Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




borra_café-102

Cultivar um determinado tipo de planta é muito benéfico e importante para a grande maioria das pessoas. Entre tantas formas diferentes de melhoria no cultivo das plantas, alguns acabam sendo bem naturais como, por exemplo, a borra de café. Para quem não acredita que isso pode auxiliar no desenvolvimento das plantas e flores não sabe o que está perdendo.

O que é a borra de café?
De uma forma bem direta a definição da borra de café é simplesmente um resíduo que fica bem no fundo de um tipo de vasilha, após a ebulição do café. Seu uso é empregado em diversas funções diferentes como, por exemplo: Tingimento; Limpador; Repelente de pragas; Repelente de gatos; Desodorizante; Inibidor a poeira e Melhoria para plantas.

Dica para usar a borra de café nas plantas
Muitas pessoas acabam não tendo esse conhecimento, mas a borra de café também pode ser usada nas plantas principalmente por sua grande fonte de nitrogênio que acaba sendo um dos principais elementos que compõe o solo e é muito consumido pelos vegetais.

Grandes resultados foram descobertos depois da borra ser usada em plantas como gardênias, rosas, hortênsias e outras espécies também. Os nutrientes que ela possui acabam favorecendo a acidez no meio do solo.

cafe

Algumas dicas são bem importantes para sua utilização. A saber:
1 – Primeiramente procurar usar o que conseguir de pequenos grãos de café presentes na borra juntamente com qualquer outro fertilizante podendo ser triturado com casca de legumes, cascas de ovos, substrato ou qualquer outro adubo.

2 – Após o processo citado acima procurar deixar ocorrer a fermentação em média por 60 dias mexendo tudo até que vire uma farinha homogênea que poderá então ser usada como fertilizante.

3 – Antes de realizar o momento de regar a planta, principalmente em um tempo anterior ao período das chuvas, realizar uma suplementação do plantio usando o pó de café usado.

4 – Fazer com que a borra de café se torne um fertilizante líquido mais suave misturando meio quilo de pó de café com cinco litros de água dentro de um balde. Ali dentro é possível criar uma mistura consistente para ser aplicada nos jardins com as plantas.

5 – Polvilhar esse pó de café meio molhado na base das plantas. Esse procedimento pode ajudar muito a afastar pragas contras as plantações.

6 – Procure não usar uma quantidade excessiva de borra de café para que isso não acabe atrapalhando a circulação de oxigênio. Lembre-se que tudo demais faz mal.

borra-de-café

A borra de café e seus benefícios
Alguns dos outros benefícios que se tem em utilizar a borra de café para as plantas é a possibilidade de reciclar definitivamente todo o lixo e também auxiliar no crescimento e fortalecimento das mesmas.  Um exemplo disso é o tomate que tem um grande aumento na formação de seu fruto.
De uma forma geral é um suplemento de muito nitrogênio orgânico totalmente natural. Outra vantagem desse elemento é que não mata as plantas, mas atua como um grande repelente.

Devido a sua acidez e a intolerância a cafeína de certas larvas, caracóis e lesmas, esses pequenos seres procuram sempre se afastar de locais que possuem tal elemento na terra. A principal característica que favorece a borra de café como um fertilizante eficaz é sua composição com teores razoáveis de nitrogênio (2,3%), potássio (1,26%) e fósforo (0,42%), além de grande quantidade de matéria orgânica que chega até 90,46%.

Usando a borra de café em cultivo de cogumelos
Dentre os inúmeros benefícios e utilidades citados acima para a borra de café nas plantas, o cultivo de cogumelos também é mais uma opção para utilizar e reaproveitar os restos de grãos de café.

borracafe

Abaixo mais algumas dicas importantes:
1 – Será necessário encontrar um pote de vidro ou recipiente para essa finalidade. Logo em seguida é preciso conseguir pequenas partes e pedaços de muitas plantas que estejam crescendo com os cogumelos já algum tempo. Isso é vendido em muitos locais de plantas.

2 – Aproveite antes de usar a borra, para tomar algumas xícaras de café. Procure colocar ela meio molhada dentro desse pote ou recipiente cuidadosamente e empurrando também os cogumelos com pedaços de plantas para junto da borra de café.

