Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Sophronitis

As sophronitis são plantas pequenas e delicadas. Encantam pelo charme e pela delicadeza.

São plantas que precisam de bastante umidade boa circulação de ar, temperaturas que vão de amenas a frias, cada uma de seu jeito. Conseguem sobreviver num meio encharcado, mas que desse modo garantem apenas a sobrevivência da planta não a floração

sophronitis cernua

sofhornitis brevipedunculatas

sofhronitis alagoensis

sofhornitis wittigianas

As cernuas comuns, brevipedunculatas, alagoensis e wittigianas são as mais fáceis de cuidar, são plantas que necessitam ter suas raízes expostas, portanto o ideal é mantê-las em cascas de madeiras rugosas ou porosas nunca as resinosas (eucalipto, seringueira), estas queimam as raízes com a resina expelida, mas depois de totalmente secas e de um fervimento também podem ser usadas.

Amarre-as em casca de madeira (peroba, vellózia, até mesmo aquelas das árvores derrubadas nas ruas pelas prefeituras) sem esquecer-se de preencher os lados com esfagno.

Esta tática ajuda a manter a planta úmida por mais tempo permitindo a emissão de raízes com mais facilidade para se embrenhar nas frestas da casca rugosa e pendure a sua planta a 1,5 m ou mais em um lugar que não tome sol forte mas com uma boa circulação de ar.

pau-de-barro

Outra ótima saída é mantê-la em um pau-de-barro e fazendo o controle de quantas vezes por mês ele deve ser cheio variando de acordo com a espécie.

A acuensis é a mais sensível de todas, necessita de muita umidade e só que ao contrário das cernuas não tolera lugares que não sejam bem sombreados (de 50 a 70%), é bom mantê-la num pau de barro e nunca deixa-lo esvaziar, é a que mais precisa de umidade.

cernua amarela

Sophronitis cernua var. aurantiaca`Spring Hill(amarela)

A cernua amarela e a spring hill são mais delicadas do que as cernuas comuns e portanto mais complicadas de se cuidar, precisam de mais umidade e mais frio que as comuns (ao menos 2 meses com temperaturas inferiores a 18° C).

O ideal é cultivá-las num pau-de-barro que ficam vertendo água enquanto cheios e funcionam como um resfriador de ambientes, do mesmo modo que você sempre encontra água fresca dentro de uma moringa de barro.

Para o cultivo de sophronitis ou de outros gêneros que dependam muito de umidade relativa do ar é essencial que se faça um controle que assegure que essa umidade não abaixe de 50%.

Proteção contra fungos
Para as sophronitis que precisam de um convívio total (coccínea, riograndensis, acuensis, miniata, etc.) ou parcial (cernuas, brevipedunculatas, witigiannas) com a umidade, é muito importante que se faça a aplicação periódica de um antifungo, assim como também das cochonilhas, que aparecem com frequência nas sophronitis.

Muitos colecionadores de orquídeas costumam usar o pinho-sol (10 ml para cada litro de água) borrifado periodicamente de 15 em 15 dias.

Precisa ser o pinho sol original, pois as imitações não contêm o principio ativo que controla os fungos.
Esta mistura não elimina os fungos, apenas evita que ele se propague, por isso o uso periódico.

Ventilação
Para as espécies que precisam de uma boa umidade é necessário uma boa circulação de ar para que fiquem longe dos fungos, bactérias e demais pragas que aparecem sempre que o a circulação se torna escassa, eu utilizo um ventilador a luz solar.

chuva no jardim

cyclamenbicolor

Você sabia que usar adubos naturais é a melhor alternativa para deixar as plantas do jardim mais bonitas e saudáveis? Além de não prejudicarem a saúde das pessoas que têm contato com a área verde da casa, eles garantem resultados rápidos, enriquecendo o solo e os vegetais com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a beleza das flores.

Existem diversos adubos caseiros que são bem fáceis de fazer, veja as dicas a seguir:
Adubos caseiros orgânicos
Os adubos orgânicos podem ser adquiridos em lojas de jardinagem ou podem ser feitos em casa, por meio do reaproveitamento de materiais que seriam descartados, como cascas de ovos e de frutas. Para confeccioná-los é simples: basta ter em mãos alguns produtos.

cascadebanana

Cascas de bananas
Para a maioria das pessoas, a casca da banana não tem serventia. Por isso, ela acaba sendo jogada fora logo após o consumo da fruta. O que pouca gente sabe é que essa casca pode ser utilizada para enriquecer o solo, deixando a vegetação mais saudável e bonita, já que é rica em elementos como o fósforo e o potássio. Para isso, basta cortar algumas cascas em cubinhos e colocá-las junto às plantas.

