Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




plantas

Se você gosta de flores e plantas, mas não tem um jardim amplo para cultivá-las, saiba que é possível sim ter lindos vasos com plantas em casa. O truque é investir nas plantas de sombra que se adaptam super bem dentro de casa e no jardim de inverno, onde os raios de sol não chegam.

O maior benefício de ter plantas de sombra em casa é que elas melhoram a qualidade do ar, além de deixar o ambiente muito mais charmoso e aconchegante.

Para você aproveitar todos os benefícios das plantas que gostam de sombra, hoje vamos falar sobre as principais espécies de plantas ornamentais de sombra e dicas de como cuidar de cada uma. Confira e escolha as melhores plantas de sombra para sua casa, home office ou estabelecimento comercial.

Quais são as plantas que gostam de sombra?
Antes de ser focado o assunto “plantas que gostam de sombra”, você precisa saber que as plantas são classificadas em 3 categorias: pleno sol, plantas meia sombra e plantas de sombra total.

rabo-de-gato (Acalypha reptans)

* Plantas pleno sol: Essas plantas precisam da incidência direto dos raios solares ao menos 4 horas ao dia para continuarem fortes e bonitas;

flores-de-meia-sombra

* Plantas de meia sombra: Esses são os tipos de plantas que gostam do sol apenas no período da manhã e no fim da tarde. Se for um sol muito forte, diretamente nelas, as plantas de meia sombra murcham;

asplênio

* Plantas de sombra total: As plantas que têm como habitat natural a sombra total. Elas precisam apenas da luminosidade indireta para desenvolverem.

É importante conhecer essas classificações para, ao comprar uma planta, saber certinho quais são as plantas ornamentais de sombra que são adequadas para o local que você pretende colocar. É muito mais prático!

Hoje, o assunto é  falar apenas das plantas de meia sombra e das plantas de sombra total, que são as mais práticas de cuidar no dia a dia, principalmente se você colocá-las em lindos caixote de madeira para incrementar a decoração. Confira abaixo.

croton

Cróton
As plantas de sombra cróton são conhecidas pelas folhas grandes e coloridas, mesclando tons de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja.

Você pode colocá-la próximo a uma janela, para receber um pouco de luz durante o dia, ou em algum ambiente com luz indireta – ela cresce linda de ambas as formas.

Cheflera

Cheflera
Se você quer ter plantas de sombra super práticas para cuidar, então tenha a cheflera. Você pode plantá-la em vasos ou no jardim. Na primavera, florescem florzinhas amarelas nela, fica ainda mais bonita.

samambaia

Samambaia
A samambaia é uma das plantas meia sombra mais usadas na decoração de casa. Por conta de suas folhas longas e pendentes, geralmente bem volumosas, você pode colocá-las no alto, em vasos suspensos.

Evite colocá-las em lugares que batem muito vento, isso acaba queimando as folhas mais jovens.

iuca

Iuca
A iuca tem folhas longas, rígidas e pontiagudas. Elas se adaptam muito bem a ambientes internos; porém, tenha cuidado com o excesso de água, pois ele provoca o apodrecimento das raízes.

arvore-da-felicidade

Árvore-da-felicidade
Há quem acredite que, ganhar uma dessas plantas de sombra, traz harmonia e sorte para casa. A árvore-da-felicidade possui folhas pequenas e delicadas e para mantê-las com o lindo tom de verde escuro, é preciso usar tutores de madeira e mantê-la num ambiente com luz difusa. Porém, sem ar condicionado, longe da fumaça de cigarros e vento em excesso.

Zamioculca

Zamioculca
Você quer colocar uma planta no corredor, mas não encontra uma espécie que sobreviva ao ambiente escuro? Então a zamioculca é perfeita para você!

Essa planta se destaca pela beleza das folhas super brilhantes e resistência. Até mesmo ambientes com ar condicionado pode tê-las. Porém, essa não é do tipo de plantas que gostam de sombra e umidade, então tenha cuidado para não regar em excesso.

