Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Algumas flores noturnas fazem um espetáculo à parte, é uma pena que poucas pessoas conseguem apreciá-lo e  sentir o perfume das flores no seu desabrochar. As flores noturnas, que são várias, podem ser cultivadas das mais diferentes formas, em vasos, mas também podem enfeitar praças e jardins e podem alegrar o seu quintal.

antúriocristalino

No caso do cultivo em vaso para deixar na varanda, uma das flores noturnas que exalam mais perfume é a Antúrio-cristalino. Somado ao delicioso cheiro elas possuem flores lindas, sem falar nas folhas que são em forma de coração, com algumas nervuras, aveludadas e ainda possuem em tonalidades prateadas algumas estrias.

O Antúrio-cristalino pode ser cultivado em vaso colocado na varanda ou até mesmo dentro de casa desde que fique próximo a janela que receba a luz solar durante o dia.

Ainda falando de vasos e de flores noturnas que perfumam muito, outra dica é o jasmim cacto, que pode ser também usado como planta pendente ou trepadeira. Falando das suas características possuem folhas especialmente diferentes que não possuem espinhos apesar de terem dentes nas bordas. A sua folha pode chegar a media entre 10 a 12 cm e são elas que oferecem um delicioso perfume a noite.

Falando de belas trepadeiras que exalam um delicioso perfume a noite podemos destacar a princesa da noite. Suas flores são brancas e amarelo-ouro, tonalidades divididas em cada uma delas e medindo entre 20 a 30 cm.

Conheça mais plantas noturnas em exalam um delicioso perfume
A princesa da noite também pode ser encontrada em uma “segunda versão”, suas flores não superar 20 cm de diâmetro e a cor fica entre salmão e róseas com a parte interna branca.

Essa flor da um show a parte, começa a “inchar” entre 3 e 4 horas e quando chega às 22 horas ela está linda perfumando e aberta. O espetáculo termina quando a madrugada se faz presente, as flores fecham e de manhã elas se transformam, são pendentes e murchas.

Hylocereus_undatus_rainha-da-noite

Outro exemplo são as rainhas-da-noite, elas fazem parte do grupo dos cactos. Também garantem espetáculo ao desabrochar. Tem como características caules largos, finos e lisos, a sua cor é branca e como todas as flores da noite abrem quando escurece. Porém, o florescimento é somente durante o verão e o outono. O seu perfume é muito bom, mas para que ela exale o cheiro precisa de sol pleno e um solo bem drenado.

Quem gosta de flores com muitas folhas pode apostar na “boa-noite”. Com um perfume delicioso, além das folhas em grande quantidade, as flores brancas com diâmetro de 15 cm quando abrem parece um prato. Uma curiosidade sobre essa espécie é que ela faz barulho quando está abrindo e o efeito espetáculo some quando o sol aparece.

Entre os arbustos que exalam perfume a noite podemos destacar a “dama-da-noite”. Para quem não tem paciência de esperar, essa planta cresce muito rápido. As flores começam a aparecer ao entardecer.

Normalmente, os lugares preferidos para a se plantar as “dama-da-noite” são próximos as cercas, as portas, portões e entradas. Elas possuem um perfume muito forte e de longe dá para sentir. Por isso, não é aconselhável plantar essa espécie muito perto das janelas, por exemplo, o cheiro é tão forte que pode causar dor de cabeça.

ipomeia-africana

Quem possui  grandes espaços podem cultivar plantas que são perfumadas à noite, exemplos: trepadeira flor-da-lua e ipomeia. Assim, como todas as flores, elas ficam fechadas durante o dia e abrem à noite.

Linda e perfumada a “cica” lembra muito um abacaxi ou uma palmeira, como preferir. O cheiro dela também é bem forte e o seu perfume começa a exalar logo assim que chega a noite.

Algumas delas quando chegam na fase adulta promovem um outro espetáculo, mas que é infelizmente difícil de perceber, é a perda das espigas. O perfume é adocicado e também é muito intenso.

Vale ressaltar que as plantas noturnas que exalam um delicioso perfume a noite e abrem somente ao entardecer ou quando a escuridão chega, precisam receber muito sol durante o dia. É a luz natural que dá força para elas crescerem bonitas e com saúde.

