Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




croton

O cróton variegado também é conhecido popularmente por: cróton, olha-imperial e louro-variegado.

A espécie vegetal é nativa da Ásia, mais precisamente do sul da Índia, da Malásia e de algumas ilhas do Pacífico. Pertence á família botânica Euphorbiaceae.

Esse arbusto de origem tropical vem se destacando e sendo bastante usado por paisagistas e decoradores na composição de jardins e até mesmo de ambientes internos graças a grande beleza de sua folhagem.

Família botânica Euphorbiaceae
A família Euphorbiaceae é composta por 290 gêneros que estão distribuídos em aproximadamente 7.500 diferentes espécies vegetais.

Uma das principais características desta família é que as suas espécies vegetais possuem substancias lactentes (espécie de seiva leitosa), que podem ser extraídas destas plantas através de processos mecânicos ou não.

Entre as espécies desta família encontramos as populares seringueira e mamona.

Essa família possui grande importância econômica, pois de suas espécies podem ser extraídas o látex, o óleo de rícino, fibras vegetais, elementos químicos usados na medicina e outros.

croton -1

Existem plantas dessa família que possuem características ornamentais, graças a beleza de sua folhagem, entre elas se destacam a planta bico de papagaio e a planta coroa de cristo.

As características do cróton variegado
A espécie vegetal é do tipo arbusto, que se destaca por apresentar uma folhagem muito bela e exuberante.

Essa espécie vegetal se caracteriza por apresentar um ciclo de vida perene, isto é, o possui um tempo de vida maior que 02 (dois) anos.

O cróton variegado é uma espécie vegetal de médio porte, e sua altura oscila em uma escala que varia de 1,50 metros a 3,00 metros.

O caule desta planta possui uma estrutura semi lenhosa tendendo ao lenhoso, isto é, o cróton variegado possui lignina em sua composição que acaba dando ao caule essa relativa resistência.

Do caule desta espécie vegetal pode ser extraída uma seiva, de caráter leitoso e que tem características tóxicas.

codiaeum-variegatum-D

As folhas do cróton variegado são de aspecto coriáceo (lembram o couro) e são brilhantes. As folhas podem apresentar formato afilado, lobado, oval ou retorcido, e podem se apresentar com os mais diversos tamanhos.

A cor das folhas é um dos destaques do cróton variegado, pois elas são extremamente coloridas, o que acaba chamando a atenção das pessoas. As folhas desta espécie vegetal podem se mostrar mescladas (combinadas) nas cores vermelha, roxa, rosa, branco, amarelo, laranja e verde, formando as mais diversas combinações. As folhas acabam dando o toque ornamental da planta.

As manchas que colorem as folhas do cróton variegado podem ser em forma de pintas ou cobrir as suas bordas, o centro da folha e as nervuras.

As flores desta planta possuem pouco destaque ornamental devido a grande beleza das folhas.

Existe uma grande variedade desta espécie vegetal, sendo as mais conhecidas: a Spirale, a Majesticum, a Aureo Maculatum, a Sanderi, a Weismannii, a Interruptum, a Aucubifolium e a Andreanum.

A escolha da variedade a ser cultivada, vai depender da pessoas e de quais características paisagísticas (cor, beleza e etc.) a pessoa procura na Cróton Variegado a ser cultivada.

floração

O cróton variegado se caracteriza por ser uma planta tóxica. As suas sementes possuem alto nível de toxicidade, enquanto que o caule, as raízes e as folhas possuem um nível menor de toxicidade, contudo, é recomendado que sempre que for manipular esta espécie vegetal, a pessoa faça uso de luvas, pois além de ser tóxica a seiva emitida pela planta pode causar irritações na pele das pessoas.

Cultivo
Essa é espécie vegetal típica de clima tropical, no entanto ela consegue se adaptar e é facilmente achada em locais que apresentam climas subtropical e equatorial.

