Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




adenium

A rosa-do-deserto, Adenium obesum, é uma planta espessa, suculenta, e que adapta-se facilmente a diversos tipos de clima, podendo ser cultivada também dentro de casa.

Famosas pelas suas flores, as rosas do deserto produzem sementes, mas estas exigem muito cuidado e esforço para germinarem, fazendo da estaquia o melhor método de reprodução para esta planta, embora também possa ser reproduzida através de mergulhia e alporquia.

Com dedicação, em cerca de 6 semanas você terá uma nova rosa-do-deserto.

Os materiais necessários são:
* Faca afiada ou tesoura de poda;
* Vaso para plantio;
* Fungicida;
* Substratos e hormônios para crescimento (pode se desenvolver sem problemas sem ajuda de hormônios).

estacas-1

Passos a seguir:
* Você deve começar por arranjar uma tesoura de poda ou uma faca muito afiada, para não afetar as fibras da planta;

* Escolha um ramo com cerca de 12 cem de uma rosa-do-deserto madura, retire as folhas encontradas entre a base e o meio do ramo, caso ele as possua.

* Antes de cortar o ramo, prepare uma solução para estimular a enraização da estaca, assim como um recipiente.

O recipiente não precisa ser definitivo por hora, você pode utilizar um copinho plástico descartável cortado no fundo, onde você colocará a terra e a seguir, o copo descartável sobre um outro, com a solução que já explicaremos como fazer.

estaca
* Utilize substratos para mudas para ajudar a enraização da nova estaca, um bom substrato deve conter a mistura de areia de beira de rio – não para todas as plantas, mas neste caso é muito eficaz – e misture-o com água e adubo.

Se quiser utilizar hormônios, adicione-os a esta mistura. Esta mistura deve ser depositada num copo de vidro ou de plástico, desde que este tenha maior diâmetro em comparação com o de plástico.

* Feita a mistura, prepare agora o copo de plástico com terra normal. De preferência não tão seca, mas também não muito úmida. Após completá-lo com terra, faça um furo na sua parte inferior, de forma que fique toda aberta, como se o copo fosse um anel muito comprido e cheio de terra dentro.

plantando

* Agora é a hora de cortar o ramo, faça conforme indicamos na logo acima.

* Molhe o ramo na mistura, que deve estar num copo de vidro ou de plástico conforme indicamos, deposite o “anel” de plástico dentro deste copo, de forma que a mistura de dentro possa umedecer constantemente a terra, e deposite o ramo de Rosa do deserto na terra.

* Regue-a de forma que apenas umedeça a terra, mas esta rega não deve ser frequente, já que ela estará constantemente em contato com a mistura preparada.

A mistura, no entanto, deve ser trocada semanalmente e a sua quantidade não deve ser abundante.

* Quando a planta criar raízes, transplante-a para um vaso grande.

chuva-7

adenium-

Originária da África e da Península Arábica, a rosa-do-deserto (Adenium obesum) também é conhecida como lírio-impala e mini-baobá. Por ser comum em lugares áridos, onde há escassez de água.

A rosa-do-deserto é uma planta muito resistente e que necessita de pouca supervisão para se desenvolver adequadamente. Pode ser plantada em qualquer período do ano, mas dá flores nas estações mais quentes: primavera e verão. No Brasil, é muito comum encontrá-la sob a forma de bonsai.

Como cultivar a rosa-do-deserto
O cultivo da rosa-do-deserto é simples e fácil. Para cultivar rosa-do-deserto em vaso, você irá precisar de:
* Vaso (preferencialmente feito de barro e com furos no fundo para o escoamento adequado da água);
* Substrato;
* Tela plástica para forrar o fundo do vaso;
* Sementes de Rosa de Deserto ou estacas.

Passo a passo de como cultivar rosa-do-deserto em vaso
Após escolher o vaso, é hora de preparar o substrato. O substrato para rosa-do-deserto deve ser rico em nutrientes como fósforo, potássio, nitrogênio e cálcio. Portanto, recomenda-se o uso do fertilizante NPK 04-14-08.

Para preparar o substrato
* Cubra o fundo do vaso com a tela plástica;
* Em seguida, vá fazendo as camadas: uma camada de areia, uma camada de húmus e uma camada de areia e terra comum (pode-se adicionar o fertilizante NPK nessa parte);
* Se for transplantar a rosa-do-deserto para o vaso, lembre-se de pegar cuidadosamente a planta e, quando for replantá-la no vaso, deixar um pouco do caule sem ser coberto pela terra;
* Cubra a superfície do vaso com pedrinhas ou cascalho.

sementes de Adenium-Obesum

Cultivo em vaso a partir de sementes
*
Caso você opte por cultivar rosa-do-deserto em vaso a partir de sementes, deixe as sementes na água mineral por cerca de 120 minutos antes de plantá-las na terra – a hidratação facilita o processo germinativo. Plante em pequenos vasinhos e espere que se desenvolvam (o que é indicado pelo surgimento de folhas);
* Após essa etapa de desenvolvimento, você poderá seguir o processo de transplante de sua Rosa do Deserto para um vaso maior em profundidade e largura.

plantada no chão

Plantando rosa-do-deserto no chão
Para plantar Rosa do Deserto no chão, o ideal é que você já tenha uma planta bem desenvolvida no vaso.

Algumas recomendações a seguir
* Escolha uma região do seu quintal que receba bastante sol – a rosa-do-deserto adora a luminosidade intensa;
* Cave um buraco na terra e, cuidadosamente, faça o transplante da planta do vaso para o chão. Lembre-se de tirar o excesso de terra das raízes e também cortá-las um pouco, porque dessa maneira sua planta irá se desenvolver melhor;
* Regue a planta com um pouco de água, sem deixar a terra muito encharcada – lembre-se que a planta gosta de muito sol e pouca água.

rosa-do-deserto

Poda da rosa-do-deserto
Uma boa poda é muito importante para que sua planta se desenvolva corretamente. O processo de poda elimina galhos e folhas secas, melhorando a distribuição de nutrientes na sua rosa-do-deserto.

No entanto, a poda deve ser realizada com muito cuidado, pois o corte de ramos pode ser uma porta de entrada para fungos e bactérias.

O melhor é utilizar o corte em bisel, ou seja, um corte transversal, retirando apenas galhos e folhas secas. É muito importante utilizar uma tesoura de poda esterilizada. Uma dica boa é, após a poda colocar um pouco de canela em pó sobre o corte, a fim de evitar a propagação de fungos.

Para estimular a floração de sua rosa-do-deserto, você pode adicionar adubo NPK ao substrato ou um preparado de cascas de banana e cascas de ovos.

ventojjj