3 – Esse processo deve ser repetido diversas vezes, se possível toda vez que tiver oportunidade em colocar mais planta no local com borra de café. Pode ser feito toda vez que tomar uma quantidade de café.

4 – É importante procurar manter sempre que possível a borra bem úmida.

5 – Em alguns dias é possível ver os pequenos cogumelos crescendo lentamente. Porém, se acontecer mofo crescendo junto da borra, é importante remover esse bolor para que não afete os cogumelos.

borra-de-cafe-(2)

Vale à pena o uso da borra de café?
Vale muito a pena utilizar a borra de café para essa finalidade. O processo acaba sendo de certa forma bem econômico, pois para comprar um adubo em uma loja de jardinagem, isso acaba sendo um pouco mais caro.

Ter a chance de tomar um delicioso café e reaproveitar os restos para conseguir uma plantação mais saída, forte e resistente é o sonho de qualquer um que adora cultivar plantas. O que é sempre bom lembrar é ter uma boa dose de equilíbrio para não deixar o elemento prejudicar a oxigenação do ambiente onde essas plantas irão ficar como já foi dito anteriormente.

De uma forma geral qualquer pessoa pode fazer uso de um pouco de borra de café para sua plantação. Quem nunca experimentou esse adubo natural e prático com certeza jamais irá se arrepender.

folhas

árvore-do-viajente

A árvore-do-viajante, também conhecida popularmente como: árvore-dos-viajantes, palmeira-do-viajante ou Ravenala, pertence à família Strelitziaceae e origina-se da África – Madagascar. A espécie conquistou muitos jardineiros pelo mundo afora, os veteranos e quem está apenas começando agora. As folhas gigantes e a semelhança com a bananeira fazem com que a planta se torne ainda mais popular no meio da jardinagem e paisagística.

Vamos conhecer os detalhes sobre o cultivo, desenvolvimento e função da árvore do viajante.

Características específicas
A Ravenala ou árvore-do-viajante, como preferir, é uma planta categorizada como rizomatosa com um porte meramente arbóreo. Ela ainda é dita como semi-lenhosa, apesar de todo o seu aspecto escultural. Sua aparência é dita peculiar no meio da jardinagem já que é uma planta vinda da ilha de Madagascar com um aspecto belo e ao mesmo tempo estranho.

Folhas
A folhas da espécie são enormes e de formato exótico. Elas ficam todas dispostas lado a lado, formando um verdadeiro leque verde escuro. Como são enormes, devem ser sustentadas pelos longos e fortes pecíolos presentes na espécie. Para os pesquisadores, é muito fácil comparar a planta com a Bananeira, por exemplo, que possui folhas bem semelhantes a Ravenala.

Ravenala madagascariensis

O nome popular
A Ravenala não é popularmente conhecida por seu nome científico e na verdade existe uma história breve sobre o seu título popular. Conhecida por árvore-dos-viajantes praticamente em todo o local onde é cultivada ou existe por natureza, a espécie sempre acumulou durante a época de chuvas, muita água em seus pecíolos. Com isso, os viajantes que a viam pelo caminho poderiam matar a sede e seguir viagem sem o menor problema.

É uma palmeira?
Além de ser comparada com a bananeira por causa de suas folhas largas e enormes, a árvore-do-viajante também é comumente confundida com as palmeiras. A explicação para isso está, de novo, nos pecíolos da espécie, aqueles que armazenam a água para os viajantes se deliciarem pelo caminho.

Quando eles caem, as cicatrizes desta ação aparecem no caule lenhoso da planta. Isso também acontece com as típicas palmeiras. Mesmo com toda essa confusão entre as espécies, a Ravenala é inserida no grupo das estrelítzias (Strelitzia sp), diferente da palmeira.

flores da revenala

Flores
As flores desta espécie começam a surgir entre os pecíolos, da mesma forma que acontece com as estrelítzias. Elas começam a crescer com suas brácteas verdes que lembram muito o formato de um barco. Suas flores são vistosas e sempre surgem na coloração branca-creme.

Pesquisadores definem a aparência das flores crescidas e as brácteas como sendo o seguinte: “O conjunto formado por brácteas e flores lembra a cabeça de uma ave, com bico e crista pontiagudos”.