PEPEROMIA ZIELONA

Peperômia
Essa é uma das plantas que gostam de sombra e umidade. Ela possui um aspecto delicado, em formato de coração. Ótimo para plantio em jardins verticais ou vasos suspensos, ela fica ainda mais bonita em vasos suspensos.

ciclanto

Ciclanto
O ciclanto é uma das plantas de sombra que possuem folhas grandes e exuberantes. Ela também é uma das plantas que gostam de sombra e umidade, então deixe o solo sempre úmido para que a planta permaneça bonita.

mini-cactos

Mini-cacto
O mini cacto, ao contrário do cacto grande, não deve ser exposto à luz direta. Eles se adaptam muito melhor em ambientes internos e bem iluminados. Geralmente, as regas são semanais, porém, sempre verifique o solo das plantas de sombra para saber se precisa de mais água ou não.

chamaedorea-elegans-

Camedorea-elegante
A camedorea é uma palmeira elegante e super charmosa para decorar ambientes internos. Evite deixar essas plantas de sombra próxima de ambientes com luz direta, como a janela, pois o sol queima suas folhas longas e brilhantes.

Além disso, também é importante deixá-la longe de ambientes com ar condicionado e muito vento. Sempre que você notar que as folhas das plantas de sombra estão muito secas ou amareladas, aumente a quantidade de água, pois ela precisa de umidade.

Quais são as plantas de sombra com flores?
Sim, você pode usar as plantas de sombra com flores para decorar sua casa também. Existem espécies lindas para você decorar sua casa com muito requinte.

Veja abaixo quais são as plantas de sombra com flores e dicas imperdíveis para cada uma delas!

Sophronitis Cernua

Orquídea
A orquídea é uma das plantas de sombra com flores mais lindas que existem! Ela se destaca pela beleza e cores vibrantes. Regue ela com moderação, sempre que perceber que as folhas estão um pouco secas.

violeta

Violetas
A vantagem das plantas de sombra com flores da espécie violeta é que você pode cultivá-la em vasos pequenos, apenas para decorar a casa. Se você quer um detalhe na janela, como uma floreira, pode apostar nas violetas sem medo. Fica lindo!

Como cuidar de plantas de sombra para vaso?
Você acabou de comprar lindas plantas de sombra para vaso e não sabe como cuidar delas? Calma, vamos te ensinar direitinho como cuidar das plantas de sombra. Confira!

O primeiro passo é deixá-la longe da luz direta com o sol. Deixe suas plantas de sombra em ambientes que recebam iluminação indireta, elas desenvolvem muito mais. Ah, e se você tiver plantas de meia sombra, coloque-as em ambientes que recebam apenas a luz da manhã ou do final de tarde. Algo bem suave e que não atrapalhe o desenvolvimento delas.

Além disso, o excesso de água é algo que atrapalha as plantas de sombra para vaso. As plantas de sombra geralmente possuem um armazenamento próprio para água, e não é necessário regá-la várias vezes na semana.

Para não errar na quantidade de água, verifique qual é a espécie das plantas ornamentais de sombra e regue de acordo com as recomendações.

Além disso:
* Evite deixar as plantas de sombra próximas ao ar condicionado ou perto de aquecedores, isso estraga as plantas;

* É importante adubar a planta com frequência para ela sempre ter nutrientes para retirar da terra;

* Sempre tire folhas mortas, secas ou amareladas, para não afetar a estrutura das plantas de sombra.

florlago

coleus5

Os nomes são muitos, mas o cóleus é uma planta de personalidade, com uma imensa variedade de formas de folhas e cores e que deixa qualquer jardim muito mais feliz e colorido.

Cóleus tem muitas variedades
Típica planta vintage, daquelas que nossos avós tinham no jardim de suas casas, o cóleus ou coração-magoado (Solenostemon scutellarioides) tem tanta variedade que fica difícil escolher um só.

Existem mais de 300 variedades e cultivares dessa planta. Desde a “versão clássica”, que dá o nome de “coração magoado” pelas manchas avermelhadas, as opções de cores e formas das folhas dessa querida planta são tantas que dá trabalho até para colecionadores.

