Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Paulownia elongata

As árvores são um do mais belo rebento criado pela natureza com vários propósitos, sendo a decoração e o paisagismo um dos últimos motivos para a existência de tais plantas.

Elas, além de promoverem sombra fresca entre seus galhos e folhas, contribuem para manter a temperatura da região onde estão plantadas, provendo alimento e abrigo para diversos animais, reciclando o ar ao coletar gás carbônico para a realização da fotossíntese e o lançamento de oxigênio proveniente da fotossíntese, além de vários outros aspectos positivos que as árvores fazem no planeta.

Tamanha é a importância das árvores para os olhos dos biólogos que, durante muito tempo, acreditou-se que o “pulmão do mundo”, isso é, o local onde o oxigênio de toda a Terra era produzido estava incrustado no sul do continente Americano, na maior floresta tropical de todo o planeta: a Amazônia.

Por conta da extensa área coberta, acreditava-se que, ali, era produzida uma grande porcentagem do oxigênio existente na Terra. No entanto, depois de extensas pesquisas levadas pelos pesquisadores, descobriu-se que todo o oxigênio produzido pela floresta amazônica era, na realidade, consumido por ela mesmo, retornando apenas uma porcentagem bem baixa para a atmosfera.

Os verdadeiros responsáveis por manter o oxigênio equilibrado na atmosfera são as algas.

folha-Paulownia elongata

E, atualmente, têm se debatido muito sobre os rumos que a humanidade tem tomado nos últimos tempos, com a decadência da natureza perante as ações humanas que estão culminando com a destruição das matas, florestas, vidas animais, entre muitas outras consequências bastante cruéis.

E, o pior disso tudo é a falta de consciência humana para esse tipo de problema, visto que tais danos, um dia, irão respingar sobre o nosso modo de vida, podendo prejudicar a nós mesmos, nos mais variados quesitos.

Mas, felizmente, diversas campanhas e políticas públicas lançados pelas nações tem como motivo principal a recuperação da nossa natureza, devastada por séculos de exploração.

Nesse sentido, têm se falado e muito sobre a sustentabilidade, que é o método encontrado pelas empresas de se compactuar com as causas naturais sem perder suas atividades industriais.

Com isso, pode-se encaixar aí, também, os esforços por parte da população em recuperar as florestas locais com mais mata, em especial, as plantas que já sejam nativas dessa região.

No entanto, muitas pessoas já gostam de viver cercadas de natureza, por conta do frescor que as plantas oferecem ou pela vivacidade que elas proporcionam no ambiente onde se vive. E a árvore imperatriz é um bom exemplo disso.

Paulownia elongata-1

Árvore Imperatriz – Por que esse nome?
A Arvore Imperatriz é uma árvore que tem originalidade chinesa e coreana, sendo localizada em grande número nesses lugares, sendo também encontrada no Japão.

Na Europa, a planta chegou por volta do ano de 1834, quando seu nome veio por conta de uma homenagem à princesa dos Países Baixos da época.

No entanto, muitos pesquisadores indicam que o nome veio por conta da grande presença que a árvore causa no meio ambiente, especialmente quando se fala em primavera, época em que suas folhas desabrocham e, assim, mostram toda a sua beleza.

É uma árvore comumente utilizada como enfeite, mas, também, pode servir como um bom local de repouso, já que produz uma sombra bastante convidativa para aqueles dias estressantes de calor do verão.

Uma das qualidades da árvore é a sua incrível adaptação ao clima das cidades – onde existe muita poluição- sendo uma das favoritas quando se fala na construção de praças e parques nos centros urbanos.

frutos

É uma árvore com crescimento bastante rápido: pode atingir até 25 metros de altura, sendo que, durante o primeiro ano, já pode atingir a altura de seis metros, apresentando um crescimento de incríveis trinta centímetros a cada três semanas. É considerada como a árvore que mais cresce no planeta.

Como já dito de sua resistência à poluição, a árvore imperatriz também é uma das árvores que mais produz oxigênio no planeta, chegando a produzir uma quantidade superior a quatro vezes mais do que as outras árvores.

Além de atingir uma altura bastante considerável, o tronco da árvore pode chegar a ter um metro de comprimento em seu diâmetro, sendo a sua madeira considerada bastante leve, se sendo empregada na construção civil e no planejamento e moveis mais requintados.

Como cuidar da muda da Árvore Imperatriz
Como se sabe, as árvores se tornam esbeltas com o passar do tempo. Mas antes, é claro, precisam receber cuidados iniciais para que possam, enfim, se tornar árvores independentes no futuro.

