Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Aglaonema.var

A aglaonema é mais do que uma espécie interessante. Ela possui nada mais nada menos do que 50 variações com diversas características diferentes, seja na folhagem ou na estrutura no geral.

Para completar, a espécie é uma das plantas ornamentais mais cultivadas em ambientes interiores do planeta, não que ela não possa ser plantada em quintais ou jardins. Além disso, ela é frequentemente colocada em varadas por causa da sua forma de cultivo.

Informações gerais
A aglaonema também é conhecida popularmente por café-de-salão e falso-café-de-salão. A planta pertence à família Araceae e originária da Ásia, Filipinas, Oceania. É considerada uma planta herbácea de pequeno porte, atingindo as medidas de 20 a 150 cm de altura.

As suas folhas são a característica marcante das espécies, pois são, em geral, grandes, bem coriáceas, glabras, quase sempre espessas em todas as variedades, geralmente verdes, mas com tonalidades e padrões que variam em diversas espécies. Muitas vezes essas folhas são machadas, mesclando sempre tons de verde claro com escuro.

aglaonema_flor2

Flores
Como a maioria da espécies consideradas herbáceas, a aglaonema também possui flores. Suas inflorescências são axilares com  espata e espádice de cor branca ou branca-esverdeada. A pouca importância ornamental das flores já era de se esperar, já que as folhagens da planta é o que mais chama a atenção de jardineiros por todo o mundo.

Frutos
Para completar a estrutura geral da espécie, a aglaonema produz seus próprios frutos. Eles têm aspecto avermelhado e podem ter importância fundamental na decoração do lar. Em alguns casos, ainda que as flores não tenham a função de enfeitar, os frutos podem ter mais importância do que a bela folhagem da espécie.

aglaonema

A importância das folhas
As folhas da espécie cumprem um papel importante na sua verdadeira função. Para começar, a folhagem da planta é considerada exuberante e de aspectos tropicais. De acordo com a forma de cultivo de cada variante da espécie, as folhas podem ser compactas ou não.

A planta é considerada rústica e pode ser usada em diversos locais que incluem salas de estar, escritórios shoppings e outros lugares fechados.

Porém, é preciso tomar cuidado com o seu desenvolvimento em determinados locais. A aglaonema não suporta lugares muito secos. Portanto, fique atento ao ar condicionado e outros aparelhos que possam tornar o local seco demais para a espécie.

Aglaomenaspp

Cultivo
Além de não se desenvolver bem em locais secos, a aglaonema precisa de muita ventilação para sobreviver. Mesmo adotado todas essas condições de cultivo que não são tão complicadas assim, a espécie é tão fácil de cultivar que é muito recomendada para jardineiros iniciantes.

A planta pode se adaptar a diversos lugares dentro e fora de jardins, sejam eles grandes ou pequenos. Assim como varias de suas variantes, a aglaonema pode formar lindos maciços e bordaduras, podendo ser cultivadas em canteiros, Jardins de inverno e até mesmo em vasos com tamanhos diferentes.

Vale lembrar que a espécie não precisa de cuidados para lá de especiais para que ela cresça bem e cumpra a sua função. Para muitos, apenas um solo bem fértil e regas regulares são o suficiente para manter a aglaonema sempre bela e bem desenvolvida. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados para não prejudicar o crescimento da planta.

aglaonema_11

Abaixo, segue um pequeno passo a passo para começar a cultivar bem a aglaonema.

1 . Em primeiro lugar, é preciso começar a se preocupar com o local onde a espécie será plantada. Ela adora um pouco de luz difusa e por isso deve ser cultivada sempre a sombra, bem longe do sol forte. Coloque a sua plantinha em algum canto que você tenha a certeza de que os raios solares não penetrarão por ali de forma alguma.

2 . O solo onde a espécie será plantada deverá ser facilmente drenável, com irrigação correta, além de possuir uma grande quantidade de matéria orgânica. A terra realmente deverá ser bastante rica em todos esses recursos para que a espécie tenha liberdade para crescer e se desenvolver da melhor forma possível.

3 . Com relação a sua adaptação ao substrato em que foi plantada, é preciso ficar sempre atento as temperaturas, já que a planta não suporta lugares muito frios, sempre se adaptando a locais mais quentes, sejam eles internos ou externos. Evite deixar a sua espécie exposta s geadas, por exemplo, evitando que ela morra antes de completar o seu ciclo de vida. Não se esqueça de manter a planta longe de locais com baixas temperaturas sempre que possível.

