Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Bulbophyllum eberhardtii

Um dos maiores pesadelos de quem coleciona orquídeas é ver seus exemplares serem atacados por pragas, comprometendo sua saúde e beleza, e em casos mais sérios levando a planta à morte.

Toda a planta tem naturalmente sua defesa, por isso além de tentar ajudar a planta a se recuperar com algum defensivo natural ou não, o segredo para minimizar esse mal é tentar descobrir o que está errado no cultivo, e que está debilitando as orquídeas, tornando-as vulneráveis a este tipo de ataque.

Sinceramente pouco importa qual o veneno você deve usar para salvar a planta, pois a planta se for bem cultivada e nutrida não sofre com doença ou praga nenhuma, então na verdade ela não precisa de remédio nenhum.

No meio da floresta este tipo de problema não acontece, porque lá a planta está adaptada e consegue tudo o que precisa no meio em que está.

Alguns dos fatores que mais prejudicam o cultivo de orquídeas nos orquidários domésticos, são os excessos de umidade, falta de nutrição adequada e falta de luminosidade.

Abaixo segue algumas receitas caseiras para acabar com as pragas indesejáveis que atacam suas orquídeas.

Sophronitis cernua_1

Cebola com alho e pimenta – Combate pulgões e qualquer tipo de cochonilha
Pegue uma cebola, uns quatro dentes de alho, uma colher de sopa de pimenta-do-reino ou uma colher de sopa de pimenta malagueta com um pouquinho de água apenas para bater no liquidificador.

Esprema e deixe macerar por uma semana, depois dilua em em 10 partes de água. Borrife nas plantas.

Refrigerante com sal – Combate lesmas e caracóis
Pegue um pouco de refrigerante (pode ser aquele que está choco) e despeje em uma tampa de garrafa pet a do próprio refrigerante com a metade da tampa com sal de cozinha, agora deixe sobre o substrato do vaso de orquídea.

O cheiro adocicado do refrigerante atrairá a lesma ou o caracol que ao ingerir morrerá desidrato.
Obs.:
Coloque à noite, pois estas pragas têm hábitos noturnos.

Folhas de mamão – Combate pulgões e qualquer cochonilha e percevejos.
Duas folhas de mamão com talo, pica e adiciona um litro de água e bate no liquidificador e coa.

Calda de sabão e alho – Combate cochonilhas brancas ou com carapaças e pulgões.
Amasse 3 dentes de alho e misture com uma colher de sopa de sabão de coco em raspas ou em pó. Dilua em 1 litro de água quente. Agite bem. Deixe esfriar. Coe e coloque no pulverizador. Borrife sobre os insetos.

Se a infestação for grande, repita na semana seguinte. O produto pode ser armazenado por até dois dias. Controle: limpeza manual com algodão úmido e utilização de inimigos naturais (joaninhas).

Chá de Losna – Combate lagartas e lesmas
Coloque 30 g de folhas secas de losna em 1 litro de água. Ferva por 10 minutos. Esfriar. Coe em um pano, torcendo para extrair o princípio ativo. USO: dilua essa quantidade em 10 litros de água e pulverize.

Óleo mineral ou vegetal – Combate cochonilha com carapaça, insetos e algumas doenças fúngicas.
Diluir (1) parte de óleo (soja, etc.) em 100 partes de água. Ex: 1 ml de óleo 100 ml de água. Pulverizar sobre a planta.

Bicabornato de sódio – Combate a antracnose e o míldio
Diluir em 4 litros de água uma colher de chá de bicarbonato e 2,5 colheres de óleo vegetal, bata bem, em seguida, adicione meia colher de chá de sabão em pó. Aplicar semanalmente até que a doença desapareça.

Calda de fumo e sabão – Combate percevejos, besouros, pulgões, cochonilhas e trips.
Ferver 100 mg de fumo de corda em 2 litros de água por 5 minutos. Esfriar. Coar esse preparado e misturar com 2 colheres (sopa) sabão de coco em pó.

Acrescentar 2 litros de água. Misturar bem. Aplicar sobre as plantas atacadas.
Obs.: Não é o mais indicado para orquídeas.

