Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jacinto_11

Ideal para plantio em vasos e jardineiras, o jacinto pode fazer parte da decoração de interiores, além de compor jardins e canteiros instalados ao ar livre.

De cores intensas, a flor, cuja altura varia de 20 a 50 cm, tem tamanho adequado e beleza para fazer parte de qualquer ambiente de residências, estabelecimentos comerciais e locais públicos.

Perfumada, a flor do jacinto aromatiza naturalmente o lugar onde se encontra, proporcionando uma sensação de proximidade com a natureza.

Como seu exuberante e colorido florescimento ocorre na primavera, particularmente em regiões de clima frio, onde as condições naturais permitem que o bulbo passe por uma fase de dormência, que acontece durante todo o inverno, a planta é uma ótima opção para celebrar a alegre estação das flores.

O plantio vai depender do espaço disponível na residência e mesmo dos cuidados necessários que é preciso ter para garantir que a espécie floresça em sua plena beleza.

Para saber como plantar jacintos e usufruir da sua intensa fragrância, confira essas e dicas reunidas a respeito do assunto.

jacinto2

Passos a seguir:
*
Plantar jacintos é uma ótima opção para quem deseja deixar a sua casa ou apartamento mais colorido, pois essa é uma espécie que oferece flores em uma ampla variedade de cores, como a branca, amarelo, azul, laranja, rosa e a vermelha, entre outros tons.

Ao total são mais de 60 espécies, sendo que a flor se origina de um bulbo com uma haste onde florescem diversas flores laterais com seis pétalas de dimensões pequenas agrupadas em forma de espiga. O caule conta ainda na sua base com no máximo seis folhas longas, estreitas e de cor verde-escuro.

* O jacinto floresce na primavera, a época das flores, por isso, o melhor é que o seu bulbo seja plantado no fim do outono, até porque a espécie precisa de frio para se desenvolver. Por conta disso, combina mais com regiões de temperaturas baixas.

Já o local onde o jacinto ficar pode conter luminosidade indireta, bem como sol fraco, o que vai garantir o sucesso do seu cultivo. Outra vantagem para quem não possui jardins ensolarados é que os jacintos não crescem muito, podendo atingir os 40 cm de altura e os 30 cm de largura.

* É recomendado, entretanto, que a planta não fique acessível aos animais de estimação, uma vez que ela pode ser tóxica. O mesmo cuidado se deve ter ao existirem crianças em casa.

Além disso, o seu aroma intenso pode não agradar a todos os olfatos e, por isso, outra dica é que o jacinto seja colocado em um local arejado. Mesmo precisando de clima frio, é possível cultivar jacintos nas regiões mais quentes do Brasil, sendo que para tanto é preciso seguir alguns procedimentos.

* Um deles consiste em adquirir o jacinto para obter o seu bulbo, sendo que é a partir dele que vai nascer uma nova planta. Depois que a flor e as folhas secarem, é preciso remover o seu bulbo e lavar bem.

O corte deve ser feito a quatro centímetros acima do bulbo. Depois colocá-lo em um vaso com boca pequena e água, sendo que o bulbo do jacinto não deve ficar submerso, apenas tocar na água.

O vaso deve ser enrolado em papel pardo e deixado por 10 semanas em um local onde não bata luz, mas que seja arejado. Uma vez por semana, ou mais se necessário, é preciso repor a água que evaporou, podendo ela ser morna.

jacintos
* Nesse período a planta vai desenvolver filhotes de cinco centímetros em média, sendo que ao seu final é preciso colocar o vaso sem o papel em um local onde receba luz abundante, mas indireta.

É preciso continuar repondo a água uma vez por semana. Em pouco tempo a planta vai desenvolver uma nova floração, porém, com o mesmo bulbo não será possível fazer o jacinto florir mais uma vez. Isso porque esse método consiste em forçar a floração da planta.

* Outra forma de plantar jacintos é plantando o seu bulbo em um vaso de boca larga que tenha 15 cm de profundidade, sendo que os bulbos não precisam ficar completamente enterrados e a sua ponta deve ficar voltada para cima.

Para plantar jacintos dessa forma, entretanto, também é preciso enrolar o vaso em um papel pardo, mas que deve ser armazenado na geladeira por um período de 10 semanas. Ao final desse tempo, o vaso deve ir para um espaço escuro e fresco, por onde deve permanecer ainda enrolado no papel até que os filhotes apareçam e tenham cinco centímetros de altura.