Esse arbusto tropical deve ser cultivado a sol pleno ou no máximo à meia sombra (sombra parcial). Como uma planta típica de clima tropical, o cróton variegado não possui resistência ao frio, muito menos à geadas.

A planta também aprecia ambientes que possuam uma alta umidade relativa do ar.

O solo para o cultivo do cróton variegado deve ser leve e pode passar por processo de enriquecimento com a aplicação de material orgânico. A planta aprecia ser cultivada em solos ricos em nutrientes.

A irrigação deve ser feita de maneira regular, sendo feita de 2  a 3 vezes a cada semana. Nos períodos mais quentes é indicada uma maior intensidade na rega, mas cuidado, pois o cróton variegado aprecia o solo ligeiramente úmido, não pode ficar encharcado. O encharcamento do solo pode levar a planta à morte, por sufocamento de suas raízes.

frutos

A planta não deve sofrer podas e ela consegue resistir a ventos fortes. A poda desta planta não é indicada, pois normalmente ela fica com suas folhas recortadas, o que acaba tirando a beleza de sua folhagem.

O cróton variegado é uma planta que pode ser cultivada de maneira isolada, podendo ser usada para composição de cercas vivas (não é necessário fazer as podas geométricas ou de formação), com aspecto bastante natural.

O cróton pode ser cultivado em conjunto com outras plantas, fazendo uma composição interessante, devido o contraste que a sua folhagem colorida nos concede. A planta também pode ser cultivada em ambientes interiores, no entanto é necessário que ela receba a luminosidade e a umidade necessárias para o bom desenvolvimento, lembrando que o cróton variegado não se adapta a ambientes que possuam ar condicionado.

Quando o cróton é cultivado em ambientes internos as suas folhas costumam ficar empoeiradas, por isso os especialistas recomendam que seja borrifada agua nas folhas para limpar e deixar a folhagem sempre bonita.

Como a planta é tóxica, deve ser evitada a sua colocação em ambientes que tenha o trânsito constante de crianças, como forma de evitar acidentes.

Codiaeum_variegatum

Propagação
O cróton variegado é uma espécie vegetal que se multiplica de 2 formas: por estaquia e alporquia.

A propagação por estaquia consiste em pegar galhos, quando a planta se encontra em fase de crescimento e formar estacas que serão separadas da planta mãe e colocadas em locais apropriados para o cultivo para gerarem uma nova espécie vegetal. Nos locais mais úmidos, as estacas do cróton variegado podem ser feitas no local, sem maiores problemas.

Quando a pessoa que cultiva o cróton variegado não consegue formar as estacas, quando a planta está em crescimento, ela pode optar por propagar a planta através da alporquia. A alporquia consiste em promover o crescimento de raízes em um ramo da planta sem separar este ramo da planta de origem.

passaro_2

Dianthus caryophyllus

Na hora de reproduzir uma planta de cravo, existem diversas alternativas entre as quais pode escolher, segundo as suas necessidades ou preferências. Desta forma e com uma série de cuidados básicos, conseguiremos que nossa casa fique bonita e cheia de cor graças aos cravos.

Ainda que sejam muitas as variedades existentes desta flor, a verdade é que os métodos de multiplicação são os mesmos.

Abaixo uma pequena explicação de como se reproduz a planta Cravo.
1 – A reprodução ou multiplicação de cravos pode ser realizada de duas formas diferentes: por estacas ou por sementes.

É importante referir que cada uma destas técnicas conta com suas vantagens e desvantagens, por isso deveremos avaliar ambos os aspectos e decidir qual nos interessa mais na hora de plantar cravos.

2 – Deste modo, reproduzir cravos através de estacas consiste em multiplicar estas flores a partir do broto de uma planta de cravo já crescida, denominada planta mãe.

