Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Esfagno

Sphagnum é um tipo de musgo da família Sphagnaceae que agrupa cerca de 160 espécies em todo o mundo, podendo ter a cor verde ao vermelho.

Ele nasce espontaneamente em beira de lagos e riachos formando as turfas, ou seja, um material parcialmente decomposto, encontrado em camadas.

Apresentam grande importância ecológica, uma vez que reduzem o processo erosivo, atuam como reservatórios de água e nutrientes; oferecem abrigo a microorganismos e são viveiros para outras plantas em processo de sucessão e regeneração.

Uma das características do musgo esfagno é que ele pode atuar como um tipo de substrato para as raízes das plantas. Por ser muito eficiente em absorver e reter umidade e nutrientes, ele acaba sendo uma das principais opções de substratos para orquídeas e plantas carnívoras na jardinagem.

sphagno

Outra vantagem do esfagno para os cultivos comerciais é que ele é um material extremamente leve, o que favorece o transporte e venda dos vasos prontos.

Como o musgo esfagno se reproduz no seu tempo e para poder usá-lo é preciso extraí-lo do seu habitat natural, é claro que as consequências para o meio ambiente são notórias. Com o aumento da demanda do cultivo no mercado, o consumo do esfagno é intenso e não respeita os limites naturais de sua reprodução.

Isso significa que dentro de algum tempo, o musgo esfagno pode entrar em extinção. É por isso que no Brasil, ele é protegido legalmente e a extração do mesmo é proibida.

Qualquer anúncio de musgo esfagno nacional é ilegal, então é bom manter a atenção na hora de comprar.

O principal país fornecedor desse tipo de substrato para o Brasil é o Chile, e os musgos esfagnos chilenos costumam ser reconhecidos pela qualidade e vida útil mais prolongada.

janela-neve

filipendupa venusta

A Filipendula é um gênero de apenas 12 espécies da família Rosaceae, nativa do nordeste e centro dos Estados Unidos e do sudeste do Canadá.

Prefere sol pleno ou sombra parcial e solo úmido, mas tolera solo mais seco em um local mais sombrio. Cresce alto e firme e produz flores minúsculas e rosadas acima das folhas pontudas.

Planta muito atrativa, produz cachos de flores cor-de-rosa ou pêssego, perfumadas  o verão. As inflorescências da Filipendula são panículas que possuem entre 200 e 1.000 pequenas flores em caules de 1 a 2 m.

Atinge até 2 m, crescendo em grupo, com cachos atraentes e perfumadas, contendo centenas de pequenas flores em tons de branco ou rosa que atraem borboletas e insetos.

Os americanos usam a raiz na medicina tradicional para o tratamento de vários problemas de coração e também como erva afrodisíaca.

Filipendula rubra venusta

A raiz tem um elevado teor de tanino e funciona como adstringente no tratamento de erupções cutâneas.

A rainha-da-pradaria é cultivada como uma planta ornamental para paisagismo e flor de corte. Necessita de umidade, regas constantes e sol, crescendo muito bem na beira dos rios.

As plantas é intolerante à seca não, podem secar totalmente durante o verão, pois não brotam de novo.

Apresenta melhor desempenho em pleno sol, ou sombra parcial, em solos férteis, ricos em húmus, úmidos, mas bem drenados.

Fácil de cultivar, requer poucos cuidados e é livre de pragas e doenças. Propaga-se por sementes ou divisão de touceiras, na Primavera

janel427