Quando eles atingirem esse tamanho, é possível remover o papel do vaso e levá-lo para um local com luminosidade indireta. É preciso irrigar semanalmente e, em breve, aparecerá uma nova floração.

plantar_jacintos_27

* Em locais bastante frios pode-se cultivar jacintos no solo, no entanto, essa espécie não tolera as geadas. Independente do lugar escolhido para o cultivo é importante que a terra contenha matéria orgânica em abundância.

A proporção pode ser duas partes de terra para duas partes de composto orgânico. Se plantar jacintos no vaso, é importante que embaixo da terra exista uma camada de cascalho para que haja uma boa drenagem.

Quando plantar jacintos na terra, cada bulbo deve permanecer distante pelo menos 15 cm um do outro. As regas devem ser semanais, tendo o cuidado de não deixar o solo nem seco nem encharcado. Depois da primeira floração, os filhotes do bulbo podem levar mais dois anos para florescerem de novo.

folhas caindo_1

manchaspretas

As plantas, assim como as pessoas, são afetadas por doenças que em alguns casos pode levar à morte. Nenhum diagnóstico, seja de pessoas, seja de plantas, é simples de ser dado. É por isso que é importante prestar atenção aos sinais.

Se a sua planta apresenta pontinhos ou manchas pretas nas folhas, significa que alguma coisa não vai bem com a saúde dela, ela provavelmente está contaminada por uma patologia que é conhecida como doença da mancha preta nas folhas.

Mas, nem tudo está perdido. Para te ajudar a salvar a sua plantinha seguem abaixo de como tratar manchas pretas nas folhas das plantas.

Passos a seguir:
* A qualquer sinal de manchas pretas ou pontinhos escuros nas folhas das plantas é importante que você aja o quanto antes para evitar que a enfermidade se alastre, contamine outras folhas e possivelmente mate a planta. Não espere essa mancha aumentar para entrar em ação.

* Em alguns casos isso pode não ser possível, mas o ideal é que você tente identificar a causa das manchas pretas nas folhas das plantas. As manchas pretas em folhas podem ser causadas principalmente por fungos e bactérias. Sendo que os fungos são mais incidentes.

Mais de mil espécies diferentes de fungos podem ocasionar as manchas pretas nas folhas das plantas. Os mais comuns são espécies de fungos favorecidas por umidade e temperaturas amenas. Roseiras, pés de tomate, plantas não floríferas e plantas ornamentais rasteiras estão mais suscetíveis à proliferação de fungos. No entanto, o tratamento básico para a maioria dos fungos é o mesmo.

Já as bactérias, ainda que menos comuns, têm uma tendência a se proliferar em folhas de plantas frutíferas.

* Quando as manchas pretas nas plantas estão em folhas isoladas, é importante que elas sejam removidas. Realize uma poda cortando as folhas que apresentam as manchas pretas, descarte as folhas no lixo comum para não contaminar o solo e após o corte, desinfete as ferramentas para não correr o risco de contaminar outras plantas.

* Após se livrar dessas folhas doentes, sua planta deve ser tratada com alguma solução para combater os fungos. Existem diversas fórmulas e combinações com essa finalidade.

folha de rosa-do-deserto

Algumas delas são:
- Chá de camomila frio e bem concentrado;
- Duas partes de água para uma parte de leite de vaca (1 vez por semana);
- Óleo de neem (1 ou 2 vezes por semana):
- Enxofre molhável (seguir instruções);
- Fungicidas

Utilize um borrifador e respingue sobre as folhas conforme a periodicidade descrita acima. Se você optou por fungicidas para tratar manchas pretas nas folhas das plantas, dê preferência aos orgânicos e siga as instruções de uso do rótulo.

* Se você conseguiu identificar que a causa das manchas pretas nas folhas das plantas é bacteriana, fertilizantes e nutrientes podem ajudar a planta a ficar mais saudável. Os sprays bactericidas não têm eficácia garantida mas podem ser testados.

Se a planta não apresentar melhoras com essas soluções, deve ser descartada.

* Quando você já tiver realizado todo o procedimento, periodicamente varras as folhas na base da planta para que não retenham umidade e não se tornem um ambiente ideal para fungos. Na hora da rega, molhe o solo diretamente e não as folhas e preste atenção na umidade do solo.

Além dos fungos, as manchas pretas também podem indicar a presença de pulgões.

mancha-preta

Importante:
* Não utilize as folhas infectadas como adubo. Elas devem ser descartadas no lixo comum para que os micro-organismos não infectem o solo ou outras plantas;

*As manchas pretas nas folhas das plantas também podem aparecer como um sintoma de poluição das cidades. Para esses casos, a única solução é plantar espécies resistes à poluição.

beijaflor