A época do ano mais comum às espécies para que haja a floração é no outono. Nesta época, em que as flores estão completamente desabrochadas, animais como morcegos e lêmures realizam a famosa polinização para que a espécie se propague de forma eficiente.

palmeira_de_madagascar_ravenala_madagascariensis1

Espaço para crescer
A espécie possui um grande porte que atinge, em média, quase 8 m de altura. O aspecto que ela atinge depois de crescida é considerado sensacional e por isso não pode ser cultivada em qualquer jardim. Para ser admirada por seu porte, a Ravenala deve ter espaço para o seu desenvolvimento. Assim, ela será bem vista e atingirá a sua meta para a ornamentação de certos espaços.

Para plantar, ela pode ser colocada em touceiras gigantes, até mesmo por causa de seu enorme porte. Outra forma é plantá-la em caule único, sendo isolada de outras da mesma espécie ou em grupos.

Locais de cultivo
Os lugares mais indicados para se cultivas a árvore-do-viajante são parques, grandes fazes e jardins residenciais com grande espaço para o cultivo. Um dos símbolos de Madagascar não pode ser plantada em qualquer lugar, até porque ela é muito importante para os nativos. Prefira extensos gramados para o cultivo e não se esqueça de cuidar bem da espécie durante os seus primeiros passos de desenvolvimento.

frutos da ravenala (Small)

Frutos
A árvore-do-viajante também é dotada do crescimento de frutos atrativos. Eles possuem cápsulas marrons com as sementes de arilo na cor azul “iridescente”, descrita pelos próprios pesquisadores. Os frutos atraem muitas espécies de pássaros por ter sabor doce muito peculiar entre alguns tipos de aves.

Utilidade
Além de ser facilmente identificada pelos nativos, a árvore do viajante e torna muito útil para os mesmos. Eles atuam extraindo um tipo de gordura sólida do seu caule para que depois possam fazer coberturas comestíveis com as folhas fibrosas.

Formas de cultivo
A árvore-do-viajante é uma as espécies que adora sol pleno, assim como em seu local de origem. O solo deve estar bem fértil, nutrido e com todas as condições de drenagem exigidas. Enriqueça-o bastante com matéria orgânica de qualidade antes de começar a plantar as primeiras sementes da planta.

Não esqueça de que a terra deve ser irrigada quase que diariamente para um bom desenvolvimento da espécie.

Esta espécie exige uma boa adubação orgânica regular e não suporta longos períodos de estiagem. Ela suporta climas quentes e altamente tropicais, até porque ela é originária de Madagascar.

Sendo nativa de grandes florestas úmidas e com altas temperaturas, a espécie  não tolera nenhum tipo de geadas ou qualquer que seja o frio intenso da região de cultivo. O aspecto climático é um dos mais importantes para iniciar o cultivo da Ravenala, portanto tome muito cuidado.

Evite plantá-la em locais com ventos fortes e em locais muito abertos. As suas folhas começam a se rasgar nessas circunstâncias, ficando muito feias.

brisa_2

Cestrum corymbosum_1

A coreana-amarela é uma planta que pertence à família Solabaceae e é uma das espécies mais utilizadas para a ornamentação de praças pelo país inteiro. Ela também é bastante útil para imprimir beleza a jardins recém formulados. Suas flores amarelas chamam a atenção e combinam muito com o verde de certas plantas, inclusive de suas folhas tão pequenas.

Na verdade, a coreana é um arbusto considerado lenhoso, muito ereto, perene e bastante ramificado. Vale frisar que o arbusto conhecido pode atingir o equivalente a 2,5 m de altura. Na verdade, para um arbusto, esse tamanho não é significativo e por isso são considerados e inserido em grupos de pequenos porte.

Suas folhas são bem pequenas e muitos simples, sendo consideradas alternas e coriáceas, brilhantes e muita das vezes com formato ovalado pelos especialistas.

