Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Miltoniopsis híbrido

Pragas e doenças nas orquídeas devem ser controladas imediatamente. É bem verdade que basta que apenas uma planta seja infestada para rapidamente contaminar todas as orquídeas que você tem.

Se você ler blogs e sites sobre o assunto você vai encontrar muitas medidas curativas, mas você precisa na verdade aprender a evitar o problema. Portanto siga este princípio básico.

Dica: Para  evitar  pragas  e  doenças  nas  plantas existem 2 fatores essenciais.
* Nutrição adequada
* Higiene

Não deixe de observar sua plantinha diariamente, quanto antes você descobrir algum problema mais fácil será de resolvê-lo. Medidas preventivas são sempre mais eficientes e econômicas que as curativas.

Cymbidium

Alguns cuidados básicos
Antes de fazer podas, acostume-se a esterilizar a tesoura e a faca passando o utensílio em uma chama de vela ou isqueiro. Realmente não me canso de repetir isto, pois se você podar um orquídea contaminada e continuar o processo com as outras orquídeas você vai perder sua coleção inteira.

Mantenha a bancada de trabalho sempre limpa, lavando-a  frequentemente com escova, água e sabão e se preciso desinfete com produtos à base de cloro.

Um hábito entre os cultivadores de mais idade (como eu) é aquele de pintar a bancada com uma mistura de cal queimada e hipoclorito de cálcio, isto ajuda a inibir a contaminação.

Lixo, vasos sujos e substratos velhos devem ser afastados da proximidade de cultivo das orquídeas para evitar fungos e insetos.

Pragas e Doenças comuns e como identificá-las
As doenças são realmente uma irritação na orquídea. Se não forem tratadas, podem destruir a planta e se espalharem para outras orquídeas. Você deve conhecer os sinais comuns de doenças das orquídeas.

Eles são as seguintes:
Manchas sobre a flor

manchas
Um sinal de infecção por fungos ou mofo são manchas rosa ou marrom claras na flor da orquídea. O remédio é providenciar maior circulação do ar.

Flores com furos

furos
Muito provavelmente não é a doença de uma orquídea, mas os danos causados por pulgões e outros insetos que se alimentam de orquídeas.

Para se livrar desses insetos, pulverize as orquídeas com Malatião, mas certifique-se de ter cuidado, usando uma máscara ao aplicar.

Folhas descoloridas ou machucadas

descoloridas
A razão pode ser um vírus que faz a cor desbotar. Se for um vírus, então você  tem que destruir a planta. No entanto, lesmas, ou até mesmo baratas, podem  ser também uma outra causa.  Você precisa examinar e usar um pouco de pó como isca.

Flor murcha

flores murchas

Caso você observe flores murchas da flor, isto pode ser causado pela mudança  brusca de temperatura ou polinização por um polinizador desconhecido. O  remédio, é claro, é moderar as mudanças de temperatura e remover todas as plantas afetadas.

Flores deformadas

malformadas

Causas comuns de orquídeas deformadas incluem baixa umidade ou altas  temperaturas quando os brotos estavam em desenvolvimento.

Lesão mecânica  ou  química  durante  a  formação  de  brotos, o  broto adquiriu uma deformidade inexplicável, e potencialmente uma infecção viral.

Algumas Pragas
Vespinha

vespinha

Provoca inchaço na base dos novos brotos, que serão roídos internamente pelas larvas da vespinha. Atacam sobretudo Cattleyas e Laelias. Queime ou corte os brotos afetados.

Nematóides

nematoide

O mais comum em orquídeas tem aspecto de lombriga, cor branca e tamanho da ordem de décimos de mm. Se uma raiz tiver uma parte escura e outra branca, os  Nematóides podem estar ativados neste ponto de  transição.

Se você notar  mancha negra ou marrom, começando em geral pelo rizoma ou pseudo bulbo, é podridão negra. Corte imediatamente a parte afetada e tente salvar o resto (coloque um cicatrizante e defensivo).

Lesmas e Caramujos

caramujo

Raízes e brotos roídos. Use folha de alface para atraí-los e depois elimine manualmente. Mergulhe o vaso em água até  a borda por 2 horas para forçar lesmas e caramujos a subir para respirar, assim você elimina  também  os  que  estiverem mais abaixo. Se puder desenvase para eliminar ovos.

Como todas as outras plantas, as orquídeas são também propensas a uma série de doenças causadas por fungos e vírus, além de outros insetos e pragas.

barcos