Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




enraizamento

Plantar com mudas na água se torna uma excelente alternativa para manter seus vasos e hortas sempre renovados

A reprodução de plantas deve ser realizada utilizando as sementes e ainda o método vegetativo no qual é permitido ter amostra de uma parte particular da planta como as estacas, galhos, folhas e rebentos. Em algumas qualidades de planta é possível que o enraizamento seja mais fácil. Vale ressaltar que esse procedimento é bem diferente do processo da hidroponia.

Para fazer esse processo é muito prático. Contudo, é preciso algumas ações importantes para que tudo corra bem.

Acompanhe esse passo a passo
* 1: tenha uma planta de sua preferência e que seja adulta e saudável. Esse método funciona melhor com enraizamento na água com as hortaliças de caule flexível. Porém em plantas com talos fibrosos como o alecrim, o procedimento de estaquia trabalha com mais eficácia quando colocada diretamente na terra ou no substrato.

* 2: todas as manhãs regue sua planta ou no final do dia. Espera cerca de 1 hora rega para que o caule tenha uma adequada reserva de água. Em seguida, corte os galhos com dimensão de 10 e 15 cm, em casos de muda de manjericão ou hortelã, o tamanho precisa ser em torno de 5 e 8 cm.

* 3: prefira recipientes de vidro, pode ser um copo, xícara, jarra ou um vaso, limpe-os  e preencha com água limpa.

* 4: ponhas esses galhos que foram cortados no recipiente e note  onde a água encosta. A seguir, retire o galho, removendo as folhas que ficam no caule para que fique submersa. Isso ajuda para que as folhas não decomponham. Após isso, coloque-as novamente dentro do recipiente.

* 5: mantenha esse recipiente em um lugar fresco , que tenha somente luminosidade e resguardado do sol. Troque essa água em três dias, impedindo que a água fique turva e impedindo a manifestação de mosquitos e insetos.

enraiz.

Plantas que enraízam com mais facilidade
Muitas plantas como a cebolinha, hortelã, manjericão, salsinha, melissa, por exemplo, têm o caule mais macio o que permite a germinação muito mais rápida e fácil.

Quando se trata de qualidade semi-lenhosas, como o alecrim, podem enraizar na água, entretanto vai demorar mais do que as outras, pois requer mais tempo.

Tempo de enraizamento
O tempo para que elas enraízem acontece cerca de  7 e 15 dias, apesar disso, pode ocorrer variações de tempo dependendo da espécie em questão.

Podemos citar como exemplo o manjericão que por ter um caule mais flexível, enraíza mais rapidamente do que o hortelã.

Faça você mesmo esse método
Depois dessas dicas faça em casa esse método para enraizar suas plantas na água. Depois que o caule estiver forte é quando já esta pronto para ser plantado.

Com esse procedimento você pode cultivar muitas outras qualidades de plantas. Além dessa, tem outras técnicas. As hortaliças também podem servir para fazer a hidroponia.

janel409

bougainvillea

A Bougainvillea destaca-se pela três proeminentes brácteas que rodeiam cada uma das suas pequenas flores cremes ou amarelas.

Embora a cor mais comum desta trepadeira seja o violeta, também é frequente encontrar variedades em vermelho, branco ou alaranjado a decorar fachadas do litoral mediterrânico ou atlântico.

É nestas zonas que melhor se adapta porque o clima favorece a adaptação e o desenvolvimento.

Adora o Sol pleno e prefere as paredes próximas da costa e orientação a Sul mas também pode ser cultivada em vasos ou como pequena árvore. Plantada sobre o terreno pode converter-se num exemplar muito volumoso, com ramos fortes e espinhosos até 10/12 m de altura.

Por isso, é necessário ir atando os ramos à medida que vão crescendo para que fiquem pegados à parede ou a outra estrutura escolhida. As duas espécies mais comuns de Bougainvillea são a B. spectabilis e a B. glabra.

Bougainvillea  spectabilis

Bougainvillea_Glabra

A primeira, uma planta doméstica, é utilizada em interiores, enquanto a segunda não admite tutores e é mais utilizada em exteriores.

Mas as suas características são muito parecidas: ambas têm grande porte, rápido e fácil desenvolvimento, folhas perene, ovaladas e de consistência semi-carnosa e enormes raminhos de brácteas florais que se agrupam no ápice dos ramos desde o início da primavera até ao inverno.

A Bougainvillea é uma planta resistente e muito forte  e pra quem está começando nesta arte de criar bonsai, se torna uma ótima idéia para começar a plantar. Ela exigirá muito pouco de você.