4 . Existe uma boa explicação para que as espécies desse tipo tolerarem o calor intenso. É que elas sã nativas de florestas densas, apreciando as altas temperaturas e a umidade dos climas tropicais e subtropicais. Além disso, nesses locais existe muita vegetação, o que torna a umidade muito maior do que se possa imaginar.

Aglaonema commutatum

5 . As regas são outro muito extremamente importante na criação das aglaonemas. No inverno especialmente, as regas podem ser feitas de forma esparsa, ou seja, sem ser diária ou frequente.

6 . Outro ponto muito importante para o desenvolvimento da planta é o seu replantio anual durante a primavera. Este pequeno fato pode deixar a sua planta bem mais vigorosa e bonita.

7 . No que diz respeito a propagação da espécie, existem três tipos de métodos. Elas podem se multiplicar por sementes, estaquia e através das divisões por touceiras. Por este motivo, é uma ótima opção plantar cada semente de forma bem espaçada uma da outra para que as suas raízes não acabem se entrelaçando entre si ou com outras espécies diferentes.

barquinho

cipóuva

O cipó-uva é uma planta que pertence a família das Vitaceae (família de plantas representada principalmente por arbustos e lianas (trepadeiras). É uma planta originaria da América do Sul, e também é conhecida popularmente de Anil-trepador, Cisso, Cissus, Uva-brava, Uva-do-mato e Uva-selvagem.

É uma planta que apresenta características decorativas e ornamentais, sendo apropriada para utilização na decoração de ambientes internos, principalmente apartamentos.

Características da planta Cipó-uva
Trata-se de uma planta trepadeira, perene, possui uma textura semi-herbacea ou lenhosa. Também pode se apresentar em formato arbustivo (pequenas arvores isoladas que podem formar moitas e cercas vivas).

O fato da planta apresentar um crescimento rápido e vigoroso está associado ao fato dela ser uma planta rústica. A Cipó-uva pode atingir cerca de 1,20 m de altura.

A Cipó-uva é uma planta que possui um caule ramificado, que possui ramos delgados de coloração castanha, coberto de polos e com gavinhas para serem fixados.

As folhas  são compostas por 3 pínulas ou folíolos que possuem formato rômbico e as margens possuem pequenos dentes. A sua vegetação e folhagem se assemelha muito a da uva, por isso a planta recebe o no me popular de Cipó-uva, dentre outros.

cipó-uva

As flores da planta são consideradas insignificantes, possuem coloração esverdeada e raramente são vistas e encontradas.

Algumas variedades possuem a margem de suas folhas quase inteiras enquanto outras variedades possuem margens muito denteadas, sendo quase que lobadas.

Quando jovens, os folíolos possuem coloração clara e são revestidas de tricomas (apêndices da epiderme que constituem uma espécie de indumentária das folhas) e ao tempo que os tricomas amadurecem as folhas adquirem uma coloração verde-escura e bem brilhante.

A folhagem da Cipó-uva é muito bela e exuberante, o que acentua sua característica ornamental, o que torna a planta uma boa opção para ser colocada como ornamentação na sala de sua casa ou apartamento, suspensas ou até mesmo em jardineiras.

A Cipó-uva é uma planta que cresce com facilidade em locais semi-sombreados, e até mesmo em ambientes fechados, por isso que ela se torna uma planta que pode ser cultivada em ambientes anteriores.

cissus

Cultivo
A Cipó-uva é uma planta tipicamente de clima subtropical, que se desenvolve com maior intensidade e força em locais onde o verão não é muito quente. Tendo a resistência como uma de suas características, é uma planta que se adapta facilmente a outros climas como: tropical, mediterrâneo, equatorial e temperado.

É uma planta que aprecia o frio do período do inverno para hibernar, no entanto é uma planta que não suporta frio extremo ou geada.

Deve ser cultivada a pleno sol, a meia sombra ou sob luz difusa abundante para que fique sempre bonita e forte. Apesar de ser uma planta resistente e que pode ser cultivada a pleno sol, são necessários cuidados com a incidência direta do sol, pois as suas folhas podem queimar.

Cissus_rhombifolia_

A Cipó-uva é uma planta que deve ser plantada em um solo com boa capacidade de drenagem, que seja enriquecido com material orgânico (as fertilizações devem ocorrer a cada dois meses) e que seja irrigado de maneira regular.

