2018 May 04 - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




violetas

As violetas são belas flores que podem embelezar qualquer jardim. Muito populares no mundo todo, elas estão presentes em toda a cultura mundial, sendo símbolo de amor entre divindades e também entre casais.

Como fazer violeta dar flor
Para florescer a violeta, são precisos alguns cuidados específicos em seu cultivo. Um dos maiores segredos para um cultivo da violeta é a luz que incide sobre a planta. A violeta tem uma grande necessidade de iluminação para que consiga fazer sua floração e também sua fotossíntese.

No entanto, é importante e notável o fato de que a luz não pode incidir diretamente em suas folhas e flores, pois essa planta é sensível ao sol e pode acabar sendo “queimada” pelos raios solares que vêm diretamente ao seu corpo.

Outra dica essencial para cultivar as violetas com flores sempre é a temperatura do ambiente. A violeta não tem grande resistência às noites frias, portanto, é importante que haja uma regulação para que durante as noites a temperatura não fique abaixo de 21ºC.

No entanto, não é bom que faça muito calor: temperaturas acima de 30ºC durante o dia podem inibir o florescimento da planta, te impedindo de chegar no resultado devido.

Outra informação relevante para quem deseja saber como cultivar violetas sempre floridas se refere à quantidade de irrigação da planta. Não se deve regar excessivamente a planta.

vuioletas floridas

Geralmente isso impede um crescimento saudável da violeta por causa de fungos que acabam prejudicando as raízes das plantas, e, consequentemente, a sua absorção de nutrientes do solo.

O ideal é manter a umidade do solo, nunca encharcando a terra em que a florzinha será cultivada.

Para dar o toque final, saiba que é preferível que o cultivo se dê em vasos, tendo em vista que a necessidade de luz indireta pode acabar impedindo a plantinha de florescer como se deseja.

Portanto, se tiver essa opção, procure por vasinhos de barro, que absorvem umidade e não deixam o solo ficar encharcado, garantindo as necessidades básicas que proporcionam um desenvolvimento saudável e florido da violeta.

Adubo caseiro para violetas
A adubação é um incentivo interessantíssimo que as violetas podem ter para um cultivo florado. No mercado de adubos e floricultura, existem adubos específicos de solução NPK (nitrogênio, potássio e fósforo) desenvolvidos para a floração de violetas.

No entanto, se você deseja fazer uma produção caseira desse tipo de fertilizante, damos a receita para você. Você vai precisar de cascas de ovos, húmus e banana para isso.

A combinação de adubo natural (húmus), com cascas de ovos e banana garantirá a proporção perfeita entre nitrogênio, potássio e fósforo em uma planta. As cascas de ovos são ricas em fósforo, a banana é rica em potássio e o húmus possui alta quantidade de nitrogênio, oferecendo a proporção necessária de nutrientes que garantem o cultivo.

violeta rosa

Como podar violetas
Outra importante tática para cultivar violetas sempre floridas é manter uma poda adequada para a planta. No entanto, muitas pessoas desconhecem as melhores técnicas de podas especializado para violetas, acabando com sua floração e inclusive em diversos momentos degradando a planta, causando sua morte e desaparecimento de seu belo potencial de ornamentação.

A poda correta da violeta deve ocorrer durante o momento de floração. As flores que já estiverem murchas devem ser cortadas para que os nutrientes se dediquem a novas flores, além do fato de que folhas amareladas e mortas devem ser retiradas o quanto antes para que o desenvolvimento da planta não seja prejudicado.

Também é interessante que você fique atento para  pulgões nas plantas, sempre os retirando para que eles não usurpem os nutrientes da violetinha.

neve