Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




caladium

Hoje em dia a quantidade de plantas ornamentais que existem no mundo é bastante grande. Pesquisadores vêm descobrindo novas espécies para tal fim e a maioria delas possui as folhas como elemento principal na decoração. Este é o caso do caládio, predominante nas regiões tropicais como o Brasil.

A planta pode decorar jardins mais amplos. Porém, há quem diga que ela também é uma ótima opção para ambientes internos. Seja lá qual for a sua principal função, é hora de saber todas as informações sobre a caládio.

Informações botânicas
Os nomes populares dessa planta são dos mais diversos, ela pode ser conhecida popularmente como Caládio, tajá, taiá e coração-de-jesus. Da família Araceae a espécie é considerada bulbosa. Sua origem é brasileira e pode se adaptar a toda a região tropical do sudeste do país.

Quase toda a América Tropical é presenteada com a presença dessa planta tão ornamental quanto todas as que já existem em território nacional. Seu ciclo de vida é considerado anual e a cada ano que se passa, novas flores e folhas surgem na espécie.

120-Caladium_bicolo

A planta bulbosa conhecida por tinhorão possui todas as folhas muito ornamentais devido ao aspecto físico da mesma. As folhas costumam ser grande e rajadas possuindo diversas tonalidade para design de exteriores e interiores.

A folhagem também pode aparece de forma  pintalgada, com cores que englobam o branco, rosa, verde e o vermelho. A importância ornamental das folhas é primária, diferente do que ocorre com as flores da espécie.

As flores do tinhorão têm uma importância ornamental quase que secundária, apesar de serem consideradas muito belas.

Estudiosos sempre comparam as flores da planta com o famoso  lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi). Elas crescem também em diversas tonalidades, sendo brancas ou esverdeadas na maioria das vezes.

Vale lembrar que as inflorescências podem ser também pintalgadas, assim como a folhagem da planta. É na época do verão que as flores começam a aparecer e ao longo do ano, elas vão se desenvolvendo maravilhosamente com o cultivo correto.

Caladium

Cultivo
Como existem mais 1000 variedades de tinhorões no mundo, existem também muito tipos de cultivos diferentes que vão depender de cada variante. Por isso, os pesquisadores costumam afirmar que várias das espécies podem decorar jardins e quintais, pequenos ou grandes.

Mesmo assim, grande parte das variações da espécie também pode ser cultivada em locais internos, desde que se adaptem a quaisquer condições. A espécie é ótima para formar grandes maciços e bordaduras, além de poder ser plantada em vasos de vários tamanhos e jardineiras  para enfeitar qualquer ambiente.

Curiosidades
A tinhorão é uma espécie de comportamento exótico e misterioso e que muitas vezes pode alterar a sua forma de desenvolvimento. Na época do inverno a planta entra em processo de repouso e aparenta estar morto. Porém, na primavera, a espécie começa a formar lindas brotações.

No período de descanso da espécie, as adubações devem ser devidamente suspensas. É nesta época também que os bulbos podem ser removidos da planta e guardados em locais bem secos, sombreados e frescos.

Caladium-x-hortulanum

Toxidade
A espécie pode ser considerada bastante tóxica por causa de uma substancia danosa que existe em sua bela folhagem. Por isso, é preciso tomar muito cuidado na hora de cultivar a espécie, especialmente se esta for colocada em ambientes externos, onde há a presença de crianças.

Por causa da grande concentração de  cristais de oxalato de cálcio e saponinas na folhagem é preciso estar sempre atento durante o desenvolvimento do caládio, manuseando a planta de forma segura. As maiores consequências do contato de mãos humanas, ou da pele em geral, com a substância presente nas folhas da espécie são a intensa ardência, inflamação e vermelhidão nos olhos ou nas mucosas da pele que entrarem em contato com o oxalato de cálcio.

Quando a planta, por algum acaso, é ingerida, pode causar um grave edema de glote. Este pode acabar provando um quadro de asfixia e a morte posterior. Por isso, mantenha o caládio afastado de crianças pequenas e animais domésticos que possam vir a ingerir algumas das folhas da espécie.

Caladium-bicolor

Plantio
Apesar de todos os cuidados que se deve ter com a espécie, ela é de fácil cultivo, não sendo considerada uma planta exigente.

Para que o seu plantio seja feito de forma correta em qualquer local da casa, basta seguir as seguintes instruções.
* Primeiro, pesquise sobre a variedade com que você está lidando para plantar. Depois que todas as características da espécie forem bem observadas, procure colocar os vasinhos ou a própria planta sob luminosidade difusa, pleno sol ou meia-sombra. Essas condições só serão estabelecidas corretamente quando a variedade de caládio for identificada.

* Leve a mudinha a um solo bastante fértil, totalmente enriquecido com muita matéria orgânica. A terra deverá ter leveza para que a planta cresça com saúde. Mesmo assim, as regas devem ser regulares para que o desenvolvimento não seja prejudicado, mesmo com o solo estando nas condições adequadas ao plantio de qualquer variedade de caládio.

* A umidade é uma das condições mais favoráveis para o crescimento sadio do caládio. Mesmo assim, a espécie não tolera qualquer tipo de encharcamento. Portanto, na época de chuvas constantes, procure diminuir a quantidade de regas diárias. Se a planta for cultivada em ambientes internos, mantenha a quantidade de regas de forma constante.

* A multiplicação da espécie é feita de diversas maneiras: Uma das principais formas é a multiplicação por seus bulbos. É quando a planta entra em seu período de repouso, que ela começa a de se propagar. É preciso tomar cuidado para que ela não se torne invasiva.

folhas no outono