Com folhagens de vários tamanhos, as bordas das folhas podem ser bem marcadas ou com contornos mais suaves, mas sempre com seus recortes característicos.

Quando o assunto são cores, você encontra folhas de cóleus com manchas totalmente roxas, vermelhas, lilases, amarelas, tons de verde e até mesmo uma de uma cor tão profunda, que é quase negra, a “Dark Chocolate.

Cultive a planta no sol ou meia sombra
De origem asiática, o cóleus gosta de clima úmido e bastante sol. Se você vai cultivar numa região brasileira onde o sol é bem intenso, plante o cóleus em meia sombra (4 horas de luz solar).

Agora, se os raios solares não são tão forte durante o ano, pode colocar a planta em sol pleno (8 horas) que ela agradece.

Coleus x blumei 'Palisandra'

Como reproduzir o cóleus
Reproduzir o cóleus é bem fácil. Basta cortar algumas ponteiras da planta, escolhendo sempre as de folhas mais bem formadas e sem manchas ou sinais de pragas e doenças.

Mergulhe as ponteiras em um balde com água. Depois de resfriadas, as folhas são cortadas pela metade, descartando as pontas. Com menos superfície de folha, a planta não desidrata.

A parte final é passar enraizador no caule e colocar as ponteiras no substrato. Em cerca de 2 ou 3 meses, as plantas estão com o tamanho ideal para serem transplantadas para vasos maiores ou seu jardim.

coleus

Enraizador em pó ou líquido?
Tanto faz, vai depender de quem usa. Normalmente, por causa do grande volume, produtores usam a versão em pó, comercializada em sacos.

Já quem vai fazer suas mudinhas em casa, a versão do enraizador líquido é mais fácil de encontrar e vem na quantidade certa.

Dilua uma tampinha do enraizador em meio copo de água (cerca de 150ml). Em 10 dias, as ponteiras já começam a enraizar.

trovador

folhas secas

Imagine um quintal com o chão lotado de folhas secas. Pegue uma vassoura (ou um rastelo), junte todas as folhas e, o que você tem? Um tesouro!

Algumas dicas de como usar as folhas secas em nosso jardim.Você nunca mais pensará em jogar esta fartura de material orgânico no lixo.

folhas-em-estado-de-decomposicao

Dica 1: compostagem
A única forma de ter uma composteira sem odores desagradáveis é cobrindo as sobras de alimentos. Aquele montão de cascas e talos de vegetais, bagaços de frutas e folhas feias de hortaliças são o que compõem a matéria úmida de uma composteira.

E, a regra é sempre essa: para cada uma parte úmida, duas partes de matéria seca. É aí que entram as folhas que você recolheu do jardim, ou da praça, rua, e até mesmo, aquela palhinha restante do corte do gramado. Um truque na falta de folhas e gramas: pode usar também serragem ou folha de jornal picada como matéria seca.

Dica 2: adubação
Aquela folha seca rende um ótimo componente para adubar o solo. Se você conseguir triturar um pouco as folhas, melhor ainda, e se for aquelas bem duras, com bastante nervuras, aí é perfeito.

Onde normalmente se usa bokashi ou esterco, pode colocar as folhas secas trituradas que é tiro e queda. Esse material todo é carbono para as plantas e ainda equilibra o nitrogênio do solo.

Dica 3: condicionador de solo
Sabe aquele produto que a gente passa no cabelo, e tem como resultado madeixas bonitas e sedosas? As folhas secas fazem isso com o solo (exceto pela parte sedosa), servem de alimento para os serezinhos que habitam ali e esses bichinhos transformam tudo em componentes químicos. Suas plantas agradecem.

Dica 4: proteção contra geada
As folhas no solo servem como um protetor natural quando começa a época das geadas. E não é coincidência muitas árvores perdem sua folhagem bem neste período. É uma forma natural da planta evitar a perda de água, manter o solo quente e ainda “devolver” a matéria orgânica, e o círculo da vida continua.

mulching-4

Dica 5: mulching
Mulching é uma palavra em inglês, usada para dar nome à cobertura vegetal que cobre o solo. É algo que a natureza faz há milhares de anos, mas os jardineiros de primeira viagem também precisam aprender sobre os benefícios que o mulching traz.

