Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




bouganvillea

As plantas dão vida às nossas casas, jardins e terraços, e a sua beleza depende, em grande parte, do cuidado que lhes oferecemos. As videiras, das quais existem múltiplas variedades, são bonitas e muito decorativas. No entanto, merecem alguns cuidados especiais. Abaixo uma pequena explicação de como cuidar de uma planta trepadeira.

É imprescindível que saiba que você é o responsável por orientar o crescimento da planta trepadeira, portanto, decida onde deseja colocá-la e o espaço que deseja que ocupe. Embora possa parecer óbvio, tenha cuidado e não permita que cresça tampando uma porta ou uma janela. Arames, ramos e flanges serão de grande ajuda para redirecionar a sua planta trepadeira.

No inverno, todas as plantas exigirão alguns cuidados especiais. Certifique-se de prender bem a planta à grade ou parede para que o vento não acabe jogando a planta trepadeira no chão.

alamanda roxa

Além disso, com relação ao frio -e dependendo sempre do tipo de trepadeira- se as temperaturas baixarem muito, estas devem ser cobertas. Se estas recomendações forem sempre seguidas, certamente que a planta suportará todo o inverno sem problemas.

No verão, devemos ter cuidado com as altas temperaturas. A própria planta volta-se para o sol, sendo necessário termos cuidado para que não acabe se queimando. Se estiver muito calor, pulverize água sobre os seus ramos para refrescá-la sem abusar.

Também não queremos encharcá-la de água. Para que fique bonita no verão, recomendamos que regue a sua trepadeira pela manhã. Deste modo, ela se manterá úmida durante parte do dia e poderá suportar melhor o calor.

Em relação à  primavera, devemos lembrar que é a época em que há mais pragas. Assim, devemos ter muito cuidado para evitá-las. Nunca é demais utilizar remédios caseiros para que a nossa trepadeira não seja atacada por uma praga.

Mandevilla boliviensis

Esta é a estação da poda e, portanto, o momento de dar forma à sua planta. Pense bem como deseja que ela continue crescendo. Aproveite para tirar tudo que não interessa e limpá-la.

No outono é o momento certo para podar para que resistam às mudanças de temperatura do inverno. Assim, durante esta estação devemos diminuir a irrigação, tanto em quantidade como em assiduidade, já que não é necessária tanta água.

Como pode ver, o cuidado das plantas trepadeira não difere muito do de uma planta normal, e o mais importante é nos responsabilizarmos de que tome a direção adequada.

refletindo

Papaver-somniferum

Se gostas de flores e quer ter algumas em casa, basta continue lendo esse artigo do um e aprender como plantar papoulas em vaso, para dar uma corzinha à sala da sua casa.

Materiais necessários:
* Sementes de Papoula;
* Mistura de terra para vaso;
* Adubo;
* Vaso com buracos para drenar a água .

A vantagem da papoula é a sua facilidade em plantar e o fato de estar disponível no mercado em tantas cores como as do arco-íris. Contudo deve ficar sabendo que elas podem crescer até aos 60 cm de altura e nesse caso vão precisar de um pouco mais de espaço.

O primeiro passo é arranjar um vaso com sistema de drenagem, pode até fazer o seu próprio vaso. Escolha vasos com aqueles furos no fundo para que a água em excesso possa sair. De seguida deve colocar terra no vaso, deixe 2,5 cm do vaso sem terra, a contar do topo. Não utilize aquela de mistura de jardim, prefira uma mistura feita por si entre adubo e terra de envasar.

Coloque as sementes de papoula no cimo da terra misturada. Preferencialmente deve plantar dentro de casa em meados do mês de agosto até início de setembro. Distribua um pouco da mistura de terra de envasar por cima das sementes.

Papaver-somniferum-_2

Ao contrário de outras plantas, as papoulas até na fase de semente gostam bastante de exposição solar. Por isso certifique-se que o vaso apanha muito sol durante o dia.

Quando regar, tenha cuidado para não encharcar o vaso e fazer as sementes mexerem. Tem algumas opções para evitar isso, utilizar uma garrafa de spray, um pequeno regador ou se preferir fazer um vaso biodegradáavel que absorve melhor a água necessitando de menos quantidade de líquido para fornecer os nutrientes à planta. Ao fim de 4 a 6 semanas irão surgir as primeiras transformações.

Pode utilizar um fertilizante, de preferência líquido pois resulta bastante bem, durante a primeira época de cultivo das papoulas. Use-o uma a duas vezes por mês. Depois da primeira época, pode apenas colocar fertilizante no início da primavera e depois no outono. Não se esqueça de regar após colocar o fertilizante.

Quando as papoulas estiverem bem definidas regue-as em dias intercalados e não todos os dias. Deixe passar um dia após a rega para a terra poder secar. Não se esqueça de ir removendo as folhas e flores secas para promover o nascimento e crescimento de novas flores. Para isso basta ir cortando as partes secas.

tempestade