Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flor-do-guarujá

Planta da família Turneraceae, originária do México e Índias Ocidentais. Ela é extremamente rústica, preferindo áreas costeiras e restingas, crescendo em solos pobres e arenosos, incluindo os salinos, por isso é tida como uma erva daninha e sendo, infelizmente, arrancada por considerá-la um mato invasivo.

Ela se adapta muito bem aos climas litorâneos principalmente do sudeste, sendo que floresce o ano inteiro.

Suas flores são saborosas e podem ser aproveitadas em saladas, saladas de frutas e para decorar drinks e as folhas secas e trituradas são utilizadas em chás ou como condimento aromatizante.

É ideal colher as flores na hora em que for consumir, para aproveitar seu frescor. É polinizada por abelhas.

No paisagismo podem ser utilizadas em canteiros, inclusive combinando com forrações mais baixas e também em jardineiras. Por ser muito vigorosas e duráveis devem ser melhor aproveitadas em telhados verdes ou em qualquer andar alto de edifícios.

turnera

Como plantar
A flor-do-guaruja, é uma planta resistente, não tem exigência quanto ao tipo de solo, mas necessita de muito sol.

Normalmente é cultivada em canteiros extensos junto a muros, ao redor de palmeiras altas ou árvores de folhagem esparsa.

Seu cultivo em jardineiras também é possível, bem como em vasos baixos do tipo bacia. Não fica com visual bonito combinado com outras plantas de mesma altura ou arbustos grande, sendo mais recomendada único cultivo.

Para plantar, iniciar com a limpeza de inços e destorroar o solo do canteiro. Incorporar o substrato, que é o composto orgânico de folhas, também conhecido como terra vegetal. Faça isto o quanto seja necessário para preencher o canteiro ou recipiente.

Em seguida, adicionar cerca de 200 g de adubo de aves bem curtido, para aumentar a floração.

Misturar previamente numa lona para a colocação nas jardineiras ou diretamente no canteiro. Nivelar a terra do canteiro.

Abrir uma pequena cova para conter o torrão, acomodar a muda e aconchegar a terra, firmando de leve com as mãos para evitar o tombamento da muda.

O espaçamento mais adequado é de 25 cm entre plantas e nas linhas, procurando desencontrar para fechar bem o espaço.

turnera-1

Nas jardineiras, colocar a mesma distância entre as mudas e, se houver espaço, fazer duas linhas de plantio para ficar mais bonito o efeito.

Não se esquecer de proteger o furo de drenagem com geomanta ou cacos de cerâmica. Por cima colocar areia e depois parte da mistura de substrato.

Adubação da flor-do guarujá
Reposições anuais na primavera deverão ser feitas com adubo granulado tipo NPK formulação 4-14-08. A receita a seguir é a dissolução de 1 colher de sopa para cada dois litros de água.

Logo em seguida, coloque o adubo numa garrafa de refrigerante de dois litros e encha de água, sacudindo para misturar bem. Regue o canteiro ou recipiente sem deixar a água tocar na planta.

Mudas e reprodução da flor-do-guarujá
A propagação da flor-do-guaruja é feita por sementes, que se dispersam facilmente ao redor da planta. Uma vez cultivada, nunca mais se livrará dela, pois tem característica de invasora.

Se recolher as sementes, assim que a flor tiver maturado, poderá semear em saquinhos ou caixotes com composto orgânico.

Mantenha o local úmido e protegido do sol e da chuva. O transplante pode ocorrer quando a mudinha tiver 6 folhinhas.

floresta