Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




bougainvillea1

A bougainvillea mais comumente conhecida como três-marias, primavera, santa-rita ou espinho-de- santa-rita é uma trepadeira que geralmente se encontra adornando jardins, canteiros e áreas sociais, comerciais ou residenciais.

Frequentemente surgem dúvidas quanto ao cultivo da bougainvillea justamente por esta planta necessitar de uma certa atenção quanto ao seu cultivo. É necessário que se regue constantemente, tal como o seu plantio deve ser feito num local onde ela receba boas quantidades de luz diária, enfim, tudo isso para que ela possa gerar boas flores.

Neste artigo, tem a explicação de como florescer uma bougainvillea de uma maneira prática.

Bougainvillea_spectabilis

Como plantar bougainvillea
Em primeiro lugar, podemos dizer que para um bom florescimento da bougainvillea é necessário que ela seja bem plantada e cultivada. Flores como as que bougainvillea produz requerem muito esforço da parte da planta, portanto, podas e adubagens frequentes também ajudam no florescimento.

Além disso, sem uma boa frequência de exposição à luz solar, dificulta-se o processo de floração.

Outro fator a se levar em consideração na floração da bougainvillea é que esta planta, apesar de ser considerada um arbusto, pode ser plantada em jardineiras, vasos ou canteiros próprios. O ideal é que se plante no solo, uma vez que o seu crescimento é comprometido pela falta de espaço para as suas raízes em vasos.

Após escolher o local de plantio da bougainvillea, você deve estar atento ao tipo de solo. O ideal para que a sua planta possa não só crescer saudável mas também florescer com frequência durante o ano é que a terra seja fértil e bem drenada, ou seja, sem retenção de água.

É também recomendado que o solo seja levemente ácido, com pH entre 5,5 e 6,0 (lembrando que você pode aumentar ou diminuir o pH do solo acrescentando cal, para aumentar, ou enxofre, para diminuir o pH).

Deve-se estar atento ao clima, a bougainvillea é uma planta que gosta de climas mais quentes, o ideal é que seja entre os 18°C e 38°C. Quando o inverno chegar, se plantada em vaso, o ideal é que a bougainvillea seja colocada para hibernar em um local fechado, ou que ao menos não esteja exposto ao vento gelado de inverno.

A bougainvillea prefere temperaturas mais quentes para florescer, portanto, não fique surpreso se a sua não florescer durante o inverno.

Por ser uma planta arbustiva, a bougainvillea procura sempre um lugar para se apoiar e crescer. Deixar o seu vaso ou plantá-la próxima a um muro, cerca ou grades pode facilitar o seu desenvolvimento.

Caso contrário, busque criar uma estrutura (com estrutura queremos dizer qualquer coisa onde ela possa se agarrar, como barbantes ou arames, combinemos que estrutura é uma palavra mais interessante que barbante e vamos deixar assim) para ela se agarrar conforme se desenvolve. Lembrando que o seu crescimento é de certa forma limitado quando plantada em vasos.

bougainvillea

Em último lugar vamos falar sobre os fertilizantes. Frequentemente, no cultivo de bougainvillea, a planta deve ser adubada utilizando fertilizantes NPK 4.14.8, aplicando cerca de 300 gramas por pé (mais ou menos o que temos num punhado de mão), se quiser, considere utilizar também.

Aplicar o adubo de 6 em 6 meses é o bastante para estimular a floração da bougainvillea, isto é, em conjunto com os outros fatores como o clima, pH do solo, podas frequentes e como no cultivo de qualquer outra planta, paciência e gosto pelo ato do cultivo.

Cedo ou tarde, quando bem cuidada, a bougainvillea se desenvolve e apresenta belas flores.

Como podar bougainvillea
Outro fator para estimular o florescimento da bougainvillea é a frequência com que as podas devem ser feitas. De preferência, a planta deve ser podada a cada 4 meses. Isso não só ajuda a estimular o florescimento da bougainvillea mas também a manter o formato e a beleza da planta.

Lembre-se de usar luvas para podar a bougainvillea, às vezes, pessoas sentem irritações semelhantes à da hera-venenosa ao podar a bougainvillea sem luvas.

bougainvillea_22

Outras dicas no cultivo da bougainvillea são:
* Evite regar em demasia a bougainvillea, água em excesso pode enfraquecer o seu florescimento ou pior, causar o apodrecimento de suas raízes;

* A queda de flores é algo completamente normal na floração da bougainvillea e pode aumentar caso ocorra mudanças bruscas de temperatura ambiente.

gotas de chuva