fertilizante-natural-2

Cascas de vegetais
As cascas de alguns vegetais como abóbora, cenoura, batata e chuchu, também podem ser usadas como adubo, pois são ricas em vitaminas. Para ajudar no crescimento saudável das plantas, basta cortar esse material em cubos e misturá-lo à terra do canteiro ou do vaso ou mesmo adicioná-lo ao xaxim.

cascadeovos

Casca de ovo
Alguns alimentos que provavelmente iriam para o lixo podem ser reutilizados como adubos caseiros. Exemplo disso é a casca de ovo, que é um excelente adubo natural que traz grandes benefícios às plantas. A casca de ovo é rica em cálcio e potássio, ajudando no desenvolvimento das plantas. Para fazer, lave e triture as cascas de ovo com a ajuda de um pilão. Após formar um espécie de “farofa”, aplique na terra em volta da planta.

borra-de-café

Borras de café
Ricas em azoto, fósforo e potássio, as borras de café são excelentes adubos naturais. Você pode colocá-las na compostagem ou dilui-las em água. O ideal é não colocar a borra diretamente na terra.

Frequência de Adubação
Folhagens devem ser adubadas a cada três ou quatro meses. Já os exemplares que dão flores exigem processos de adubagem a cada dois ou três meses.

arvore IMG_9038

gotículas de água

A água é um dos recursos naturais mais importantes para a humanidade, posto que não podemos viver sem ela. Da mesma forma, os vegetais e animais precisam dela para viver.

Ela é essencial para a vida da planta. Para sobreviver, necessitam de H2O, bem como de nutrientes, que são absorvidos por raízes a partir do solo.

As plantas são compostas de 90% de água, transportada em toda a estrutura quase de maneira contínua para manter os processos vitais de trabalho.

Sistema de Raiz
Raízes absorvem água do solo, o qual é então transportado através da planta. Muita quantidade fica absorvida através dos pelos radiculares, que são pequenas radículas quê penetram no solo em torno das raízes e aumentar a área das suas superfícies.

A água é solvente que se move minerais do solo para cima através da planta. Como terra seca o crescimento da raiz diminui, ao passo que no caso do excesso elas podem se afogar.

Fotossíntese: Necessidade de Água
A água é usada para os processos químicos e bioquímicos apoiando o metabolismo, que utiliza a luz solar para dividir o conteúdo em hidrogênio e oxigênio. O primeiro em seguida, usa o dióxido de carbono no ar para produzir açúcar. O segundo fica descartado para a atmosfera como vapor de água.

As plantas usam oxigênio para queimar açúcar e produzir energia para os processos da vida. O único propósito de folhas é coletar a luz e fazer açúcar. Folhas obtém água a partir das raízes, o ar entra nos pequenos orifícios chamados de estomas.

O processo abre os estômatos, mas também faz com que a planta perca água por evaporação. Se fechar os buracos para conservar a fotossíntese, H2O e produção de açúcar são interrompidas.

gota-na-Agua (Medium)

Crescimento e divisão celular
Na divisão celular e expansão das células acontece o crescimento das plantas. Células crescem tomando na água. A divisão celular cria unidades adicionais. Se o H2O é limitado durante o período de crescimento acontece diminuição da célula, o que leva a menos folhas e menores de tamanho de frutas, caules mais espessos e um sistema de raiz considerado pequeno.

A falta de água resulta em plantas menores e fracas. A frutificação tem tempo crítico após o florescimento, quando o fruto começa a crescer. Frutas, brotos e folhas novas requerem muita quantidade de H20 e quase todo o açúcar produzidos por folhas. A escassez minimiza o crescimento de novos rebentos e folhas, o que significa menos de açúcar disponível para o desenvolvimento dos frutos.

A evolução do sistema radicular fica lenta por isso pode ser necessária ao uso de irrigação para manter as raízes úmidas.

Plantas bem irrigadas mantêm a forma devido à forma interna da água nas células, denominada pressão de turgescência. Quando há insuficiência de água, o nível cai e faz com que a planta murche. Esta pressão também é essencial para a expansão de células.

poucaagua

Estresse de água nas plantas
A água regula a abertura e fechamento dos estômatos, que por sua vez regulam a transpiração e fotossíntese. Com pouca quantidade acontece redução da quantidade perdida por transpiração. Isso faz com que a fotossíntese reduz o dióxido de carbono necessário que entra na planta através dos estômatos.

Dicas rápidas
A água ajuda na germinação de sementes e no processo da fotossíntese, através da qual as plantas preparam os alimentos;

Assistência no transporte de nutrientes e minerais do solo para as plantas;

Manutenção da estrutura da planta, proporcionando a pressão adequada para os tecidos;

Água fornece o habitat, na forma de lagos, rios, lagos e no mar por um grande número de plantas.

