Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




curcuma-pink

O gênero Cúrcuma inclui numerosas espécies que são amplamente utilizados em flores de corte não só pela sua beleza, mas também pela sua longa duração. É também conhecida popularmente como Açafrão-da-terra. O gênero é da família Zingiberaceae e inclui várias herbáceas e rizomatosas, arbustivas e aromáticas. É uma planta originária do Extremo Oriente e Austrália.

As plantas são caracterizadas por um grande rizoma variadamente ramificado que em algumas espécies é uma parte de grande interesse comercial. As folhas são alongadas e com flores colhidas na inflorescência variadamente coloridas de amarelo para laranja dependendo da espécie e da variedade.

Cultivo
A cúrcuma tem um crescimento ativo na primavera e no verão assim como os rizomas durante o outono e inverno entram em dormência total. Na verdade neste momento você deve deixar o rizoma seco e fresco em um ambiente onde as temperaturas giram em torno de 17 ° C. Na primavera quando os primeiros brotos começam a aparecer você pode então retomar o cultivo normal.

Elas devem ser expostas a luz indireta do sol diariamente o contato direto com os raios solares podem queimar as folhas e flores. A temperatura mínima de inverno, a que os rizomas devem ser expostos, não deve ser abaixo de 17ºC, pois isso iria danificar a produção de flores.

curcuma-aromatica-179

Assim como as temperaturas de verão não devem exceder os 35ºC porque isso iria prejudicar o crescimento da planta. Se você pretende reproduzir as plantas elas devem permanecer sempre expostas às correntes de ar na primavera quando o perigo de geada é inexistente, pois as correntes de ar são responsáveis pela polinização das plantas.

Rega
Toda a rega no verão deve ser intensificada e é necessária para manter o solo sempre ligeiramente úmido, mas evite a água estagnada no pires do vaso que prejudica a planta encharcando o solo.

Sendo uma planta nativa das regiões tropicais é adequado manter um ambiente úmido em torno dela através da névoa frequente na folhagem usando sempre um borrifador. No outono quando as folhas começam a amarelar você deve suspender qualquer hidratação deixando as folhas secas completamente. Quando na primavera começará a soltar os primeiros brotos então você precisa retomar gradualmente a rega.

Curcuma_longa_001

Solo
Um bom solo para o desenvolvimento da cúrcuma é baseado em turfa para solo de jardim e areia para fazer solos bem drenados. O vaso deve ser grande o suficiente, pois o rizoma tem um crescimento moderado.

Fertilização
A cúrcuma a partir do momento em que começa a formar brotos deve ser fertilizada regularmente até o amarelecimento das folhas que acontece em meados de setembro a cada duas semanas com um fertilizante líquido diluído em água para rega e sempre metade da dose do que o indicado na embalagem do fertilizante.

É aconselhável a utilização de um fertilizante que além de ter a macro tal como azoto (N), fósforo (P) e potássio (K) tenha também os “micro-nutrientes” tais como o ferro (Fe), manganês (Mn), cobre (Cu), zinco (Zn), boro (B) e o molibdênio (Mo) todos importantes para o bom crescimento das plantas.

curcuma

Poda
As plantas Cúrcuma não são podadas. Você exclui apenas as partes da planta que seca ou torna-se danificada para evitar o surgimento de doenças parasitárias.

Multiplicação
A multiplicação de Cúrcuma ocorre por divisão de rizomas. É normalmente realizada no momento do transplante. Na primavera divida os rizomas usando uma faca limpa, desinfetada e afiada de modo a evitar o desgaste do tecido e divida o rizoma em diversas partes cada uma com pelo menos 2 a 3 folhas e raízes bem desenvolvidas. A superfície de corte tem que ser tratado com fungicida e produtos à base de enxofre.

39