Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




helic

A variedade de Helicônias é bem grande, que existem postados em alguns sites. Estima-se que existem muitas espécies de Helicônias conhecidas perto de 200, de modo que  30 espécies naturais só no Brasil.

Muito parecida com cacho de bananas, mas na verdade é uma planta tão exótica quanto seu próprio nome: Helicônia. você conhece?

Helicônia é uma planta muito conhecida pelos jardineiros e jardins decorativos, conhecida também como caeté ou bananeira-do-mato e compete ao próprio gênero Helicônia, da família Heliconiaceae. É uma espécie de planta tropical, originária da América do Sul, América Central, Ilhas do Pacífico e Indonésia.

Ela tem hastes longas e pendentes, com gomos grossos, vermelhos e amarelos que se assemelham os bicos dos tucanos e aparentam ser pesadas, mas que na verdade são levinhas. Sua extensão é encapada por uma penugem avermelhada, adaptando uma textura macia como veludo.

Suas flores são  delicadas e despedaçam com facilidade com ventanias e a chuvas fortes. Suas  flores adequadas são brancas e permanecem abrigadas entre os gomos de cores vibrantes que imitam as cores de um pássaro.

heliconia

Como plantar e cuidar das Helicônias?
Para cultivar a Helicônia não existe muito segredo, sabendo que ela não é exigente de podas e adubações regulares. E em se tratando de uma espécie que se adapta em clima quente e úmido, o mais indicado é plantá-la em solo composto por partes iguais de terra e húmus, conservando a umidade a maior parte do tempo.

Para a rega, é aconselhável regá-la somente uma vez pela manhã e outra a noite, devendo atentar para que seu solo não fique encharcado, pois ela não tolera e ainda pode causar fungos.

Devemos saber que essa espécie gosta de luz solar, por isso deve ter luz solar direta durante 6 horas diariamente. Ao cultivá-la, mantenha uma distância entre a planta, sabendo que ela precisa desse espaço para se proliferar. O mais indicado é o espaço de 4 a 6 m.

ilhota

aspargo

Uma planta muito apreciada por sua folhagem original e leve, os espargos não têm problemas para conseguir um lugar em nossas prateleiras. E, como todas as plantas, tem suas necessidades e preferências em termos de fornecimento de luz e água. Mas quais, exatamente?

O essencial para manter esta planta
Existem várias maneiras de cuidar do seu aspargo, por exemplo, se você quiser fazê-lo crescer ou mantê-lo em um formato menor. Enfim, conseguir um é um compromisso de longa data: pode durar até dez anos.

Para começar, vamos falar sobre o básico. Quando você levar um aspargo para casa, coloque-o de preferência em um local em que possa tirar proveito da luz , ou pelo menos que não esteja completamente à sombra.

Ao ar livre, os espargos também serão apreciados em uma varanda ou peitoril da janela. No entanto, tenha cuidado no inverno, porque não resiste a temperaturas muito baixas ! Nos dois casos, a luz é essencial se você não quiser que fique amarela.

Aumente seus espargos
Quanto ao solo, ele precisa ser fresco e, portanto, deve ser frequentemente regado para esfriá-lo. Coloque as bolas de argila no fundo do vaso para evitar a estagnação da água e garantir a frescura do solo. Regue regularmente na estação quente e espace o suprimento de água durante o inverno.

Quando o tempo está realmente seco, as folhas podem ser umedecidas com água em temperatura ambiente. Se você acha que as hastes são muito longas, é totalmente possível cortá-las na base ! A planta assumirá a forma que você deseja fornecer.

Para permitir que cresça em tamanho e altura, é possível repotá-lo todos os anos – ou a cada dois anos – no final do inverno.

3 variedades de aspargos
Diferentes variedades de aspargos, o plumosus é sem dúvida o mais delicado com seus galhos muito finos. Não crescerá tanto quanto alguns de seus congêneres, mas sua aparência de samambaia agrada sempre.

aspargo plumoso

A palma da mais original, sem dúvida, vai para o densiflorus , também chamado rabo-de-gato de espargos. Confortável em ambientes internos e externos, esta planta ornamental desenvolve uma densa folhagem ao longo de suas hastes, daí seu apelido.

aspargo densiflorus

Por seu lado, o aspargus sprengeri é ideal para usar como planta pendente, graças às folhas caídas que lhe dão todo o charme. Robusto e espesso, também pode ser colocado no exterior e é fácil de manter.

aspargus sprengeri

Cultivo
Tolerante ao litoral e a baixas temperaturas. Deve ser cultivado a meia-sombra, em solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Reduzir as regas durante o inverno.

Usar fertilizante mineral NPK 10-10-10 mensalmente durante a primavera-verão, com a metade da dose recomendada pelo fabricante.

Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes. Fazer podas de limpeza, removendo hastes e flores secas.

noite

Se necessário fazer podas de contenção de sua ramagem.