Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




lesma

Lesmas e caracóis são pragas muito comuns em solos úmidos e podem destruir uma planta pequena de um dia para o outro. Comem brotos, hastes e botões florais e botam ovos no substrato, se propagando rapidamente no jardim.

O primeiro passo preventivo é limpar bem o terreno, recolhendo galhos, folhas secas e outros “esconderijos”. Mantenha os vasos suspensos por apoios de parede ou em suportes de ferro que os deixem longe do chão.

A melhor forma de combate é a catação manual, mas use luvas, porque a baba deles pode causar alergia (e também porque eles são nojentos, claro). Se tiver poucos vasos, você pode protegê-los polvilhando sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso, o que cria uma barreira também para as formigas.

Como fazer armadilhas naturais para lesmas
Tanto lesmas quanto caramujos têm hábitos noturnos: no final da tarde, espalhe pelo canteiro pedaços de chuchu ou sacos de estopa embebidos em cerveja. As pragas encontrarão rápido esses alimentos e, em algumas horas, basta recolher as armadilhas e jogá-las fora.

caracol

Última opção contra lesmas: veneno (cuidado)
Caso a infestação ou seu nojo sejam grandes demais, floriculturas e casas agrícolas vendem “lesmicidas”, iscas venenosas feitas com metaldeído, uma substância que atrai e mata essas pestes.

Por se tratar de um produto muito tóxico, manuseie-o seguindo rigorosamente as instruções do fabricante e não descarte a embalagem em lixo comum — leve-a, na validade, de volta ao lugar onde você comprou o veneno.

Sempre é bom lembrar que o metaldeído pode ser muito venenoso para crianças pequenas e pets: peixes, gatos, cachorros, passarinhos, e outros. Então, pense bem antes de recorrer a uma solução tão drástica, tá?

flores  brancas

lírio

Lírios são flores lindas, muito apreciadas por floristas, jardineiros e qualquer pessoa que goste da beleza e da fragrância de flores.

É uma planta originária da Europa, Ásia e América do Norte, mas existem algumas espécies nativas dos trópicos, especialmente regiões elevadas e mais frias. Mais da metade das espécies são encontradas na China e no Japão.

São plantas de bulbo e que fornecem apenas um broto por bulbo de onde saem as flores e folhas. São de porte pequeno e médio e o cultivo é relativamente fácil. Você encontra os bulbos prontos para o plantio e recomendamos que você plante-os no outono ou no início do inverno para que as flores apareçam já na primavera.

Como cuidar de lírios: conheça as três variedades
As três principais variedades de lírios são:

Lírio oriental - Lillium speciosum

Orientais
Essas são as plantas que apresentam flores grandes e com um perfume forte, incomparável.

lirio_asiatico

Asiáticos
Os lírios asiáticos apresentam flores menores, quase sem perfume, mas possuem cores bem variadas e fortes.

Lírios-Longuiflorum-3

Longuiflorum
Os lírios da variedade longuiflorum só florescem nas cores branca e creme e apresentam flores grandes também, ideais para arranjos.

Como cuidar e plantar lírios
Os lírios precisam de muita luz solar e substrato com bom escoamento. Se você for plantá-los diretamente no solo, observe a região do seu jardim que costuma secar mais rápido depois da chuva. Esse será o local ideal.

O local do plantio precisa receber luz solar pelo menos em metade do dia. Lírios plantados na sombra tendem a crescer tortos, pois a planta começa a pender para as áreas mais ensolaradas.

Como dissemos anteriormente, você vai adquirir bulbos prontos para o plantio e eles devem ir para a terra imediatamente depois de comprá-los para garantir uma boa floração. Se não puder fazer isso de imediato, deixe-os na geladeira para evitar que brotem.

Faça buracos no solo com cerca de 10 a 15 cm de profundidade e com um espaço de 15 cm entre um e outro. Jogue um pouco de farinha de osso no fundo do buraco e os bulbos por cima. Regue imediatamente para incentivar o crescimento do bulbo.

