Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




prímula

As prímulas são flores perenes que pertencem à família Primulaceae. Originárias da Ásia, especialmente da China, elas se adaptam bem ao clima tropical, temperado e subtropical. Por esse motivo, podem ser cultivadas nas mais diversas regiões brasileiras.

Outras características dessa planta é a ausência de caule e seu pequeno porte: em geral, elas não superam os 15 cm de comprimento.

Apesar de ser uma planta de pequeno porte, as suas flores são grandes e vistosas. O encantamento que elas produzem as tornam excelentes opções para utilizar na decoração dos ambientes.

Como as prímulas precisam ser cultivadas à sombra ou sob luz difusa, adaptam-se bem dentro de casa e dão um toque clássico e charmoso ao local em que forem dispostas.

As prímulas apresentam uma enorme variedade de cores e gostam de ambientes de sombra, portanto são ideais e adequadas para a decoração de interiores – com certeza alguma cor de prímula cairá como uma luva em algum cômodo da sua casa.

Apesar da beleza, é preciso cuidado para manuseá-las, pois a estrutura semelhante a pelos presente em suas folhas pode ser tóxica para os seres humanos. Se você também se encantou por essa planta, veja as recomendações sobre como plantar prímula.

Como plantar prímula
As prímulas são muito delicadas, o que exige diversos cuidados em seu plantio. Para plantar Prímula, você irá precisar de:
* Sementes de prímula;
* Terra fértil e adubada;
* Um vaso de tamanho médio;
* Água para regas.

primula1

Passo a passo de como plantar prímula
*
Preencha o vaso de tamanho médio com a terra fértil e adubada;

* Faça pequenos furos no solo e jogue as sementes de prímula, cobrindo-as com a terra;

* Regue a terra de maneira a deixar a terra úmida – cuidado para não colocar água demais. Esse processo deve ser feito preferencialmente no final do outono, o que no Brasil ocorre nas semanas finais de junho;

* Mantenha o vaso à sombra, pois as prímulas não gostam de sol.

As raízes das prímulas irão se desenvolver durante o inverno e as flores vão desabrochar no início da primavera. Lembre-se de regá-la durante todo o inverno, de modo a manter a terra úmida e garantir o desenvolvimento adequado desta linda planta.

Uma observação importante é que a primeira florada da prímula é a mais bonita e intensa, sendo necessário substituí-las anualmente (ou seja, plantá-las novamente a partir das sementes) caso queira manter o mesmo padrão de flores.

prímula acauli

Como fazer mudas de prímula
As prímulas são flores muito delicadas, o que torna difícil sua fixação por mudas – o ideal é plantá-las através de semente. Contudo, caso mesmo assim você tenha o desejo de optar pelas mudas, descubra como fazer mudas de prímula seguindo nossas recomendações.

Você irá precisar de:
* Folha de prímula;
* Vaso com terra adubada;
* Enraizador (facilmente encontrado em lojas de produtos naturais);
* Plástico filme.

Passo a passo de como fazer mudas de prímula
* Para fazer mudas de prímula, retire cuidadosamente uma folha de uma prímula já desenvolvida;

* Aplique um pouco do enraizador na parte da folha que a ligava à planta original – o enraizador irá estimular o desenvolvimento das raízes;

* Coloque a folha sobre o vaso com terra adubada e cubra-a com um pedaço de plástico filme para protegê-la do frio

* Após algum tempo, as raízes aparecerão e a muda de prímula poderá ser plantada normalmente.

primulas

Os cuidados com a planta prímula
* É necessário ter muitos cuidados com a planta prímula, pois ela é de natureza delicada e sensível. As prímulas não podem ser expostas ao sol diretamente, pois seus raios irão queimar as folhas e flores. Portanto, deixe-as à sombra e protegidas do vento;

* A terra da prímula deve estar sempre úmida e com a terra bem adubada. As plantas são como pessoas: se não recebem a alimentação adequada, se enfraquecem e ficam mais suscetíveis a doenças;

* Para que as flores se desenvolvam melhor, retire sempre as folhas e flores que já estiverem secas e murchas – assim a seiva se dirige para as partes da planta que estão crescendo;

* A prímula pode ser tóxica, o que exige muito cuidado em seu manuseio. Use sempre luvas ao manuseá-la, pois a espécie de “penugem” que cobre as folhas pode conferir irritação na pele de algumas pessoas.

