Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




casca de coco

Não é novidade para ninguém que o meio ambiente deve ser sempre preservado, já que ele tem uma importância imensurável para o nosso planeta. No entanto, nem todas as pessoas compartilham desse mesmo pensamento: algumas acreditam que os recursos ambientais são inesgotáveis, tendo que explorar tudo aquilo que for possível.

E esse pensamento, infelizmente, não está dando abertura para a natureza poder se recuperar por si só.

A natureza e o ser humano
É fato que o ser humano está extraindo mais do que o necessário para si da natureza: cálculos indicam que nós usamos, por ano, o equivalente a três terras, sendo que isso é muito prejudicial, já que não dá margem para a recuperação do meio ambiente.

Se continuarmos nessa toada, o risco da nossa própria extinção é bastante provável. Um dos sinais que o planeta está cada vez mais pedindo socorro é o desaparecimento gradativo de um inseto que é muito importante para todo o ecossistema do planeta: estamos falando das abelhas.

Elas têm uma grande importância no que diz respeito ao uso de suas habilidades para poder, entre outras coisas, conseguir com que o meio ambiente fosse polinizado e semeado.

Alguns inclusive chegam a arriscar que, se esse problema não for freado a tempo, ou seja, se a morte das abelhas não for contida, é bem provável que vários tipos de alimentos consumidos regularmente pelos seres humanos passe a virar lenda daqui uns anos.

Por conta disso, muitos programas voltados para a manutenção desses insetos têm sido criados, a fim de evitar uma grande catástrofe ambiental e humanitária,

Felizmente, a maioria dos seres humanos sempre quer ter o meio ambiente próximo de si, sendo ele na forma de um pet ou de plantas. E, nesse último caso, a gama é bastante imensa. Uma planta que têm ganhado cada vez mais o apreço das pessoas por conta de sua simplicidade e leveza é a orquídea.

no-de-pinho

Confira:
As orquídeas
As orquídeas nada mais são do que plantas que possuem um caule com diferentes formatos, bem como, também, cores variadas em suas flores, que podem sair de um amarelo claro para um vermelho mais intenso bem facilmente.

Não é à toa que é uma das plantas mais requisitadas pelo mundo afora, já que é a planta com o maior número de espécies existentes no mundo, com algo em torno de 500 espécies documentadas. Dessas 500 espécies, 350 delas estão localizadas na América do Sul, sendo a sua maioria no Brasil.

É fato que a planta tem maior apreço por climas subtropicais, como é o caso do nosso país. No entanto, ela é uma planta tão resistente que ela pode ser cultivada em, praticamente, qualquer lugar do planeta, exceto na Antártida. Pode-se notar que ela também se dá bem em ambientes com climas temperados.

Durante muitos e muitos anos, ela só foi empregada para ser utilizada como uma forma mais fina de decoração, bem como, também, um símbolo de delicadeza quando esta era ofertada como presente para alguém.

nodepinho

Como a Orquídea sobrevive?
A orquídea pode ser encontrada nas floriculturas e supermercados em geral, mas, em sua forma natural, é bastante comum encontrá-la no meio da floresta, em meio às árvores.

Ela, geralmente, usa as árvores como meio de escorar-se, para poder pegar melhor a luz do sol e, também, poder usar os nutrientes da própria árvore para poder sobreviver.

Explicando: quando as folhas caem dos galhos, elas podem cair perto das raízes da orquídea, que estão presas ao tronco e, a partir disso, podem utilizar o material orgânico dessa folha para poder se alimentar.

Por conta dessa característica, muitas pessoas acreditam que a orquídea é uma planta parasita. Porém, ela passa longe de ser, pois ela se aproveita somente da matéria morta da árvore, sendo que isso não pode ser considerado como parasita.

na casca do coco

Orquídeas plantadas em cascas
Como já dito, ela é geralmente encontrada na natureza utilizando as árvores como substrato. Pode acontecer, porém, de ela usar o próprio solo para se fixar, como pode ser observado na savana africana: é bastante comum encontrá-las diretamente no solo.

Pelo que dá para notar, as orquídeas sempre preferem estar colocadas em um substrato diferente do solo, não é verdade? Sim. E é por isso que vamos dar uma sugestão para poder colocar as orquídeas que, por ventura, você queria ter em sua casa: plantar as orquídeas em cascas!

Isso mesmo: você pode plantar a sua orquídea em vários tipos de substratos, inclusive em cascas de frutas, cascas de árvores, enfim.

As possibilidades são muito infinitas. Um exemplo de substrato que você pode utilizar para poder plantar as suas orquídeas é em pedaços de fibra de coco, que vieram para substituir os famosos xaxins.

Fixando as raízes da orquídea nessa fibra, ela pode crescer em volta dela e, assim, se estabelecer, ficando forte caso aconteça alguma intempérie que possa atrapalhar em seu desenvolvimento.

Porém, tenha cuidado: não retire orquídeas do seu habitat natural: em alguns locais do mundo, a planta está ameaçada de extinção por conta da exploração desenfreada.

janela