Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cattleya - 2

Quando falamos em jardins existem algumas plantas e flores que não podem faltar e entre essa lista de flores que não podem faltar em um jardim está a orquídea, sendo considerada por muitos como a flor mais beleza em todo o mundo, contando com espécie de várias cores e modelos, sendo com certeza um atrativo para quem gosta de flores.

Por ser uma flor que conta com uma grande quantidade de espécies, muitas pessoas acabam se confundido sobre qual espécie que criar em sua residência, porém nesse artigo iremos oferecer uma lista detalhada de espécies de orquídeas, essa lista irá constar as principais espécies e consequentemente as mais populares.

Lembrando que algumas espécies são nativas do Brasil, sendo que muitas pessoas afirmam que não existe orquídea natural de nosso país, sendo apenas adaptações de flores naturais de outros países.

Espécies de Orquídeas Cattleya

cattleya labiata
Cattleya Labiata
é uma das espécies mais populares entre os brasileiros, como não poderia ser diferente essa espécie é 100% brasileira, foi apelidada de rainha do nordeste. De uma forma geral suas flores começam a nascer durante o verão, são flores grandes e de muita beleza, sendo uma ótima decoração para seu jardim e também para dentro de sua residência.

Sua cor mais comum é no tom lilás, porém essa espécie também pode nascer com outras cores, como no caso do roxo, albas e azuladas, porém em ambos os casos nasce flores muito grandes e também muito perfumadas.

Cattleya_walkeriana

Pessoas que gostam de cultivar ou colecionar orquídeas com certeza não deixam faltar a Cattleya Walkeriana, sendo considerada uma espécie muito popular entre as pessoas que conhecem a fundo as orquídeas.

Essa escolha se deve principalmente ao desenho de suas flores que contam com formas arredondadas, sem contar que seu perfume é inigualável, conseguindo manter o ambiente com um perfume delicioso. Porém não é uma espécie resistente ao calor, sua temperatura ideal de cultivo é entre 10 a 18ºC, por isso somente alguns municípios brasileiros conseguem cultivar essa flor.

Lembrando que algumas pessoas cultivam essa espécie em locais muito quentes, porém modificam o clima de forma artificial. Para quem afirma que não existem orquídeas 100% naturais do Brasil e que todas são adaptações, está como exemplo a Cattleya Intermédia, considerada uma das mais belas orquídeas brasileiras, suas flores contam com inúmeras cores, o que acaba aumentando ainda mais o seu charme.

Seus tons podem variar, porém na maioria das vezes as cores variam entre um lilás mais claro na base da folha e logo na ponta um lilás mais forte, justamente por esses detalhes a espécie é considerada uma das mais bonitas do país.

Porém essa espécie é bastante sensível, requerendo bastante cuidado pois se desidratam rapidamente.

Cattleya Haw Yuan Angel

A Cattleya Haw Yuan Angel é muito utilizada para a decoração de residências, pois é uma flor de porte pequeno e a mesma dura muitos dias, ao contrário de outras espécies de orquídeas cujas flores caem rapidamente.

Essa espécie pode ser cultivada em um vaso pequeno, suas flores ficam com tamanho médio de 4 cm e a duram a média de 25 dias, com esses pré-requisitos muitas pessoas acabam adquirindo a flor para decorar a residência.

Sem contar que é uma espécie bastante resistente, por isso a pessoa não precisa se preocupar com desidratação ou alguns problemas comuns que envolvem os cuidados com as orquídeas.

Cattleya-Julio-Conceicao

Temos a Cattleya Julio Conceição, que pessoas afirmam não ser uma orquídea, devido a seu desenho e a grande quantidade de flores, sem contar que por não ter cores vivas essa espécie acaba passando por despercebida.

Porém é uma espécie híbrida de cor branca feita no Brasil, seu nome foi em homenagem ao criador do jardim botânico de Santos. Lembrado que essa espécie oferece um fácil cultivo, sendo necessário apenas deixar em um local bem arejado e com pouca umidade, sendo apenas esses os pré-requisitos para conseguir cultivar essa espécie.

catlleya walkeriana

A Cattleya Mossiae é muito conhecida por dar flores rosadas, porém requer alguns cuidados para que consiga florescer com qualidade, a pessoa que deseja cultivar essa espécie precisa morar em uma região com clima ameno, também será necessário deixar a flor em um local com boa ventilação.