Água e cultura da água
A água é essencial para a cultura de plantas. Necessária para a transferência de alimentos, produção de vitaminas e nutrientes à folhagem saudável. Embora a quantidade requerida por determinada espécie varie a completa ausência da substância prejudica o crescimento causa a morte precoce.

No nível microscópico, as plantas crescem quando as células nos tecidos estão divididas. Sem quantidades adequadas de água, este processo produz novas células pequenas e fracas.

Saiba mais
Os caules e folhas de plantas necessitam de água para permanecerem firmes e rígidas. Caules e folhas murcham quando se tornam secos. As plantas usam a luz solar e água para produzir alimentos.

Em termos gerais, plantas produzem o próprio alimento, utilizando a energia solar para gerar açúcares nutritivos. Sem o hidrogênio encontrado em água, estes açúcares não podem ser formados.

As vitaminas e os sais minerais necessários para o crescimento saudável das plantas não pode ser absorvidos a partir do solo, a menos que se dissolvem na água.

excessoagua

Como a água afeta o crescimento da planta?
A água é fundamental para toda a vida. Até mesmo as planta resistentes do deserto possuem o mínimo de H2O. Se o solo de uma planta tem muita água, as raízes podem apodrecer e a espécie não recebe oxigênio suficiente da terra. Caso não existe o suficiente para o vegetal, os nutrientes não podem viajar.

Uma planta não cresce se não tem raízes saudáveis, de modo que o equilíbrio adequado é fundamental no cultivo.

Existem algumas coisas simples que podem ser feitas fazer para verificar a quantidade de água no solo e assegurar que não há entrada de incorreta na planta. Uma das maneiras mais rápidas colocar o dedo no solo.

Se sentir que não está úmido, existe carência de H2O suficiente, se é seco, então a água necessita de maior nível. Se o vaso se sente mais leve do que o normal, ou o solo fica afastando dos lados dos potes, então existe maior necessidade de água.

planta-saudável

Como a água ajuda as plantas?
Nutrientes são retirados do solo e usados pela planta. Sem água suficiente nas células, a planta não fica de pé. Carrega o açúcar dissolvido em nutrientes. Assim, sem o equilíbrio adequado, ela não apenas está desnutrida, mas também é fisicamente fraca e não pode suportar o próprio peso.

Diferentes tipos de plantas requerem quantidades de água distintas. Com vegetais ao ar livre, não pode controlar as plantas recebendo muita água se a área recebe grande quantidade de chuva.

A água que entra na planta utiliza sistema radicular. Em seguida se desloca através da haste para as folhas, flores ou frutos. A água se desloca através de vasos do xilema, que são como capilares, que movem o H2O para as diferentes partes.

A irrigação é um aspecto fundamental para o bom desenvolvimento das plantas.

Consequências de excesso de água
- Surgimento de doenças fúngicas como ferrugem, antracnose
- Apodrecimento das raízes (comum em bulbosas e plantas com pratinho)
- Carência de nutrientes (por lavagem do substrato)
- Apodrecimento do broto apical (muito comum em pata-de-elefante)
- Apodrecimento do caule (comum em cactáceas)
- Morte súbita
- Murchamento e escurecimento das folhas
- Pintas negras nas folhas
- Cogumelos no substrato
- Raízes curtas e pouco resistentes à estiagem (comum em gramados)
- Infestação por pragas

Consequências de falta de água
- Folhas freqüentemente enroladas ou murchas
- Raízes secas e quebradiças (orquídeas)
- Crescimento deficiente
- Folhas amareladas
- Pontas das folhas secas
- Murchamento de folhas suculentas (rosas-de-pedra)
- Folhas enrugadas
- Frutificação fraca ou inexistente
- Ausência de floração
- Floração precoce e insatisfatória
- Abortamento floral
- Acúmulo de sais e adubos na superfície do solo e borda do vaso

chuva-14

ixora chinensis

Todos sabem que as plantas requerem um cuidado especial, mas ela somente deverá ser bonita se lhe dermos o devido amor e carinho. Uma planta é uma vida e para a vida temos de dar amor e cuidados.

É muito importante termos um jardim, já que o oxigênio vem das plantas, se mora em apartamentos, por exemplo, poderá ter vasos com plantas. Existe uma grande variedade de plantas ornamentais que são próprias para quem mora em apartamentos ou casa, e existem plantas que para este efeito não se adaptam bem, pois não gostam de muito sol.

Uma das plantas ideais para se ter dentro de casa é o bonsai, esta que é uma árvore pequena e muito bonita, que poderá ornamentar o seu apartamento ou mesmo a sua casa. O bonsai tem sua origem na China no século III a.c.

