Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




morngos

Seja no jardim, quintal ou varanda, os morangos crescem muito bem em vasos e oferecem morangos bem mais saborosos que os comprados. Ainda que a planta precise de alguns cuidados específicos, não deve se preocupar na hora de plantar morangos porque neste artigo é explicado, com detalhes, como cultivar morangos em vasos.

Conselhos sobre o cultivo de morangos
Em primeiro lugar, é necessário considerar alguns conselhos para que os morangos cresçam nos vasos da sua casa de forma correta e seus frutos sejam os mais saborosos que tenha experimentado na vida.
* Clima: Deverá conservar as plantas de morango a uma temperatura entre os 18 e os 25ºC durante o dia, e à noite entre os 8 e 13ºC.

* Irrigação: É importante usar água que não contenha muitos minerais, por isso a água da chuva será ideal.

* Tipo de solo: é importante contar com um sistema de drenagem correta, sendo recomendado um substrato de textura arenosa. Além disso, o pH da terra deverá variar entre 5′8 e 7′2.

morango_vaso2

Plantar os morangos
O momento ideal do ano para plantar os morangos é no princípio de setembro, depois devemos ver a quantidade de plantas que podemos plantar dependendo do vaso. O ideal é colocar três plantas em vasos de meio metro, separadas 10 centímetros entre si e a 5 cm das bordas.

Se for um vaso circular pode colocar uma planta no meio. Abra um espaço de 20 cm para cada planta, que poderá comprar em uma estufa ou centro de jardinagem especializado.

Nunca, mas nunca mesmo, corte as raízes das plantas; se forem muito longas pode dobrar, mas nunca cortar. Quando as plantas estiverem bem colocadas recomenda-se que pressione com as mãos a terra ao redor e regue bem o vaso.

morangos-vasos-suspensos

Cuidados das plantas de morango
A partir de agora deverá cuidar dos morangos e conferir as plantas diariamente para garantir que recebem luz solar e se mantenham com as temperaturas descritas acima.

Quando começarem a crescer as primeiras frutas (após uns 2 meses) deve fazer com que os morangos não toquem o solo porque apodreceriam. Existem vários métodos para isso, como colocar uma pequena rede de arame, palha ou uma bolsa de PVC que só deixe ovos na parte do caule.

Basicamente tendo em conta estes conselhos poderá cultivar morangos em sua casa sem muitos problemas, lembre-se da temperatura e da irrigação, que deve ser abundante mas sem encharcar as plantas.

queda

Papaveraceae_papaver_orientale

Se gostas de flores e quer ter algumas em casa, basta continue lendo esse artigo do um e aprender como plantar papoulas em vaso, para dar uma corzinha à sala da sua casa.

Materiais necessários:
* Sementes de Papoula;
* Mistura de terra para vaso;
* Adubo;
* Vaso com buracos para drenar a água .

A vantagem da papoula é a sua facilidade em plantar e o fato de estar disponível no mercado em tantas cores como as do arco-íris. Contudo deve ficar sabendo que elas podem crescer até aos 60 cm de altura e nesse caso vão precisar de um pouco mais de espaço.

O primeiro passo é arranjar um vaso com sistema de drenagem, pode até fazer o seu próprio vaso. Escolha vasos com aqueles furos no fundo para que a água em excesso possa sair.

papoulas

Em seguida deve colocar terra no vaso, deixe 2,5 cm do vaso sem terra, a contar do topo. Não utilize aquela de mistura de jardim, prefira uma mistura feita por si entre adubo e terra de envasar.

Coloque as sementes de papoula no cimo da terra misturada. Preferencialmente deve plantar dentro de casa em meados do mês de agosto até início de setembro. Distribua um pouco da mistura de terra de envasar por cima das sementes.

Ao contrário de outras plantas, as papoulas até na fase de semente gostam bastante de exposição solar. Por isso certifique-se que o vaso apanha muito sol durante o dia.

Quando regar, tenha cuidado para não encharcar o vaso e fazer as sementes mexerem. Tem algumas opções para evitar isso, utilizar uma garrafa de spray, um pequeno regador ou se preferir fazer um vaso biodegradável que absorve melhor a água necessitando de menos quantidade de líquido para fornecer os nutrientes à planta. Ao fim de 4 a 6 semanas irão surgir as primeiras transformações.

papoulas-1

Pode utilizar um fertilizante, de preferência líquido pois resulta bastante bem, durante a primeira época de cultivo das papoulas. Use-o uma a duas vezes por mês. Depois da primeira época, pode apenas colocar fertilizante no início da primavera e depois no outono. Não se esqueça de regar após colocar o fertilizante.

Quando as papoulas estiverem bem definidas regue-as em dias intercalados e não todos os dias. Deixe passar um dia após a rega para a terra poder secar.

Não se esqueça de ir removendo as folhas e flores secas para promover o nascimento e crescimento de novas flores. Para isso basta ir cortando as partes secas.

passaro_2