O solo ideal é leve e com nível alto de fertilizante. Prepare o solo adicionando uma boa quantidade de areia grossa e adubo orgânico para que ele fique bem drenável e enriquecido com nutrientes.

lírio amarelo

Regas
Os lírios são plantas que não precisam de regas constantes, você deve regá-los somente quando for realmente necessário, pois o bulbo apodrece facilmente se a terra estiver constantemente úmida.

Em épocas mais secas, regue de 2 a 3 vezes por semana e, em épocas mais úmidas, 1  vez por semana é o  suficiente.

Adicionar cobertura vegetal sobre o solo depois do plantio evita que os bulbos ressequem ou que você regue mais do que o necessário. A cobertura vegetal é facilmente encontrada em lojas especializadas em jardinagem, é rica em matéria orgânica e geralmente vendida em sacos.

Podas
A poda dos lírios é importante, especialmente durante o período da floração para manter a planta forte e saudável para os próximos anos. Corte as flores murchas e mortas mantendo pelo menos dois terços da haste intacta.

Você pode deixar os pedaços cortados diretamente no solo, assim as plantas vão absorvendo os nutrientes.

Se você pretende retirar as flores para usá-las em arranjos e vasos, corte apenas um terço do caule, junto com a flor, claro, e deixe a haste fincada no chão para garantir uma boa floração no próximo ano.

lírio-amarelo

Exposição ao sol
Lírios precisam de uma boa iluminação, mas não devem ficar expostos diretamente ao sol nos períodos mais quentes do dia. O substrato não pode secar completamente ou a planta vai desidratar, por isso é bom cultivá-los em locais de meia sombra.

Essas plantas resistem bem aos climas mais frios, em geral eles entram em dormência, perdem parte de suas folhas, mas dificilmente morrem. Depois da hibernação, a planta acorda e produz folhas e flores novamente.

O importante nesse período é caprichar na adubação dando preferência para fertilizantes usados no cultivo de batatas.

Como cuidar de lírios em vasos
Os cuidados com lírios plantados em vasos são muito similares aos cuidados dos lírios plantados diretamente no solo. O vaso deve ficar em local bem iluminado, porém evitando os horários de sol mais forte e o substrato deve ter uma boa drenagem.

É mais difícil que o seu lírio floresça novamente se mantido em um vaso, mas existe sempre a possibilidade de dar certo se você seguir os passos abaixo:
* Continue regando o lírio por mais ou menos 3 meses depois que as flores murcharem e morrerem;

* Pare de colocar água e espere as hastes secarem completamente;

* Quando você perceber que as folhas e hastes estão secas, retire o bulbo da terra, coloque-o em um saco plástico perfurado e deixe-o dentro da geladeira, na parte menos fria, como a gaveta dos legumes;

* Ele precisa ser mantido na geladeira por mais ou menos 4 meses sem choque dos bulbos com outros materiais para não causar danos;

* Passados 4 meses, retire os bulbos da geladeira e plante-os no vaso novamente. Nos primeiros 10 dias eles devem ficar em local fresco e arejado;

* Passados 10 dias, mude o vaso para um local bem iluminado e regue sempre que a terra estiver seca;

* Se tudo der certo, seus lírios voltam a crescer e vão dar flores dentro de 2 a 3 meses.

_lirio-amarelo

Você deve estar se perguntando por que o processo de resfriar o bulbo antes de plantá-lo novamente. Isso é necessário para que a planta “entenda” que o inverno chegou e que ele já pode se preparar para um novo ciclo de vida, dando flores outra vez.

Os lírios são provenientes de regiões de clima bem frio e deixá-los na geladeira faz com que ele entre em dormência, processo necessário para que as flores apareçam bonitas novamente.

Os lírios são flores muito conhecidas em diversos lugares do mundo, talvez só não sejam mais famosos  que as rosas, e agora que você já sabe como cultivar os seus, já está pronto para embelezar o seu jardim.

rio correndo

rosa-do-deserto

As rosas do deserto são plantas belíssimas que vêm encantando pessoas interessadas em jardinagem em diversos lugares do mundo. Por ser uma planta que tem uma aparência única e costuma ser pouco encontrada na natureza, ela desperta a atenção de quem a conhece.