E isso se finda geralmente em como cuidar das mudas. Primeiramente, você precisa alocar a muda de árvore em um local fresco e que possa ter uma presença de luz natural constante.

Paulownia elongata-2

Feito isso, é importante regar a mudinha sempre que sentir que ela aparenta estar “ressecada”. Deve-se sempre lembrar que o local onde a plantinha está não é úmida como o solo, sendo que, portanto, é necessário regar a muda regularmente, mas sem exagerar na dose, também.

No caso da Imperatriz, é necessário destacar que o seu crescimento é rápido e, portanto, é preciso ter cautela quando ao momento de plantá-la diretamente no solo. Como se sabe, em apenas um ano, ela pode crescer seis metros.

Ou seja, o ideal é plantá-la no local de escolha em um intervalo de até três meses, para que ela possa criar raízes profundas e, assim, se estabelecer no meio ambiente.

É importante que a terra esteja adubada e úmida, para que a muda possa se acostumar com o novo ambiente.

janela-brisa

Jasminum Mesnyi_1

Algumas flores são extremamente populares e são lembradas e reconhecidas em diversas ocasiões. O Jasmim é um bom exemplo para esse caso, pois além de conquistarem as pessoas pela sua beleza natural, elas têm um aroma maravilhoso e bem conhecido.

Com um canteiro dessa flor em seu jardim ele com certeza vai ficar mais vivo e o ambiente muito mais cheiroso. Você com certeza já deve ter experimentando um aromatizante, um chá ou até mesmo ter usado um perfume a base de jasmim e pode comprovar como realmente é atraente o aroma dessa planta.

Então nada mais justo do que plantar em casa, principalmente se você gosta de jardinagem e tem um canteirinho de flores, nem que seja no cantinho do quintal da sua casa.

Mais abaixo você vai encontrar algumas informações básicas sobre o Jasmim amarelo e saber quase tudo sobre a planta, principalmente se você quiser começar o seu cultivo. Com as informações abaixo, você vai precisar apenas comprar uma muda e começar o seu canteiro.

Jasminum Mesnyi_6

Características
O jasmim-amarelo pertence ao gênero Jasminum L. e é uma das espécies de plantas que fazem parte da família Oleaceae. É uma das flores de origem do Velho Mundo.

Sendo categorizada com arbustos, cercas vivas e flores trepadeiras, o jasmim amarelo também recebe outros nomes populares que vão variar de acordo com o local onde é cultivado.

Dependendo das condições de cultivo, essa planta pode chegar até 3 metros de altura. As flores do jasmim amarelo são bem tubulares com pétalas bem características da espécie e sempre exalando um aroma muito agradável.

Apesar de receber o nome de jasmim-amarelo, a maioria das flores dessa espécie é branca, mas existem algumas variações brancas e rosas.

O ciclo de vida do jasmim amarelo é perene, isso significa que o ciclo de brotação da planta é mais longo e podem chegar até 2 anos, então você tendo um canteiro dessa flor em seu jardim, significa que durante todo o ano novas flores e folhas nascendo durante todo ano.

Como citamos mais acima, o aroma do jasmim ganha um destaque muito grande em qualquer plantação. O cheiro é mais adocicado, tanto que está entre os preferidos em perfumarias.

Jasminum Mesnyi

A China sempre foi o maior produtor de jasmim do mundo, mas nos últimos anos a Índia vem ganhando destaque nesse comércio. Por lá, o jasmim-amarelo é encontrado facilmente em verdadeiros e imensos jardins feitos somente dessa espécie vêm se tornando mais comum.

Ainda assim, o primeiro país oriental ainda tem uma cultura muito forte e o jasmim está sempre presente até mesmo na culinária, onde é usado como aromatizante de temperos e as suas flores também são colocadas no chá para deixá-lo mais cheiroso e doce.

Os ramos da planta são bem ramificados e pendentes, apresentando-se sempre na cor verde e em formato quadrangular. As folhas sempre crescem em forma variegadas com três folíolos de estrutura bem macia e sempre na cor verde escuro e com um brilho bem destacado.

jasminum-mesnyi

Como cultivar
A forma como você vai cultivar o jasmim influencia diretamente no aroma e na beleza da flor, então é muito importante que você sempre ofereça boa terra, regas de acordo com a necessidade da planta e claro, uma fertilização suficiente para que ela cresça bem e saudável.

O clima preferencial para cultivar o jasmim é aquele típico da sua região de origem, podendo ser continental, oceânico, mediterrâneo, subtropical e tropical. O fato de você morar em uma região onde esses climas não são predominantes, não implica que você não possa ter seu canteiro de jasmim, mas que terá que tomar alguns cuidados para que ela não morra.