Isso se deve principalmente ao cheiro que a flor exala, seu aroma lembra o cheiro do alho, por isso não pode ser colocada em locais fechados e muito menos dentro de uma residência que fica fechada. Suas flores começam a nascer durante o fim da primavera e começo do verão.

Cattleya_warneri

Cattleya Warneri, essa espécie é considerada uma das mais bonitas, sendo cotadas por muitas como a flor que alegra o começo da primavera. Esse charme se deve principalmente ao tamanho de suas flores, sendo flores de porte grande e com cores que variam entre lilás, roxo, albas e azuladas, justamente por isso essa espécie consegue atrair a visão das pessoas.

Essa espécie gosta de viver em clima ameno, sendo possível ser cultivada em um vaso, porém será necessário ter uma boa drenagem, lembrando que essa espécie não gosta de muita umidade.

Brassocattleya Pastoral Innocence rosa

A Brassocattleya Pastoral Innocence é uma espécie bastante procurada não só entre os brasileiros mas em todas as partes do mundo, foi criada no ano de 1961, trata-se de um tipo híbrido cujo seu desenho lembra muito um ovo, devido a sua grande folha branca e seu centro em cor amarelada.

Essa espécie é muito procurada para cultivo e também para decoração de ambientes, sem contar que muitas noivas procuram essa espécie para a decoração de buquê. Por ser um tipo híbrido a Brassocattleya pastoral innocence é bastante resistente, porém gosta de se reproduzir em um clima ameno e com pouca umidade.

passarinho_1

strelitzia reginae4

A ave-do-paraíso é uma planta exótica nativa da América do Sul. É chamada assim por sua aparência com o pássaro de mesmo nome. A planta é popularmente usada para fins decorativos devido à sua beleza.

Contudo, algumas condições precisam ser observadas para que ela atinja seu melhor desenvolvimento. Aprender a cultivar e plantar corretamente a ave-do-paraíso aumentará a beleza e saúde da sua planta.

A planta é muito bonita e o belo e inusitado formato das suas flores renderam à espécie o nome de ave-do-paraíso.

Suas pequenas flores alaranjadas são ricas em néctar e despontam quase o ano todo. Além disso, apresentam longa duração atraindo muitos beija-flores para o jardim.

Popularmente, ela é mais conhecida como “ave-do-paraíso”, apesar de receber também outros nomes, dependendo da região.

Nos jardins, a ave-do-paraíso faz muito sucesso, formando vistosos maciços sobre os gramados, mas é na composição de arranjos e decorações florais que ela mostra a sua maior glória: suas flores, belas e exóticas, dão um show de durabilidade, colorido e versatilidade.

De um modo geral, ela são de fácil cultivo e requerem poucos cuidados, sendo de grande utilidade para a composição de arranjos florais e decoração de ambientes, pois dificilmente são atacadas por problemas que possam danificar suas pétalas e folhas.

strelitzia

Época de floração da ave-do-paraíso
A planta floresce o ano todo em clima quente, Verão, Primavera. Sua floração não depende de fotoperíodo ou de mudanças na temperatura do meio ambiente onde ela é cultivada. Ela acontece quando a planta atinge um porte adequado à floração, ou seja, quando a planta é adulta.

Época de plantio da ave-do-paraíso
Primavera, Verão, Ano todo em clima quente. A planta requer sol pleno ou meia sombra com luz filtrada. A ave-do-paraíso pode ser cultivada em praticamente qualquer lugar que receba sol, tanto direto quanto indireto. Devido a sua grande resistência, não há problema em cultivá-la a pleno sol se necessário; já, em interiores, deve-se observar que mesmo que a planta viva bem com pouca luz, é importante que exista no mínimo alguma luz.