O enriquecimento do solo com material orgânico ajuda a planta a ter um crescimento melhor e apresentar uma folhagem mais saudável, bonita e brilhante, chamando mais ainda a atenção das pessoas.

Devem ser realizadas regas de forma regular, no entanto o solo para cultivo da Cipó-uva deve ficar quase seco, evite o encharcamento do solo, pois essa situação pode fazer com que aconteça o apodrecimento das raízes da planta.

A Cipó-uva é uma planta que se reproduz por estaquia principalmente na época da primavera.

Há duas formas de conduzir e direcionar o crescimento da Cipó-uva:
* Como trepadeira – nesse caso tem que ser dado um suporte para que a planta fixe as suas gavinhas;
* Como Planta Pendente – nesse caso a planta pode ser cultivada em vasos ou cestas suspensas.

Cipó-uva-Cissus-rhombifolia

As utilidades da planta Cipó-uva
É uma planta de características ornamentais, muito usada para decoração de ambientes anteriores.

Apesar de ser uma planta com características ornamentais, também possui propriedades medicinais, suas flores podem ser utilizadas para o combate de todas as espécies de cólicas, no combate de doenças hepáticas, renais e uterinas.

As flores também auxiliam as pessoas no combate dos efeitos causados pela ingestão do álcool. Além disso, podem ser polinizadas pelas abelhas, e assim elabora o mel a partir do néctar das flores, por sinal um mel muito rico em vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos. O mel apresenta propriedades nutritivas e terapêuticas.

11anasi29

campiosgrandiflora

A trombeta-chinesa é uma planta, como o próprio nome já diz, de origem asiática e por  ser uma planta bonita e suas flores chamarem muito a atenção, é muito solicitada por decoradores e paisagistas, principalmente para crescimento vertical.

Vale a pena ter algumas trombetas-chinesas na mureta ou no portão da casa, para deixá-lo ainda mais charmoso. Abaixo algumas dicas serão dadas para que possa cultivar sua planta sadia e perfeita.

Ficha técnica
A trombeta-chinesa é uma planta trepadeira que está entre as espécies da família das Bignoniaceae. Apesar de originalmente ser uma planta do continente asiático, mais precisamente da China e Japão, pode receber outros nomes, mesmo até o momento não terem sido catalogados.

Como as características de sua região de origem conta muito para o seu crescimento, as trombetas-chinesas vão preferir locais onde a temperatura possui características de clima continental, mediterrâneo, subtropical, temperado e tropical. Com esse tipo de clima ela pode ser cultivada a meia sombra ou o sol pleno.

A partir dessas condições climáticas, o seu crescimento atingirá a sua totalidade de altura que é de 9 m no máximo e 6 m no mínimo. Essas plantas são muito vigorosas e por serem perenes, ou seja, com florescimento durante todo o ano, as trombetas-chinesas são muito procuradas para decoração.

Devido à estrutura do seu caule e de suas raízes, essa planta é favorecida para o seu crescimento vertical, o que dificilmente acontece com flores.

campsis vermelha

As folhas são grandes e apresentam-se com nove folíolos glabros com as pontas serrilhadas. Suas flores também são grandes e apresentam-se apenas com uma coloração, sendo um laranja-avermelhado.

As trombetas-chinesas também apresentam frutos classificados como cápsulas, mas sem grande importância para a planta. Como citado mais acima, a trombeta-chinesa é uma planta trepadeira, portanto muito utilizada na cobertura de árvores secas, colunas de casas, grades, cercas, portões, arcos, ou qualquer outro detalhe do tipo.

Por ser uma planta bem rústica, não vai exigir cuidados muito especiais e caracteriza-se também por ser uma planta de fácil cultivo. O fato de ser uma planta rústica, faz também com que ela seja muito resistente à doenças, mas ainda assim é bom termos cuidados sobre isso.

Como cultivar a trombeta-chinesa de forma correta
A floração da trombeta-chinesa acontece geralmente no verão e no outono e deve-se preparar o seu cultivo sempre baseado nisso. Por exemplo, as podas devem ser feitas preferencialmente no final do inverno para ajudar os ramos na florescência.

O solo deve estar muito drenado, fertilizado e enriquecido de material orgânico e as regas devem ser constantes para a sua planta. Por ser uma planta rústica, as trombetas chinesas conseguem tolerar muito bem as geadas e o frio desde que este último seja moderado, mas as baixas temperaturas podem causar a perda de parte de suas folhas e essa perda consequentemente vai reduzir a sua floração. Ela pode se reproduzir através de estaquias e sementes.

