Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardim miniatura

Quem não gosta de um belo jardim não é verdade? Ou mesmo de plantas? O ato de plantar poderá ser uma terapia bastante interessante que pode até mesmo ser comparado como o de cuidar de uma criança.

As plantas requerem um cuidado especial, ela requer sempre que possível amor, e podemos ter todos os tipos de planta, mas ela somente deverá ser bonita se lhe dermos o devido amor e carinho. Uma planta é uma vida e para a vida temos de dar amor e cuidados.

Confira As Dicas
É muito importante temos um jardim, já que o oxigênio vem das plantas, se mora em apartamentos por exemplo, poderá ter vasos com plantas. Existe uma grande variedade de plantas ornamentais que são próprias para quem mora em apartamentos ou casa, e existem plantas que para este efeito não se adaptam bem pois não gostam de muito sol.

bonsai azaléia

Plantas ideais para plantar dentro de casa
Uma das plantas ideais para se ter dentro de casa é o bonsai, esta que é uma árvore pequena e muito bonita, que poderá ornamentar o seu apartamento ou mesmo a sua casa. O bonsai tem sua origem na China no século III a.c.

Apesar disto foram os japoneses que começaram a aprimorar esta técnica, incluindo na sua cultura como uma arte e também objeto de culto e meditação. A técnica do bonsai não se trata apenas de uma planta específica, porém de uma técnica utilizada em uma árvore como um objeto que deverá estar em miniatura. Não existem árvores do bonsai, mas sim árvores que podem se transformar pelo processo de bonsai.

As manutenções de criação do bonsai consistem em conservar a terra úmida, e manter o vaso em locais ventilados, que tenham incidência de raios solares direta, e geralmente por meio período. Além disso outra alternativa interessante é podar os galhos para que aconteça a manutenção dos formatos desejados.

Adubar a terra apenas a cada três anos em média, dependendo das espécie que você tiver, a troca da terra deverá ser realizada por processos simples, que não devem tomar muito o seu tempo, levando praticamente em torno de uma meia hora, e os fertilizantes utilizados podem ser orgânicos ou mesmo químicos.

Uma boa dica de adubos orgânicos é a utilização de farinha de osso, além de torta de mamona ou esterco de frango curtido. No caso de adubos químicos é bem importante se ter o conhecimento de dosagens, e o excesso normalmente poderá ser fatal para o bonsai.

jardim

A escolha do melhor lugar para a planta
O sol durante a manhã, é algo ideal para se utilizar e colocar o bonsai. Por este motivo procure colocar nas janelas ou nas varandas que possam receber os primeiros raios do dia. E ainda jamais procure colocar sobre os eletrodomésticos, o calor emitido pelo equipamento poderá prejudicar a saúde da planta.

A utilização de ar condicionado por sua vez poderá ser algo fatal, procure evitar mudar o bonsai de lugar, o que é ideal é o girar de dois em dois meses, para que os brotos e também as folhas possam se desenvolver pelo mesmo período e a planta ainda não crescer de forma desproporcional.

Além disso, o vento excessivo e a chuva direta poderá danificar a planta, por este motivo procure escolher um local que seja arejado porém protegido.

jardiminitura

A frequência das regas e a umidade
Os horários ideais para se regar as plantas é no início da manhã, ou mesmo no final da tarde, isto deverá valer também para os bonsais. O que é importante é que o torrão possa estar sempre úmido, e nunca deverá estar encharcado.

Procure regar totalmente e lentamente até que a água comece a escorrer através dos orifícios inferiores.  Procure nunca deixar a água acumulada no seu pratinho, as raízes podem apodrecer com facilidade. Vale lembrar que é interessante se molhar as folhas, porém isto não significa regar a planta.

Se perceber que a terra estará muito seca, no caso de um ou mesmo dois dias sem a ausência de água. Caso quiser perceber que a terra está muito seca, no caso de um ou dois dias de ausência da água, procure mergulhar o torrão em uma bacia cheia, para que a terra possa absorver a água por igual, um período máximo entre as regas é de dois dias.

O melhor jeito de fazer as podas
A poda das folhas deverá servir para controlar o crescimento excessivo dos ramos, sempre que os galhos tiverem dez ou mais pares de folha, procure reduzir para quatro ou cinco pares. A poda ainda poderá ajudar a criar espaços vazios entre os galhos, com isto é necessário que todos os ramos da planta possam receber luz.

A poda das raízes dever ser realizada, e este corte deverá atrofiar a planta, permitindo assim que ela chegue á idade adulta sem crescer demais. Procure em seguida retirar o bonsai do vaso, cortando as raízes inferiores.

Nunca corte as laterais. Logo em seguida procure devolver ao vaso, completando assim os pedaços que estiverem livres com terra. Plantas que tiverem até três anos deverão ser podadas o ano todo, depois deste processo a poda deverá acontecer a cada cinco anos.

Outras plantas são interessantes e serem cultivadas em bonsai, como por exemplo, a roseira miniatura, que é uma planta reduzida que deverá reduzir e oferecer muita beleza por diversas vezes a fragrância das rosas tradicionais, mas também em tamanhos da miniaturas. Normalmente são utilizadas com plantas de vaso devido ao seu tamanho.