Apesar disto foram os japoneses que começaram a aprimorar esta técnica, incluindo na sua cultura como uma arte e também objeto de culto e meditação.

A técnica do bonsai não se trata apenas de uma planta específica, porém de uma técnica utilizada em uma árvore como um objeto que deverá estar em miniatura. Não existem árvores do bonsai, mas sim árvores que podem se transformar pelo processo de bonsai.

As manutenções de criação do bonsai consistem em conservar a terra úmida, e manter o vaso em locais ventilados, que tenham incidência de raios solares direta, e geralmente por meio período.

Além disso, outra alternativa interessante é podar os galhos para que aconteça a manutenção dos formatos desejados. Adubar a terra apenas a cada três anos em média, dependendo das espécies que você tiver, a troca da terra deverá ser realizada por processos simples, que não devem tomar muito o seu tempo, levando praticamente em torno de uma meia hora, e os fertilizantes utilizados podem ser orgânicos ou mesmo químicos.

Uma boa dica de adubos orgânicos é a utilização de farinha de osso, além de torta de mamona ou esterco de frango curtido. No caso de adubos químicos é bem importante se ter o conhecimento de dosagens, e o excesso normalmente poderá ser fatal para o bonsai.

Bougainvillea

A escolha do melhor local para a planta
O sol durante a manhã é algo ideal para se utilizar e colocar o bonsai. Por este motivo procure colocar nas janelas ou nas varandas que possam receber os primeiros raios do dia. E ainda, jamais procure colocar sobre os eletrodomésticos, o calor emitido pelo equipamento poderá prejudicar a saúde da planta.

A utilização de ar condicionado por sua vez poderá ser algo fatal, procure evitar mudar o bonsai de lugar, o que é ideal é o girar de dois em dois meses, para que os brotos e também as folhas possam se desenvolver pelo mesmo período e a planta ainda não crescer de forma desproporcional. Além disso, o vento excessivo e a chuva direta poderá danificar a planta, por este motivo procure escolher um local que seja arejado, porém protegido.

A Frequência das regas e a umidade
Os horários ideais para se regar as plantas é no início da manhã, ou mesmo no final da tarde, isto deverá valer também para os bonsais. O que é importante é que o torrão possa estar sempre úmido, e nunca deverá estar encharcado.

Procure regar totalmente e lentamente até que a água comece a escorrer através dos orifícios inferiores.  Procure nunca deixar a água acumulada no seu pratinho, as raízes podem apodrecer com facilidade. Vale lembrar que é interessante se molhar as folhas, porém isto não significa regar a planta.

Se perceber que a terra estará muito seca, no caso de um ou mesmo dois dias sem a ausência de água. Caso quiser perceber que a terra está muito seca, no caso de um ou dois dias de ausência da água, procure mergulhar o torrão em uma bacia cheia, para que a terra possa absorver a água por igual, um período máximo entre as regas é de dois dias.

minijardim

A melhor maneira de fazer as podas
A poda das folhas deverá servir para controlar o crescimento excessivo dos ramos, sempre que os galhos tiverem dez ou mais pares de folha, procure reduzir para quatro ou cinco pares. A poda ainda poderá ajudar a criar espaços vazios entre os galhos, com isto é necessário que todos os ramos da planta possam receber luz.

A poda das raízes dever ser realizada, e este corte deverá atrofiar a planta, permitindo assim que ela chegue a idade adulta sem crescer demais. Procure em seguida retirar o bonsai do vaso, cortando as raízes inferiores.

Nunca corte as laterais. Logo em seguida procure devolver ao vaso, completando assim os pedaços que estiverem livres com terra. Plantas que tiverem até três anos deverão ser podadas o ano todo, depois deste processo a poda deverá acontecer a cada cinco anos.

Outras plantas são interessantes e serem cultivadas em bonsai, como por exemplo, a roseira miniatura, que é uma planta reduzida que deverá reduzir e oferecer muita beleza por diversas vezes a fragrância das rosas tradicionais, mas também em tamanhos da miniaturas. Normalmente são utilizadas com plantas de vaso devido ao seu tamanho.

A floração, na roseira deverá contar com o início da primavera, até meados de outono.

A luz deverá sofrer uma incidência indireta, procure levar a planta para um local ensolarado e também bem arejado. Para que se floresçam bem a roseira precisará de um sol pleno, pelo menos de seis a sete horas diárias de luz solar, podendo ficar nas sacadas

Dicas para o crescimento
As roseiras deverão ser plantadas em terras drenadas, corte as flores velhas com frequência para ajudar as flores novas.

borboletas amarelas