Cestrum corymbosum

Além de suas folhas serem marcantes para a espécie, ainda existem as belas flores amarelas da coreana e os deliciosos frutos. As inflorescências da coreana são numerosas e a cada época do ano, nascem diversas flores bem amarelas e chamativas que também atraem pássaros assim como os frutos. Os animais polinizadores, tendo como principal espécie as abelhas, são atraídos pelas pétalas amareladas a fim de fazerem a propagação da espécie.

Nem sempre as flores da planta são amarelas de tom vivo. Mesmo sendo minoria, muitas plantas podem florescer com pétalas com cor um pouco alaranjadas que não deixam de atrair animais polinizadores.

As flores geralmente estão agrupadas em ramos laterais bem curtos, ficando espalhadas por todo o arbusto. Elas são adensadas e compridas, com pétalas estreitas porém compridas. A corola das mesmas são consideradas tubulosas, até mesmo por serem bem estreitas e esticadas, parecendo um tubo mesmo.

Já os frutos são extremamente globulosos. A sua coloração roxo escura faz lembrar até a jabuticaba docinha. Tais frutinhos podem tingir a mão de roxo quando esmagados. Os frutos começam a amadurecer no verão e as flores somente nascem e crescem bem na primavera.

Cestrum_frutos

Cultivo
Para ser cultivada, a coreana-amarela precisa ser colocada em um solo fértil. Com relação a essas características, a espécie é considerada heliófila e indiferente, ou seja, apesar de necessitar de uma terra bem nutrida para crescer, a planta não possui grandes exigências.

O cultivo da coreana é basicamente simples, já que ela não é uma espécie exigente. O único problema para o cultivo da planta pode ser o trato com as sementes que não toleram certos tipos de armazenamento. Assim que coletadas ou compradas nas lojinhas de jardinagem, as sementes da coreana amarela devem ser semeadas imediatamente.

A partir desse processo de semeio, a coreana começa a se desenvolver em um período rápido de tempo que dura apenas de 5 a 10 dias. Isso mostra que o potencial germinativo da espécie é bastante elevado, até mesmo em comparação a outras plantas usadas para ornamentação de exteriores ou em locais específicos de grandes cidades.

Espera-se que a germinação da espécie seja de mais ou menos 85% , o que é um valor bem alto. Por este motivo, a coreana é plantada em praças públicas ou parques.

Cestrum corymbosum_YY

Sua multiplicação não é apenas por agentes polinizadores como pássaros, borboletas e outros insetos. Essa propagação pode ser feita de forma eficiente através das famosas estacas: uma técnica que envolve as raízes da planta. As estacas começam a enraízam de 30 a 60 dias, o que em comparação com a propagação por agentes polinizadores, pode ser uma grande vantagem.

Para que o desenvolvimento da coreana seja 100% eficaz, é preciso plantar as mudas 4 meses depois dos primeiros processos de cultivo. Como já era de se esperar, especialistas garantem que seu crescimento é super acelerado. Quando ela já estiver bem grande e ramificada, a planta aceita podas que vão ajudar no florescimento, no crescimento de novas folhas e frutos.

Com relação aos locais em que as coreanas-amarelas se desenvolvem, pode-se citar as clareiras, as bordas de grandes ou pequenas florestas e capoeirinhas. Em áreas mais úmidas, elas crescem perfeitamente, assim como as bordas de várzeas ou espécies de regiões ribeirinhas.

A coreana-amarela se distribui de Minas Gerais até o estado do Rio de Janeiro, englobando o Rio Grande do Sul.  Pesquisadores afirma que a espécie cresce, em sua maioria em Florestas Ombrófila Mistas e nas Estacionais Semideciduais.

cestrum

Uso de ornamentação
Se a busca por plantas ornamentais que são usadas no Brasil e em algumas partes do mundo para decoração de jardins e praças, a coreana será a principal descoberta. O fato de seus frutos serem consumidos por belas espécies de pássaros contribui e muito para ela ser enquadrada no grupo das espécies ornamentais.

Suas flores possuem um aspecto exótico, assim como as suas folhas e por isso, ela pode ser uma boa opção de decoração.