Sulfato de cobre – Combate doenças fúngicas e bacterianas
Diluir em 1 litro de água, 2 colheres (café) do sulfato. Pulverizar a cada 15 dias.
Cuidados:
Não aplicar em temperatura acima de 32ºC. Não aplicar em plantas com flor. Proteja folhas e rizomas.

Canela em pó – Combate fungos (podridão negra)
Coloque canela em pós no substrato e planta.
A canela em pó induz a Phalaenopsis a produzir brotos.

Pasta selante – Para combater infecções nas feridas após corte e podas das plantas
1 colher de chá de vaselina;
10 gotas de própolis;
1 colher de chá de canela em pó;
Misture tudo e está pronto uma pasta selante e cicatrizante.
Obs.: Aplique inseticida caseiros nos horários mais frios.

sol entre nuvens

Ardisia_crenata

A ardísia  é uma planta do tipo arbustiva pertencente à família Myrsinaceae e conhecida popularmente por café-de-jardim. A origem da planta é a Ásia, a China e o Japão.

Pode atingir uma altura que fica entre 1,2 a 1,8 m e quanto a luminosidade é uma planta que gosta de meia sombra ou então sol pleno. O seu ciclo de vida é perene.

Características da ardísia
Essa é uma planta arbustiva que possui folhagem e frutos decorativos. A sua ramagem é ereta e ramificada, sua textura semi herbácea. As suas são perenes, cerosas e de uma coloração verde-escura com margens finamente onduladas e serrilhadas.

Já as suas inflorescências são do tipo rácemo, axilares e compostas por pequenas flores, estreladas, perfumadas, hermafroditas e de uma coloração branca ou rosada. A ardísia  tem pouco valor ornamental.

ardisia11

No período do verão até o começo do inverno surgem nessa planta os cachos de numerosos frutinhos esféricos que são parecidos com pequenas cerejas.

A cor desses frutinhos é vermelho vibrante, muito duráveis podendo permanecer muitas vezes até a próxima floração. O crescimento dessa planta é moderado e se destaca quando isolada no jardim assim como dentre pequenos grupos ou em renques. Uma planta que atrai passarinhos, geralmente eles vêm apreciar os seus frutos.

O uso na decoração
Um dos motivos que tornam a ardísia bastante procurada envasada é o fato de poder ser utilizada para a decoração de interiores. Fica muito bem em ambientes bem iluminados, em sacadas ou mesmo em pátios.

É possível manter essa planta no litoral desde que ela esteja bem protegida dos ventos fortes, pois esses podem danificar a sua folhagem e ainda derrubar os seus lindos frutos. Também é indicado que a planta seja protegida do sol intenso nas horas mais quentes do dia.

ardísia-bonsai

O cultivo
Essa planta deve ser cultivada sob o sol pleno ou então a meia-sombra. O solo deve ser fértil, profundo e enriquecido com matéria orgânica. A irrigação deve ser regular e o clima que aprecia é o mais ameno. Apesar disso pode se desenvolver numa ampla faixa climática e tolera temperaturas de até -10°C, torna-se caduca nessas condições.

A sua multiplicação deve ser feita por estaquia e por sementes. Pelo fato de ter uma propagação fácil pode se tornar uma planta invasora em algumas situações.

A ardísia é uma boa opção, pois não exige manutenção e também não é exigente em relação a fertilidade. Pelo fato de ter pouca quantidade de raízes não muito profundas tem boa adaptação a cultiva em canteiros rasos, vasos e jardineiras.

A luminosidade ideal para uma ardísia é a intensa, mas o sol direto pode queimar as suas folhas. Sendo assim o seu cultivo deve ser feito em áreas de meia sombra e que tenha sol apenas pela manhã ou então sob árvores.

Na cova do plantio é necessário acrescentar composto orgânico e húmus de minhoca. No caso de solos muito compactados é necessário acrescentar areia ou material vegetal decomposto com alguma textura, um exemplo é o composto de folhas. Essa mistura deve ter boa drenagem, pois a ardísia não suporta solo encharcado.

