Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




morangos_00

Seja no jardim, quintal ou varanda, estas frutas crescem muito bem em vasos e oferecem morangos bem mais saborosos que os comprados. Ainda que a planta precise de alguns cuidados específicos, não deve se preocupar na hora de plantar morangos porque neste artigo tem explicações, com detalhes, de como cultivar morangos em vasos.

Sobre o cultivo de morangos
Em primeiro lugar, é necessário considerar alguns requisitos para que os morangos cresçam nos vasos da sua casa de forma correta e seus frutos sejam os mais saborosos que tenha experimentado na vida.
* Clima: Deverá conservar as plantas de morango a uma temperatura entre os 18 e os 25 ºC durante o dia, e à noite entre os 8 e 13ºC.

* Irrigação: É importante usar água que não contenha muitos minerais, por isso a água da chuva será ideal.

* Tipo de solo: é importante contar com um sistema de drenagem correta, sendo recomendado um substrato de textura arenosa. Além disso, o pH da terra deverá variar entre 5′8 e 7′2.

morangosemvasos1

Plantando os morangos
O momento ideal do ano para plantar os morangos é no princípio de setembro, depois devemos ver a quantidade de plantas que podemos plantar dependendo do vaso.

É fácil cultivar morangos em vasos graças à raiz pouco profunda da planta. Ela só precisa de um vaso raso, largo, com solo fértil e bastante luz solar.

O ideal é colocar três plantas em cada vasos de meio metro, separadas 10 cm entre si e a 5 cm das bordas.

Se for um vaso circular pode colocar uma planta no meio. Encha o vaso com substrato ou composto orgânico. Use um solo pronto com pH entre 5,5 e 6,5 ou use apenas o composto orgânico. Encha o recipiente até faltar cerca de 2,5 cm para a borda.

No caso de vasos grandes e pesados, forre o fundo com pedras pequenas ou lascas de cerâmica. Coloque um pedaço de juta antes de cobri-las com terra, o que ajuda no escoamento da água. Além disso, o vaso fica mais leve do que se fosse preenchido somente com terra, o que facilita trocas de lugar se for preciso.

Não use terra do quintal. Ela pode não ter uma boa drenagem nem o pH ideal para plantar morangos.

Abra um espaço de 20 centímetros para cada planta, que poderá comprar em uma estufa ou centro de jardinagem especializado.

Nunca, mas nunca mesmo, corte as raízes das plantas; se forem muito longas pode dobrar, mas nunca cortar. Quando as plantas estiverem bem colocadas recomendamos que pressione com as mãos a terra ao redor e regue bem o vaso.

morango

Cuidados das plantas de morango
A partir de agora deverá cuidar dos morangos e conferir as plantas diariamente para garantir que recebem luz solar e se mantenham com as temperaturas descritas acima.

Quando começarem a crescer as primeiras frutas (após uns 2 meses) deve fazer com que os morangos não toquem o solo porque apodreceriam. Existem vários métodos para isso, como colocar uma pequena rede de arame, palha ou uma bolsa de PVC que só deixe ovos na parte do caule.

Deixe os pés de morango tomarem de seis a dez horas de luz solar por dia. É melhor colocar os vasos para fora durante a primavera, verão e outono para que eles recebam o máximo de luz solar possível. Se não der, tente mantê-los em uma janela bastante ensolarada.

morango em vaso

Se não houver muita luz do sol na sua região ou se não der para deixá-los sob o sol direto, coloque lâmpadas para as plantas dentro de casa. Deixe os pés de morango sob a iluminação por seis a dez horas diárias.

Lembre-se de virar os vasos a cada semana, permitindo que ambos os lados da planta recebam luz solar suficiente.

Basicamente tendo em conta estes requisitos poderá cultivar morangos em sua casa sem muitos problemas, lembre-se da temperatura e da irrigação, que deve ser abundante mas sem encharcar as plantas.

janel409

peônia

A peônia, é talvez, uma das flores mais bonitas que se pode ter no jardim e todo mundo que gosta de plantas e flores gostaria de ter. Para o feng shui é a flor da sensualidade e do amor e as de cor rosa são particularmente usadas como um símbolo metafórico de beleza feminina.

Elas podem ter várias cores e têm dois tipos, as herbáceas e as arbustivas, e na hora de plantar cada uma tem a sua forma própria para poder florescer.