Campsis_grandiflora_PDB

Como plantar
Claro que é necessário ter-se a noção direta sobre como plantar a trombeta-chinesa para que ela se desenvolva perfeitamente. Abaixo um pequeno tutorial para ajudá-lo com isso. Essas plantas desenvolvem-se melhor em solos mais arenosos ou um pouco argilosos e levemente alcalinos. Confira o passo a passo mais abaixo.
Passo 1: Faça uma cova para o plantio da trombeta chinesa no tamanho suficiente para caber completamente o torrão ou as sementes.
Passo 2: Coloque aproximadamente 500 gramas de adubo de ave do tipo bem composto para cada 100 gramas de farinha de ossos para partes de composto orgânico ou húmus de minhoca suficiente para adubar bem a sua cova. Misture esses três ingredientes muito bem antes de colocar na terra.
Passo 3: Coloque o torrão ou as sementes e preencha a cova bem com a mistura que ensinamos mais acima.
Passo 4: Para direcionar bem a sua trombeta chinesa para a cerca ou para o muro, o ideal é que você use tutores simples.

Agora que a planta está devidamente plantada, basta apenas manter as regas regulares para que ela cresça bem. O ideal é que nos primeiros dias você regue todos os dias e só suspenda se acaso chover. Não deixe a areia seca, mas também não encharque muito o local plantado.

CampsisGrandiflora

Observação
Como foi dito mais acima, a trombeta-chinesa se reproduz por estaquia ou por sementes. No caso das sementes é necessário realizar um processo chamado estratificação, que é como a semente fosse enganada para que ela germine mais rápido. No caso das trombetas-chinesas, o tempo ideal de estratificação é de apenas 2 meses.

Para fazer a estratificação corretamente, é preciso colocar uma camada de sementes lado a lado cuidadosamente, entre duas camadas de areia de construção muito bem lavadas e secas ao sol. Essa mistura deve ser guardada em um pote totalmente fechado e livre de luminosidade e deixada na geladeira pelo tempo indicado acima.

trombeta

Como o tempo de plantio ideal para as trombetas-chinesas é no inverno, é indicado que seja programado bem esse processo para retirar exatamente no período certo. Depois dos dois meses, retire a mistura e replante em um substrato e casca de arroz carbonizada ou se não tiver, em areia mesmo, deixando as sementes totalmente cobertas.

Cubra com plástico transparente para que a umidade da planta seja mantida. Quando atingirem aproximadamente 10 cm de altura, as mudinhas devem ser transplantadas para  potes ou sacos plásticos adubado com um substrato misto de húmus de minhoca ou então com composto orgânico e adubo de aves do tipo bem decomposto. Deixe longe do sol até atingir 30 cm de altura. A partir desse tamanho até atingir o sol, pode receber um pouco de luz.

banconolago

Aubretia deltoidea_1

A aubrietia pertence a família Brassicaceae. Trata-se de uma planta com floração anual e perene, dentre os seus climas preferidos estão o subtropical, mediterrâneo e tropical.

Uma planta que tem a sua origem na Europa, Ásia e Mediterrâneo. Prefere luminosidade de sol pleno ou a meia sombra. O seu ciclo de vida é perene e se trata de uma planta muito bonita que pode ser usada para paisagismo.

Descrição da Aubrietia
Trata-se de uma planta de textura herbácea e florífera que faz parte da mesma família das couves e dos álissos. O porte dessa planta é baixo, cerca de 15 a 30 cm de altura. Tem folhagem ramificada e densa com formas arredondadas, as suas folhas são denteadas, sagitadas, pilosas e de um tom verde acinzentado.

As flores dessa planta têm quatro pétalas cada, são simples, delicadas e pequenas. As cores dessas flores variam de tons de rosa, carmim e violeta. O seu florescimento acontece na primavera. Algumas variedades, raras de cultivo, têm as suas folhas variegadas de branco creme.

17-Aubretia

A utilização da Aubrietia
Uma dica para quem deseja contar com a aubrietia em seu jardim é utilizá-la para a formação de maciços e bordaduras. Dentre os usos ornamentais possíveis para essa planta se destacam o uso da espécie dentre rochas.

Muitos paisagistas utilizam essa espécie para preencher as fendas de muros de pedra. O mais curioso é que a aubrietia adora esse tipo de ambiente e se desenvolve num véu cheio, atrativo e pendente. Outra alternativa ornamental interessante para essas plantas é cultivá-las em cestos suspensos, jardineiras e vasos. Uma dica importante é evitar plantar a aubrietia em locais baixos do terreno.