Flores-de-Ardisia_crenata6

A adubação
A ardísia necessitará de adubação de reposição quando houver a adubação do canteiro ou vaso, de uma a duas vezes por anos. Para isso utilize uma colher de sopa de adubo granulado do tipo NPK com formulação de 10-10-10 numa garrafa PET de 2 litros. Coloque água e sacuda bem para que se dissolva.

Um dia antes da aplicação você deverá regar o substrato para que haja a formação de um bulbo úmido. No dia seguinte você deverá colocar 1 copo com a mistura de água e adubo na muda. É muito importante cuidar para que não toque na planta.

Os frutos da ardísia tem boa capacidade de germinação e é facilmente propagada. Pode surgir junto ao tronco muitas novas mudinhas. As regas devem ser regulares junto com as outras plantas.

Paisagismo
A ardísia é uma planta que combina muito bem com canteiros de arbustos coloridos, folhagens variegadas ou mesmo que tenham flores brancas ou vermelhas. Porém, nem sempre é possível fazer esse tipo de combinação porque muitas plantas necessitam de sol então é necessário contar com plantas de meia sombra em canteiros ou vasos.

Uma dica é que o uso de várias mudas num mesmo vaso ganha um visual bem ornamental e com um efeito muito bonito.

Ardisia-crenata-2

Mais detalhes sobre a ardísia
O tronco
O tronco dessa planta é um caule fino e ereto, os seus ramos se inclinam de forma natural com o peso dos seus frutos.

Água
A ardísia aprecia um solo que esteja ligeiramente úmido e jamais encharcado. Bastante tolerante a estiagem, deve ser regada cerca de 2 vezes por semana. Durante o inverno você pode e deve diminuir a quantidade de água.

Clima ideal
Tem preferência por um clima ameno, mas é tolerante a qualquer tipo de temperatura. Nos lugares de clima muito frio acaba perdendo as suas folhas que depois voltam a nascer quando a temperatura sobe.

Necessidades para o cultivo
Essa planta prefere um solo que seja rico em matéria orgânica, profundo, mas também pode ser cultivada praticamente em qualquer lugar desde que haja uma boa drenagem. Uma planta rústica que não exige muitos cuidados, mas vale destacar que é importante que o substrato não fique encharcado.

Dicas de fertilização
Para que a planta fique bem vistosa é importante contar com um bom fertilizante NPK. A fórmula indicada é a 04-14-08, use de 1 a 3 colheres de sopa, isso depende do tamanho do vaso.

No caso de ardísia plantada no jardim deve-se usar de 3 a 8 colheres de sopa, claro que depende do tamanho da planta.

Para fazer a aplicação correta coloque o fertilizante ao redor do caule, porém, cuide para que não encoste na planta.

Ardisia-crenata1

A propagação
A propagação dessas plantas deve ser feita por sementes e estaquia. Germina com bastante facilidade embaixo da planta.

É comum encontrar mudinhas que brotam através de sementes que caem e exatamente por isso pode se tornar uma planta invasora.

tempo

Ixora_coccinea_(Rubiaceae)

Também conhecida como mini ixora ou ixora, a ixora-chinesa pertence a família Rubiaceae e originária da Malásia e da China.

Características da ixora-chinesa
A ixora-chinesa é um arbusto que pode chegar a medir 2 m, possui uma forma muito compacta, seus ramos são lenhosos, é muito ramificado, além de apresentar as folhas grandes acuminadas, se apresentam num tom de verde muito escuro, muito brilhantes, coriáceas, ovais e sem pecíolo.

Elas se apresentam em duas as duas “colocadas” uma oposta a outra, são bem pequenas e possuem exatamente 5 pétalas que são pontudas.

As cores das flores variam entre rosa alaranjada, vermelha ou creme e a quando estão em fase da inflorescência surgem reunidas. Do mundo que se apresentam são classificadas como tipo umbela, isto é, as flores que surgem bem na pontinha dos ramos.

As flores desse arbusto atraem os beija-flores e podemos considerá-la uma espécie muito florífera. Além disso, elas nascem o ano inteiro, em maior quantidade durante o verão. No nosso país, é possível cultivar a ixora-chinesa em qualquer parte onde o clima seja temperado ou quente.