Dê uma conferida para saber como plantar e cuidar das peônias no seu jardim.

Passos a seguir
* Para que as peônias cresçam melhor, a época ideal para as plantar é o outono, exatamente antes que o inverno chegue com as suas temperaturas baixas. O local onde for plantar as peônias deve ter uma exposição solar de 6 a 8 horas diárias e o solo deve conter bastantes nutrientes.

Se o seu jardim não tem essas características nutritivas o melhor será contemplá-lo com um tratamento de terra nova e adubo misturado com a terra do jardim. Procure igualmente um solo com boa drenagem para que a água não se acumule.

* As peônias devem ser plantadas com 90 cm entre cada flor no caso da espécie de herbáceas, e se forem arbustivas com 120 cm de distância entre si.

peônia arbustiva

Quando as plantar certifique que estão a pelo menos 3 m de árvores para que as grandes raízes das árvores não roubem nutrientes às peônias. Além disso, aproveite para plantar as peônias em local protegido dos ventos fortes.

* Dependendo do tipo de peônias existem diferenças na plantação. As herbáceas devem ser colocadas a uma profundidade a que o broto não fique a mais de 5 cm da superfície.

No entanto existem outras variedades de peônias que em ambientes mais quentes, como é o caso do Brasil se desenvolvem mais rapidamente e nesse caso o broto pode permanecer a 2,5 cm.

* Relativamente as arbustivas, geralmente vêm com um caule de madeira, nesse caso deve fazer um buraco na terra para colocar as raízes viradas para baixo, o caule em cima, e o enxerto deve estar de 10 a 15 cm abaixo da tona de terra. Sendo que um pouco do caule ficará visível.

Peônia herbácea chinesa

* Proceda à colocação de terra até tapar o buraco e com cuidado compacte a mesma de maneira a não deixar bolsas de ar na terra. Em seguida regue bem os locais onde plantou as peônias de maneira que fique molhado mas não alagado.

As peônias são particularmente resistentes e não necessitam de muita água, por exemplo, no verão apenas necessitam de 2,5 cm cúbicos de água a cada sete dias. Se existirem casos de flores secas ou murchas, verifique se não é nenhum fungo, e aumente a dose de água.

* Na época do inverno pode utilizar a técnica da manta para as proteger das temperaturas mais baixas, contudo no início da estação seguinte retire-as. Durante esse período de inverno não será necessário regar as peônias devido ao efeito de condensação e por estarem numa fase dormente.

* Para preservar as peônias durante largos anos vá tratando delas, nomeadamente removendo as folhas mortas e também as flores para que não estejam a “roubar” nutrientes ao resto da planta.

peônia herbácea

Dessa forma as peônias crescerão mais viçosas. Além disso, a cada outono deve retirar as folhas das peônias arbustivas, exatamente antes do princípio da temporada de estações frias. Deixando apenas os caules inteiros e intocáveis para voltarem a florescer, faça a verificação dos caules se não contêm fungos e parasitas.

* Quanto às peônias herbáceas o ideal será desbastar a planta até ao chão. As flores têm um ciclo normal para uma espécie perene, todas as primaveras florescerão, mas para isso é necessário ajudar a planta e eliminar as antigas que estão em fase descendente.

Assim que notar o caule da peônia herbácea se tornando marrom proceda ao desbaste da planta até chegar à terra.

luar

Trachelospermum jasminoides-1

Durante a primavera e o verão, o jasmim-estrela produz inúmeros ramos de flores brancas cuja fragrância é simplesmente maravilhosa. Devido ao seu extraordinário perfume esta planta é conhecida com o nome de jasmim, no entanto, nem sequer pertence à família botânica do jasmim utilizado habitualmente na jardinagem.

Os cuidados que esta linda planta de caules lenhosos e torcidos precisa não diferem muito dos cuidados do jasmim, no entanto, convém saber que cada espécie é única pois é necessário adaptar qualquer processo às características individuais de cada planta.

