Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Aloe-Vera

O aloe-vera é uma planta nativa da África. Encontram-se catalogadas mais de 200 espécies de Aloe. É uma planta que não deveria faltar em nenhum lar, pois esta possui várias propriedades benéficas tanto para a saúde quanto para a beleza.

O aloe-vera ou babosa é conhecida como “a planta milagrosa”, já que tem múltiplos usos, por isso é recomendável ter pelo menos uma delas no jardim ou no interior do seu lar.

A grande vantagem da planta de Aloe-vera é que não precisa de muita atenção, pois não precisa de cuidados demais para se manter perfeita.

Dicas de como cuidar de uma planta de Aloe-vera.
1 – Use um vaso largo e raso para esta planta, esqueça os vasos muito pequenos e é melhor que não seja pesado demais, assim você pode deslocá-la facilmente para o interior ou o exterior.

2 – Misture um pouco de terra com areia ou perlita, já que as aloes precisam de um solo poroso e nutritivo. Este tipo de planta não gosta que suas raízes estejam na água, por isso precisam de um terreno de fácil e rápida drenagem.

3 – Ao chegar a primavera, adube o solo com húmus de minhoca, você também o pode o fazer durante os transplantes.

aloe

4 – Se tiver a planta de Aloe-vera dentro de casa, coloque em um lugar onde receba a maior quantidade de luz natural possível. Caso você a coloque no exterior, procure um lugar à luz do sol, mas tenha em conta que quando chover ou tiver risco de geadas você deve cobri-la para protegê-la.

5 – Esqueça a ideia de andar com o regador todos os dias, você deve regar seu Aloe-vera a cada 15 ou 20 dias, utilizando pouca água e despejando-a diretamente sobre a terra, sem deixar o vaso transbordado de água. Tenha em conta que o Aloe-vera com muita água apodrece.

marrevolto

flores_11

Com o verão chega o calor e o sol forte. Nesta estação do ano há que prestar atenção também às plantas que, tal como humanos e animais, sofrem com a subida de temperaturas, principalmente as que ficam no exterior.

Abaixo algumas precauções que pode colocar em prática para proteger suas flores e plantas do calor, de forma a que não sintam tanto as consequências do verão.

Vai precisar de:
Água
Adubo
Uma malha

flores-jardim (Medium)

Instruções:
1 – A primeira coisa a fazer é manter sempre úmida a terra de suas plantas e flores. Elas necessitam de água, mas não exagere, pois se colocar demasiada água pode dar origem a fungos.

2 – Tente afastar um pouco as plantas das paredes, para que o calor que é gerado ou refletido por elas não passe para as plantas.

3 – Também é importante que se coloque algo entre a planta e o chão de forma a evitar a transmissão de calor.

4 – A rega de uma planta no verão é muito importante, pelo que se deve realizar à tarde quando os níveis de produção de evaporação são menores. Além disso, o sol forte pode manchar e queimar a folhagem úmida.

5 – Com a ajuda de uma tesoura vá eliminando as flores que secam para promover uma floração contínua.

floresnojardim

6 – Tente que durante o dia as plantas e flores de sua casa não estejam sempre expostas ao sol. Cubra-as com um pano ou coloque-as à sombra de arbustos.

7 – Para ajudar ao seu crescimento, corte as flores ou folhas que estejam murchas e, de vez em quando, adicione fertilizante na terra, líquido ou sólido, para que a planta se torne mais forte e assim cresça mais saudável.

Dependendo do vaso que tenham e do tipo de material, necessitam de regas mais ou menos profundos. Por exemplo, os vasos porosos de boca larga, necessitam de regas mais frequentes que os vasos de plástico, uma vez que conservam menos umidade.

chuva no mar

lobelia

A lobélia é uma planta caracterizada por suas flores de tom azul ou violeta chamativas que se mantêm durante grande parte do ano, pelo fato de se tratar de uma planta perene.

É muito usada na hora de decorar jardins, já que geram surpreendentes efeitos visuais. Existem diferentes variedades e espécies que farão variar a cor das flores de lobélia, pelo que poderemos combiná-las entre elas.

A seguir mais explicações sobre as lobélias e quais são os seus cuidados.

lobélia

A lobélia é uma pequena planta perene de floração longa, que se destaca por suas coloridas flores azuis, violetas ou de tons similares, em função da espécie. A planta tem uma altura de uns 15-20 cm que se adapta a qualquer tipo de clima, ainda que prefira as zonas úmidas.

A lobélia precisa de irrigações constantes mas, como todas as plantas, não deve ser demasiado regada porque então suas raízes apodrecem.

Dessa forma, recomenda-se não molhar as flores da lobélia, já que têm um tato aveludado e poderiam estragar-se.

Lobélia-azul-Lobelia-erinus

Existem muitas espécies desta planta, embora a mais usada para decorar jardins e casas seja a erinus, mas também podemos optar por outras variedades com flores brancas, púrpura, malva… e combiná-las entre si.

A lobélia é uma planta que, além de ser usada como decoração, também é usada para fins medicinais. Destaca-se por melhorar as condições respiratórias, bem como por suas propriedades analgésicas.

pordosol

hoya carnosa

As flores-de-cera são plantas trepadeiras originárias da China. Elas ganharam esse nome devido ao aspecto das suas flores, brancas ou rosadas, pequenas e de aparência cerosa, que surgem no verão e duram algum tempo espalhando um perfume adocicado.

O cultivo desta planta não é difícil, mas exige alguns cuidados para que perdure e floresça anualmente.

Dicas essenciais para o cuidado da flor-de-cera
Esta planta se dá bem tanto dentro de casa como no exterior, no entanto não suporta temperaturas frias.

O clima ideal para o seu desenvolvimento é o quente e mediterrâneo, pois as flores de cera adoram locais com muita luz, desde que não recebam luz solar direta.

As flores de cera são plantas que têm tendência para trepar, por isso disponha no vaso algumas estacas de galho, coloque-as em vaso suspenso ou cultive-as no exterior junto a uma treliça ou caramanchão.

hoya carnosa

Florescem na primavera e suas flores perduram até ao final do verão. Depois disso dão origem a pequenos frutos vermelhos e redondos. Quando as flores murcharem, não corte os seus pedúnculos, pois será neles que as próximas flores nascerão, espere que as flores secas caiam por si mesmas.

Relativamente à água, esta planta requer um solo úmido mas não encharcado. No verão será necessário reforçar a quantidade de água e regá-la sempre que notar que a terra está seca; no inverno a frequência deve ser diminuída (cerca de 1 vez por mês), para não umedecer a terra em excesso, coisa que esta planta não gosta.

As folhas desta planta são um bom indicativo da quantidade de água que estão recebendo: ao se apresentarem amarelas e com pontos negros, significa que a rega está sendo excessiva; se se tornarem duras e apresentarem manchas, significa que terá de a regar com mais frequência. Para solucionar este último problema vale borrifá-las com água.

flor-de-cera

Se sua flor de cera não está florindo, isso pode dever-se a diferentes causas:
*Ela ainda é muito nova e nos primeiros anos de cultivo não irá florir;

* Está recebendo luz solar em pouca quantidade; mude-a para um local mais quente e iluminado;

* Falta de nutrientes; adube-a na primavera e verão, de 20 em 20 dias, com um produto rico em potássio.

Por último, evite transplantar as flores de cera, elas não se dão bem com essa prática. No entanto, se tiver de ser, prefira fazê-lo menos vezes possível e, de preferência, no inverno.

mar