Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




criatividade

Se valendo de criatividade, paciência e disponibilidade de tempo, é possível criar um ambiente incrível, que tem tudo para se tornar o lugar mais interessante da casa.

Um dos itens mais utilizados quando se aborda o tema da reciclagem é a garrafa PET. Bastante útil e funcional, um simples vasilhame de plástico pode dar vida a novas formas.

Ideias Interessantes
Uma das ideias envolvendo este item é cortar o gargalo da garrafa de modo que o tamanho seja suficiente para acolher algumas flores. Aí então, basta colocar um pouco de terra, plantar as flores e prender os mais novos vasinhos na parede, formando um jardim vertical.

Decoração-jardim

Não esqueça de fazer alguns furinhos na tampa para que a água possa escoar assim que as plantas forem regadas. O fundo da garrafa não deve ser desperdiçado; pinte-os, plante flores também e os coloque em cima de alguma mesa ou banco.

cabo-de-vassoura

Os jardins verticais
Os jardins verticais, geralmente, possuem uma base diferenciada. Portanto, use cabos de vassouras para fazer uma treliça. Formando um quadrado com quatro pedaços de madeira, sobreponha outros seis cabos de vassoura a fim de formar uma trama de quadradinhos.

Depois de uni-la com pregos, a treliça feita de cabos de vassoura estará pronta para ser instalada na parede.

calhas

O jardim suspenso
Outra ótima ideia é criar um jardim suspenso dentro do seu próprio jardim reaproveitando as calhas que seriam jogadas fora e usando-as como vaso. Para obter um bom resultado que será, sem dúvida, bastante criativo, corte a calha com cerca de um metro de extensão, coloque terra e plante alguma flor em seu interior.

Dicas úteis
O visual ficará melhor se duas ou três calhas forem unidas por meio de um fio, de metal ou até mesmo corda, de modo que fiquem uma embaixo da outra e sejam presas no teto, por exemplo, deixando-as suspensas. Não esqueça de deixar uma distância, cerca de 20 cm entre cada calha. É importante também que haja furinhos para que a água escoe.

sapateira

Valorizando o espaço
Se o seu jardim não é muito grande, mas você precisa de um pouco mais de espaço para plantar alguma hortaliça, por exemplo, use uma sapateira, daquelas feitas de tecido ou de plástico e que ficam presas na parede. As coloridas ainda serão capazes de garantir um ar de alegria e diversão ao ambiente.

Cada compartimento que seria usado para colocar os sapatos, pode receber uma florzinha ou uma hortaliça diferente; é só colocar a terra e a planta que você escolher. O tecido também deve ser perfurado por causa da água que será utilizada para regar as plantas.

disco de vinil

Fazendo molduras de vinil
Quer um vaso diferente para o seu jardim? Então, experimente colocar um disco de vinil no forno. A ideia parece maluca, mas não é. Enquanto estão quentes/mornos, os discos de vinil permitem que sejam moldados.

Assim, você pode dobrá-los, de forma que fiquem como um vaso e ainda usar a criatividade para moldar suas bordas. Experimente também utilizar tinta para pintá-los e garantir um lugar moderno e original para suas flores e demais plantinhas.

poltrona

banheira

Poltronas e banheira
Sabe aquela poltrona e a banheira antiga que seriam descartadas? Então, elas podem ficar ótimas em seu jardim. Para a poltrona, experimente plantar no lugar de seu assento alguma planta como a trepadeira, que costuma crescer nas paredes, por exemplo.

E na banheira, depois de pintá-la com motivos de sua preferência, preencha seu interior com terra, adubo e plante o que quiser; uma pequena horta é uma ótima opção.

Caixotes-de-feira-no-jardim

Caixotes de feira
Quando vamos à feira, vemos diversos caixotes de madeira onde as frutas são abrigadas. Se você tiver a chance de obter algumas dessas caixas, elas servirão para compor uma ótima prateleira. Coloque-as encostadas e presas na parede; forme primeiro uma base com quantas caixas quiser e depois vá colocando outras em cima destas.

É importante que o fundo da caixa fique de costas para a parede, de modo que seja possível colocar seus pertences no mais novo móvel do jardim. Além de alguns pertences de jardinagem, você também pode decorar a prateleira/estante com vasos de flores e itens coloridos.

bloco de concreto

Blocos de concreto
Quer mais uma ideia bem bacana e diferente? Pegue um daqueles blocos de concreto que são usados para construção mesmo e pinte-o de branco, por exemplo.

Estando o bloco decorado, use seus dois orifícios para preencher com terra e colocar alguma planta. Como seu fundo não é aberto, o bloco poderá ser colocado no lugar que desejar, podendo ser removido posteriormente.

pneu-flor

Os pneus
Quando estão carecas ou furados, os pneus são logo jogados fora. Mas para não desperdiçar um material tão importante quando se fala em decoração, porque não utilizá-los no jardim?

Eles podem ser usados para delimitar o espaço das plantas, por exemplo, e também servirem como pufes, permitindo que você fique confortável durante o tempo em que estiver contemplando a beleza de seu jardim.

A primeira ideia consiste em colocá-los um ao lado do outro e preenchê-los com terra e sua planta ou verdura preferida; cada pneu poderá conter um tipo diferente. Para a segunda ideia, você vai precisar de dois pneus para montar cada pufe.

Basta colocar um pneu sobre o outro e fixá-los com parafusos grandes e, na parte de cima incluir o assento, que pode ser feito com espuma. Para melhorar a aparência do seu pufe, você pode revesti-lo com algum tecido de sua preferência ou pintá-lo com tinta óleo. Não esqueça de limpar bem os pneus antes de começar a trabalhar com eles.

chuva no jardim