Se quer decorar o seu jardim de forma elegante ao mesmo tempo em que desfruta de uma fragrância excepcional, veja, então, como cuidar de um jasmim-estrela.

jasmim-estrela

Solo e clima para o jasmim-estrela
O jasmim de verdade pertence à família das Oleáceas, por outro lado, o jasmim-estrela pertence à família das Apocináceas. É verdade que esta planta é originária da China e do Japão, mas atualmente encontra-se bem distribuída pela América e pela Europa, sendo uma planta trepadeira muito utilizada nos jardins com fins decorativos. Além disso, a fragrância de suas flores é um bem muito precioso na jardinagem.

O jasmim-estrela não é muito exigente com o tipo de terra, mas é importante que o solo conte com um bom sistema de drenagem, melhor ainda, se antes de plantar for feito uma mistura com matéria orgânica, deste modo, reduzirá o risco da água ficar encharcada.

Outra vantagem que este tipo de planta oferece é que pode ser situada em qualquer lugar, pois desenvolve-se bem estando em pleno sol mas também em lugares com semi sombra; a experiência de muitos usuários também afirma que em lugares de plena sombra também é possível que esta planta prospere, no entanto, talvez possa reduzir a qualidade e abundância da floração.

No inverno tolera temperaturas de até 10º C abaixo de zero, no entanto estas temperaturas não são as melhores para esta planta.

Irrigação do jasmim-estrela
Para poder cuidar de um jasmim-estrela temos que prestar atenção à irrigação. O crescimento do jasmim-estrela é intenso e rápido quando estabelecido, por isso, em épocas de crescimento deve ser regado uma vez por semana durante a primavera e de duas a três vezes por semana durante o verão.

No entanto, durante o inverno deve-se regar pouco e, quando já tiver crescido, a irrigação deve ser moderada.

Se por um lado não se recomenda que a terra fique seca, por outro deve ter muito cuidado para que a terra não fique encharcada, pois o jasmim-estrela não o tolera. Esta planta também pode ser plantada em um vaso, mas neste caso deve colocar mais atenção ainda na irrigação para não exagerar na dose.

Implantação de um tutor ou guia
O jasmim é uma planta trepadeira, por isso é utilizada habitualmente para cobrir muros, grades ou colunas, mas obviamente que ela não sobe sozinha. É necessário que se coloque um tutor no início da plantação (para não danificar a planta depois) ou prender de forma suave e progressiva na superfície que deve ficar coberta pelo jasmim.

Se não precisar que cubra nenhuma superfície, então não tem que colocar um tutor ou guia, pois o jasmim-estrela crescerá como um arbusto, formando um grande arbusto florido. No momento de realizar a plantação do jasmim, ele deve ser situado a uns 30-45 cm da superfície que ficará coberta pela planta.

jasmim estrela-p

O jasmim-estrela necessita de podas?
Esta planta não precisa ser podada, no entanto, caso queira controlar o seu crescimento ou se for plantado em um vaso e quer dar forma ao arbusto, então esta técnica é necessária.

Neste caso o jasmim deverá ser podado no fim do verão ou no começo do outono. Por outro lado, quando não é necessário podar, devem ser retirados os galhos secos no início da primavera, antes da floração que começará a se produzir no final da mesma estação.

Uso de fertilizantes
Outro aspecto a ter em conta para cuidar de um jasmim-estrela é o uso de fertilizantes. Esta planta precisa de um fertilizante líquido que deverá ser dissolvido na água da irrigação, atendendo sempre às indicações do fabricante do produto.

A administração de fertilizante deve ser realizada a partir da primavera e durante todo o verão, com uma frequência quinzenal.

O fertilizante do jasmim-estrela deveria conter os seguintes elementos:
-
Potássio; Fósforo; Nitrogênio; Ferro; Molibdênio; Magnésio; Manganês; Zinco; Cobre e Boro.

Os cuidados que o jasmim-estrela requer são relativamente simples, portanto, se tiver espaço exterior e gosta de plantas, esta é uma das suas melhores opções.

pingos-9

Cereus-peruvianus-var.-monstruosus

O cacto-monstruoso é uma planta típica da América do Sul e pertence à família das Cactaceae. Categorizada como um cacto e como planta suculenta, preferencialmente ela deve ser cultivada em regiões onde o clima é equatorial, semiárido, subtropical e tropical, climas bem típicos da sua região de origem.

