Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




petúnia

As petúnias são belas e coloridas plantas de jardim, conhecidas por suas flores multicoloridas e seu caráter ornamental. Comuns em muitos jardins e terraços ao redor de todo o mundo ocidental.

Essas belas flores são usadas frequentemente para ornamentar ambientes e dar um charme especial para qualquer casa, além de possuírem um cuidado bastante simples se comparadas com algumas outras flores de jardim.

Apesar disso, existem diversos cuidados específicos que devem ser tomados quando estamos tratando do cuidado e do plantio da petúnia. Para conhecê-los mais profundamente, continue lendo o artigo, desenvolvido para dar mais flores ao seu jardim e garantir um ambiente leve e belo.

Como semear petúnia
O primeiro passo na hora de semear petúnias é comprar sementes adequadas para o plantio. A grande maioria das lojas de jardinagem e agricultura especializadas possuem esse tipo de flores em seu catálogo.

Após pedir as sementes, pergunte se estas são mais adequadas para o plantio em vaso ou em solo de jardim. Independente disso, os passos para o cultivo são bastante similares.

Recomendamos que o cultivo de petúnias se inicie na primavera, época mais adequada para um floreio saudável e para um desenvolvimento adequado das plantas como um todo. Postulamos também que é necessário que cada semente se distancie em cerca de 30 cm uma da outra, para que não exista problema na fotossíntese e na absorção de nutrientes provindos do solo.

Além disso, é necessário dizer que as petúnias em início de crescimento não são muito fãs de sol direto, por isso, nesse primeiro momento de semeio é importante mantê-las em região sem contato com o sol, apenas com leve luz artificial, se possível.

petunia

Como fazer mudas de petúnias
Muita gente acredita que o corte de mudas é uma coisa simples e que qualquer ramo de planta irá vingar caso seja enfiado na terra. Mas isso não é verdade. Cada planta requer um cuidado especial na hora de fazer a sua reprodução por via de estacas, o jeito mais profissional de falar que vai se “plantar uma mudinha”.

Pois bem, assim como as outras plantas, existe um jeito adequado de fazer o corte das mudas de petúnia.

Portanto, como fazer mudas de petúnias? O jeito mais fácil de fazer mudas de petúnias é cortando um galinho da planta depois de 5 gemas de folhas (5 grupos de folhas), contando da flor para a terra.

Depois, é só colocar essa planta em solo fertilizado com nutriente NPK (Fósforo, nitrogênio e potássio) e esperar o crescimento da planta.

Como cultivar petúnias em vasos
Para cultivar petúnias em vasos, não existem muitos segredos. Regue as petúnias três vezes por semana e coloque fertilizante moderadamente, preferencialmente a cada três meses. Muitos nutrientes podem acabar atrapalhando o desenvolvimento das plantas.

Além disso, pode as flores com constância, pois essa poda irá aumentar o número de botões e garantir maior constância no período de floreio.

petunia

A petúnia gosta de sol
A petúnia só não gosta de sol quando estamos falando de sua primeira fase de desenvolvimento. Posteriormente, a petúnia será uma planta que depende muito do sol e que deve ser exposta em áreas com bastante claridade e iluminação natural, se possível, durante todo o período a maior parte do dia.

Porém, não é muito bom que ela pegue altas temperaturas, para não acabar com suas flores queimadas e ter seu crescimento prejudicado.

Tipos de petúnias
Existem dois principais tipos de petúnias, duas espécies que são variedades bastante comuns da petúnia. São as seguintes: Petunia hybrida e Petunia axillaris. Cada uma delas possui características específicas na sua aparência, mas de qualquer maneira, o seu cuidado é o mesmo.

O tipo hybrida tem pontas arredondadas e é triangular em seu centro. Já quando estamos falando do tipo axillaris, falamos de espécies com pétalas arredondadas mas com pontas. As cores de cada espécie variam entre branco, roxo, rosa e azul. Além desses dois tipos de petúnia, existem algumas outras variações mais raras no mercado.

Se existe algo bonito da primavera é ver o florescimento das petúnias em cores vibrantes. Por isso, são ideais para dar textura e cor a um jardim. Esta planta é muito versátil e pode ser cultivada em vasos, solo e pendentes.

