Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flor-de-lótus

A Lótus é uma espécie de vegetal também conhecida como Flor-de-buda, Lótus-egípcio ou Lótus-sagrado. Ela é nativa do continente asiático, mais comum em países como o Japão, Índia e Filipinas.

A Lótus é uma planta pequena, atinge uma altura média de 50 cm, tendo como principal característica a raiz e o caule que crescem submersos enquanto as folhas e as flores flutuam.

As suas folhas, que são grandes e arredondadas, com até 25 cm de diâmetro, tem capacidade de repelir micro-organismos e poeiras das suas superfícies, se “auto-limpando”. Vamos então, aprender como plantar Lótus.

Em primeiro lugar devemos comprar as sementes. Elas podem ser encontradas em abundância em sites de jardinagem, mas dificilmente serão encontradas em lojas físicas brasileiras.

Ao entrar no site, deparar-te-á com uma imensidade de variedades, espécies e sementes híbridas, escolha a que mais te encantar. Os cuidados, no geral, são muito semelhantes.

sementes escarificadas

As sementes são leves e possuem uma casca opaca. Primeiramente para que elas possam ser germinadas utilize uma faca afiada e escarifique a casca. Faça rachaduras ou um furo para permitir que a água atinja o interior da semente com maior facilidade.

Mas tome cuidado para não danificar o miolo. Isto serve para que elas possam ser germinadas com maior facilidade.

Agora é necessário colocá-las para germinar em água morna. Aqueça cerca de 300 ml de água por 31 segundos no microondas. Fica numa temperatura boa. Evite usar água da torneira para fazer isso. Ela vem cheia de cloro e substâncias nocivas para a semente. Caso possua um purificador de água na sua casa aconselho a pegar água purificada. Ou

Deposite as sementes na água e deixe-as num local em que elas possam receber sol pleno. Estas sementes podem brotar depois de 2 ou 5 dias. Brotar, digamos: será possível ver o primeiro “verdinho” na semente após dois dias. Neste período, troque a água a cada dois dias para que ela não fique turva.

Após brotarem, a Lótus cresce numa velocidade invulgar, você notará que elas desenvolvem-se muito rápido. Uma vez que a semente germinou deve-se plantá-la quando atingir cerca de 10 cm de comprimento. Somente quando chegam à idade adulta é que tornam-se mais rústicas, dispensando cuidados.

lotus

Pegue o broto e planta num potinho com substrato argiloso. Prepare um balde fundo, limpe-o e encha de água. Depois, com muito cuidado, coloque o pote com o broto lá dentro.

É claro que o crescimento dela torna-se limitado desta forma, mas a Lótus florescerá da mesma forma. No entanto, quando plantada em baldes – mesmo que estes sejam grandes -, pelo fato da água estar parada, ela precisará ser trocada ao menos duas vezes por semana para não prejudicar a saúde da planta. Agora é só esperar desabrochar

As flores de Lótus geralmente florescem no início da primavera, são solitárias e únicas e quando elas murcham – geralmente após dois dias do desabroche – deixam as suas sementes.

O seu perfume é suave mas nem por isso deixa-se passar por despercebido. A planta não tolera climas muito frios ou geadas e deve estar exposta ao sol intenso.

ponte sobre riacho

Russelia equisetiformis

A flor-de-coral é uma planta de textura herbácea de origem mexicana que desponta inflorescências da primavera ao outono. Também conhecida como russélia, é uma planta pendente e muito florífera.

Seus ramos são filiformes, ramificados, arqueados e longos, com cerca de 1 m de comprimento, e apresentam florescimento muito ornamental.

As flores têm forma tubular e podem ser vermelhas, amarelas ou brancas. Os frutos, de tipo cápsula, não são relevantes em termos decorativos.

O seu aspecto pouco denso torna-a apropriada para jardins informais, vasos, floreiras e cestas suspensas. A russélia atrai beija-flores e borboletas e destaca-se em grupos.

Esta planta prefere um clima quente e ameno, mas tolera o frio, o vento e a salinidade (para cidades à beira-mar). Vamos saber agora como como plantar a flor-de-coral.

flor-de-coral

Cultivo
A flor-de-coral é uma planta bastante ramificada e deve ser plantada em solo areno-argiloso. Recomenda-se que se aproveitem elevações naturais para destacar os seus ramos pendentes. A russélia pode tornar-se uma planta invasiva, sendo essa a única desvantagem desta espécie.

Cuidados
A nível de rega, pode apenas molhar a superfície do solo quando estiver seco. Tenha cuidado para não encharcar. Mantenha a planta em locais com muito sol ou meia-sombra. A flor-de-coral multiplica-se através de sementes e divisão das touceiras enraizadas.

Plantio
Para que floresça com abundância, tome alguns cuidados na hora do plantio. A flor-de-coral precisa de sol e irrigação regular. O solo deve ser adubado com potássio e fósforo.

Procure um solo que contenha areia e argila, mas que seja úmido (e não encharcado). Para melhores resultados, na hora do plantio misture na terra (à volta do caule, nunca junto ao caule) 5 colheres de sopa (por metro quadrado) de NPK 04-14-08. De quatro em quatro meses aplique uma nova colher. Se o solo for adubado, a sua russélia florescerá muito mais.

russelia amarela

Mudas e podas
Pode conseguir boas mudas se dividir as touceiras da planta por estaquia e sementes. Como qualquer planta, o truque para boas mudas é a altura em que são tiradas. A época certa para tirar mudas da flor-de-coral são as estações de primavera e verão.

Para obter um bom resultado com a multiplicação e ver a russélia carregada de flores o tempo todo, é recomendado que se pode a planta no final do inverno.

Russelia-equisetiformis-1

Paisagismo
Por ser de fácil plantio, ter boa conservação, ser perene e por oferecer um lindíssimo visual, a flor-de-coral é muito usada por paisagistas como planta ornamental, compondo alguns tipos de decoração.

Uma das vantagens de cultivar russélia é que, aparentemente, ela não atrai fungos e pragas, parecendo até imune. Se for plantada em duas ou mais cores, o efeito que esta planta provoca é ainda mais bonito.

chuva no mar