Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cicuta (water hemlock)

Cicuta é uma planta extremamente venenosa e que pode ser encontrado nas regiões temperadas do hemisfério norte. Todas elas possuem flores brancas ou amarelas bastante distintas, que são dispostas em formato de guarda-chuva. Nos EUA, essas simpáticas plantinhas são consideradas as mais danosas de todas.

Elas contêm uma substância conhecida como cicotoxina, que causa convulsões, e todas as partes do espécime são perigosas – principalmente a raiz, onde o veneno é mais potente. Além da convulsão quase que imediata outros sintomas incluem náusea, vômito, dores abdominais, tremores e confusão. Geralmente, a morte é causada por insuficiência respiratória ou fibrilação ventricular, que ocorrem poucas horas após a ingestão.

Por mais belas que sejam as plantas podem também fazer mal. No nosso dia a dia vivemos com lindas plantas e deliciosas até, mas também convivemos com vegetais que podem nos causar mal. São as conhecidas plantas tóxicas, que podem ocasionar até a morte ou deixar um ser humano ou animal muito mal.

Plantas venenosas são comuns em diversas partes do mundo. No Brasil encontramos mais de 20 espécimes que podem fazer mal, algumas tão semelhantes a plantas que conhecemos que acabamos por confundir e ingerir. Crianças são as maiores vitimas porque tendem a usar sua curiosidade para colocar a planta na boca e acabam se contaminando.

Olho-de-boneca( Actaea pachypoda)

A olho-de-boneca, também conhecida como White baneberry, pode até parecer simpática, mas é muito perigosa. Nativa da área norte e leste da América do Norte, essa planta florida, que mede apenas 1 cm de diâmetro e tem pequenas frutinhas brancas com uma mancha preta, é muito semelhante ao objeto que lhe dá nome.

Ainda que toda a espécie tenha sido considerada danosa ao homem, a maior parte de sua toxina fica concentrada no fruto. Infelizmente, muitas crianças já foram vítimas da planta, porque, além de bela, ela É muito doce. A baga contém uma toxina chamada carcinógeno, que possui efeito sedativo, quase que imediato, no músculo cardíaco humano e causa morte rápida.

O que é uma planta venenosa?
Dizemos que uma planta é venenosa quando ela pode causar mal ao ser humano. Ela pode causar uma intoxicação do tipo aguda por sua ingestão seja por crianças ou por adulta, ou crônica, que decorre da ingestão continuada, intencional ou não.

A planta pode ser tóxica sem também conter veneno. Estamos falando aqui das alergias, em que as pessoas sofrem com a exposição continuada. Os sintomas são manifestações cutâneas em decorrência do contato sistemático com vegetais. E pela utilização continuada de certas espécies vegetais sob a forma de pó para inalação, fumos ou infusões, a fim de obter efeitos alucinógenos ou entorpecentes.

Mas, ao contrario do que alguns filmes fantasiosos contam na tela, as plantas venenosas não expiram veneno ou mordem. Há sim plantas carnívoras, mas essas são raras e apenas mordem, não conseguem ferir de fato gravemente uma pessoa. A infecção causada por uma planta venenosa geralmente é quando ingerida ou ao toque, caso da urtiga que causa coceira.

As plantas são venenosas por diversos motivos. Um deles é sua defesa, pois animais podem destruí-las. O veneno faz com que espécimes vivas avisem umas as outras e as plantas fiquem a salvo. Outro motivo é que às vezes não é um veneno mesmo, apenas faz mal ao consumo humano. O que seria considerado um veneno, por exemplo, seria o cogumelo, mas é usado como alucinógeno em chá para ingestão humana.

Como saber se uma planta é venenosa?
Apenas conhecendo os espécimes é que se pode ter certeza que uma planta é venenosa ou não. Infelizmente olhando sem conhecer as plantas não dá, pois elas são bem semelhantes e como em qualquer jardim, tudo que é verde parece igual, não mesmo?

Mas alguns sinais podem alertar a quem não conhece como plantas com cores fortes demais e que não são comuns em sua terra. Plantas estranhas a sua rotina visual são fortes candidatas a serem venenosas.

Ricinus communis (mamona)

A mamona é uma planta que pode ser encontrada em qualquer matagal brasileiro contém uma grande quantidade da toxina ricina.

Uma semente crua de mamona é suficiente para causar uma morte sofrida, agonizante e repleta de dores. Os primeiros sintomas da intoxicação aparecem logo nas primeiras horas depois do envenenamento, o que inclui a sensação de queimação na garganta e nos olhos, dores abdominais, bem como diarreia e vômito com sangue. O processo é incontrolável e só termina quando a vítima falece por desidratação.

Um fato curioso é que os humanos são os mais sensíveis em relação às sementes, bastando de uma a quatro para pôr fim a um adulto, 11 para matar um cachorro e 80 para assassinar um pato. Levando isso em consideração, as mamonas estão em primeiro lugar no livro dos recordes como as plantas mais venenosas do planeta.

A planta não emana veneno, mas você pode se intoxicar com ela. Isso pode acontecer pelo toque ou ingestão de planta, comum em crianças que curiosas acabam por ingerir pela cor que deixa uma aparência de um bom sabor.