Apesar das condições climáticas ditas acima, o cacto-do-peru pode ser cultivado tranquilamente e facilmente em diversos outros locais. Devido essa possibilidade, ela geralmente recebe outros nomes populares como, por exemplo, Urumbeta, Urumbeva-do-Peru, Mandacaru-monstruoso-do-Peru, Cacto-do-Peru, Cereus, Urumbeva, Mandacaru-do-Peru, Mandacaru, entre outros.

Trata-se de uma planta semi-herbácea, típico de regiões semiáridas e com todas as características dos cactos que costumeiramente encontramos nas regiões mais secas do nosso país.

Acontece que o cacto-monstruoso é diferente dos cactos do nosso nordeste, estes podem ser cultivados em casa mesmo e você ainda encontra exemplares menores como se fossem bonsais do cacto-monstruoso, exclusivamente cultivados para serem mantidos em ambiente internos.

Saiba mais então sobre essa planta, suas principais características e principalmente como você pode cultivar a planta em seu jardim sem problemas e dificuldades.

Cereus_peruvianus_var._monstruosus

Características
O cacto-monstruoso não é uma planta de porte grande, podendo chegar até 4 m de altura, o que significa que pode ser cultivado com tranquilidade em vasos e em ambientes internos, caso da maioria dos cactos inclusive.

A planta possui uma textura semi-herbácea, com um caule bem cilíndrico e segmentado sempre na cor verde um pouco acinzentada. Os espinhos do cacto do Peru são bem pardos e acumulam-se sempre nas auréolas dos cristais das hastes da planta.

Na planta também são encontradas flores bem bonitas. Estas surgem sempre no verão, apresentam um tamanho bem grande, são solitárias e sempre nas cores branca e rosa. Elas curiosamente só desabrocham uma vez cada uma e somente à noite nessa estação.

Os frutos do cacto-monstruoso são comestíveis e existem algumas receitas deliciosas que podem ser feitas com ele. Apresentam-se com uma casca bem vermelha ou amarela e a sua polpa é branca e bem doce. Quando comido, o fruto do cacto-monstruso, a sensação é de que estamos comendo uma pitaia.

É uma planta bem silvestre, mas ainda é muito utilizada de forma ornamental devido a forma como crescem. O seu formato é de fato interessante e devido a isso, o cacto-monstruoso passou a ser muito utilizado em decorações de ambientes e de pequenos jardins.

O cacto monstruoso pode tranquilamente ser cultivado tanto em grupos como de forma isolada, principalmente a planta anã.

Como é uma planta que possui uma quantidade considerável de espinhos, de preferência evite manter essa planta em ambientes onde existe uma circulação bem grande de crianças e animais, pois você pode acabar com alguns pequenos acidentes.

Cereus-repandus-f.-monstrosa

Cultivo
O cultivo do cacto-monstruoso deve ser feito em um ambiente sob o sol pleno, com um solo bem leve e bem drenável também, pois a planta não gosta de ambientes muito molhados e deixando água parada junto a sua planta, pode gerar o apodrecimento da mesma e dessa forma, a sua perda.  As regas devem ser feitas em intervalos bem grandes e o local sempre enriquecido com matéria orgânica.

O ideal é que seja feito regas de 20 em 20 dias e evite realizar se a região onde residem, passar por períodos de chuvas. Como o cacto-monstruoso é uma planta muito resistente, não há necessidade regar se existir chuva porque meio litro de água já é o suficiente para hidratar a sua planta por quase um mês inteiro.

Se o caso do seu cultivo for em ambientes internos, daí sim não esqueça de manter as regas bem regulares porque caso a planta seque ou apodreça, raramente conseguirá recuperá-la, já que é uma planta bem suculenta.

Como citado mais acima, o solo deve ser bem fértil e drenável, mas atente-se sempre para a questão da terra que deve ser sempre bem leve e arenosa. Isso vai fazer com que a planta cresça bem melhor e dessa forma apareçam sempre mais flores e frutos, deixando-a muito mais bonita.

O solo não tão bem tratado não vai matar a planta ou evitar que ela cresça, assim como suas flores e seus frutos, mas isso vai acontecer de uma forma muito mais lenta e não tão sustentável, deixando o cacto-monstruoso suscetível a pragas e doenças.

Se o cultivo for feito em vaso, deixe a planta bem coberta com substrato e algumas pedrinhas para que ela se adapte bem ao ambiente. A multiplicação é feita por sementes ou estacas e sua floração se dá no verão.

pingos sobre lago