Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tulipa amarela

As tulipas são plantas que pertencem à família das Liláceas. São originárias da Ásia Central, porém, também se considera a Rússia e França como países de origem. Um país em que as tulipas são bem difundidas é a Holanda.

São flores bem comuns de encontrar nos jardins de várias casas isso porque são flores bonitas, fáceis de cultivar e com uma elegância bastante particular. Para quem está pensando em cultivar esse tipo de planta a dica é conhecer os diferentes tipos dessa espécie que existem.

Algumas informações interessantes sobre os tipos de tulipas poderá ajudar a cultivar essa flor exótica nos jardins.

Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.

As tulipas em geral podem chegar a atingir entre 30 cm e 60 cm, tudo depende do tipo que for escolhida para ser cultivada.

É um vegetal que faz parte da divisão das angiospermas, plantas que produzem florações. Essa planta pode ser encontrada em mais ou menos 100 espécies diferentes, possui uma folhagem bastante longa e ovalada num formato que lembra lanças.

tulipa_3

Elas encantam tantas a todos que gostam de flores porque podem ser encontradas em formas e cores variadas. Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de espécimes e também incalculáveis híbridos de cores e tonalidades diversas.

Uma curiosidade é que as tulipas quando manuseadas podem liberar um pó que causa rinites e em casos mais extremos crises alérgicas.

O período de floração das tulipas é bastante curto e pode ser previsto de acordo com o escalonamento das variedades. Podemos dividir a classificação das tulipas basicamente em:

Tulipas precoces – Aquele tipo que floresce na Europa no período que vai do final de Fevereiro até o final de Março.

Tulipas semitardias – Aquelas que florescem desde Março até o começo de Abril.

Tulipas tardias – São aquelas que florescem de Abril até o começo de Maio.

Tipos exóticos de tulipas
São muitos os tipos de Tulipas que existem e uma grande variedade de cores que começam no branco, passando por tons de amarelo, laranja e chegando próximos a um tom de vermelho. Dentre tantas espécies de Tulipas existem aquelas que se destacam por suas diferenças e por serem o que podemos identificar de exóticas.

tulipeira

Tulipa-africana (Spathodea campanulata)
A tulipa-africana é uma dessas espécies que podemos considerar como exótica, trata-se de uma tulipeira, ou seja, uma árvore de madeira clara que tem a casca fina. No que se refere à altura, essa planta pode alcançar uns 24 m.

Porém, na África, local de origem dessa planta, é possível observar espécimes de até 30 m de altura. O tronco da tulipa-africana tem em média um diâmetro que fica entre 30 cm e 50 cm. As flores dessa árvore crescem bem rapidamente e é bastante utilizada para a ornamentação.

Apesar de todo o seu tamanho a tulipa-africana precisa de cuidados bem comuns para as demais espécies de tulipa. Essa planta é tropical, logo não suporta regiões em que o clima seja demasiado frio.

tulip-negr

Tulipa-negra
Esse é um outro tipo de tulipa que chama muito a atenção devido as suas características exóticas. A  flor é muito ornamental, solitária, formada por seis pétalas, uma haste reta que pode atingir de 30 a 60 cm de altura e folhas alongadas. É chamada “a rainha da noite”.

Apesar do nome ela não é verdadeiramente negra, apenas possui uma tonalidade um pouco mais escura.

Necessidades das Tulipas
As espécies de tulipas não são muito exigentes, mas com alguns pequenos cuidados podem ter um desenvolvimento bem mais saudável. Uma boa dica é contar com um solo solto e bastante rico em matéria orgânica

É um tipo de planta que suporta bem o frio e que precisa passar por um período de temperaturas mais baixas durante o inverno para conseguir florescer com qualidade. Se a região em que estão sendo cultivadas tem um inverno quente pode causar alguns problemas na floração da tulipa.

tulipa roxa

O cultivo das Tulipas
Os melhores tipos de locais para plantar tulipas são em lugares úmidos, pois assim o solo rico em nutrientes ajuda a planta a encontrar o que precisa para crescer e florescer. É sempre positivo utilizar adubos orgânicos periodicamente nas suas tulipas.

A rega dessa planta deve acontecer conforme for necessário. Uma dica para saber quando é necessário regar novamente é verificar se o solo da planta se encontra úmido. Regue novamente somente quando ele estiver completamente seco, pois de outra forma você arrisca encharcar a planta.

A iluminação é um fator absolutamente essencial para que a tulipa possa se desenvolver. Em regiões muito secas e quentes é interessante que elas permaneçam a meia sombra.