A floração, na roseira deverá contar com o início da primavera, até meados de outono.

A luz deverá sofrer uma incidência indireta, procure levar a planta para um local ensolarado e também bem arejado. Para que se floresçam bem a roseira precisará de um sol pleno, pelo menos de seis a sete horas diárias de luz solar, podendo ficar nas sacadas

Dicas para o crescimento
As roseiras deverão ser plantadas em terras drenadas, corte as flores velhas com frequência para ajudar as flores novas.

lguinho

tapete-ingles

Conhecida no Brasil como tapete-inglês, a planta que pertence à família denominada Polygonaceae é considerada uma “forração”. É uma planta gosta de ficar a sol pleno ou também a meia sombra.

A origem dessa espécie de forração, são a Himalaia, Ásia e Índia. A planta tem a altura que fica entre os 15 e 20 cm e o seu ciclo é considerado perene. Graças as essas características é uma planta muito usada no paisagismo.

Características do tapete-inglês
É classificada como perene e muito usada no paisagismo. A forração ganha espaço porque tem uma ramagem muito delicada com tonalidade para a cor castanha.

As folhas também merecem destaque pois são lanceoladas e tem um toque especial graças as suas bordas vermelhas. Além disso, possuem nervuras e um verde com um toque “bronzeado”, muitas vezes formam uma perfeita letra “V”.

Durante quase todo ano, a folhagem do tapete-inglês fica mais bonita ainda com as inflorescências. As pequenas flores podem ser rosadas, verdes ou brancas e tem como característica o fato de serem globosas.

Apesar das flores poderem aparecer em qualquer época do ano, elas são mais frequentes nos meses do verão e do outono.

Polygonum_capitatum3

O uso na paisagismo
É muito usada no paisagismo porque se trata de uma forração perfeita para deixar jardins bonitos. Porém, somente aqueles que tem uma boa incidência de sol. Além disso, a textura do tapete-inglês e as cores dão um charme todo especial.

Pelo tipo de planta concede um ar natural e rústico ao mesmo tempo. É muito comum, o tapete-inglês compor caminhos utilizando também pedras brancs junto com ele. Mas, não pense que a espécie só pode ser cultivada em quintais e jardins, ela também pode conceder beleza a um ambiente sendo cultivada dentro de floreiras e vasos.

Porém, não é indicado plantar ou colocar o tapete-inglês em lugares que tenha um grande fluxo de pessoas. Assim, como não é recomendado que pessoas caminhem sobre a forração.

Quando chega o inverno, o tapete-inglês não perde a sua beleza, porém, perde parte das suas folhas. No Brasil, se usa muito o tapete-inglês para compor projetos paisagísticos no litoral.

Cultivo
Um dos principais cuidados que devemos ter com o tapete-inglês para que cresça bonito é deixá-lo ao sol ou cultivá-lo onde tenha boa incidência de luz solar.

Também é de extrema importância que além de boa drenagem, o solo seja fértil, preparado com antecedência com material orgânico. E claro, como toda a planta, a rega deve ser frequente, mas sempre tomando cuidado para não encharcar.

Na hora de plantar no quintal ou jardim, a cada metro quadrado não coloque mais do que 4 mudas do tapete-inglês. A distância entre as plantas é necessária. Quatro mudas neste espaço garantem o efeito tapete e o visual incrível.

O tapete-inglês é o tipo de planta que não dá muito trabalho. Claro, que as podas não podem faltar para que o crescimentos seja controlado, assim como a cada ano, de preferência no inverno, seja feito o adubo.

Caso queira fazer multiplicação do tapete-inglês use divisão de ramagem com raiz ou simplesmente, compre mais sementes.

tapeteingles

Quando a planta de forração protege o terreno?
Não é só para deixar um terreno mais bonito que as forrações são usadas, elas também podem ser usadas para proteção. Isso mesmo, com esse tipo de planta é possível proteger o solo de barrancos, por exemplo.

Evitar erosão provocada pelas chuvas fortes. Elas também auxiliam o terreno evitando que ele fique ressecado, o que é normal em lugares onde o calor é forte demais.

No caso da proteção do terreno por quanta da chuva, as plantas auxiliam a absorver a água e não deixar que a terra fique inundada. Sendo assim, pode ser considerada uma espécie importante para auxiliar na drenagem do solo.

Porém, caso seja um barranco que não receba absolutamente nada de luz solar, não é recomendado o seu uso, nem como meios de paisagismo e muito menos para proteção do solo. Qualquer espécie de forração precisa receber a luz do sol com frequência, mesmo que fique sob meia sombra.

Vale lembrar, que mesmo quando se pensa em usar qualquer espécie de forração com o objetivo de criar uma proteção para o solo, essa terra deverá ser preparada para receber a planta. Como foi dito a respeito do tapete-inglês e isso vale para qualquer tipo de forração, essas plantas precisam de solo fértil para se desenvolverem.

chuva