Outras flores noturnas e suas características

glória-da-manhã
1- Dama-da-noite ou glória-as-manhã são muito parecidas quanto a forma e também na hora de plantá-las. Ambas são anuais.

As flores da dama-da-noite são brancas e a largura de cada uma delas é de 6 cm e basta que o pôr do sol aconteça para que ela comece a abrir. Elas voltam a fechar logo no raiar do dia. Para que isso aconteça, essas flores precisam ter contato parcial ou total com o sol e precisam estar em um solo com ótima drenagem.

Elas podem “escalar” qualquer obstáculo e podem ser colocadas no jardim através de mudas ou diretamente via semente.

floxnoturna

2 – Flox-notura tem as flores pequenas, mas delicadas com a mistura das cores branca e amarela. As folhas são verdes na tonalidade mais escura. São lindas, mas o que realmente fazem dessas flores serem muito especiais é o perfume que elas exalam. Essas flores podem chegar a medir 60 cm de altura e por isso, são muito usadas pelos paisagistas para fazer bordas.

artemísia-3

3 – Artemísia-prata é considerada excelente para jardins noturnos. É uma opção para quem tem pouco tempo para cuidar das plantas porque não existe muito e também suporta locais de seca. Aliás, ela prefere mais sol e não tem problemas para crescer em solos não muito férteis. As folhas são felpudas e prateadas e verdes. É compacta e perene.

matiola01

4 – Matíola e tem outro nome chamado de goivo. A altura dela chega a 1.5 m. No meio da noite as flores começam a abrir e tem um perfume diferente forte e picante. Na hora de crescer precisam de muito sol e não suportam solos com muita areia e nem seco.

Preste bem a atenção na hora de escolher a sua flor noturna em relação a colocação dela e o intensidade do perfume. Algumas exalam um cheiro forte demais e podem incomodar durante a noite quando próximas às janelas dos quartos.

barco

flor-de-lotus-planta-aquatica

A variedade de plantas na natureza é praticamente incontável. Encontramos plantas de todas as formas, cores, reprodução e para facilitar as pesquisas e estudos para aprofundamento e conhecimento da espécie, biólogos e cientistas resolveram dividir todas essas espécies de seres em categorias.

Claro que isso acontece com praticamente tudo na vida, sabemos que existem os animais domésticos, selvagens, aquáticos, etc. Isso é comum para melhor identificarmos as espécies e automaticamente associarmos à qual tipo de ser estamos tratando.

Com as plantas acontece o mesmo e as categorias que estas estão divididas são quase as mesmas de todos os seres vivos. Saberemos agora sobre plantas que vivem, nascem ou se reproduzem na água. Sabemos muito bem que todas as plantas precisam de água para sobreviver e florescerem, porém algumas só se reproduzem e nascem mesmo em rios, mares ou até simples aquários que temos em casa.

Sombrinha-Chinesa

O que são flores aquáticas
Esse tipo de planta é chamado por pesquisadores e biólogos como Macrófitas aquáticas, devido os seus tamanhos, já que a maioria das plantas aquática é grande.

Macrófita = Macro – grande – Fita – planta

A maioria dessas plantas não são originalmente aquáticas porém as espécies se evoluem e desenvolvem-se em ambientes aquáticos e passam a sobreviver apenas em rios, lados, mares ou qualquer local com espaço e condições suficiente para isso. Como a maioria é originada de vegetais terrestres, a maioria das flores aquáticas apresentam características desse tipo também.

Eichhornia-Crassipes

Importância das flores aquáticas
Esse tipo de planta é uma das que apresentam maior importância para o funcionamento perfeito do ecossistema ao qual elas desenvolvem-se. Isso acontece porque, como falamos mais acima, elas tem características muito semelhantes aos vegetais terrestres e acaba tornando-se uma ligação entre o sistema aquático e o terrestre o qual essas plantas se desenvolvem.

Elas são produtores primários na cadeia alimentar representando o papel base em ambientes aquáticos, pois são alimentos de peixes ou qualquer outro organismo aquático como aves e animais.

