Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Alstroemeria hybrida

As astromélias são originárias da América do Sul – Peru, Chile e Brasil, apesar de ter um nome não muito atrativo, possuem flores de grande beleza. São flores muito parecidas com o lírio, por isso em alguns lugares também são conhecidas como “mini lírios” apesar de possuir um tamanho menos.

O significado das Astromélias, independentemente da sua cor, é a amizade eterna e felicidade plena. São flores ideais para presentear qualquer ocasião e garantir um certo toque de alegria em casa, escritório ou apartamento, quando usadas em forma de arranjos ou plantadas em vasos.

São flores muito escolhidas para buquês de noiva, em arranjos de casamento diurnos, que contrasta bastante o colorido com a forma mais simples do branco do vestido e todo o resto da decoração.

Alstroemeria hybrida_6

Cultivo das Astromélias
Para quem não entende muito sobre a planta, é importante estar atento aos cuidados, pois essa planta não é muito tolerante em estações mais frias ou a seca. Elas são mais bem adaptadas para desenvolver em ambientes com solos mais úmido e fértil, é importante cultivar com adubos orgânicos regularmente.

As flores gostam de bastante sol, mas para evitar que as pétalas queimem é importante que sejam mantidas a meia sombra. Quando essas plantas são cultivadas em solo propício, muitas vezes ela é considerada como planta praga, pois cresce e se desenvolve muito rápido e ela se alastra com muita facilidade, podendo até prejudicar outras espécies de flores que estiverem próximas.

As astromélias são muito graciosas em forma de planta. Elas também podem ser usadas na culinária. Isso é possível, pois algumas de suas variedades possui raízes que são feculentas, portanto comestíveis, ou seja, também podem ser usadas na fabricação de farinhas e consequentemente de bolos, pães, e vários outros alimentos. Porém seu uso na alimentação deve ser cuidadoso, pois algumas das subespécies de astromélias são tóxicas.

alstroemeria

Morfologia da planta
As astromélias são plantas floríferas, rizomatosas e herbáceas, muito difundidas como flor-de-corte. Ela apresenta raízes carnosas e fibrosas, as vezes até tuberosas, como são as raízes das dálias. Seus caules são eretos, e ramificados na base, em geral alcançam de 20 a 25 cm de altura.

As folhas surgem no topo dos ramos, é elípticas e oblongas, tendo um comportamento muito raro conhecido pela botânica, que é a ressupinação que essa planta faz como elas são torcidas na parte de baixo da base, o que fica pra cima como se fosse a parte superior da folha, na verdade é a parte de baixo.

Suas inflorescências são terminais e compostas por um número de flores variável. As flores da astromélia podem apresentar diversas cores e aptas à polinização de abelhas. As flores apresentam 6 pétalas que são idênticas ou quatro pétalas iguais e duas diferentes, que servem como sinalizador para os polinizadores. Suas flores são semelhantes as do lírio. Razão pela qual se diz que são lírios em miniatura.

Ainda podem ser cultivadas em maciços e bordaduras, mas são mais conhecidas como flor-de-corte. As sementes produzidas são pequenas, duras e arredondadas.

Alstroemeria aurantiaca,

As  espécies que são mais importantes para a produção de híbridos comerciais são Alstroemeria aurantiaca, A. psittacina, A. caryophyllaea, A. pulchella, A. haemantha e A. inodora. Existem algumas variedades de Astromélia que possuem raízes comestíveis, podendo ser usadas na produção de farinhas.

É também considerada como planta invasora, devido a sua rápida dispersão. Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e ligeiramente ácido e drenável, que esteja enriquecido com matéria orgânica e deve ser irrigado regularmente. Gosta de adubações frequentes, oferecendo assim florações intensas. Não toleram geadas, mas podem tolerar o frio e curtos períodos de estiagem.

Há diversas variedades de plantas para cada tipo de clima, com comportamentos anuais ou perenes, sendo mais ou menos rústicas também. Algumas subespécies necessitam de refrigeração dos rizomas no período de descanso. Multiplica-se por sementes e por divisão de planta.

Alstroemeria-pulchella

Usos da Astromélia
Além de serem lindas para compor arranjos de flores e buquês, elas também podem ser utilizadas na culinária, como já foi dito. Porém, independente de como ela é usada, deve ser levado em consideração que essa planta em algumas variedades pode ser tóxica, tanto ingerida quanto em contato com áreas sensíveis do corpo.

Para quem não conhece muito bem, é importante ficar atento, pois as astromélias exigem alguns cuidados especiais com relação a clima, temperatura, luminosidade, e fertilização.

Quando são respeitadas as condições ideais, crescem e se desenvolvem com muita facilidade, porém é preciso ter cuidado para que quando plantada em jardim junto a outras espécies, podem prejudicar o crescimento dessas mesmas.

As astromélias representam a graciosidade em forma de planta, estão disponíveis em diversas cores e formatos, e são diferenciadas de outras plantas devido aos significados que ela representa. Sendo símbolo de amizade, felicidade e saudade, podem se tornar uma excelente forma de presentear quando há algum tipo de afeto entre ambas as partes.

Embora represente esses diversos significados, e também servindo para enfeitar jardins, casas, escritórios e qualquer outro lugar, não de deve esquecer o tipo de arranjo que deve ser feito para combinar com essa planta tão delicada.

Alstroemeria_caryophyllacea02

O colorido das astromélias precisar ser contrastados com cores mais neutras e rústicas como o branco e o marrom. Na hora da elaboração de um vaso, um arranjo, ou um buquê, cores mais secas combinam melhor com o colorido das flores dessa planta, que são fortes e precisam chamar a atenção.

Embora se pareçam muito com os lírios, são plantas de famílias diferentes, possuem essa aparência semelhante, mas têm um tamanho menor que os lírios verdadeiros que conhecemos.

Essa semelhança só serve para comparar a beleza das astromélias com a beleza dos lírios, são flores de grande potencial ornamental e estão presentes em diversas exposições pelo mundo todo, onde podem ser compradas, e ainda você aprende muito sobre formas de plantio, cultivo e forma de fazer mudas da maioria das plantas que encontra.

chuva-1