Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




dália1

As flores do tipo dália possuem uma infinidade de variedades e espécies. Tal gênero de planta pertence a família das Asteraceae, e são parentes próximas das margaridas e dos crisântemos.

É uma flor de origem mexicana, e há comprovações que seus cultivares eram realizadas por índios e indivíduos da antiga civilização asteca. Atualmente é a flor símbolo do México, muito difundida entre a população.

Esta se espalhou pelo mundo, dado a sua beleza, variedade e diversidade de cores. No final do século 18, um diretor do jardim botânico da cidade de Madrid, Espanha, em uma visita ao país se encantou com a espécie, e assim começou sua difusão por toda a Europa.

Apesar de ser uma planta de origem mexicana, e portante de clima quente de origem, ela se adaptou muito bem ao clima ameno e temperado da Europa.

Na França e na Espanha existem vastos campos de cultivares da planta. A Europa é referência em híbridos do gênero Dahlia. Sua influência no Brasil se deu em grande parte pelos holandeses, hoje, em nosso país existem mais de 3000 variedades e espécies de plantas naturais e híbridas.

dália

Características da planta
É uma planta herbácea e seu porte varia de acordo com sua espécie, apresentam tamanhos que podem variar de 30 cm de altura até 1,5 m. Na sua grande maioria, são vegetais perenes, ou seja, preservam sua estrutura aérea durante todo o ano, possui tubérculos, rizomas, bulbos, sendo que não apresentam órgão como as flores durante todo o ano, de forma constante.

Podem apresentar colorações muito plurais como amarela, rosa, vermelha, laranja, branca vinho e também flores bicolores. É uma planta que possui grande variedade de tamanhos e formatos.

Há espécies de pequeno porte que podem alçar tamanho de aproximadamente 30 cm de altura, geralmente são folhas dobradas e menores, mas como já citado, podem alcançar tamanhos que vão além de 1 m de estatura.

Suas folhas são do tipo ‘folhagem composta’, onde ao se retirar um galho da planta, a quebra de um ramo a partir de sua estrutura principal, irá apresentar variados folíolos neste graveto. O tamanho das folhagens varia com o porte da planta, planta maiores apresentam folhas em tamanhos mais alongados, e menores, folhas encolhidas.

Em sua estrutura, a flor apresenta em sua raiz tubérculos parecidos com a batata, fica abaixo da terra entumecido e para a planta funciona como uma reserva nutricional, como meio de reprodução e estes variam muito de tamanho, levando-se em conta a sua espécie e variedade.

dália rosa

Reprodução e inflorescência
Seus formatos de flores são no sistema de capítulo, ou seja, as flores na verdade, as mais externas dela com as pétalas maiores não são a real inflorescência, e sim seu miolo. Pela abertura da sua real inflorescência é possível determinar se a flor é nova ou velha pelo grau de abertura deste miolinho.

Mas existem outros tipos de Dálias que não apresentam este formato em suas flores, e tais formas exuberantes da planta podem variar de 5 cm de diâmetro até 25 cm, florescendo na época do verão, principalmente.

Sua reprodução pode ser realizada tanto por forma de sementes, que podem ser adquiridas em lojas e comércios de floricultura, cooperativas de agricultores e até mesmo supermercado. Podem ser proliferadas também por meio de suas raízes tuberosas.

É ideal é cavar e separar o gomo da raiz inteira e plantar, cerca de 10 a 15 cm abaixo da superfície. É recomendado plantar os tubérculos no início da primavera.

flor dália

Cultivo e outras informações
É uma flor que é classificada de fácil e acessível cultivo. Tem como clima ápice das altas temperaturas até mesmo o moderado, se adapta muito melhor com uma claridade direta da luz solar e não necessita de muita água, uma rega moderada, nem muita água e nem menos, deixando o solo úmido sempre.

Em sua base, se adapta melhor a solos porosos (mistura de terra vegetal + composto orgânico + areia) e seus adubos preferidos são compostos a base de fósforo já que auxiliam e impulsionam a planta a florir. Quanto a sua limpeza é mais leve, com pequenas podas controladas.

Em locais onde o clima é mais frio e ameno, nos meses de março a setembro (ou nas estações do outono ao inverno) a planta irá começar a atrofiar e encolher. O indicado é realizar a retirada dos tubérculos da planta e armazenar em local seco e distante dos raios solares.

Para guardar suas raízes é indicado que ao realizar a remoção destes é recomendado a limpeza, lavagem e secagem de toda sua estrutura. Para locais que possuem o clima favorável a planta, este procedimento não é aconselhável.

dália negra

Dália Negra
A flor Dália negra, na verdade possui uma tonalidade avermelhada, porém num tom escuro que acaba sendo confundido com flor preta.

Utilidade paisagística
Por possuir grande variedade de colorações e espécies, a dália é altamente recomendada e utilizada em jardins e espaços paisagísticos. Dependendo da altura que irá alcançar podem ser utilizadas de diferentes formas em um espaço externo.

São aplicadas em paredes (espécies com grande altura), pode ser plantadas em maciços de jardim, onde podem ser expostas aos montes em canteiros, em bordas e também podem ser cultivadas em vasos.

dália negra

Curiosidades sobre a Dália Negra
O nome Dália Negra foi utilizado para dar nome ao caso de um assassinato misterioso e que nunca foi solucionado nos Estados Unidos. Caso em que a vítima, uma mulher de 23 anos, foi terrivelmente morta.

Seu corpo foi abandonado na cidade de Los Angeles no ano de 1947. O corpo da jovem aspirante a atriz foi encontrado mutilado, estava nua, com o corpo cortado na altura da cintura, sua pernas estavam abertas e ao longo de seu corpo havia machucados e perfurações.

Com o sensacionalismo midiático na época, houveram mais de 60 pessoas que diziam ser o real assassino. Porém até hoje não se sabe quem foi o responsável pelo ato, já que na década de 40 não havia uma especialização forense que pudesse resolver o caso.

Hoje, o caso ganhou versões cinematográficas em forma de filmes e séries, como em um episódio da American Horror Story.

chuva-4