mas com dedicação é possível mantê-las.

Portanto, siga as dicas para de como cuidar e manter saudável a tulipa.

Dicas de como cultivar a tulipa
Para cuidar adequadamente de tulipas floridas, siga as dicas:
* Escolha um local sem muito sol para colocar a tulipa (sombra e sol pela manhã);

* Use um borrifador para deixá-las úmidas, não exagere na água;

* Plante no vaso ideal, colocando uma camada de pedras, outra de areia e uma terceira de terra;

* No outono, fertilize a planta;

* Faça manutenções para verificar se há bichos ou se há folhas secas.

Além disso, outros cuidados podem ser tomados quando a tulipa não tiver flor; confira:
* Espere a tulipa secar naturalmente, sem regar e adubar;

* Remova as folhas secas e amareladas;

* Desenterre o bulbo;

* Se ela estiver plantada em um vaso, transfira para um lugar fresco e maior;

* No inverno, plante-a novamente;

* Intensifique os cuidados com adubação e regue adequadamente.

Aprenda como cuidar de tulipas vermelhas e deixar sua decoração linda. Portanto, é muito importante seguir as recomendações de cuidado com a tulipa vermelha, para que ela tenha uma duração melhor.

mar

Iresine-herbstii

As salientes nervuras que percorrem toda a folhagem da Iresine herbstii são tão semelhantes às veias do coração que renderam à espécie o apelido de coração-magoado. Alcunha injusta, diga-se de passagem, já que a planta, que mantém o jardim colorido o ano todo, só rende alegrias.

As inflorescências, que nascem acima da folhagem, criam um efeito esfumaçado quando vistas de longe.

Uma de suas características mais marcantes – depois da intensa coloração bordô, que atinge até mesmo os ramos – é a versatilidade. Ela pode ser cultivada em renques, maciços e até como bordadura, sempre criando um efeito muito agradável.

Essas virtudes ficam ainda mais evidentes quando o coração-magoado é cultivado junto às espécies de folhagem prateada, com as quais cria um lindo contraste. Composições com folhagens verdes, como as das palmeiras, também são bem vindas, pois destacam o arbusto no paisagismo.

Iresine-herbstii-

Vistas de longe, as inflorescências têm um efeito esfumado. Elas nascem nas pontas dos caules, bem acima da folhagem, e são as responsáveis pelo nome científico da espécie – Iresine, em grego, significa “lanoso” e faz referência à semelhança das pétalas com a lã branca.

O seu surgimento causa mudanças em toda a planta: para desabrochar, as flores consomem muitos nutrientes, o que faz a folhagem perder vivacidade.

A dica para evitar que isso aconteça é cortar os botões florais antes do início da floração, que acontece no verão. Caso opte por deixá-la florescer, a poda deve ser feita logo após a florada.

Nativo do Brasil, provavelmente da região amazônica, o coração-magoado pode medir até 60 cm de altura e é típico de clima tropical. Também pode ser cultivado em regiões de clima subtropical de baixa altitude, desde que não seja exposto a geadas.

Ele aprecia sol pleno e precisa receber pelo menos três horas de luz por dia, pois é isso que garante a suas folhas o colorido característico.

Para manter a folhagem sempre vistosa, é recomendável adubar a planta a cada quatro meses com uma mistura de esterco de curral, composto orgânico e areia. O procedimento porém, não é um requisito da espécie.

Se você esquecer o coração-magoado no jardim, ele vai continuar a crescer saudável, mesmo que não receba fertilizantes. Já as podas de formação são indispensáveis e devem ser realizadas três vezes ao ano.

Rústico, o arbusto enfeita o jardim e demanda pouca mão de obra. Até as adubações são dispensáveis. Apesar da aparência delicada, o coração-magoado é pouco suscetível a pragas.

Outono1

jardinagem

Sem poder dar as caras portão afora, uma sugestão é sair de casa e ir até o jardim. Respirar ar puro, ver o céu e, ainda, tomar um sol, o que ajuda a manter bons níveis de vitamina D.