Liberam ainda sedimentos com componentes de nutrientes importantes para os locais que são usados como habitat, assim como retém os sedimentos impróprios para as águas. Ajudam no controle da luz principalmente para espécies que não sobrevivem sob a ação direta de raios solares. São excelentes abrigos de peixes recém-nascidos e alguns pequenos animais marinhos, entre diversas outras funções.

Saiba quais são
Tipos de flores aquáticas
Abaixo segue alguns tipos de flores aquáticas para que possam conhecer melhor tanto as principais características como algumas curiosidades.

Ninféia

Ninfeia
Ou cientificamente chamada de Nymphaea, pertence a família das Nymphaeaceae e apresentam-se em diversos tipos de flores aquáticas que se reproduzem praticamente durante todo o ano apesar de sumirem um pouco no inverno e serem mais abundantes durante a primavera.

São totalmente flutuantes e uma das suas principais característica é seu agradável aroma. Geralmente elas se apresentam em quatro sépalas verdes e suas pétalas variam de acordo com as cores da espécie podendo ser encontradas em azul, amarela, verde, branca e tons de vermelho podendo variar entre o rosa e roxo. Um ótimo exemplo conhecido desse tipo de flor é o Lótus.

Salvinia-Auriculata 1

Salvinia
A Salvinia auriculata é uma das plantas aquáticas mais populares e se reproduzem facilmente em qualquer ambiente com um pouco mais de umidade. São popularmente conhecidas como mururé-carrapatinho e orelha-de-onça. É uma planta totalmente flutuante e pertence à família das Salviniaceae originárias nos Estados Unidos, Cuba e Paraguai e hoje, em grande abundância em toda a extensão do Pantanal.

É uma planta muito usada em aquário e em fontes de forma decorativa por causa da sua cor viva e seu formato bem particular da espécie. São pequenas, mas bem graciosas chegando a no máximo 2 cm e meio de tamanho.

murere -Eichhornia crassipes

Aguapé
A Eichornia crassipes, nome científico da aguapé possui alguns nomes bem populares como baronesa, orelha-de-jegue, jacinto-d’água e Miriru. São plantas com cerca de 95% de sua formação composta de água com raízes longas que podem chegar a 1 m de comprimento situando-se embaixo das águas por onde essas flores flutuam, a parte que fica acima da água também pode alcançar essa altura e constitui as folhas e flores do vegetal.

Apesar de serem flores flutuantes, elas precisam de um local para firmarem-se principalmente as suas raízes, então geralmente encontramos essa planta presas em obstáculos, fixas ao solo onde elas se desenvolveram, elas podem até florescerem em locais considerados secos, porém as suas raízes só crescem a partir de águas, mesmo que sejam rasas.  São plantas originalmente da América do Sul e do Norte e florescem geralmente no verão ou em climas quente e úmido.

alface-de-água

Alfaces d´água
É uma das flores aquáticas mais rústicas e não exigem tantos cuidados. Cientificamente chamada de Pistia stratiotes e também conhecida como erva-de-santa-luzia o alface-d’água faz parte da família das Araceae e recebeu esse nome por ser bem parecido com uma folha alface mesmo.

Você vai encontrar muito essas plantas em aquários, fontes e lagos trabalhados, quando se tem espelhos d’água em casa geralmente são as mais abundantes também por serem fácil de florescerem.  Essa planta é muito requisitada por paisagistas devido a sua cor verde clara bem composta e natural além das folhas terem um aspecto um pouco aveludado dando um certo requinte na decoração.

Você vai encontrar a alface-d’água principalmente na América do Norte, América Central e América do Sul ou em outros locais com clima mais equatorial, subtropical e tropical. Elas são totalmente flutuantes não precisando de fixação alguma e sua fertilização deve acontece por meio da água com matérias orgânicas.

Esses são alguns bons exemplos de flores aquáticas que você pode preparar e cultivar em casa tranquilamente, pois não são plantas que necessitam de um cuidado muito extremo. Com aquários ou espelhos d’água construídos em sua casa, você pode manter um lindo jardim de flores aquáticas sem muitas preocupações.

florlago