Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rosatrepadeira

A Roseira trepadeira é uma família de roseiras híbridas, desenvolvidas especialmente, para cumprir com essa função, contendo flores mais bonitas e ainda galhos com maior flexibilidade.

Essa planta é como se fosse um arbusto escandente, já que não possui sustentação que permita fixar num suporte, para que a mesma tenha a aparência de trepadeira, é necessário que seja amarrada.

A Roseira trepadeira é uma planta perene, pertencente à família das Rosaceae e seu país de origem é o Japão e parte da região asiática.

Seu porte é ligeiramente grande, chegando a medir até 6 m de altura. Suas flores quase sempre apresentam um suave perfume, alcançando um tamanho piramidal, com diversas cores, dentre elas: amarela, branca, rosa e vermelha, despontando quase todo o ano, especialmente durante a primavera. Ela apresenta um fino caule, flexível e longo e para se desenvolver precisa de bastante luminosidade solar.

Todas as roseiras preferem bastante umidade, entretanto, sem deixar que o solo fique encharcado. É importante que se regue entre duas e três vezes por semana, especialmente entre os meses mais quentes do ano e somente uma vez nos meses mãos frios. A preferência do clima para essa roseira é frio e ameno. As podas devem ser feitas de formas anuais, leves e proporcionando a renovação.

rosatrepadeirahibrida

Cultivo
Essa planta gosta bastante de se desenvolver num solo areno-argiloso, que possua grande parte de matéria orgânica e ainda uma drenagem adequada, podendo suportar tranquilamente os ventos. Apesar disso é uma roseira bastante delicada, que pede um pouco mais de cuidado que outros tipos de plantas.

O melhor tipo de fertilização feita para essas roseiras é o uso de NPK, com a fórmula 06-12-06, colocando o produto em volta do caule, mas não diretamente nele.

O plantio das rosas trepadeiras é perfeito para serem colocadas em muros, paredes, cercas, pórticos, e pilares, entretanto é necessário que se faça a amarração adequada.

A forma de se plantar a roseira é através de estaquia de galhos, especialmente durante o verão e a primavera.

rosa

Maiores informações
Qualquer pessoa que esteja habituada a lidar com roseiras sabe que a roseira trepadeira é bem mais resistente que as outras, tendo um perfeito desenvolvimento, se estiver num ambiente adequado. Elas resistem melhor ao ataque das pragas e precisam de quase nenhum monitoramento durante a fase de crescimento.

Além de regar normalmente, fazer uma pequena poda e acrescentar os fertilizantes corretos, os únicos trabalhos que se tem com essa planta, o que mais se fazer é sentar e apreciar a beleza e o perfume das flores durante a época de verão e primavera. Esse tipo de roseira é bastante escolhido por aquelas pessoas que não têm grande experiência no cultivo, pois não requer uma criteriosa manutenção e cuidados, mas ainda assim é dotada de grande beleza.

Materiais que a serem usados no cultivo
* 01 caso com tamanho aproximado de 40 cm de diâmetro
* 01 pacote de cascalho para ser depositado no fundo do vaso
* 01 pacote de terra da o envasamento
* 01 muda de Roseira trepadeira
* 01 pacote de cobertura vegetal, mas não solta, em pedaços
* 01 pacote de fertilizante com numeração 10-54-10
* 01 tesoura própria para se fazer a poda da roseira

rosas

Modo de trabalhar
* A primeira coisa a se fazer é por no vaso uma camada que possua aproximadamente 5 cm de cascalho, para que o mesmo cubra o fundo do recipiente. Até a metade do vaso, cubra com a terra de envasamento.

* Retire a roseira trepadeira do saco que a envolve e faça a separação cuidados da raiz principal e das raízes exteriores, para fazer com as mesmas cresçam com maior facilidade no solo.

* Force um buraco no meio do vaso e no lugar disponha a roseira, de forma que fique na mesma profundidade que estava no saco de muda. Cubra toda a volta com o restante da terra de envasamento e reforce ao redor da base da roseira usando a força das mãos.

* Depois que tiver plantado a muda, ponha água na nova roseira. Logo depois, coloque uma leve camada de cobertura vegetal de aproximadamente 2,5 cm sobre a terra de envasamento, mas tomando cuidado para que ela não chegue muito perto do caule da roseira. Deixe o vaso num lugar que bata sol direto durante mais ou menos seis horas e regularmente.

* Durante a época do crescimento é importante que se mantenha roseira podada, fazendo a remoção das flores mais velhas. Esse procedimento irá contribuir para um novo florescimento da roseira em toda sua fase de renovação.

* É importante que a rega seja feita todos os dias, para que a terra seja mantida úmida e envasada o suficiente.

* Faça a fertilização da roseira sempre depois do surgimento das primeiras flores. Faça a mistura da água com o fertilizante, de acordo com as instruções trazidas na embalagem, tudo adequado com o diâmetro do vaso. Ponha a mistura ao redor da base da roseira, tomando cuidado para não colocar na folhagem. Faça essa fertilização ao menos uma vez durante o mês quando estiver em crescimento.

rosahibrida

* Durante o período do inverno, ponha o vaso com a roseira num ambiente fechado, como uma garagem para que o mesmo seja protegido do frio. Essas roseiras que são cultivadas em vasos não se adaptam bem ao inverno, pois os vasos não protegem adequadamente as raízes das mais severas temperaturas.

* Caso queira proporcionar uma maior proteção à planta, deixe-a enrolada num serrapilheira quando ficar em ambiente fechado.

