Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Gladiolus

Da família das Iridáceas, o gênero Gladiolus contém cerca de 260 espécies, das quais 250 são nativas da África do Sul. Cerca de 10 espécies são nativas da Eurásia.

Hoje, espalhadas pelo mundo e originadas de vários cruzamentos, encontramos espécies bem pequenas e também enormes espigas de flores, de grande valor ornamental, disponíveis no comércio

O gladíolo é comumente conhecido como palma-de-santa-rita e palma-holandesa, é uma planta originária de clima tropical,.

As espécies variam desde muito pequenas até às espetaculares espigas de flores gigantes disponíveis no comércio.

Os gladíolos são plantas de grande valor comercial não só por suas características ornamentais, mas também pela durabilidade e resistência.

Hoje, espalhadas pelo mundo e originadas de vários cruzamentos, encontramos espécies bem pequenas e também enormes espigas de flores, de grande valor ornamental, disponíveis no comércio

gladíolo roxo

A variedade de cores também é surpreendente: vão do branco puro ao roxo-escuro, passando por vários tons de rosa, vermelho, amarelo, laranja, verde e lilás. Um catálogo de cores pra ninguém botar defeito.

Todas essas qualidades são bem exploradas pelo segmento de decoração floral, mas você pode ter essa bela “espada de flores” em sua casa – basta cultivar gladíolos no jardim ou mesmo em vasos.

Época de floração do Gladíolo
Os gladíolos aparecem todos os anos na primavera e enchem seu jardim de cores.

Época de plantio do Gladíolo
Em locais onde a temperatura média não fica muito abaixo da exigida pela cultura e não haja geadas, o gladíolo pode ser cultivado o ano inteiro.

Cultivo
O cultivo do gladíolo se dá por meio do chamado “cormo” – uma estrutura subterrânea semelhante ao bulbo, onde ficam armazenadas as reservas para o desenvolvimento da planta.

gladiolo-branco

Antes de iniciar o plantio, determine o local onde a planta será cultivada, lembrando que deve ser ensolarado e arejado. Tanto para o cultivo em jardins ou canteiros como em vasos grandes, o solo deve ser fértil, de preferência adubado com um composto orgânico.

Para estimular a floração, recomenda-se que esta adubação seja repetida quando a planta atingir cerca de 20 a 25 cm de altura.

No momento do plantio, os cormos (bulbos) devem ser plantados a uma profundidade de mais ou menos 6 cm – com a parte do broto para cima, mantendo uma distância mínima de 10 cm entre eles.

No início do cultivo as regas devem ser bem controladas, para evitar o apodrecimento dos cormos, especialmente se o local for chuvoso.

gladíolo amarelo

O tempo médio normal entre o plantio e a floração é de 90 dias, porém, em algumas regiões este período pode ser encurtado, dependendo das condições climáticas da região e dos tratamentos culturais.

Para reproduzir os gladíolos é só destacar cuidadosamente os bulbilhos que surgem à volta do cormo principal. Este procedimento pode ser feito no outono.

cerejeira