Estes caules deverão ter duas ou três folhas já formadas, enquanto o resto estará ainda em fase de desenvolvimento, por isso será capaz de jogar raízes pela parte inferior. Costuma se tirar da parte média de uma planta mãe de 10 ou 12 meses e, segundo a variedade de cravo, poderão medir entre 4 e 9 cm.

cravos

3 – A reprodução através de estacas de cravo costuma ser rápida desde que a planta tenha sido capaz de se enraizar corretamente. Ainda assim, é importante saber que esta forma para plantar cravos muitas vezes é afetada por vírus e bactérias; é por isso que se recomenda optar por estacas especialmente pensadas para esta tarefa.

Do mesmo modo, como desvantagem deste método, algumas das plantas de cravo que nasceram por estacas não dispõem de cheiro em suas flores.

4 – Com isto queremos dizer que em vez de optar por arrancar você mesmo as estacas de uma planta de cravo, será recomendável se dirigir a uma loja ou centro de jardinagem onde poderá adquirir estacas de cravo devidamente tratadas.

cravo vermelho

5 – Por outro lado, como já foi dito, os cravos também se reproduzem por sementes,  ainda que se trate de uma técnica mais lenta que a anterior. Deste modo, existe a possibilidade de extraí-las de plantas de cravo ou optar por comprá-las diretamente em uma loja de jardinagem, que sempre é bem mais eficaz.

Na hora de plantar cravos através de sementes, recomenda-se fazê-lo através de viveiros e quando as mudas estiverem um pouco crescidas, deverá transplantá-las deixando uma distância de 10 cm de um cravo para o outro.

janel427

lagartas

As lagartas são talvez o maior problema que tem que enfrentar na hora de manter seu jardim em perfeito estado. Estas pequenas larvas alimentam-se das folhas das plantas, destruindo-as rapidamente.

Para acabar com estes insetos, há uma grande variedade de produtos químicos de controle de pragas e também alguns remédios caseiros que são mais econômicos.

Abaixo segue algumas orientações para acabar com as lagartas nas plantas, para poder assim, conservar a beleza de todas as plantas do seu jardim.
1 – Ainda que possa parecer óbvio, a primeira coisa que deve fazer é observar atentamente suas plantas para verificar e comprovar que, efetivamente, existem lagartas.

Pode tentar, com a ajuda de uma luva, tirar manualmente as lagartas das folhas das plantas, mas tenha em conta que isto não é suficiente porque alguns tipos de lagartas são muito pequenas e se escondem atrás de folhas grandes ou junto dos caules da planta e pode ser muito difícil encontrá-las a simples vista.

2 – Se não quer utilizar produtos químicos sobre suas plantas, o alho é o aliado perfeito para acabar com as lagartas graças aos ácidos que contém e que repelem estes insetos.

lagarta

Como aplicá-lo? Pois o mais cômodo talvez seja misturar em uma garrafa dois copos de água e duas colheres de sopa de alho em pó, e mais um pouco de sabão para dar consistência. Depois com um pulverizador regue sobre as lagartas e as zonas ao redor.

Além disso, uma boa forma de prevenir outra praga de lagartas é jogar, de vez em quando, pedaços de alho bem cortado sobre a vegetação do seu jardim, para afugentar estes bichinhos indesejáveis.

3 – Além do alho, outro dos remédios caseiros mais conhecidos para repelir as lagartas e a pimenta já que, devido às suas propriedades desinfetantes, funciona muito bem como um repelente natural de lagartas nas plantas.

Para utilizá-lo, triture e polvilhe um chili em todas as plantas do jardim ou na grama onde estiverem as lagartas, ou misture dois copos de água com duas colheres de sopa de pimenta caiena e pulverize diretamente sobre o jardim, repetindo esta ação a cada duas semanas.

4 – Para eliminar as lagartas também funciona cultivar no mesmo jardim plantas aromáticas como a hortelã ou o manjericão. Estas plantas desprendem um cheiro característico que atrai as vespas, as quais comem as lagartas, por isso trata-se de um remédio perfeito.