Originária da África, essa planta se parece com uma árvore em miniatura, com raízes aparentes, como se fosse uma árvore frondosa de verdade. Suas flores possuem um tom rosado que pode ou não ser acompanhado de branco. Em alguns casos, as flores saem predominantemente brancas com uma borda rosada.

Essa é uma planta que dá flores o ano inteiro, mas é na primavera que elas ficam mais exuberantes e perfumadas, sendo a espécie perfeita para enfeitar o seu jardim em qualquer época do ano.

Suas raízes são aparentes, sendo mais externas do que internas e partem de um “tronco” central chamado de bulbo. O bulbo é o responsável pelo armazenamento de água nessa planta, o que faz com que ela consiga aguentar muito tempo de estiagem.

rosadodeserto

Preparação do vaso
Assim como as suculentas, as rosas do deserto gostam de água, mas não de solo encharcado, por isso é importante que elas sejam mantidas em um vaso com alto poder de drenagem. Cubra o fundo do vaso com pedras e tela plástica ou TNT para que as raízes não saiam pelos furos.

O substrato ideal é aquele que mistura terra preparada com areia grossa e húmus de minhoca. A proporção deve ser de 2/3 de areia para 1/3 de terra preparada. Isso porque essa planta está habituada com o clima semiárido e altas temperaturas.

Iluminação
As rosas do deserto são plantas que precisam de muita luz do sol direta para se desenvolverem plenamente. Você pode até mantê-la em uma situação de meia sombra, mas ela pode não dar uma floração tão exuberante.

Prepare-se para oferecer pelo menos 6 horas de sol por dia para a sua planta ou ela pode ter um desenvolvimento insuficiente e ficar torta para um lado só enquanto procura por mais luz.

Temperatura
Essa planta não gosta de frio, portante evite deixá-la em ambientes muito úmidos ou que tenham ar condicionado, caso ela fique dentro de casa. Para a rosa do deserto, quanto mais sol e calor, melhor.

Em baixas temperaturas ela fica dormente, com metabolismo lento e caso já tenha florido, as flores caem e as folhas ficam amareladas.

rosa-do-deserto-matizada-branca-e-rosa

Podas
As podas são muito importantes para que a sua planta floresça com mais facilidade e também para dar forma a ela. Você pode usar recursos que os produtores de bonsais utilizam, como envolver os galhos com arames e ancorá-los com barbante, para dar o formato desejado na planta.

Adubação
Como essa planta precisa de um vaso com drenagem alta, com o tempo certos nutrientes acabam se perdendo. Por isso é preciso fornecer adubação e garantir assim que ela se desenvolva bem e forneça mais flores ao longo do ano.

Os fertilizantes não devem ser aplicados diretamente nas raízes ou quando o substrato estiver totalmente seco, pois ele pode queimar as raízes e fazer com que as folhas caiam. Uma dica é usar o Forth Cactos para ter bons resultados com a sua rosa do deserto.

Regas
As rosas do deserto precisam de água, viu. Você só não pode exagerar para não apodrecer suas raízes e matar a planta. Uma das formas de saber se a planta precisa de água é apertar o bulbo de leve, se ele estiver murcho significa que a planta está desidratada.

Outra maneira de saber se a planta deve ser regada é verificar se o solo está úmido. Só molhe a planta se o solo estiver bem seco.

rosadodeserto

Salvando uma planta que apodreceu
Se você descuidou das regas e a sua planta apodreceu, tenha calma, pode ser que ainda haja salvação. Retire a planta da terra, limpe todas as raízes e com uma colher elimine todas as partes apodrecidas.

Pendure a planta num local com sombra até que cicatrizem todos os cortes. Isso vai levar de 5 a 6 dias. Depois replante o bulbo num vaso com um substrato novo e deixe-a mais uns 3 a 4 dias na sombra.

