Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




AJUGA

A ajuga é uma planta herbácea, estolonífera e reptante, muito utilizada como forração e conhecida popularmente como ajugaíba, búgula, erva-de-são-léo, erva-de-são-lourenço, erva-férrea, jujuba e língua-de-boi. Pertence à família Lamiaceae e tem sua origem na Ásia e Europa, entretanto é cultivada no mundo inteiro.

Suas folhas são ovaladas, basais, pubescentes, com margens dentadas, ou levemente lobadas e nervuras bem marcadas.

A folhagem é o grande atrativo desta planta, sua textura é média e as cores são muito variadas, de acordo com a cultivare. As cultivares mais comuns são: “Purpurea” (folhas bronzeadas a violáceas), “Multicolor” (com pintas coloridas) e “Variegata” (de cor verde escura, com margens de cor creme ou branca).

Característica das flores da Ajuga
As flores têm valor ornamental secundário, são de coloração azul-claras agrupadas, tipo espiga, existe também nas cores brancas, róseas e avermelhadas e despontam na primavera.

Atraem borboletas e abelhas. As flores da ajuga, apesar de terem importância ornamental secundária, podem ser muito decorativas na primavera. Geralmente azuis ou violáceas, elas surgem em inflorescências do tipo espiga e são muito atrativas para borboletas, abelhas e mamangavas. Ocorrem ainda variedades com flores róseas, avermelhadas e brancas. Produz pequenas sementes marrons no verão.

A ajuga é uma forração muito rústica e bonita, ideal para as áreas sombreadas e semi sombreadas, onde geralmente o gramado e as flores não se adaptam. Ela gosta de locais frescos, ventilados e pode ser plantada em vasos e jardineiras. Sua textura e cor, aliadas as suas necessidades, a tornam uma ótima planta para jardins de pedra também, valorizando o paisagismo.

Ajuga_reptans

Característica das folhas da Ajuga
Com nervuras bem definidas, lustrosas, de 5 a 10 cm de comprimento,  formam rosetas próximas ao solo ou no caule. A espécie básica tem folhagem verde-escura, mas foram desenvolvidas plantas por cruzamentos, com folhas púrpuras, cor de bronze e mescladas, creme, cor-de-rosa, amarelo, etc.

Cultivo da Ajuga
Deve ser cultivada sob meia-sombra ou sombra, em qualquer tipo de solo, mesmo os de baixa fertilidade, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o frio subtropical.

Não tolera o calor excessivo ou pisoteio. Sob sol pleno, fica com as folhas pequenas e muitas vezes queimadas, mas floresce com mais abundância. Pode se tornar invasiva em algumas situações. O ideal é que seja plantada em canteiros com delimitadores subterrâneos.

Sua multiplicação é feita por sementes, estacas e mais facilmente por divisão das mudinhas que se formam nos estolões, entorno da planta mãe.

Ajuga_reptans_a1

Saiba Mais
Suas cores desenvolvem-se melhor se seu cultivo for feito em locais com sol pela manhã, recebendo a sombra de outras plantas quando este for mais intenso. A propagação da ajuga é muito simples, por estaquia de ramos ou separação de touceiras, feitas principalmente na primavera e outono.

Modo de preparo das mudas da Ajuga
As mudas podem ser feitas em sacos com terra preparada de composto orgânico e areia e deve ser mantido úmido, coberto por saco plástico até notar o surgimento de novas folhas. Levar então para canteiro.

Na hora de transportar a muda da ajuga para o canteiro, é de suma importância que se tenha muito cuidado ao manuseá-la, pois trata-se de uma planta muito sensível e  caso seja pega de qualquer forma, pode quebrar, danificando assim o seu crescimento. O cuidado deve ser tão minucioso para não depredar a muda, pois há casos de morte da muda na hora da transferência.

É exigente em fertilidade e umidade.
Preparar o canteiro destorroando, adicionando adubo animal de curral bem curtido, composto orgânico e areia, caso o solo seja demasiado argiloso.

Nivelar e plantar as mudas com espaçamento de 15 a 30 cm, intercalando as fileiras de modo a cobrir bem a área. Regar a seguir com cuidado, dando leves tapinhas na terra, para nivelá-la e firmá-la, mas com muita cautela, evitando quebrar as raízes e galhos.

11Ajuga_reptans2

Uso no paisagismo
No que diz respeito ao paisagismo, a planta é muito usada para bordaduras de canteiros. Também fica muito interessante como manchas sobre gramados, formando desenhos com outras plantas de mesmo porte ou maiores, como a Pilea (Pilea macrophylla) e a trapoeiraba (Tradescantia pallida).

Tende a ser invasiva, o que pode ser contornado colocando-se separador de grama entre ela e o gramado.

Em vasos também pode ser utilizada para cobrir o solo, mantendo melhor a umidade além de dar acabamento, para vasos em substituição à cascas de pinus e pedriscos.

Outono1