Um curiosidade sobre esse tipo de arbusto é a chegada para venda ao consumidor da mini ixora, que ainda mais compacta. Ela é uma opção para quem precisa fazer acabamento em canteiros onde foram plantados grandes arbustos. Também serve como opção para forrações que não atinjam a altura máxima de 0,80 m.

ixora

O cultivo da ixora-chinesa
Se você mora em um lugar com o clima quente ou temperado, pode pensar em cultivar a ixora-chinesa. Mas, além disso, lembre-se que será necessário sol e um solo não só rico em matéria orgânica, mas também que seja muito bem drenado. Veja como fazer:
* O primeiro passo é preparar a cova para o plantio, depois de fazer o buraco, coloque um pouco de areia no fundo e em seguida, misture com a terra.

* Agora, coloque cerca ou exatamente 1 litro de adubo animal (de preferência de curral), mas também serve de aves. Coloque a primeira metade depois de misturá-la com o composto orgânico.

* Agora que a terra está preparada como deve ser, pode colocar a muda, fechar a cova e fazer a primeira rega.

Se você quiser já cultivar o seu primeiro arbusto de modo que faça parte do paisagismo do seu quintal ou jardim, plante duas mudas em uma mesma cova. Porém, isso só poderá ser feito se o buraco não tiver o formato arredondado.

ixora amarela

Não esqueça que depois de plantá-la será necessário fazer a rega todos os dias, até que a muda se estabeleça. Além disso, depois será necessário fazer o adubo do seu arbusto pelo menos duas vezes por ano, que devem ser na primavera e nos últimos dias de verão. Você deverá usar de novo o composto orgânico com o adubo animal de curral. Coloque na planta e regue logo em seguida.

Outro detalhe importante é fazer a limpeza do arbusto retirando as flores mortas, mas faço isso sempre com uma tesoura apropriada e muito limpa. Caso o arbusto esteja crescendo muito rápido e fugindo da forma original, será necessário também cortar alguns ramos.

Como podar a ixora-chinesa
A primeira poda deve acontecer imediatamente depois que comece a crescer ramos na ixora. Esse é um modo de garantir que mais ramos serão formados, porque cada vez que é podado um ponteiro faz com que a copa do arbusto fique mais fechada. É uma técnica muito usada para valorizar a planta ainda mais em projetos de paisagismo.

Os pedaços de ramos que serão retirados não são descartados. Eles são usadas para enraizar outras mudas.

Ixora alba

A ixora-chinesa no paisagismo
Esse arbusto é muito usado no paisagismo porque combina com muitos projetos, porém, sempre observando que ele não pode ser cultivado em lugares com geadas e somente em regiões temperadas e quentes.

No paisagismo o arbusto ixora-chinesa é usado para fazer maciços junto a muros, para fazer renques ou caminhos e ainda serve para montar uma cerca viva baixa que separe uma parte da outra do jardim.

Além disso, pode ser cultivada em vasos sem problema e também em terraços e sacadas.

pingos

inflorescencia-da-pata-de-vaca

A planta conhecida como pata-de-elefante é um tipo de planta arbustiva, possui textura semi lenhosa e com um aspecto escultural. Quando observamos a foto de uma planta dessas podemos chegar a pensar que se trata de uma palmeira.

Apesar de seu visual muito parecido com o das palmeiras a pata-de-elefante não é uma palmeira verdadeira. Pode ser considerada um tipo de arbusto ou arvoreta, quando essa planta se torna adulta pode chegar a medir em torno de 5 m.

Trata-se de um tronco ornamental que possui a base dilatada para poder fazer o armazenamento de água. Essa característica se desenvolveu nessa planta para que ela pudesse sobreviver a grandes períodos de estiagem.

Características da pata-de-elefante
Uma das características mais marcantes dessa planta é a sua folhagem que lembra uma simpática cabeleira. As folhas em si são muito bonitas e estão dispostas em tufos densos que ficam nas extremidades dos ramos da planta. Folhas com um aspecto áspero, recurvado, achatado e longo.

Para ver flores nessas plantas você deverá procurar pelos exemplares mais velhos, pois somente aqueles com características já arbóreas é que tem a capacidade de produzir flores. Essas belas flores nascem de inflorescências longas e eretas com uma grande quantidade de flores pequenas e brancas.