O jasmim-amarelo deve ser mantido sempre à meia sombra ou ao sol pleno para que tenha um bom desenvolvimento. Essa flor cresce muito rápido e é também muito versátil, por esse motivo que tantas pessoas a utilizam como cerca viva. O jasmim-amarelo quando conduzido pode se tornar uma linda trepadeira e fica maravilhoso para ornamentar pilares e muros.

O solo ideal para manter o seu jasmim-amarelo deve ser fértil, bem drenável o que significa que ele deve absorver bem a água das regas porque a planta  não suporta solos muito encharcados.

Você deve enriquecer esse solo com matéria orgânica e manter as regas em períodos regulares. Com esses poucos cuidados o seu canteiro já irá se desenvolver muito bem.

Evite cultivar a flor em locais onde existe grande incidência de geadas fortes porque a planta pode morrer. Caso ocorra que ela murche ou morra, mantenha os cuidados e espere até a próxima primavera que ela provavelmente florescerá novamente.

jasminum-mesnyi-2

Quando for plantar o seu jasmim-amarelo, atente-se para deixar o solo com um teor de argila para fixar bem o torrão e também é mais indicado que você abra um buraco maior do que a muda que você vai plantar.

Uma boa dica, é você misturar em um balde ou em uma lona, um pouco de adubo animal de curral do tipo bem curtido. Se você colocar uma quantidade entre 200 e 300 gramas, consegue plantar bem.

O adubo animal pode também ser substituído por cama de galinheiro, mas nesse caso coloque apenas metade da quantidade indicada mais acima. Misture tudo com o composto orgânico e aplique na sua terra.

Ao colocar o torrão do jasmim amarelo no buraco que você cavou, basta preencher toda a lateral com a mistura que indicamos mais acima e dar leves batidinhas na terra para que o seu canteiro fique com a terra bem compactada e regue bem para ajudar a muda florescer.

Sempre no inverno ou em estações onde as chuvas são mais intensas e constantes, é indicado que você suspenda as regas e coloque adubo animal misturado com composto orgânico ao redor da sua muda para que o jasmim amarelo consiga florescer bem, caso contrário, as florações serão bem reduzidas.

arvore outono1

Paulownia tomentosa

O kiri-japonês é uma árvore da família Paulowniaceae e sua origem é da Ásia – China, Coréia e Japão e se difundiu pelo mundo pelas suas qualidades paisagísticas. É uma

Seu porte é considerado médio, atingindo de 10 a 25 m de altura. As raízes são superficiais e muito fortes, e a planta pode emitir novos rebentos a partir dela. As folhas são grandes, verdes claras, alternas, longo-pecioladas e em formato cordiforma a ovado.

As inflorescências surgem na primavera, com a árvore ainda despida de folhas, e são grandes panículas terminais carregadas de flores.

As flores são hermafroditas, tubulares, perfumadas, pendentes, de cor lilás e semelhantes na forma às flores da dedaleira (Digitalis purpúrea). O fruto que se segue é uma cápsula oval, persistente,  seca, de cor marrom quando maduro e contém numerosas sementes pequenas e aladas.

De crescimento rápido, porte elegante e floração abundante, o kiri-japonês é uma espécie muito interessante no paisagismo, principalmente quando o tempo de formação do jardim é um fator importante.

Paulownia-tomentosa

Sua folhagem produz boa sombra no verão e, após a queda das folhas no inverno, ela permite a passagem da luz solar. Utilize-a isolada, como destaque – mostrando a variação das estações – ou em pequenos bosques, conjuntos ou renques, formando belas alamedas.

Há que se atentar, porém, que sua madeira é leve e um tanto frágil, estando sujeita a quebra e queda dos ramos em locais sujeitos a ventos fortes. Além disso, é conhecida por ter raízes agressivas, que podem invadir canteiros vizinhos e causar problemas em construções.

Por este motivo, o plantio em calçadas e jardins pequenos não é recomendado.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno, em solos profundos, não arenosos, preferencialmente enriquecidos com matéria orgânica e irrigados no primeiro ano de implantação.

Após este período as regas podem ser deixadas por conta das chuvas e depois de bem estabelecida ela é muito resistente à estiagem. É uma planta tolerante ao frio invernal, geadas e poluição ambiental.

folhas_paulownia

Resistente também a incêndios, rebrotando com vigor a partir de suas raízes. As podas anuais, realizadas sempre após o florescimento, estimulam intensas florações no ano seguinte e ajudam a controlar o porte e a forma da árvore.

Sua multiplicação é feita por estaquia, alporquia e por sementes. As sementes devem ser colhidas dos frutos já secos, quando estão iniciando a abertura natural.

passaro