Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Bromélia Tillandsia

A planta conhecida popularmente como cravo-do-mato tem como nome botânico Tillandsia e pertence a família Bromeliaceae. Sua origem é a América do Sul e América Central.

Essa espécie pode ser encontrada em larga escala na América Central, Brasil e Argentina. Em nosso país o cravo-do-mato pode ser encontrado no Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Dentre os habitats em que é possível encontrar o cravo-do-mato estão a Caatinga, Amazônica, Mata Atlântica e Cerrado, ou seja, pode se adaptar a todas as formações florestais.

Descrição da planta
O cravo-do-mato é um tipo de planta epífita que vive sobre as árvores e que possui grande capacidade de sobrevivência. A planta possui folhas num tom esverdeado e pode crescer sobre outras plantas bem como no chão. O clima ideal para que essas plantas se desenvolvam é o de chuvas regulares, de preferência com uma boa sombra. O cravo-do-mato serve de abrigo para pequenos animais.

Tillandsia aeranthus

As plantas tillandsias cinzas, dentre as quais a mais conhecida é o cravinho-do-mato (Tillandsia aeranthus), gostam de sol e se desenvolvem bem em locais que tem boa umidade e também em áreas que sejam semi-áridas. Uma planta do tipo rústico, rupícola e epífita que se desenvolve se prendendo sobre os troncos de árvores e rochas. Podem sobreviver com pouca água.

Folhas
Essas plantas têm folhas que são recobertas por escamas finas que recebem o nome de tricomas. Quando essas folhas fenecem acabam sem cor, porém, quando se encontram sob a luz direta do sol adquirem um tom prateado. Essas folhas ainda se caracterizam por serem pequenas e finas. A sua distribuição acontece ao redor do eixo central da planta.

Raízes e polinização
As raízes do cravo-do-mato são fortes e tem a função de se fixar aos suportes não sendo raízes de captação de nutrientes, função que fica a cargo das escamas pequeninas das folhas. Essas escamas são adaptadas para captar do ar a umidade e os nutrientes que são necessários para realizar a fotossíntese.

A polinização dessas plantas é cruzada, isso quer dizer que existe o casamento entre diferentes flores e dificilmente acontece a autofecundação. As sementes dessa planta contam com plumas e podem ser levadas pelo vento o que faz a disseminação da espécie.

Cravo-do-mato

Floração
A floração acontece de agosto a dezembro e o seu auge se dá nos meses de setembro e outubro.

Como plantar a bromélia Tillandsia (Cravo-do-mato)
Para ter um bom resultado no cultivo dessa planta é bem simples e a primeira coisa a ser feita é procurar um lugar bem iluminado que receba sol indireto, de preferência sob árvores. Não é necessário vasos, é possível fixar as plantas em madeira, troncos ou placas de fibra de coco.

A adubação tem um papel importante para o crescimento da planta, a dica é fazer o procedimento de forma líquida. Para isso será necessário adubo NPK 10-10-10, dissolva o mesmo numa colher de chá num litro de água e regue as folhas usando aspersor. Para que o adubo esteja bem líquido é importante coar o produto, senão pode causar entupimentos.

O procedimento não pode ser feito embaixo de sol forte e nem mesmo antes de chuvas. No caso de as plantas estarem sob árvore não é necessário fazer a adubação uma vez que o cravo-do-mato conta com um sistema de captação de nutrientes que é bastante eficiente.

A rega da planta deve ser feita somente se não estiver chovendo uma vez que essa planta vive com uma quantidade pequena de água. O cravo-do-mato não gosta de incidência direta do sol e precisa estar cultivada num local protegido que tenha substrato úmido.

Cravo-do-mato (Bromélia Tillandsia)

Dica de espécie para cultivar
Uma espécie que é bastante cultivada com fins ornamentais é a tillandsia-azul (Tillandsia cyanea), cuja origem é no Equador. A inflorescência dessa planta conta com uma espiga achatada que possui brácteas cor-de-rosa, as suas flores tem um tom de azul violeta, o que faz dessa espécie bastante ornamental.