Os jardineiros de plantas amam ou odeiam, amam por que elas florescem o ano todo e odeiam por conta de seus longos e pontudos espinhos.

Manutenção
Sol pleno
A Bougainvillea necessita abundante luz e Sol, embora em regiões muito quentes pode estar em zonas de Sol/sombra.

Se plantar diretamente no terreno, coloque ao abrigo de uma parede orientada a Sul. Em vaso, necessita de muito sol.

bougainvillea

Plantio
Na primavera
. A melhor altura para fazer a plantação é na primavera, quando o solo está quente. Escolha um dia sem muito calor ou neblina e regue abundantemente a planta depois de colocada.

Solo
Deve ser fértil e bem drenado. A Bougainvillea não é muito exigente quanto ao tipo de solo, embora prefira os terrenos soltos, férteis e que não retenham água em excesso. Aplique terra vegetal ou turfa todos os invernos.

Rega
Regular no verão. Precisamos estar bem atentos na hora de regar a Bougainvillea. Se a rega for intensa, ela vai florescer pouco. Da mesma maneira, se for pouca perderá seus botões. Então, aconselha-se que se molhe um dia sim e o outro não, mas sempre ir observando. Quando você perceber que estão murchando, molhe o mais rápido possível.

À medida que vão baixando as temperaturas terá que espaçar as regas e no inverso apenas tem que lhe proporcionar água quando a terra estiver completamente seca.

Durante os meses mais quentes agradece pulverizações frequentes na folhagem.

buganv

Multiplicação
Sua multiplicação acontece com a  alporque, estaquia e através de sementes; pode ter de tentar com vários ramos, mas em 4 a 6 semanas esta planta cria um bom sistema radicular.

Embora se trate de uma tarefa difícil, faça estacas com 7 cm de comprimento dos ramos mais jovens no verão e com 15 cm dos ramos mais maduros, no Inverno.

Coloque para enraizar em substrato bem drenado e arenoso e com temperatura de 22-24ºC no verão.

Outros cuidados
Adube, pode e proteja. Durante a época de floração, junte adubo líquido ou granulado à água da rega uma vez por semana.

Também tem que podar com frequência para controlar o crescimento rápido. Não suporta as baixas temperaturas, por isso se vive numa zona de invernos frios, deve proteger a planta com plásticos ou levá-la para a estufa.

Prevenção e cura de doenças
Teias de aranha? Molhe a folhagem
O calor e a seca fomentam o ataque de ácaros como o aranhiço vermelho. Os sintomas são encarquilhamento das folhas, que antes de caírem passam de verde a amarelo e castanho e as teias de aranha.
Solução: Para prevenir, aumente a umidade da planta regando por aspersão ou pulverizando. Para curar, aplique acaricida.

Folhas com verrugas? Trate com álcool
Trata-se de cochonilhas, insetos muito prejudiciais que chupam a seiva da planta até a esgotar. Durante o ataque, segregam um melaço sobre o qual podem surgir vírus e fungos
Solução: Se forem poucas, podem ser retiradas uma a uma com um pincel ou com algodão impregnado em álcool. se o ataque for massivo, aplique um bom inseticida.

Bolor esbranquiçado? Reduza a rega
O oídio manifesta-se em forma de manchas brancas que apodrecem e podem provocar a morte da planta. Surge quando a rega é excessiva ou quando se molham sistematicamente as folhas ou as flores.
Solução: Corte as zonas afetadas e aplique fungicida.

Folhagem deformada? Umedeça o ambiente
A mosca branca chupa a seiva dos tecidos jovens (flores e folhas), que deforma e impregna com uma substância pegajosa que pode dar lugar à ferrugem.
Solução: Eleve a umidade ambiental com regas ou pulverizações periódicas. Recorra a inseticida.

Época de reprodução: Primavera ou Verão

Bougainvillea

Transplantação
Atente para realizar mudas quando a Bougainvillea estiver nova, transplante-a anualmente em Fevereiro, mudando o adubo e vasos. De maneira que, as mais antigas precisam ser mudadas, em pelo menos, de dois em dois anos. Ela prefere ficar à luz do sol, mas nada de exageros para que sua folhagem não adoeça.

As plantas, assim como os seres humanos devem ser tratadas com muito carinho para que tenham um bom desenvolvimento.

Para que tenham bom desempenho em vasos, precisam ter acima de 80 cm de diâmetros, elas precisam de espaços para as raízes.

olhodeágua