Enquanto passeia entre as plantas, notou a necessidade alguns cuidados, como tirar os galhos secos, limpar os vasos e trocar o adubo? Não há segredos. Mas, se você tem dificuldade, conheça as técnicas corretas para manter a saúde do seu “respiro verde”

Pensando em te ajudar a colocar as mãos na terra e até plantar, abaixo algumas dicas preciosas de paisagismo e jardinagem. Qual a melhor forma de fazer desde o plantio em um vaso a um grande jardim com cautela e capricho.

Há quem pense que arrumar o jardim deixará somente a casa bonita. Durante a quarentena, ocupar-se com as plantas é uma tarefa terapêutica, ideal para envolver adultos e crianças.

Os pais podem ensinar os filhos a realizarem pequenos plantios como de um vaso de flor, temperos ou de suculentas. Convide as crianças a acompanharem o desenvolvimento da planta.

suculenttas

As suculentas estão em alta. Muito fáceis de cuidar, gostam de sol e pouquíssima água. As crianças vão gostar de fazer mudas a partir das folhas que se soltam quando tocadas.

Evite encharcar o vaso dessa espécie e, pela manhã, deixe-as em um local onde pegue sol. Outra sugestão é plantar grãos de feijão com os pequenos. Lembrar de manter úmido.

Para a execução das atividades, o uso de algumas ferramentas é essencial, como tesoura de poda, regador, garfo, luvas e pás. O plantio tende a ser fácil e produtivo quando seguidas algumas regras básicas. Certifique-se de ter adubos, terra, mudas ou sementes, disponíveis em mercados ou lojas de jardinagem.

Caso tenha receio de adquirir as sementes, fique tranquilo, os “grãos” vendidos nos estabelecimentos apresentam boa procedência. Se colocar em prática as regras, dará tudo certo. Uma dica: faça as sementeiras em caixas de ovos. Depois de um tempo, transplante-as aos vasos, jardineiras e canteiros.

Importante não cobrir as sementes com uma camada pesada de terra molhada, pois o grão pode ficar sem força para germinar. Interessados em desenvolver uma horta caseira precisam escolher um local onde, preferencialmente, haja sol o dia todo. Monte os  canteiros de 1 m a 1,20 cm com bastante matéria orgânica.

Além da água, a adubação é de suma importância no desenvolvimento da planta. Existem substratos prontos, mas enriqueça a terra com “misturas caseiras”. Cascas de ovos moídas, cascas de bananas picadas (ideal as orquídeas) e cinza de madeira, que fortalece o enraizamento e floração. Já a borra de café contribui na umidade.

manutenção

Manutenção do jardim
Limpeza de folhas secas e a retirada de galhos murchos devem ser feitas para a saúde das verdinhas. Faça com cuidado, a fim de não prejudicar o desenvolvimento.

Caso os vasos estejam cheios, o indicado é retirar totalmente a planta, fazer uma limpeza dos excessos de folhas e brotos “mortos” e preparar uma nova terra, nutrindo-a com receitas caseiras.

Não esqueça de molhar com frequência. Observe a planta. Se ela estiver acostumada com sombra, não deixe-a no sol. Nos vasos em que não há a necessidade de mexer, ponha adubo químico e orgânico.

No jardim, a poda de limpeza visa aparar ramos secos e com má formação. Nos canteiros, arranque as mudas e selecione as melhores ao novo plantio, levando em consideração o espaçamento.

Nada de juntá-las. Prepare bem o solo com substrato e gesso agrícola ou calcário. No caso dos canteiros, evitar deixá-los úmidos.

As árvores merecem atenção especial. No tempo livre, faça uma nova adubação. Os nutrientes se distribuirão até a copa, parte aérea composta das folhas, galhos, flores e frutos. Os galhos internos caídos sobre outras plantas precisam ser retirados. Eles podem atrapalhar o crescimento de outra espécie.

Em épocas chuvosas, mantenha o gramado aparado baixo. O método evita o surgimento de fungos.

nostalgia