* Sempre faça a poda da roseira entre o fim do inverno e o início da primavera, período em que a mesma se encontra em estado dormente. Remova aproximadamente um terço da planta, retirando os tocos até chegar ao broto. Remova pouco acima do broto e trace um corte voltado para o lado de fora, fazendo um ângulo com 45º C.

pétalas ao vento

Leia-vermelha-7-

A Leea-rubra que também é chamada de léia-vermelha faz parte da família Vitaceae sendo originária da Malásia é uma planta altamente bela e valiosa no mercado de criação e jardinagem.

É uma planta considerada arbustiva, que poderá ter uma forma diferenciada de uma pequena árvore, contando com uma altura equivalente de até mais de dois metros de altura, e também folhagens consideradas perenes.

Suas folhas são compostas de diversos folíolos em tamanho pequeno e de coloração verde arroxeada. Bastante escuro e de bordas onduladas, estreitos e também acuminados.

Suas flores normalmente são avermelhadas e bem pequenas, acontecem em uma reunião de inflorescência densa dos tipos racemo. Este tipo de planta costuma ser raras e muitas vezes passam despercebidas nas florestas de onde é originária.

Este tipo de planta se adaptou muito bem em todo o país, apesar disso em algumas regiões onde existe um inverno mais intenso, é recomendado que aconteça o recolhimento da planta para que seu cultivo seja realizado de forma protegida até a época da primavera, onde acontece a sua segunda floração.

leea

Cultivo
Existem diversos locais que podem ser utilizados, porém é preciso se respeitar a plantação em meia sombra ou mesmo ser realizada em alguns lugares que tenham uma boa luminosidade natural.

Apesar disto é importante que não se tenha sol direto, o que poderá acontecer situações de manchas bem como queimaduras nas folhagens. O cultivo, além disso, deverá ser realizado seu cultivo em interiores que sejam bem iluminados juntamente a janelas.

Como utilizar nos canteiros
Para plantas nos canteiros é interessante se abrir um buraco que seja maior do que o torrão. E no fundo do buraco é preciso soltar um pouco a terra colocando adubo animal de curral que será bem curtido, em torno de 1 kg/cova ou ainda cama de galinheiro com a metade desta quantia.

É interessante se colocar os compostos orgânicos o quanto isto for necessário, além do adubo granulado NPK de formulação 10-10-10 em torno de 100 gr por muda. Basta apenas se misturar bem.

É importante se colocar um pouco no fundo do buraco. Em seguida procure retirar a muda do saco ou mesmo balde de plástico com todo o cuidado, procurando verificar se estas raízes não estão enroladas ao redor de um torrão. Se isto acontecer poderá até mesmo se desenrolar com os cuidados ao se plantar esta muda.

Em seguida procure colocar nos buracos e ainda complete com o resto da mistura, procure ainda apertar a muda para que ela não tombe.

Caso a muda tenha um tamanho superior ao de 0,80 m procure colocar um tutor temporário, amarrando assim de leve com um cordão de algodão em forma de oito para não se estrangular o seu caule, e em seguida procure regar.

leea-rubra

Como cultivar a leia-rubra em vasos
Primeiramente procure proteger as paredes e fundos do vaso com uma tinta de impermeabilização que deverá ser aplicada com um pincel para que se possa descartar depois.

É possível ainda se comprar todos os materiais em lojas diversas de materiais de construção, procure ainda deixar secar bem durante vários dias. Procure ainda colocar brita e areia úmida nos fundos para as drenagens das águas.

É possível ainda que se possa substituir por geomanta, que é mais leve. Procure utilizar recipientes de boas profundidades, pois a léia deverá ter uma raiz longa.

Em seguida coloque uma mistura de adubo animal de curral que seja bem curtido, com areia e também compostos orgânicos em partes iguais.

Caso a muda tenha um destino de cultivo em interiores, procure as substituir no adubo animal por granulado de NPK formulação 10-10-10, em torno de 100 gr por vaso. Em seguida plante e regue a muda.

Neste tipo de criação procure realizar regas periódicas, porém não deixe a terra muito encharcada.

Utilize também um espaçamento de 1 m entre plantas na linha para que forme assim um maciço em canteiros lineares ao longo dos muros.

leearubra

Propagação da planta
Para que se tenha uma boa muda de léia por estaquia de ramos, é possível se conseguir no final do inverno, bastando se retirar ramos que possam fugir dos formatos de arbustos para que não danifique toda a sua aparência. É importante se ter este cuidado.

Procure ainda retirar todas as folhas de base e a enterre nas areias úmidas, perlitas, ou ainda misturas de areia e também compostos orgânicos, mantendo assim em um cultivo protegido e também á sombra até que se possa notar o desenvolvimento de uma muda, o que deverá mostrar sinais de que emitiu raízes.

Transplante então para vasos ou mesmo canteiros que sejam preparados.

O uso no paisagismo
Esta é uma planta considerada de grandes efeitos ornamentais. É possível se deixar a sua vegetação a partir do solo formando assim uma vegetação mais compacta ou também é possível se limpar seus ramos da parte inferior que são arbustos, e poderão ser transformados em uma pequena árvore.

Nos interiores considerados bem iluminados e também de paredes claras deverá contar com um efeito surpreendente contando com a sua folhagem de coloração vinho tinto.

Ao longo dos muros e também canteiros com uma boa largura é considerado muito ornamental.

46