Beleza rústica
A planta cravo-do-mato tem uma beleza rústica e por isso acrescenta um toque todo especial para uma composição de jardim. Pode ser uma planta interessante para quem deseja algo diferenciado para apresentar aos seus visitantes. Uma beleza rústica que pode se integrar perfeitamente com outras plantas que sejam mais delicadas. O colorido do cravo-do-mato também merece destaque.

O que são plantas epífitas?
Para quem tem dúvidas do que são plantas epífitas esclarecerei um pouco mais o tema. O nome científico de plantas epífitas é Epitus ormoscatis que significa algo como plantas sobre plantas, basicamente pelo fato de que são plantas que vivem sobre outras plantas.

tillandsia

As plantas epífitas são bem comuns nas florestas tropicais em que existe uma grande competição pela luz e pelo espaço. Plantas herbáceas (plantas rasteiras) não têm muitas chances de sobreviver nesse ambiente. Esse ambiente fez com que as espécies que conseguiram germinar sobre a casca de outras árvores (acima do nível do solo) fossem selecionadas e conseguissem sobreviver.

Características das epífitas
As plantas epífitas não criam raízes no solo, pois se fixam em outras árvores ou em outros objetos que sejam elevados como rochas, construções entre outros. O porte dessas plantas costuma ser discreto, a fixação se dá nos tecidos superficiais dos troncos e galhos para que recebam luz do sol e umidade com mais facilidade do que se fossem extrair diretamente do solo.

Na maioria dos casos de epífitas as plantas contam com sistemas específicos de absorção de umidade do ar. A extração da alimentação mineral vem da poeira que recai sobre si e precisam de uma grande quantidade de luz e umidade para sobreviver. As plantas epífitas não são parasitas, em grande parte dos casos, usam apenas a outra planta como suporte.

cortina voando

caliandra_2

A caliandra é um tipo de planta que possuem flores, podendo ser em forma de arbustos ou de pequenas arvores. Atualmente existe cerca de 200 espécies de caliandra, planta que teve sua origem na América do Sul, mais precisamente no Brasil. No entanto, a caliandra é facilmente encontrada e cultivada em países como Argentina e Uruguai.

A planta pertence a família das Fabaceae e é uma espécie de planta que é bastante encontrada e cresce ao longo das margens de rios caudalosos, normalmente elas se desenvolvem em locais que possuem pedras expostas, que geram condições das raízes aderirem com força e firmeza ao solo.

A caliandra é popularmente conhecida pelos nomes de: arbusto-chama, buchinha-vermelha, cabelo-de-anjo, diadema esponjinha, espinho vermelho, esponjinha-sangue, esponjinha-vermelha, topete-de-cardeal e topete-de-pavão.

caliandra rosa

As características da Caliandra
A planta pertencente a categoria dos arbustos (árvores de pequeno porte que podem ser cultivadas formando moitas e até mesmo cercas-vivas). É uma planta muito resistente, pois são arbustos que podem ficar submersos por um período, e ainda suportam a correnteza dos rios quando estes estão cheios. A caliandra pode chegar a medir 4 m de  altura.

A caliandra é uma planta lenhosa (plantas que possuem a capacidade de produzir madeira como tecido que serve de suporte dos seus caules) e muito florífera.

Possui caule ramificado (tipo de caule que desenvolve gemas e ramos laterais), folhas compostas (a folha é subdividida em folhas menores), bipinadas com folíolos bem pequenos e apresentam uma coloração verde escura.

A floração da caliandra é abundante e vistosa e apresenta flores de cor vermelha, que possuem um formato globoso (forma de globo) e é composta por vários estames (órgãos masculinos das plantas que produzem flores) longos e finos, que são unidos por uma coroa arredondada que acabam dando a flor um aspecto muito parecido a pompons.

Calliandra-3

As flores são do tipo umbela (formato que lembra um guarda chuva), pentâmeras (flores que apresentam 5 folhas em cada verticilo). Floresce durante quase todo o ano, no entanto o florescimento ocorre principalmente na primavera e verão.