Aroma desagradável
O gênero Cestrum, no qual a coerena se insere, possui uma características um pouco desagradável: Quando as folhas das espécies pertencentes a este grupo são esmagas, elas liberam um odor um pouco incomodo. Esta é uma das características consideradas ruins da coerena. Outro aspecto negativo da espécie é que quando algumas partes da espécie são ingeridas por animais como vacas e bois, pertencentes ao gado, elas podem causar graves intoxicações.

barco1

ave-do-paraíso (Strelitzia reginae),

As plantas ornamentais são muito utilizadas em ambientes amplos assim como os menores, para dar aquele toque especial. Geralmente são dois fatores que se destacam desse tipo de planta: as cores e o formato. Elas apresentam um dinamismo incrível entre esses dois e por isso muitas são tão peculiares.

Quando se fala em cores e formatos diferentes, pode-se exemplificar muito bem com uma planta chamada Ave do Paraíso. Ela é assim chamada devido o formato de sua flor ser bem parecido com a de um pássaro pousado e sua cor alaranjada bem viva, dá uma visão muito especial, principalmente se observada de longe ou do alto. Hoje é uma das plantas preferidas para ornamentarem jardins públicos.

Então vamos conhecer um pouco mais sobre a espécie, assim como sua família.

Ficha técnica
A ave-do-paraíso é uma planta da família Strelitziaceae e sua origem e sua origem dá-se à região nordeste da Província do Cabo, na África do Sul, mas foi levada para outras regiões como planta ornamental, o que causou a popularização da mesma.

O nome ave-do-paraíso foi dado com a chegada da planta em Portugal, e foi assim chamada devido o formato de suas flores. Além desse último nome a planta recebeu outros nomes populares como bananeira-rainha, bico-de-pássaro e flor-do-paraíso.

strelitzia

Como cultivar
A ave-do-paraíso gosta de solos úmidos e enriquecidos de matéria orgânica. Se for plantar, evite deixa-la em locais que não tenham muita luz. Essa planta gosta da luz total do sol para que as flores brotem mais rapidamente e em maior quantidade. Depois de florescerem, você pode transportá-la para locais com meia sombra para que as flores e as folhas permaneçam vivas e bonitas por mais tempo contanto que a sua planta tenha acesso à luz do sol por pelo menos 4 horas por dia.

Ao plantar, é recomendado fazer pequenas covas e adicionar fertilizantes como húmus de minhoca e adubo animal do tipo curtido. Dessa forma, você pode “alimentar” a planta uma vez por mês apenas até que ela se desenvolva por completo. Quando já estiverem adultas, no tamanho desejado, você pode retirar os fertilizantes para reduzir o crescimento e manter a planta no mesmo tamanho.

Quanto à drenagem, a ave-do-paraíso exige ser regada constantemente exceto nos meses de frio onde você evita que jogar água nas folhas e principalmente na terra, que nesse período deve ser mantida mais seca.

strelitzia_reginae

Quando florescem
A vontade de toda pessoa que cultiva uma planta a partir da semente ou mudas, é ver a florescência por completo. No caso da ave-do-paraíso, se você quer logo a sua planta decorando o ambiente, o mais indicado é o cultivo através de mudas.

O crescimento nesse caso leva de 4 a 6 semanas para chegar à fase adulta. Se a plantação for feita através de sementes, o florescimento vai durar muito mais do que isso, sendo a média de pelo menos 24 meses para germinarem e até 7 anos para aparecerem as primeiras flores.

A planta cresce de forma vertical podendo chegar até 1,5 m de altura, porém para que alcance esse tamanho máximo levará muitos anos, basta fazer o comparativo com o tempo de germinação da semente na terra. As flores da Ave do Paraíso medem cerca de 500 mm e nascem individualmente em cada broto.

strelitzia_reginae_1_1

A folha já pode atingir bem mais do que isso, chegando até 2 m de comprimento e possui um verde acinzentado que dá um toque bem especial à planta. Depois de brotarem as primeiras flores, estas podem ser recolhidas para o surgimento de novas, já que a ave-do-paraíso faz brotar flores durante todos os meses do ano.

Se cultivada em jardins ou áreas verdes, elas acabam por atrair pássaros que são responsáveis por fazer esse processo de polinização o que contribui para que as flores brotem mais rapidamente. Então além de lindas flores em seu jardim, você ainda terá a possibilidade de encontrar lindos pássaros também.

entardecer