Em geral, costuma ter uma grande quantidade de folhas e se mantém florida até ao outono, sendo a preferida para decorar os jardins das cidades.

petunia

Cuidados básicos das petúnias
Passos a seguir:
* Se a sua petúnia estiver em um vaso, o primeiro que deve saber para cuidar dela é que o vaso deve ter um boa drenagem, já que isto lhe permitirá crescer corretamente. Se os seus vasos não têm buracos ou não são suficientemente grandes para evitar a umidade, o melhor é que compre um novo vaso e a transplante;

* Assim como a drenagem, a fertilização também é importante. O ideal é que suas petúnias estejam fertilizadas organicamente, com composto caseiro, se for possível. Também podemos adicionar areia à terra e fertilizantes especiais para petúnias que podem ser obtidos em qualquer viveiro;

* Como dissemos no primeiro passo, para cuidar de petúnias é importante vigiar a umidade e o excesso de água. Portanto, as irrigações dependem do clima onde estejam. Se for seco, as irrigações serão mais frequentes, mas se o clima for úmido e ensolarado, as irrigações devem ser esporádicas.

A melhor forma de saber a frequência da irrigação é tocando na terra. Se ainda estiver úmida, espere alguns dias e volte a testa;

* As petúnias são plantas com muitos ramos, que podem chegar a tocar o solo se estiverem em um vaso. Ainda que isto lhes dê uma beleza especial, é importante podar a planta quando tiver muitos ramos em mau estado ou se estiver muito grande para o tamanho do vaso. Podar a planta permite que se mantenha saudável e cresça mais;

Ainda que a petúnia seja uma planta muito forte, pode ser afetada por fungos devido ao excesso de umidade. É importante verificar constantemente suas raízes, folhas e flores para observar se algum organismo tenha se alojado;

* As petúnias são de luz, de modo que podem ser colocadas em um local onde recebam a luz do sol

agua xzO

direta durante oito horas diárias. Receber luz solar permitirá que a planta floresça perfeitamente.

compostagem

Fazer compostagem em casa é uma forma de poupar dinheiro em substrato para a nossa horta ou jardim, e por sua vez é uma forma de reutilizar restos de culturas que não nos servem ou folhas secas que em princípio iríamos jogar no lixo. No entanto, não pense que é um trabalho rápido, requer muita paciência, tempo e energia.

Veja agora passo a passo como fazer compostagem em casa
Passos a seguir:
* Em primeiro lugar deve escolher onde vai acumular os restos orgânicos e se vai fazer a compostagem em recipientes de compostagem ou se vai fazer uma pilha de compostagem. Será mais cômodo fazê-lo num recipiente, uma vez que tem a possibilidade de fechá-lo;

* Escolher o local para o recipiente, preferivelmente numa zona abrigada e quente e que esteja próxima do jardim como, por exemplo, a cozinha, uma vez que irá transportar regularmente restos destas zonas para a composteira;

* Comece por encher o recipiente com uma camada seca e lenhosa e alguns punhados de esterco para servirem como levedura;

* Encha com uma segunda camada de restos orgânicos. Tente alternar camadas de materiais secos com materiais úmidos. A  grama cortada, os restos de colheitas, as folhas secas e a palha também são muito úteis;

* Acrescente uma camada de composto velho ou de esterco que atuará como levedura, assim como pó de rocha ou cinza previamente umedecida;

compostagem-doméstica

* Depois de misturar mais de metade do recipiente, deve remexer bem e misturar todos os materiais em decomposição;

* Regue de vez em quando, sobretudo se notar que o composto está muito seco. Pode misturar a água (opcional) com um pouco de esterco ou líquido do esterco;

* Continue enchendo a composteira alternando camadas e continue misturando e arejando sempre que for necessário;

*  Aos 4 ou 5 meses, as camadas inferiores Da composteira estarão fermentadas corretamente e poderá retirá-las para usar o composto no jardim. Terá uma cor escura, cheiro agradável e textura solta;

* Para fazer composto em cada pode comprar diferentes tipos de composteiras em lojas online, onde a  disponibilizam de diferentes tamanhos e capacidades.

folhas caindo outono