Aos poucos, vá colocando sua planta no sol e acompanhe o desenvolvimento dela. Não se preocupe se as folhas caírem durante esse processo, é normal.

Adaptação a um novo ambiente
Logo que você compra a rosa do deserto, de um viveiro ou de um mercado, é normal as folhas ficarem amareladas e as flores caírem. Isso acontece porque a planta mudou de ambiente drasticamente, mas não se preocupe.

Não é necessário mudá-la de vaso ou receber adubo nesse período de adaptação, espere até que a planta demonstre crescimento.

rosadodeserto
Cuidados com o manuseio
Apesar de ser uma planta exótica e linda, a rosa do deserto é extremamente tóxica. Há séculos a sua seiva é usada como veneno em lanças e flechas pelos nativos do continente africano.

Eles fervem a planta por 12 horas até retirar todo o extrato e a viscosidade resultando desse processo é um veneno altamente concentrado.

Todo cuidado é pouco, portanto sempre use luvas ao manusear a sua planta, especialmente ao fazer a poda e saiba que o veneno dessa planta pode levar crianças ou animais à morte. Se você tem animais de estimação que costumam ser curiosos com plantas, não é recomendável ter uma rosa do deserto em casa.

Uma curiosidade acerca dessa planta é que no seu ambiente natural, ou seja, quando em crescimento livre no solo e clima adequado, ela pode atingir até 4 m de altura e 1 metro e meio de diâmetro. Além disso, essa planta pode alcançar preços altos no mercado.

Uma espécie com modelagem aprimorada pode chegar a custar R$ 1000,00 e o número de colecionadores e associações só aumenta.

rosa-do-deserto

A rosa do deserto é uma planta diferente de tudo o que você já viu. Se você se sente seguro para adquirir uma e começar os cuidados com a sua, comece agora mesmo a cultivar!

Ela vai lhe dar flores lindas na época da floração e vai render comentários de quem visitar a sua casa e conhecer essa espécie tão exótica.

em-dois-minutos1

flordemaio3

A flor-de-maio é uma planta nativa da região norte do estado do Rio de Janeiro do Brasil, sendo encontrada em um local muito específico do estado.

É uma planta herbácea epífita e suculenta, que pode ser cultivada em vasos à sombra ou meia sombra. Suas flores são muito ornamentais e são bastante conhecidas por esse motivo, tendo cores vermelhas, rosas, brancas ou amarelas. Tem preferências por terra orgânica e que seja bem drenada, mas prefere clima quente e úmido.

Independentemente do seu nome, suas flores começam a aparecer no mês de abril, e se estende até o mês de julho. As flores-de-maio são cactáceas de formate e cores em tons de dégradé bem exóticas.

No mês de maio chegam as flores, na verdade há flores durante o ano inteiro no Brasil, devido ao clima tropical (quente e úmido), mas é no mês de maio que aparecem as flores de cores mais exóticas que encantam visitantes e expositores em diversos lugares do país.

Schlumbergera-truncata11

Dentro dessa espécie, o que ninguém sabe nem desconfia é que a flor-de-maio pertence a família Cactaceae, entretanto não chega a ser um cacto como os que nós estamos mais acostumados a ver, verdes, altos e cheios de espinhos.

Isso se dá devido a essa planta ter surgido do cruzamento entre duas variedades de cactáceas a Schlumbergera e a espécie Z. truncatus buckleyi, sendo ambas nativas do Brasil.

Na flor-de-maio, os talos se bifurcam enquanto que na ponta dos ramos pendentes as flores aparecem. A planta floresce durante vários meses ao longo do ano, mas ela tem esse nome popular devido ao seu ápice de floração que acontecem mesmo durante o mês de maio.

Suas flores têm forma de capuz, com aproximadamente 7 cm de comprimento e cores que variam do lilás ao branco.