As principais plantas venenosas encontradas no Brasil
As mais conhecidas são comigo-ninguém-pode, o copo-de-leite, a taioba-brava, bico-de-papagaio, mamona e pinha-roxa. Essas são as mais populares, mas há muitas outras plantas que não fazem bem a saúde e deixam sintomas diversos quando ingeridas.

copo-de-leite

Alguns espécimes de cogumelo são citados também entre as plantas mais venenosas da flora mundial. O alucinógeno do cogumelo é proposital para desnortear animais que vem destruir as plantas. Contudo, a mais conhecida e popular é a copo-de-leite, a Zantedeschia aethiopica Spreng.

Presente em alguns jardins, ela é fétida em todo o seu comprimento e acaba por deixar coceira e quando ingerida pode gerar tontura, mal estar e dores de cabeça intensas. Os lábios podem ficar inchados e pode surgir queimação intensa nos locais tocados com as mãos na planta.

trombeta-de-anjo - Brugmansia suaveolens

Essa é uma planta nativa da América do Sul, podendo ser encontrada em diversas regiões do Brasil. O nome trombeta-de-anjo se deve ao formato de pêndulo da flor, que em geral possui coloração branca e amarela, embora seja possível encontrar variedades e híbridos de tons rosados.

Com tamanho entre 14-50 cm, todas as partes da Brugmansia suaveolens são consideradas tóxicas e narcóticas. Ela contém alcaloides tropânicos como escopolamina, atropina e hiosciamina. Mesmo sabendo do perigo, algumas pessoas ingerem um chá feito com as flores como um potente alucinógeno.

O nível de toxicidade varia conforme o tipo da planta, sendo praticamente impossível saber quanto veneno uma pessoa tomou. Em geral, quem brinca com a trombeta-de-anjo acaba tendo uma overdose e morrendo ou sofrendo de paralisia dos músculos lisos, taquicardia, confusão, alucinações visuais e auditivas.

Embora seja perigosa, a espécie também possui propriedades medicinais, tais como antiasmática, cardiotônica e anticonvulsivante. Não é incomum ela ser utilizada para fabricação de remédios para mal de Parkinson, problemas cardíacos, síndrome pré-menstrual e infecções urinárias.

A planta mais venenosa do mundo

espirradeira

Todas as partes do belo oleandro possuem diversos tipos de toxina, sendo as duas mais fortes a oleandrina e a neriine, que afetam drasticamente o coração. Na verdade, o veneno da planta é tão forte que é possível morrer apenas comendo o mel de uma abelha que utilizou seu néctar como fonte.

Originalmente, a Espirradeira (Nerium oleander) nasceu nas áreas do mediterrâneo e do Extremo Oriente. Porém, devido à sua beleza exorbitante, ela passou a ser cultivada com propósitos decorativos. Por instinto, os animais costumam se afastar dela. Além disso, basta uma folha para matar uma criança.

Não se pode tocar em nenhuma parte desta planta, pois todas contêm veneno e em grande quantidade, o suficiente para deixar um adulto de peso médio em estado grave. Um humano que comer uma folha da planta pode morrer alguns minutos.

Os primeiros sintomas quando se toca nesta planta venenosa são náusea, vômitos, vertigem, sonolência. O coração deve começar a bater mais forte, a pessoa deve começar a não enxergar e acaba por entrar em coma e morrer em um dia quando não tratada.

Sintomas de uma intoxicação por planta
Os sintomas de uma intoxicação por planta são semelhantes a uma intoxicação por se ingerir outras substâncias. A criança ou adulto pode sentir enjoo, dores de cabeça, diarreia e dores constantes e ainda dores no corpo. A pessoa pode desidratar facilmente caso não seja tratada adequadamente e pode chegar a morrer.

Crianças são as maiores vitimas de plantas venenosas, pois sua baixa massa corporal faz com que o veneno circule mais rápido e cause mais danos. Mas, com tratamento adequado a morte com certeza pode ser evitada.

capacete do diabo

Também conhecido como “capacete-do-diabo”, o aconitum é uma espécie da família Ranunculaceae. Essas plantas vivazes são nativas das regiões montanhosas do hemisfério norte e possuem uma grande quantia do alcaloide pseudaconitina, o qual é usado na ponta das flechas do povo Ainu do Japão para caçar.

Caso ocorra a ingestão, a pessoa sofre queimação abdominal e nos membros do corpo. Em grandes doses, a morte pode ocorrer dentro de 2 a 6 horas, bastando apenas o consumo de 20 mg para pôr fim à vida de um humano adulto.

Tratamento para quem foi envenenado por uma planta
Beber água é uma forma simples para diminuir a exposição do organismo ao tóxico. Com o liquido entrando a pessoa poderá eliminar pelo suor e urina e a concentração de contágio pode diminuir bastante no sangue para níveis inofensivos na maior parte dos casos.

Ir ao hospital é importante. Uma intoxicação deve ser tratada adequadamente ou pode deixar o organismo bem fraco e desidratado, levando a morte. Deve-se levar uma amostra da planta ingerida caso seja possível ou saber descrever para ajudar ao medico a tratar adequadamente. No geral são ministrados anti tóxicos eficientes para o problema e soro para reidratar o corpo.

brisa