Uma questão bem importante também é a limpeza das tulipas, ou seja, a remoção das folhas mortas da planta. Tenha sempre um dia na sua rotina para fazer essa limpeza, pois, se você deixar as folhas mortas na planta poderá prejudicá-la.

Embora as tulipas não se adaptem bem ao clima brasileiro, é possível induzir a planta a dar, pelo menos, mais uma floração, simulando as condições climáticas do seu habitat natural para estimular os bulbos a rebrotarem.

Para isso, ao adquirir um vaso de tulipas dê preferência aos que ainda estejam com as flores em botão, permitindo-lhe usufruir da beleza da flor por mais tempo. O vaso deverá ser conservado em um local fresco e com luminosidade, evitando-se os ventos e o sol forte.

tulipas_1

Alguns colocam algumas pedras de gelo sobre o substrato no vaso, pela manhã e ao entardecer, a fim de diminuir o excesso de calor.

Logo que as flores da planta murchem, corte-as, inclusive as folhas. Retire então os bulbos do substrato, limpe-os cuidadosamente com o auxílio de uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem.

Após esse período, plante os bulbos num novo vaso, com terra vegetal umedecida, sem que esteja encharcada. Embrulhe o vaso assim preparado num plástico e guarde-o no congelador da geladeira durante cerca de 6 meses, a uma temperatura ideal entre 2 e 5°C.

Passado esse tempo, retire o vaso da geladeira e coloque-o num local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, mantendo a terra sempre úmida.

Após esse procedimento, o vaso novamente embrulhado em plástico deve retornar ao congelador, onde deve permanecer por mais 6 meses. Ela pode ser de varias cores.

pingosnas folhas

Verbena chamaedrifolia

A verbena é uma planta da família Verbenaceae e sua origem é a América do Sul. É uma plantinha de flores miúdas arranjadas em um pequeno buquê, e de ramagem delicada que confere um ar campestre ao jardim.

Ela é também conhecida como camaradinha, sendo, podendo ser encontradas nas cores rosa, vermelha, azul, branca, roxa e mesclada. Ela é uma planta predominante de clima subtropical e tropical. Gosta do sol. Chega á uma altura de 15 a 30 cm.

Como vamos aprender a cuidar das Verbenas, temos que começar a partir do zero, portanto, como plantar essa flor. Essa planta é nativa do nosso continente, portanto para cultivos aqui no nosso país, já teremos muitas vantagens quanto à temperatura e solo.

Como plantar Verbenas
Pode-se iniciar um jardim de verbena a partir de sementes ou de mudas já em crescimento. Elas podem também serem plantadas em vasinhos decorativos ou diretamente ao solo, desde que este apresente condições favoráveis ao seu florescimento, caso contrário sua planta pode até brotar os ramos, mas as flores não aparecerão.

Para plantar, é necessário fazer uma cova de no máximo entre 10 e 20 cm e colocar a semente ou muda. Se estiver utilizando sementes, feche a cova com a própria terra e regue. Como elas são bem resistentes ao sol, uma rega por dia é mais que o suficiente.

Verbena_bonariensis

É preciso também deixar um espaçamento entre uma semente ou muda de pelo menos 20 cm para que elas se desenvolvam bem.

Quanto ao solo, ele deve ser bem fertilizado e de preferência rico em matéria orgânica. Como o indicado é uma rega por dia, deixe o solo bem úmido sempre, mas não a ponto de ficar encharcado, pois além de não ajudar no crescimento, o excesso de água irá favorecer o aparecimento de doenças para a planta.

O ideal é que você o mantenha bem adubado para que suas flores cresçam mais rapidamente.

Elas são flores que brotam durante o ano todo então se desejar rapidamente terá um tapete florido no seu jardim todo de verbena.

Verbena phlogiflora

Nesse caso, é sempre bom preparar todo o solo mesmo nas áreas que ainda não receberão a planta, principalmente se ele não apresentar as condições apropriadas para o cultivo, pois como elas florescem rapidamente você logo terá novas mudas para plantar.

Evite adubar com excesso o solo. Quando falamos em deixar bem fertilizado, é apenas a dosagem para desenvolver as folhas e as flores de forma igual.

Quando esteja adubando, procure sempre observar o crescimento das folhas e caso elas ultrapassem muito do tamanho das flores, você já terá adubado o suficiente e está na hora de parar por um tempo.

A verbena pode ser plantada em vasos, jardineiras, canteiros ou em maciços. Apesar de perene, deve ser tratada como bienal, pois perde o viço com o passar do tempo.

Tolerante ao frio e sua multiplicação é feita pela divisão da planta e por sementes.

flores-e-chuva