Também mantenha a prímulas longe do alcance de animais de estimação, pois uma mordida pode ser fatal para cachorros e gatos.

trovador

lisiantos

O lisianto é uma flor originária da América do Norte, muito comum nos Estados Unidos e no México.  Pertencem à família Gentianaceae, sendo também conhecidas por, lisianthus, genciana-do-prado.

No entanto, já há algumas décadas o lisianto vem sendo popularizado em todo o mundo, sobretudo porque suas flores são muito duráveis e sua beleza, charme e elegância as fazem ideais para a composição de buquês de casamento.

É possível encontrar lisianto nas cores rosa, branco, azul e violeta. Essa flor necessita de alguns cuidados especiais, mas pode ser plantada em casa sem grandes problemas.

O solo precisa ser necessariamente profundo, enriquecido com muita matéria orgânica.

As regas devem ser  regulares, sendo o uso da irrigação por gotejamento recomendado para reduzir a umidade nas plantas.

lisianto

Como plantar lisianto
Você haverá dificuldades em plantar lisianto se seguir atentamente nossas recomendações. Como sabemos, o Brasil é um país de dimensões continentais e cada região do país tem um clima bem diferente do outro – temos de florestas tropicais a lugares onde predomina o semiárido.

Caso more em uma região do Brasil cuja temperatura média esteja acima dos 25º C ou abaixo dos 15ºC, será necessário investir em uma estufa para cultivar a flor. Isso porque o lisianto gosta de ficar entre 20ºC e 25ºC, ou seja, temperaturas mais intensas prejudicam seu desenvolvimento adequado.

Além disso, o cultivo do lisianto depende muito da água, que não pode ser pouca nem em excesso. Dessa forma, a melhor maneira de garantir que seu lisianto está recebendo a quantidade ideal de água é utilizando a técnica de irrigação por gotejamento, que mantém o solo sempre úmido mas sem encharcá-lo. Felizmente, este é um processo muito simples..

Também é necessário levar em conta outros aspectos relacionados ao solo no qual seu lisianto será plantado. Fique atento à acidez do solo: o pH ideal para o cultivo do lisianto é 7, ou seja, pH neutro.

Você pode aferir a acidez do solo com um medidor de pH. Caso ele esteja muito ácido, é possível misturar um pouco de cal para deixá-lo mais básico.

lisiantos_45

Passadas essas recomendações iniciais, vamos pôr a mão na massa:
* Vá até uma loja de plantas e compre sementes de lisiantos ou uma muda da flor;

* Depois de medir o pH do solo e adicionar um pouco de adubo, plante as sementes ou fixe a muda em um local do seu jardim que não receba luz solar direta;

* Faça a preparação do regador automático caseiro para garantir que a terra está sempre úmida

* Aguarde de três a quatro meses para ver os brotos do lisianto aparecerem.

Como fazer muda de lisianto
O processo para fazer muda de lisianto é muito simples. Veja o passo a passo a seguir:
* Cuidadosamente, retire de um lisianto desenvolvido um ramo que não seja o principal. Você pode utilizar as mãos ou uma tesoura de poda. O ideal é que o galho a ser retirado contenha folhas;

* Transporte a muda para um pequeno vaso antes de fixá-lo a terra, para que as raízes possam se desenvolver de modo controlado;

* Após o desenvolvimento do seu lisianto, transfira-o para um canteiro em seu jardim. Pronto.

refletindo