Como plantar ave do paraíso em jardins
A planta apresenta um maior desenvolvimento nas condições de climas tropical e subtropical, de preferência em regiões onde a temperatura durante o período da noite não seja inferior a 12°C. O solo deve ser fértil e de boa profundidade, não sujeito a encharcamentos.

Preparando o solo para receber a ave-do-paraíso
Misture cinco litros de esterco bem curtido em cada cova, e se o solo for muito argiloso podem ser acrescentados outros cinco litros de areia. Tanto o esterco como a areia devem ser muito bem misturados ao solo que retornará à cova. A adubação é feita segundo a análise do solo. A adubação de manutenção é feita em pelo menos duas aplicações anuais.

Produção de mudas
A ave-do-paraíso pode ser propagada tanto por sementes como por divisão de rizomas, a partir de touceiras. A divisão de rizomas oferece como vantagem uma produção mais precoce, enquanto, a multiplicação por sementes exige mais tempo de cultivo no viveiro, até a fase de comercialização.

strelitzia

Plantio de sementes
A semente da ave-do-paraíso apresenta um tegumento impermeável muito duro, que dificulta a sua germinação, sem que seja feito nenhum tratamento. Essa dureza do tegumento vai aumentando à medida que as sementes ficam armazenadas, dificultando cada vez mais a germinação.

Para permitir a germinação, amolecendo o tegumento, é feito um tratamento dividido em duas partes:
1- banho em ácido sulfúrico por 5 a 10 min;
2- lavagem cuidadosa em água corrente.

As sementes, então, são colocadas para germinar em leito de sementeira, com substrato de areia. A germinação acontece em um prazo que varia de 10 a 20 dias depois da semeadura, com bons resultados.

Plantio do rizoma
O processo de produção de mudas da ave-do-paraíso é cíclico: primeiro, cultiva-se a planta-mãe, para, depois, dividi-la, formando as plantas filhas. Daí em diante, esse processo se repete sucessivamente.

reginae

O primeiro passo do processo de divisão do rizoma é a seleção da planta-mãe. Deve-se procurar as plantas mais vigorosas, com touceiras bem perfilhadas, onde possamos identificar perfilhos bem definidos e saudáveis, para se ter maior rendimento em termos de número de mudas.

Irrigação
É fundamental e deve ser feita com frequência suficiente para manter-se o solo sempre umedecido, devendo-se evitar o encharcamento.

Como plantar touceiras em jardim e cuidar
Cave um buraco com uma pá de profundidade aproximadamente 2 vezes maior que a altura da ‘bola da raiz’ da planta.

Dê um espaço de pelo menos 1,8 m entre cada planta se planejar plantar mais de uma. Cada uma delas precisa de um espaço adequado para florescer.

Forneça bastante água à planta antes de colocá-la no buraco ou passá-la para um vaso. Mantenha o solo úmido durante os estágios iniciais do cultivo. Coloque esterco ao redor da base da plana (mas não sobre ela) ajudará a manter a umidade.

A frequência com que a planta é regada poderá ser reduzida depois que ela se estabilizar, após uns 6 meses.

Deixe a planta secar um pouco mais durante os meses de outono e inverno, borrifando levemente suas folhas de vez em quando.

Fertilize a planta com um fertilizante 3:1:5 ou adubo durante a primavera, antes que ela comece a florescer. Siga fertilizando a planta uma vez ao mês no verão.

Remova as folhas mortas e flores que estiverem minguando para evitar o aparecimento de fungos.

Dicas
Uma ave-do-paraíso pode ser plantada a partir de sementes. Contudo, levará uns 5 anos até que você veja as primeiras flores.

Cuidados a tomar
O esterco colocado sobre os caules das plantas pode aumentar as chances de apodrecimento. Mantenha o esterco a uma distância de 5 a 7,5 cm do caule.

As sementes destas plantas são tóxicas. Elas podem causar dores abdominais e vômitos em crianças e animais.

Materiais necessários para o plantio
*
Vaso ou região quente
* Muda ou sementes de ave-do-paraíso
* Água
* Esterco
* Fertilizante
* Pá de jardim

gaivotas