Se preferir pode conduzí-la sobre os montículos ou mesmo canteiros elevados para que assim fique mais fácil de drenar. Cultivo Para que a aubrietia cresça saudável e bonita é importante que seja cultivada a sol pleno e num solo leve, alcalino, de preferência arenoso e enriquecido com matéria orgânica. A irrigação deve ser regular para manter a beleza da planta.

aubrieta_deltoidea__99

Depois que essa planta está bem estabelecida consegue resistir bem a períodos curtos de estiagem e pode passar a ser irrigada apenas uma vez por semana. Um cuidado que se deve tomar com essa planta é evitar o encharcamento, ou seja, irrigar demais. Observe o substrato da planta, se ele estiver seco é hora de plantá-lo novamente, se estiver úmido não se deve regar.

A aubrietia não se dá bem em climas muito quentes e úmidos. Uma planta que apesar de perene acaba perdendo a sua beleza com o tempo. Fique atento para renovar os canteiros a cada 2 ou 3 anos. Essa planta pode ser cultivada a meia-sombra. A multiplicação da mesma é feita por sementes, estacas ou mesmo por divisão de ramagem enraizada.

Vale destacar que se trata de uma planta considerada fácil de cultivar a partir de sementes. Para se ter uma ideia essa planta pode chegar a crescer em comprimento em torno de 10 cm e em largura em torno de 60 cm. Na Europa é possível observar uma aubrietia de folhagem perene e que apresenta flores o ano todo. Durante a primavera o florescimento é tão intenso que as flores cobrem quase que completamente a folhagem que está embaixo.

A dica é cultivar a aubrietia num local em que a sua beleza ajude a incrementar o visual, como por exemplo, numa fenda do muro ou mesmo ao longo de uma cachoeira de cor.

Aubrieta_deltoidea

Dicas para plantar a Aubrietia
Sementeira

A dica é semear a aubrietia nos meses do verão e aguardar que no outro ano as belas flores irão aparecer para deixar o seu jardim ainda mais bonito.

Semeadura em vasos ou cestos
A dica para quem deseja plantar a aubrietia em vasos ou cestos é cultivar as sementes no final do inverno ou começo do verão. Fique atento para a questão do escoamento da água, pois se trata de uma planta que não suporta o encharcamento. Essas plantas necessitam de luz para que germinem.

Importantes cuidados para o cultivo
É importante que sempre se certifique que o composto está úmido, mas não encharcado. Em geral o período de germinação demora em torno de 14 a 21 dias, de 18°C a 20°C. Caso resida em uma região em que as médias de temperatura não chegam ao mínimo de 18°C pode ser interessante contar com uma estufa de aquecimento.

Uma coisa importante é que quando for percebido que as mudas estão grandes o suficiente transporte-as para vasos que tenham pelo menos 7 cm para que possam crescer com mais liberdade. Após o estabelecimento da planta (ela deverá ter em torno de 30 cm) transfira-a para o jardim, que deve ser bem drenado e ensolarado.

aubretia

Plantio direto
As sementes da aubrietia também podem ser semeadas diretamente num terreno aberto. Para isso é interessante semear algumas sementes numa área pequena e previamente preparada. Cultive as mudas a uma distância de 5 cm de distância.

Cuidados necessários
É importante que tenha o cuidado de manter a poda sempre em dia, corte as plantas severamente depois que florescerem. Isso ajuda a incentivar o crescimento de uma folhagem saudável e de flores secundárias. Porém, não se deve podar durante o outono.

Durante a primavera as folhas que foram danificadas devem ser removidas. Esta planta pode ter uma vida curta se estiver num local com drenagem ineficiente ou mesmo se estiver muito quente. Divida as plantas num período de 1 a 3 anos.

Propagação
A propagação da aubrietia pode ser feita por estacas, sementes, separação ou divisão. Em geral a multiplicação por estacas é mais bem sucedida do que a por divisão. A dica é fazer as estacas no começo do verão. Tenha o cuidado de retirar as folhas mais baixas.

Os principais usos da Aubrietia
É um tipo de planta bastante indicada para jardins ornamentais, para enfeitar muros e paredes, criar divisões no jardim, caminhos, vasos entre outros. Uma bela opção para enfeitar um jardim.

chuva-1