2018 May 02 - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jade vermelha

A trepadeira -jade é uma das espécies mais curiosas dentro da sua família, até mesmo por causa da sua composição. São suas folhas e flores que chamam mais a atenção de botânicos especializados e jardineiros curiosos, que querem dar um toque diferenciável aos seus jardins.

Para criar um aspecto exótico aonde quer que for, a trepadeira-jade já se mostrou uma opção mais do que ideal, já que não se encontra um design como a dela em nenhum outro local.

Da família das leguminosas, a rara flor-de-jade pode chegar aos 20 m de comprimento, sendo que o habitual é atingir apenas oito. As suas folhas verdes abundantes proporcionam boas sombras e as flores têm o formato de garras, com um brilho de pérola e um tom azul turquesa intenso (daí o seu nome de jade), o que chama os beija-flores. Descubra como cultivar trepadeira-jade.

A planta é originária das Filipinas. É rara, muito bonita e muito usada para decorar jardins, casas, varandas e caramanchões.

O seu crescimento vigoroso também contribui muito para que a planta seja usada nessas coberturas estruturais. Ela também pode ser usada para outros tipos de suportes como cercas e treliças. Porém, neste caso, as flores que crescem por debaixo da estrutura não poderão ser vistas.

Jade (Mucuna-sempervirens)

Neste caso, os jardineiros preferem as estruturas mais firmes. Uma de suas principais qualidade é que a planta acaba por oferecer bastante sombra ao jardim. Além disso, atrai diversas espécie de beija-flores o ano inteiro.

Como a trepadeira-jade é conhecida por seu crescimento exagerado, as podas são obrigatórias para renovar flor e folha. Além disso, ao podar a planta, você estará controlando o crescimento da mesma, o que acaba se tornando muito benéfico para o seu jardim, apesar da espécie não se tornar comumente invasiva.

É uma ótima opção para ambientes familiares e lugares onde o quintal seja bastante frequentado. Por isso, é muito válido plantar a trepadeira-jade em sítios, fazendas, quintais e jardins que tenham uma piscina para dar aquele contraste com a sua floração perolada.

jade azul

Como fazer muda de Jade
O jeito mais simples de fazer muda de Jade é através da estaquia. Retire o galho que deseja para fazer a muda, podando perto da forquilha do galho principal, usando ferramentas afiadas para não ferir o galho ou a trepadeira.

Procure uma estaca com caule grosso e folhas saudáveis. Garanta que deixa um espaço entre a extremidade do caule e as folhas para que, ao plantar, não seja necessário cortá-las.

Em seguida, coloque o galho em substrato preparado e cubra até 15 cm da base. Um tônico ou hormônio, uma combinação de hormônios de plantas, faz com que as estacas cresçam com mais força, o que aumenta as chances de sucesso do cultivo da planta.

A muda de jade deve ser mantida na sombra até as raízes fixarem bem. Um jeito eficaz de fazer isso consiste em tirar algumas folhas de palmeiras e colocar na vertical ao lado da muda. Depois de estabelecer as raízes, esse sombreamento deve ser retirado para que a planta receba luz solar.

jade amarela

Como cuidar da jade
Para manter a flor de jade bonita durante todo o ano, confira essas dicas sobre o cuidado da planta:
* A flor de jade é perene e vigorosa e a sua altura depende do suporte em que se encontra. A sua floração ocorre na primavera e no verão, altura em que forma inflorescências axilares longas;

* A nível de luz, o cultivo da planta Jade deve ser feito sob meia-sombra (em lugares quentes) ou sol pleno (em lugares mais frios). A flor tolera temperaturas baixas até 5 º, mas não menos. Procure lugares com temperaturas com cerca de 15ºC noturnos e entre 23º e 26º C durante o dia;

* Se você levar uma flor de jade de luz indireta para luz direta sem ajustar a mudança, ela pode queimar com a luz, por isso tente fazer uma mudança gradual;
Jade (Mucuna  nigricans)
* O solo deve ser arenoso, espaçoso fértil e enriquecido com matéria orgânica. Se você preferir fazer o sue próprio solo, pode misturar perlita, areia e um tipo de compostagem. A irrigação deve ser feita em intervalos regulares e a adubação anual nas estações de primavera e verão é essencial para garantir o florescimento abundante.

O adubo recomendado é NPK 10-10-10, sendo que o solo deve ser substituído a cada 3 a 4 anos. Isso garante que você nota se as raízes apresentam algum problema de apodrecimento;

* Por ser uma planta de áreas tropicais, a flor de jade gosta de calor e umidade, não tolerando bem temperaturas baixas com frio intenso ou geadas;

* Para conter o crescimento e renovar a folhagem desta planta, também é recomendado podar com regularidade. O ideal é podar os galhos durante todo o ano, removendo os ramos mais secos após a florada e da adubação. Se a flor de jade estiver muito doente, uma poda radical é recomendada, mas só neste caso;

* Para fazer a planta de Jade florir, faça uma adubação excepcional com esterco curtido e farinha de osso. Regue sempre no final da tarde, evitando encharcar a planta;

* Se a planta for atacada por insetos, use um cotonete com um pouco de álcool isopropílico para limpar as folhas. Pequenos depósitos felpudos e brancos na planta podem indicar a presença de pragas.

As cores da trepadeira-jade
Apesar da cor tradicional ser o azul turquesa, a flor de jade também pode ser encontrada em outros tons como branco, tonalidades de verde, laranja avermelhado, entre outros.

jade negra

Os tons mais buscados incluem:
* Flor de jade preta ou negra;
*
Flor de jade vermelha: Apesar de serem idênticas, a jade vermelha não é a mesma espécie que a planta trepadeira jade. Contudo, é da mesma família Fabaceae.
A jade recebeu o nome, como mencionado antes, pelo seu tom de pedra preciosa. A jade vermelha possui esse nome porque as suas flores possuem um formato semelhante ao da jade trepadeira;
* Flor de jade amarela;
*
Flor de jade azul.

janela lúdica