Também é interessante dizer que existem variedades de plantas inflorescências machos e fêmeas, são plantas dióicas.

beaucarnea-recurvata2-

O uso da pata-de-elefante no paisagismo
A planta é bastante famosa no segmento de paisagismo, essa planta é capaz de criar pontos de destaque no seu jardim. Exatamente por isso quem gosta de jardins mais decorativos opta por essa bela planta arbustiva.

O mais interessante é que no paisagismo a pata-de-elefante vai bem cultivada sozinha ou mesmo num grupo com outras plantas. Uma planta que fica perfeita em jardins mais esculturais com estilo desértico ou mesmo com um visual mais tropical. Devido ao fato de crescer bem lentamente essa planta pode ser cultivada envasada.

O cultivo em vaso
A pata-de-elefante pode ser cultivada em vaso, mas somente enquanto é jovem, pois como cresce bem devagar essa planta se adapta ao pequeno espaço. Porém, quando começar a transição para a vida adulta a planta precisará ser transferida do vaso para um espaço no jardim.

Enquanto está envasada essa planta pode ser usada para decorar os ambientes de casa, varandas, pátios, sacadas e outras partes da sua casa a sua escolha. Vale dizer ainda que essa planta quase não exige cuidados uma vez que é adaptada para sobreviver em situações extremas, mas que pode chegar a um valor de mercado muito bom.

Uma verdadeira planta ornamental que pode fazer toda a diferença em qualquer jardim vale a pena considerar a possibilidade de ter uma planta.

beaucarnea-recurvata

Cultivo
A planta pata-de-elefante como toda planta tem as suas preferências na hora do cultivo que pode ajudar e muito a fazer com que ela cresça mais forte. Para começar essa é uma planta que deve ser cultivada em solo fértil e a sol pleno. Também é bastante importante que o solo seja bem drenado e irrigado num espaço de tempo bem elástico.

Isso porque é importante evitar o apodrecimento das raízes da planta, como se trata de uma planta que armazena muita água pode ser prejudicial uma rega em excesso. Se a sua planta ainda é jovem e você está pensando em cultivá-la em vasos dentro de casa é importante escolher um local em que haja a incidência direta do sol.

O ideal mesmo, tanto para cultivo em vaso como direto na terra, é que haja uma boa incidência de sol e meia sombra. Uma planta bem rústica que tolera bastante frio e bastante calor, por isso mesmo é uma planta relativamente fácil de cultivar.

A única coisa que a pata-de-elefante não suporta é o encharcamento, dessa forma na hora de regar tenha o cuidado de apenas umedecer o solo e não encharca-lo. A sua multiplicação acontece através de estaquias e com sementes das plantas fêmeas, lembrando que essa planta é dióica.

pata-de-elefante-beaucarnea-recurvata

Como plantar
No caso de optar por plantar num vaso deve-se ter bem claro se pretende que a sua planta cresça ou se mantenha do mesmo tamanho.

Geralmente a pata-de-elefante tem a capacidade de se adaptar ao tamanho do recipiente e a fase de transição para a fase adulta pode não chegar. Assim é importante observar bem a sua planta para saber se ela está precisando de mais espaço ou não.

Escolha um vaso de um tamanho considerável para que a sua planta não sofra com um espaço muito apertado num vaso pequeno. Se for cultivar a pata-de-elefante no jardim é importante atentar para a distância dela para as demais plantas. Deixe um espaço considerável entre as plantas.

Assim será possível que elas se desenvolvam melhor e não ocorra nenhum tipo de agressão entre as raízes. Pense no futuro, ou seja, quando essa planta crescer ocupará um bom espaço e será bem diferente do que é no momento do plantio. Para que a planta se desenvolva bem você pode e deve usar bons substratos e adubos.

Dica: Para acertar na quantia e na hora da rega é importante sentir que o solo está bem seco, pois a pata-de-elefante tende sempre a sugar toda a água para as suas raízes para sobreviver a situações de estiagem. Por isso muita água fará com que as suas raízes apodreça. Tome cuidado com isso.

folhas caindo_1