5 – Existem produtos químicos específicos para combater estas pragas desagradáveis e suas consequências em nossa grama. Por exemplo, as armadilhas impregnadas de feromônios femininos que servem para atrair as lagartas macho, ficando presas na armadilha.

lagarta-verde-e-vermelho-6

Desta forma consegue-se que as lagartas femininas não possam se reproduzir e se acabe assim com a praga. Para isso, coloque várias armadilhas (dependendo do tamanho do seu jardim) ao longo da grama e verá como pouco a pouco, lagartas macho vão caindo na armadilha.

6 – Os inseticidas são talvez a solução mais recorrente que nos vem à mente quando tentamos encontrar a forma ideal para eliminar as lagartas das plantas. Há inseticidas especificamente destinados à eliminação das lagartas.

Preste atenção na embalagem antes de comprar o produto e assegure-se de que é o que melhor se adequa ao tipo de praga e que atente o menos possível contra o meio ambiente.

lagarta-chenille4b (Medium)

O modo de utilização dos repelentes químicos consiste em aplicar o produto apenas nas plantas afetadas e não ao ar, com o objetivo de contaminar apenas o necessário.

Se vai jogar inseticida sobre folhas de plantas que depois pensa utilizar na cozinha, deverá ter cuidado e lavá-las depois muito bem antes do seu uso culinário, para assim eliminar os restos de inseticida que tenham ficado.

chuva no mar

Taraxacum officinale_33

O dente-de-leão é uma planta perene, originária do continente europeu e mais comumente conhecida como uma erva daninha, de distribuição cosmopolita. Pertence à família Asteraceae,

A planta apresenta uma longa raíz pivotante e folhas basais, dispostas em roseta, oblongas e irregularmente lobadas, com uma seiva amarga e leitosa. Suas inflorescências compostas surgem em escapos eretos, em qualquer época do ano.

Elas apresentam flores de corola amarela e que, por apomixia (reprodução assexuada), formam frutos do tipo aquênio e de cor marrom, equipados com cerdas brancas e sedosas, que permitem que o fruto atinja grandes distâncias, quando carregado pelo vento. O conjunto dos frutos tem uma forma esférica, plumosa, como um “pompom”.

Taraxacum officinale (2)

A planta dente-de-leão é considerada uma importante planta daninha, principalmente em gramados, onde apresenta difícil erradicação, já que sua longa raiz arrebenta com facilidade ao se tentar o arranquio, persistindo assim no solo e rebrotando em seguida.

Apesar disso, ela é também comestível, constando com frequência em listas de plantas comestíveis não convencionais. As folhas do dente-de-leão são uma fonte interessante de vitaminas A, B e C, sendo também ricas em ferro e potássio.

Elas pode ser consumidas cruas em saladas e sucos verdes, ou mesmo cozidas e refogadas, como se fosse espinafre. As folhas mais maduras, costumam ser muito amargas e são preferidas para refogar, enquanto que as jovens são ideais para preparações cruas.

Das suas raízes, tostadas e reduzidas a pó, também é possível fazer uma bebida substituta ao café, à semelhança da chicória. Com as flores faz-se geléia, xarope e vinho. Não obstante todas as suas qualidades como hortaliças, o dente-de-leão ainda tem uma elevada reputação como planta medicinal, tratando e prevenindo uma infinidade de doenças.

dente-de-leõ

Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia sombra, em qualquer tipo de solo, mas preferencialmente férteis e irrigados regularmente. Eles crescem espontaneamente em terrenos baldios e ao longo de estradas, mas parecem ter uma predileção especial por gramados bem cuidados.

Para controlá-la nestas situações, deve-se utilizar uma faca, soltando o solo entorno da raiz da planta, permitindo assim puxá-la inteira.

Herbicidas seletivos também são eficientes em grandes áreas, onde o controle manual se torna inviável, mas devem ser utilizados sob criteriosa indicação e acompanhamento de um engenheiro agrônomo.

Sua multiplicação é feita facilmente por sementes. Ao cultivá-la como hortaliça, é usual conduzi-la como anual, para que não seja permitida a frutificação, já que facilmente se espalha infestando os jardins das proximidades.

banconolago