Manter a terra úmida, controle da temperatura do solo, servir de alimento para os micro organismos, evitar que nutrientes evaporem, tudo isso o mulching faz.

Essa cobertura também serve de estufa natural, protegendo as mudinhas de sol forte e mantendo um substrato úmido na medida para que elas cresçam fortes e felizes.

Agora, toda vez que você tiver que varrer um quintal cheio de folhas, você terá o mesmo trabalho, mas juntará aquela preciosidade toda com um sentimento de gratidão.

lago

A brilhantina, também conhecida como brilhantina e planta-artilheira, tem sua origem na América Tropical (do Norte, Central e do Sul).

É uma planta que se usou muito no paisagismo de jardins antigos e que passou por longo tempo esquecida. Trazida de novo à ativa, tem aparecido em jardins de grande porte, com muita sombra, sob árvores e parece ter voltado para ficar.

Sua cor verde-clara brilhante dá a nota vivaz a maciços verdes ou de folhas variegadas, equilibrando e unindo, excelente também em composições com flores diversas.

Seja em bordas de canteiros, extensões sob árvores ou mesmo em vasos, fica bonita de qualquer modo e não pode ser dispensada.

Além do cultivo em vasos e jardineiras, pode compor maciços ou bordaduras em canteiros.

brilhantina

Suas flores são tão pequenas que passam desapercebidas, pois nascem na axila das folhas. Esta planta tem flores femininas e masculinas, sendo que estas ao amadurecerem explodem literalmente, jogando para o ar uma nuvem de pólen para a fertilização das flores femininas, daí o nome singular de planta-artilheira, nome por que é conhecida na América do Norte.

Jardinagem
A preparação dos canteiros ou vasos deve conter composto orgânico ou húmus de minhoca sendo adicionado adubo animal de gado ou aves bem curtido.

Preparar o solo do canteiro numa profundidade de cerca de 15 cm e plantar as mudas com espaçamento de 20 cm. Não se esquecer de regar após o plantio, mantendo regularidade até notar seu desenvolvimento.

brilhantina-1

Propagação: pode ser multiplicada por estacas ou divisão de touceiras. As estacas poderão ser colocadas em bandejas coletivas ou sacos, com composto orgânico sem adubo animal, mantendo o substrato úmido até notar o desenvolvimento da muda, quando então poderá ir para o canteiro ou vaso.

Época de propagação: ano todo, de preferência na primavera.

Adubação: exigente em nutrientes. Para adubações de reposição, a cada 4 meses, diluir uma colher de sopa de adubo NPK formulação 10-10-10 em uma garrafa PET de 2 litros, sacudir bem e regar o substrato ao redor da planta, cerca de 1 copo de água (destes de plástico descartáveis, guarde sempre um para medida).

Um dia antes, regar com água pura, para que se crie um bulbo úmido ao redor das raízes. Ao colocar o adubo dissolvido este irá espalhar-se na umidade, ficando mais acessível para a planta.

Espaçamento de plantio: 20 cm.

Cuidados especiais
Exigências ambientais

Clima: quente e úmido (equatorial, tropical -altitude e úmido- e subtropical).

Sol: aprecia luminosidade, devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra, embora o sol direto na parte da tarde costuma inibir seu crescimento. Prefere ser mantida a meia-sombra.

Água: regas frequentes, evitando que o solo seque ou encharque. Para terrários, a frequência de regas diminui.

Umidade do ar: aprecia umidade.

Solo: bastante exigente em matéria orgânica, solo solto e permeável.

Suscetibilidade: suscetível à geadas e ao pisoteio.

Observações
Esta planta tem caráter invasivo e costuma surgir em lugares inesperados, como no meio de matas e em vasos de orquídeas.

gaivotas