Cultivo
A planta não exige muitos cuidados na hora do cultivo, logo depois de sua floração ela entra em repouso, uma espécie de descanso. Nesse período o solo deve ser mantido seco e sem adubação, uma rega de 10 em 10 dias é o suficiente.

Neste período é importante salientar que a troca de vaso deve ser feita caso queira fazer mudas para replantá-las.  Para retirar, basta arrancar um pequeno ramo e misturar em terra bem adubada junto com areia grossa, e durante a primavera inicie uma adubação e as regas devem ser mais frequentes, uma ou duas vezes ao longo da semana.

Essa planta tem preferências por lugares bem iluminados e se possível com sol direto. Por isso ela deve ser usada como decoração apenas depois de já florida, caso contrário não se desenvolverá. Mesmo dessa forma, é preferível colocá-la em local onde haja bastante incidência de luz.

Schlumbergera-truncata-branca-

Cuidados
Por ser um membro da família dos cactos, essa planta se torna também muito resistente à seca. É uma planta que permite fazer mudas muito facilmente, apenas destaque um pequeno pedaço dela, como um raminho, que é chamado por quem entende do assunto e especialistas de artículo, e aonde for plantá-la misture terra comum com terra vegetal.

Antigamente elas eram mais cultivadas em vasos de xaxim, que hoje se tornou proibido por ser incorreto ecologicamente. Hoje se encontram no mercado especializado vasos de fibra de coco, que embora seja um pouco caros, garantem uma maior adaptabilidade das plantas.

Os cuidados necessários para manter a flor-d0- maio saudável e bonita, são quase os mesmos que se deve ter com um cacto, como ela é resistente a períodos mais secos, não é necessário fazer a rega comumente como se faz com outras plantas.

A cada 40 dias, aproximadamente, é recomendável fazer uma adubação. Existe o fertilizando NPK 04-14-08 que pode ser encontrado em casas especializadas de fertilizantes. Vem em uma caixinha e ele é todo em forma de bolinhas, as instruções do verso devem ser seguidas para que a adubação não prejudique a planta.

Schlumbergera-truncata1

Nesse tipo de planta, quando você rega muitas vezes, pode ser que suas raízes apodreçam e isso prejudica todo o desenvolvimento da planta podendo até matá-la. Mas também não deixe que a sua planta morra de sede, ela é resistente a períodos secos mas não significa que ela vive sem água (nenhum ser vivo vive sem água).

Portanto, sempre que perceber que a terra está seca, jogue uma quantidade de água significativa, mas não para encharcar, coloque antes do ponto de encher o pratinho embaixo, isso pode ajudar no apodrecimento das raízes.

Em habitat natural é uma planta que exige pouco em relação à qualidade de terreno, pois se instala em qualquer lugar da terra, troncos ou pedaços de madeira em que possa se agarrar.

Uma dica importante na hora de replantar, principalmente se você for utilizar sementes no plantio, é usar uma garrafa pet, cortada ao meio, dessa forma você encaixa a garrafa no vaso e deixa a semente em uma espécie de estufa, o que ajuda a quebrar a dormência da semente mais rápido, assim você economiza algumas semanas.

Depois que a planta já tiver germinado, quando começa o processo de desenvolvimento de plântula e tudo o mais, deve-se ter mais cuidado com adubação e rega, procure se informar sobre essa espécie para não cometer erros.

flor-de-maio13

Pesquise e fale com quem tenha plantado, ou cultiva a flor-de-maio, mesmo que ela não seja exigente com cuidados, algumas precauções devem ser levadas em consideração para manter a sua planta saudável e sempre bem florida.

Essa planta é muito recomendada para dar de presente, pois transmite audácia e sentimentos belos que uma pessoa possa sentir, já que Maio é o mês das mães, é uma ótima dica de presente para presentear a pessoa que a gente mais gosta.

Mas também é indicada para presentear representando o amor em suas diversas formas. Seja para mãe, esposa, filha, irmã, flores sempre representam algo especial, ou sentimentos que devem ser significativos de uma pessoa para alguém especial.

chuvas-1