Os frutos da Caliandra são legumes que possuem aberturas espontâneas de forma explosiva, que lançam as sementes por vários locais, principalmente nos rios, que fazem o papel de espalhar as sementes.

Os frutos são legumes de deiscência explosiva, lançando as sementes em geral dentro do rio, o qual faz o papel de dispersor.

O tronco da caliandra é composto por ramos, que preenchem o arbusto desde o chão até a copa da planta.

É uma planta típica de ser cultivada em regiões de clima equatorial, subtropical e tropical. Ela se caracteriza por ser uma planta perene (plantas que possuem ciclos de vida longos).

Por ser uma planta que resiste ao frio, a caliandra é uma planta que se destaca no inverno, pois, a maioria das plantas arbustivas florescem nos períodos mais quentes do ano, não resistindo as baixas temperaturas.

caliandra_22

O cultivo da Caliandra
A planta se caracteriza por ser rústica (tipos de plantas que conseguem se desenvolver sem a necessidade de muitos cuidados por parte da pessoa que a cultiva), o que facilita bastante o seu cultivo, pois ela é uma planta que não exige muito do seu cultivador.

É uma planta que se adapta com extrema facilidade as regiões de clima equatorial, subtropical e tropical, gostando do clima ameno.

Deve ser cultivada a sol pleno, e preferencialmente em solo fértil e com boa capacidade de drenagem (capacidade de absorção da água por parte do solo). Para manter a fertilidade do solo, pode ser utilizado húmus de minhoca, sendo reforçado pelo uso de farinha de osso.

O ideal é que o solo fique úmido, no entanto não precisa ficar encharcado. É importante que sejam realizadas regas periódicas, o ideal é que a caliandra seja regada em média 2 vezes por semana. No entanto, elas devem ser realizadas somente quando a terra estiver seca, no entanto ela não precisa chegar a ficar ressecada.

É interessante que se realizem podas na caliandra, pois estas estimulam o adensamento da planta, incentivando assim o controle do crescimento desordenado da planta (a poda é importante de ser realizada quando a planta é usada como cerca-viva ou arvoreta).

Uma característica da caliandra é que ela é uma planta que tolera e é bastante resistente as temperaturas frias.

caliandra_11

Multiplicação e reprodução da Caliandra
A espécie se reproduz através de 2 formas:
* Por propagação de suas sementes;
* Por estaquia;

Com relação à multiplicação por propagação das sementes, a caliandra através de suas flores faz a produção de sementes e estas são semeadas e espalhadas nos mais diversos locais, e assim a planta vai proliferando para outros locais.

Com relação à multiplicação por estaquia (divisão da planta em mudas), este é um método de reprodução assexuado das plantas, que é formado através da separação de ramos da planta em pequenas mudas. Contudo, essas mudas necessitam possuir raízes e ramos para que a caliandra tenha condições de ser plantado em um novo local, crescer e formar uma nova planta.

Caliandra - bonsai

Utilidades da Caliandra
A caliandra é um tipo de planta que se caracteriza por ser ornamental. É uma planta arbustiva muito usada na ornamentação topiária (arte de podar as plantas em formas ornamentais).

É usada no paisagismo tanto em ambientes urbanos quanto em ambientes rurais. A espécie é muito cultivada em calçadas e parques, podendo criar belos efeitos quando bem cuidadas e podadas.

Essa característica de ser usada como uma planta ornamental é realçada devido ao charme que as felpudas flores vermelhas demonstram para as pessoas. Essas flores causma fascínio e encantamento nas crianças e mulheres.

As flores atraem e são visitadas por aves e insetos, como por exemplo: mamangavas, borboletas, mariposas, beija-flor e outros que realizam o processo de polinização (ato sexual das plantas espermatófitas).

Além disso, ela é um tipo de planta muito usada para formar as chamadas cercas-vivas e os renques (fileira de árvores) informais.

Em uma de suas espécies (Caliandra selloi) a caliandra pode ser cultivada como belos e floridos bonsais. Ela também pode ser cultivada de maneira isolada, o que dá um grande destaque ao jardim, quando a caliandra está florida.

em dois minutos